Estoque baixo preocupa Hemocentro de Barra Mansa
O Hemonúcleo de Barra Mansa está com estoque reduzido em cerca de 40% por conta da queda do número de doadores. A unidade precisa urgentemente de todos os tipos sanguíneos, principalmente O negativo. O coordenador do Hemonúcleo, Flávio Fagundes, faz um apelo para que a população se conscientize e procure a unidade para doação de sangue.
“Há muitas pessoas com doenças graves, que fazem transfusões regularmente e que correm o risco de serem prejudicadas com a falta do produto. É importante que a população se conscientize e doe sangue o ano todo”, disse Flávio, lembrando que a unidade de Barra Mansa abastece o Hospital da Mulher, a UPA e a Santa Casa de Misericórdia. Em casos emergenciais, são enviadas bolsas de sangue para hospitais de Valença e Vassouras.
Para doar sangue, o voluntário precisa estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica na véspera e não estar em jejum. Flávio orienta também que o doador deve evitar alimentos gordurosos até três horas antes da coleta. A doação dura em média 15 minutos e todo o material utilizado é descartável, oferecendo total segurança. Além disso, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho. Os homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses.
Voluntários entre 16 e 18 anos podem doar com autorização dos responsáveis. Todos os doadores devem apresentar documento de identidade original com foto. O Hemonúcleo de Barra Mansa fica no prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ribeiro, nº 205 A, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h. Mais informações no telefone: (24) 3322-8430.
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Barra Mansa
(24) 2106-3425 | 2106-3521
Gente vamos lá um dia vc pode precisar..... ou algum parente seu vai lá...
ResponderExcluir