Ontem, terminou um trabalho do IBOPE, nas dependências do Hotel Ano Bom em Barra Mansa. Trata-se de uma pesquisa "qualitativa". Para quem não é do ramo, resumo que pesquisa qualitativa é basicamente aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações. A pesquisa qualitativa é mais participativa e, portanto, menos controlável. Os participantes da pesquisa podem direcionar o rumo da pesquisa em suas interações com o pesquisador. O IBOPE gerlamente reúne cinco ou seis grupos heterogêneos de doze pessoas e as colocam para debater temas relativos ao foco principal, que no caso, é a eleição para prefeito em Barra Mansa. Essa pesquisa possibilita que o contratante observe cada reação e comentário através de uma visualização simultânea pois geralmente ele fica do ladinho da discussão assistindo tudo através de um falso vidro escuro ou câmera filmadora. Segundo consta, o contratante dessa pesquisa foi o prefeito Zé Renato. Coitado, não deve ter dormido. Segundo uma participante do debate, a rejeição do prefeito é algo tão contagiante, irreversível e drástico, que impressionou até os supervisores do Instituto. Por outro lado, 70% dos entrevistados declararam total esperança e confiança na eleição do candidato Jonas Marins. Sai dessa, Zé!
Para quem dormiu tanto tempo, nada mais justo do que perder algumas noites de sono.
A propósito: agora é oficial! Amanhã, quinta-feira, a VOZ DA CIDADE publicará os resultados da última pesquisa eleitoral realizada em Barra Mansa. Hoje, no transcorrer no dia, vamos dar algumas informações acessórias, visto que a pesquisa já pode ser publicada posto que fora devidamente registrada no TRE. O que todo mundo quer saber, embora muitos já saibam, deixo para o jornal divulgar com exclusividade.
Fico tão feliz de saber que o povo de Barra Mansa está acordando pra vida e não vão deixar que a cidade pare outra vez, com Jonas Marins olharemos para frente, para um futuro melhor!
ResponderExcluirJulinho,
ResponderExcluirEstou contorcendo de rir. Faltam pouco mais de 1 mês para as eleições e agora contratam uma pesquisa qualitativa. Que peça deliciosa de burrice profissional. Está tudo errado. Até um cursinho por mais ordinário de propaganda e marketing político, como ministrado na região por um espertalhão conhecido no meio por priscila da TV Colosso é capaz de ensinar sobre as qualis. Não consigo acreditar ser do IBOPE. Levando em conta a crise econômica e o excesso de grana na campanha do BEM deles. Seria provável este renomado Instituto ter em seus quadros equipes disponíveis para colocar a campanha de Barra Mansa na lista das campanhas milionárias de 2012. O mais divertido é supor o resultado da pesquisa Qualitativa. Vamos supor a mesma dizendo causar arrepios a imagem do atual prefeito ou em sua rejeição elevada por causa deste e daquele item. Como reverter em pouco mais de 30 dias?
Parabéns para quem contratou esta pesquisa, se for a agência de publicidade ganha comissão.
O IBOPE deve estar no vermelho ou a grana foi irrecusável. Mas daqui para frente os candidatos estão com seus vices e mancadas dadas o julgamento popular se aproxima. Agora quero ver as quantitativas. A briga vai ser pela medalha de prata, pois a de ouro está quase garantida. Vamos ver as campanhas na TV e no Rádio e estratégia para os próximos dias. Já vi muita gente dormir eleito e acordar derrotado. Nem precisa citar nomes em Barra Mansa. O eleitorado aqui é traiçoeiro. Queria ser uma mosquinha para ver a cara do Zé e seus conselheiros geniais, incluindo o dono do legado aquela cobra cascavel dos dentes artificiais, ouvindo o relatório da pesquisa pelo analista.
Só não entendo a surpresa deles, se existir. Era tão previsível desde 2004. Só a família do Zé e ele não perceberam.
Maldita herança deixada
Julinho,
ResponderExcluirguarda na caixa esta
http://www.youtube.com/watch?v=Yq7fD9JDUOo
famoso embrulho das campanhas 0800 quem paga a conta no final se vence é a gente, se perde eles. Enquanto existir gente boba vai existir o atacadão do marketing nas eleições. Eles investem em várias campanhas e na sorte ganha uma e não fazem nenhuma.