terça-feira, 26 de julho de 2011

TREM BALA - POR JOSÉ SERRA.

Colaboração: Ricardo Maciel.

Oi julinho, saude !
Lembra-se de quando eu falava da canalhice do TREM BALA?
Pois é, a gente até brincava que era o TREM BALA PERDIDA no Café no bule !
Deu no que deu.
Agora, no site do Dr. Serra, a gente pode acompanhar vários artigos escritos por ele, este do trem, eu, pessoalmente considero uma "obra prima" e foi publicado no Estadão semana passada.
Abraço do Ricardo Maciel.

O projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio de Janeiro, o trem-bala, poderia ser usado em cursos de administração pública como exemplo do que não se deve fazer. Foram cometidos vários erros básicos nos estudos preliminares – parecem deliberados de tão óbvios. Em primeiro lugar, foi superestimada a demanda de passageiros – e, portanto, a receita futura da operação da linha – em pelo menos 30%.
Além disso, o TAV não custaria R$ 33 bilhões, como dizem, e sim mais de R$ 60 bilhões. Isso porque não incluíram reservas de contingência, não levaram em conta os subsídios fiscais e subestimaram os custos das obras, como os 100 km de túneis, cujo custo foi equiparado aos urbanos. Esqueceram que os túneis para os TAVs são bem mais complexos, dada a velocidade de 340 km por hora dos trens; além disso, longe das cidades, não contam com a infra-estrutura necessária, como a rede elétrica, por exemplo.
Foram ignoradas também as intervenções necessárias para o acesso às estações do trem, caríssimas e não incluídas naqueles R$ 60 bilhões. Imagine-se o preço das obras viárias para o acesso dos passageiros que fossem das zonas Sul, Leste e Oeste de São Paulo até o Campo de Marte!
O último leilão do TAV fracassou não porque os empresários privados não gostem de receber subsídios ou que o governo do PT seja refratário a concedê-los. Pelo contrário! Até os Correios e os Fundos de Pensão de estatais podem ser jogados na aventura. Ocorre que o projeto é tão ruim que o ponto de convergência tornou-se móvel: afasta-se a cada vez que parece estar próximo.
Apesar de tudo, o governo vai insistir, anunciando agora duas licitações: uma para quem vai pôr o material rodante, operar a linha e fazer o projeto executivo da segunda licitação, na qual, por sua vez, se escolheria o construtor da infra-estrutura. Este seria remunerado pelo aluguel da obra concluída, cujo inquilino seria a empresa operadora, bem como pelo rendimento da outorga que essa empresa pagou para vencer a primeira licitação. Entenderam? Não se preocupem. Trata-se de uma abstrusa mistificação para, de duas uma: encobrir o pagamento de toda a aventura pelos contribuintes ou fazer espuma para que o governo tire o time sem dizer que desistiu.
A alucinação que cerca o projeto do TAV fica mais evidente quando se pensa a questão da prioridade. Imaginemos que pudessem ser mobilizados recursos da ordem de R$ 60 bilhões para investimentos ferroviários no Brasil.
Que coisas poderiam ser feitas com esse dinheiro? Na área de transportes de passageiros, R$ 25 bilhões de novos investimentos em metrô e trens urbanos, beneficiando mais de três milhões de pessoas por dia útil em todo o país: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio, Goiânia, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza… Sabem quantas o trem-bala transportaria por dia? Cerca de 125 mil, numa hipótese, digamos, eufórica.
Na área de transportes ferroviários de carga, os novos investimentos atingiriam R$ 35 bilhões, atendendo à demanda interna e ao comércio exterior, conectando os maiores portos do País com os fluxos de produção, aumentando o emprego e diminuindo o custo Brasil. Entre outras linhas novas, que já contam com projetos, poderiam ser construídas a conexão transnordestina (Aguiarnópolis a Eliseu Martins); a ferrovia Oeste-Leste (Figueirópolis a Ilhéus); a Centro-Oeste (Vilhena a Uruaçu); o trecho da Norte-Sul de Açailândia a Barcarena, Porto Murtinho a Estrela do Oeste; o Ferroanel de SP; o corredor bioceânico ligando Maracajú-Cascavel; Chapecó-Itajaí etc. Tudo para transporte de soja, farelo de soja, milho, minério de ferro, gesso, fertilizantes, combustíveis, álcool etc. É bom esclarecer: o trem-bala não transporta carga.
Além de ter sido vendido na campanha eleitoral como algo “avançado”, o TAV foi apresentado como se o dinheiro e os riscos fossem de responsabilidade privada. Alguém acredita nisso hoje?
Inicialmente, segundo o governo, os recursos privados diretos não cobririam mais de 20% da execução do projeto. E isso naquela hipótese ilusória de R$ 33 bilhões de custo. Outros 10% sairiam do Tesouro Nacional, e 70%, do BNDES, que emprestaria ao setor privado, na forma do conhecido subsídio: o Tesouro pega dinheiro a mais de 12% anuais, empresta ao BNDES a 6%, e a diferença é paga pelos contribuintes. Com estouro de prazos e custos, sem demanda suficiente de passageiros, quem vocês acham que ficaria com o mico da dívida e dos subsídios à tarifa? Nosso povo, evidentemente, por meio do Tesouro, que perdoaria o BNDES e bancaria o custeio do trem.
Há outras duas justificativas para a alucinação ferroviária: os ganhos tecnológicos e ambientais! A história da tecnologia é tão absurda que lembra os camponeses do escritor inglês Charles Lamb (num conto sobre as origens do churrasco), que aprenderam a pôr fogo na casa para assar o leitão. Gastar dezenas de bilhões num projeto ruim só para aprender a implantar e a fazer funcionar um trem-bala desatinado? Quanto vale isso? Por que não aprender mais tecnologia de metrô e trens de carga? Quanto ao ganho ambiental, onde é que já se viu? Como lembrou Alberto Goldman, a saturação de CO² se dá nas regiões metropolitanas, que precisam de menos ônibus e caminhões e de mais trens, não no trajeto Rio-SP.
O projeto do trem-bala é o pior da nossa história, dada a relação custo-benefício. Como é possível que tenha sido concebido e seja defendido pela principal autoridade responsável pela condução do país? Eis aí um tema fascinante para a sociologia e a psicologia do conhecimento.
PS – A região do projeto do trem-bala em que há potencial maior de passageiros é a de Campinas (SP) e Vale do Paraíba, que poderia perfeitamente receber uma moderna linha de trem expresso, com custo várias vezes menor e justificativa econômica bem maior, especialmente se ocorrer a necessária expansão do aeroporto de Viracopos.

10 comentários:

  1. Em Barra Mansa tem
    -O Trem Mineiro(na cabeça da pandeca)
    -O trem Turismo para angra(na cabeça do pagé de apiacá)
    -Estação do Trem Bala(na cabeça do ze anunciação)

    Eliete

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  2. Perda de tempo Julinho, republicar um texto do Serra, que é do contra, apenas por estar na "oposição".
    Ele aponta os erros, com os mesmo dedos sujos, que quando era ministro cometia em nome da "governalidade". Será que ele esqueceu das Privatizações/Doações? (Sou favorável sim as privatizações e diminuição do Estado, mas num precisava doar com as empresas, terrenos imóveis, minas, vide a CSN em que se descascam abacaxis até hoje, e isso tudo financiado pelo mesmo BNDES que hoje ele critica!), será que ele esqueceu do Proer, que salvou o Sistema Bancário, e também os banqueiros, com o dinheiro do povo!
    Todos sabem que em SP, o custo de expansão do Metrô foi várias vezes paralizado pelo TCU/TCE devido ao Superfaturamento. Sem falar nos acidentes em construção de estações na qual houve até diversas mortes.
    Cético estou com estes políticos brasileiros!
    Acusam-se mutualmente, mas estando no poder, cometem os mesmo erros, os mesmos absurdo, as mesmas falcatruas!
    PT/PSB/PCdoB/PP... de um lado, PSDB/DEM do outro.
    Farinha do mesmo saco podre!
    Político bom, é político morto.
    Mudança neste sistema representativo já!

    MDF

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  3. Falou o "grande" governador de SP, que cá torrou 4 bilhões para aumentar as pistas da Marginal Tietê, sem gastar um tostãozinho para fazer corredores de ônibus: diminuiu os engarrafamentos em ZERO Km!
    E ainda reduziu o gasto com dessassoreamento do Rio Tietê: depois de 10 anos, grandes enchentes recobriram as zonas Norte e Leste da "locomotiva" do Brasil.
    O "DR" Serra é formado em quê, mesmo?

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  4. Serra e Ricardo maciel 2 perdedores nas urnas e pessimos politicos que so aparecem em artigos de jornais e programas de segunda categoria porque o serra nao fala do metro de SP e o Ricardo do patio de manobras de Anisio Bras
    Cora seus incompetentes

    Anonimo do Bem

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  5. Para MDF e Anônimo do Bem.

    Certamente vocês não tem a coragem suficiente para debater, seriamente, com quer quer que seja. Primeiro, porque vocês são mal informados e segundo, porque são burros, ou se fazem de tal, com todos perdão para os quadrúpedes, que n~çao deveriam ser comparados a vocês dois, em virtude da proteção aos animais.

    Dizer que o PROER é dinheiro do povo, só por má informação ou burrice crônica, que me parece mais apropriada. O PROER é dinheiro dos prórpios bancos retidos compulsoriamente, e salvando o sistema bancário e protegendo-o protege-se a não e os correntistas - magda -.

    Veja o exemplo dos bancos europeus, quando quebraram o mundo quase se despedaçou e no Brasil, a "marolinha" do LULA só não foi um tsumani em virtude da estabilidade bancária e da moeda forte, graças ao plano real.

    Finalmente, nem Serra, nem eu podemos ser considerados "perdedores", pois perder e ganhar faz parte da vida e quem ganha ou perde é porque disputa, e vocês já ganhou pelo menos um jogo de futebol de botão?

    Governador, Prefeito, Senador, Ministro, Veredor, Presidente de Câmara várias vezes, Secretário, isto é perder? Se for tá legal, que continuemos perdendo assim!

    RICARDO MACIEL

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  6. Fábio costa comenta...

    Eu gosto do jeito que este Ricardo Maciel fala. É direto, no estômago. Também acho que o Serra é muito bom e o PT é muito ruim e cito como exemplo Barra Mansa e o IPTU de 400%. Então este pessoal que não se identifica fala besteira. No tempo do Getúlio isto jamais acontecia, nunca se via tanto político ladrão como agora, não tinha mensalão, nader, garotinho, pr e outras porcarias.
    O Serra tá certo, este trem bala é uma invenção para o PT e os políticos robarem ainda mais nosso dinheiro.

    FÁBIO COSTA.

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  7. Julinho,meu filho, boa tarde!

    Em boa hora tive a oportunidade de ler, mais uma vez, seu importante blog, que mostra a face oculta que a imprensa esconde, graças a um manto de dinheiro.
    Gostei muito do artigo do Serra, que o Ricardo trouxe e voc~e publicou. Mostra a opinião de um dos mais importantes homens públicos do Brasil, que passou com honradez por todos os cargos públicos que ocupou e não se envolve em mensalões, transportes e outras falcatruas.
    Serra é um vencedor e Ricardo também, pois foram eleitos e não decepcionaram seus eleitores e muito fizeram, o Serra por São Paulo e pelo Brasil, e Ricardo por Barra Mansa, inclusive lutando muito pela manutenção do ´Colégio Pereira Inácio e seu curso de Normalistas, tão importante para a Cidade. São dois vitoriosos e erra muito quem disser o contrário.

    MDL

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  8. Puxa saco já é feio, ainda mais quando vem de uma pessoa da terceira idade que não precisa. Serra é reacionário e não fez nada por São Paulo, não tem nem comparação com as grandes figuras políticas de São Paulo, tais como Martha Suplicy e Aloísio Mercadante, isto sem fgalar no grande lider popular LULA , cujo berço político é o ABC paulista.
    Em barra Mansa não pode comparar esta turma de direita como o Ademir, Ricardo, Luizimnho com lideranças como de Elisa, Maria José Bruno, maurício, Marcelo e a grande e INÊSquecível prefeita Maria Inês Pandeló Cerqueira.

    JANE

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  9. KKKKKKKKKKKK! Esta Jane é mesmo a mulher do tarzam que foi esquecida anos na África e ficou com o QI da macaca xita. Liderança mesmo em Barra Mansa é Roosevelt e José Renato, o resto é piada e sem graça.

    FF

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  10. Resposta para JANE, mesmo sem ter procuração.

    Conheço a Professora Matilde. Ela tem mais de 50 anos de magistério e foi uma profissional que dedicou a vida pelo ensino e para os alunos, sendo diretora dos mairoes colégios públicos de Barra Mansa, com destaque por onde passou.
    Ela não é e nem nunca precisou ser puxassaco. Ao contrário de você, Jane queridinha, que é uma analfabeta funcional, aspone de gabinete de deputada que nada fez para Barra Mansa e , você sim, puxassaco de quinta categoria de uma ex-prefeitinha "Inêspressiva".
    Aliás nada em você salva. Escreve mal, fala mal, trabalha mal e ainda é mal amada. Você é uma vergonha para os professores. Você é uma vergonha para os seus amigos, nem teus maridos te aguentaram, mais de um.
    É pelo seu rancor e mal humor que você está sempre sozinha.
    Vai se arrumar, vá num slão, pinta as unhas, faz uma escova, se depila, seja mais alegre, quem sabe assim você aumenta sua autoestima e passa a rspeitar os outros, principalmente a professora Matilde, um exemplo para todas nós.
    Se quiser, passa na ONG dela , a FEMININO PLURAL, é assim mesmo que se escreve, antes que você me critique, e aprenda a dar valor as coisas boas da vida.

    ELEITE ( a única e verdadeira/com nome de batismo)

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