quarta-feira, 8 de setembro de 2010

EM HOMENAGEM A SAUDADE DE NOSSO AMIGO PAULINHO.


DEFINIÇÃO DE SAUDADE
artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista

Colaboração: Alex Esquerdinha.

Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional... Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei:
— E o que morte representa para você, minha querida?
— Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)
— É isso mesmo.
— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado", não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.
— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:
— E o que saudade significa para você, minha querida?
— Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!
Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus val
ores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu.
Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.

6 comentários:

  1. Engana-se, anônimo covarde.
    Nós que ficamos, nos multiplacaremos em 2 para suprirmos a falta de Paulinho. Podem acabar com o Café no Bule, podem acabar com o blog dele, podem até mesmo nas penumbras das sombrias vidas de vocês, até comemorar. Mas creia, e tenha a certeza, que até mesmo em homenagem a ele, nos desdobraremos para nossa luta contra a mentira implantada em nossa cidade, para de vez, desmascará-la.

    ResponderExcluir
  2. julio


    O café no Bule não pode parar...retornem com o professor Jefferson, e continuem, pois é a única arma de B Mansa para enfrentar estes desmandos, alias foi o programa que eliminou o PT do governo, porém o pagé de apiacá não reconheceu tudo que o Paulinho & Cia fizeram para sua vitória. Continuem e contem conosco.


    Pessoal da educação CM-WL-MD

    ResponderExcluir
  3. Julio


    VC não imagina o medo da Derrota,digo Vitória e da sua irmã meleca com o cafe no bule. Ficaram felizes com a saída do jefferson e agora torcem para o fim do programa com a morte do paulinho...Aliás Julio, a educação a cada dia afunda mais, ora é a merda da Nutri, outro momento a merda do coc....a insatisfação é grande, garanto que a maioria que votou no anunciação está arrependido e a falta de professores continua.


    Alice

    ResponderExcluir
  4. as velhas e fakes professorinhas das fantasias de unzinho ai, tadinho. todas sao as mesmas xade9eçadjçajdsd alice a idiotinha e outros nomes que são de 1 marmanjo JM. O programa cafe no bule foi anunciado seu fim hoje no programa do peninha segundo ele mesmo me garantiu. Ja havia proibições de falar do governo e por isso so falava do pt. baixa audiencia e a pedidos de muitos ouvintes o peninha ja n aguentava mais ter de apagar incendios. Agora seus otários acabou com a morte do paulinho que era bucha de canhao do JM RM e outros malandros mais. O programa foi enterrado no caixao com o seu apresentador. Agora falta acabar com mais um, embora ele ja esteja empastelado pelo irmão e isolado as seis da manha. Mas falta pouco para sair do ar tambem tamanha a pressão interna. Derrota? Acho que vcs precisam ler o dicionário.

    ResponderExcluir
  5. Glossário deste Blog-Sensacional:

    -Meleca = Vice-prefeita
    -derrota= irmã da meleca
    -El taradon= mala do pagé(SMA)
    -Zé Anunciação = Genérico de prefeito
    -pagé de apiacá = DEcapitador de recursos de P.nenhuma
    -El viadon=Sub da derrota
    -maga patalógica= mulher do pagé




    ABS

    Abelha

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.