quarta-feira, 28 de outubro de 2009

BARRA MANSA FECHA ESCOLA

ESCOLA FECHADA

Acordei hoje com o barulho de uma passeata de repúdio. Fiquei feliz por ver que estão se mobilizando contra algo saindo da inércia da comodidade. Fiquei ainda mais feliz em ouvir que o movimento era composto de crianças que cantavam o antigo refrão: “O povo unido jamais será vencido...”. Fiquei feliz em saber que nem todos cruzaram os braços. Cheguei a pensar que ainda estava sonhando. Despertei. E fiquei triste em ver o motivo do ato: O FECHAMENTO DE UMA ESCOLA. Sim, crianças reivindicavam o direito de manterem a sua escola pública em funcionamento. Crianças se mobilizaram por saberem que o seu futuro estava em jogo. Prefeitura cuida de vidas e essas vidas sentiram-se ameaçadas e rebelaram-se. Pelo que ouvi da oradora do grupo o nome da escola é o nome de um tio da vice-prefeita, por conseguinte também é o nome do tio da Secretária de Educação, que é sua irmã, por uma dessas coincidências políticas que acontecem em Barra Mansa há nove anos. Victor Hugo dizia que “Quem abre uma escola fecha uma prisão”. Parafraseando o mestre digo: “Quem fecha uma escola deve ir para a prisão”.

5 comentários:

  1. Prezado Julinho, saude! Primeiro, parabéns pelo "blog". Matérias vibrantes e atuais demonstram o interesse em "discutir" Barra Mansa, apontando erros e mostrando caminhos a serem seguidos. Esta matéria da escola, por exemplo, mostra o "caos" em que se encontra a EDUCAÇÃO no Munícípio, que com o famigerado "COC" piorou ainda mais. Guerra junqueira - grande escritor portugues - tinha o pensamento seguinte: 'abrir escolas é fechar prisões". AQUI, AO QUE PARECE É DIFERENTE. O Prefeito José Renato, caso permita este disparate e feche a excola do São Vicente estará desonrando a história de sua culta família e copiando o reprochável ato de sua "parente" MARIA JOSE´BRUNO, que fechou a CENTENÁRIA ESCOLA VIEIRA DA SILVA .Atenciosamente Ricardo Maciel.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Muito obrigado pela sua participação que sérá sempre muito bem vinda, mas creio que a comunidade através de sua união e da luta das suas próprias crianças, conseguiu reverter a situação. Lamento a decisão inicial do prefeito mas parabanizo-o por ter voltado atrás.

    ResponderExcluir
  3. Julinho,
    Primeiro parabenizalo pelo blog, um espaço aonde podemos discutir o problemas, que naõ saõ poucos por sinal, que incomoda nos de Barra Mansa.
    Agora amigo fico preocupado aonde vamos parar com esse governo que se diz do "bem",primeiro vimos o sr Roosevelt, fechando todas as fontes de empregos de nossa cidade, e agora vem esse dai, o sr prefeito José Renato fechando escola.
    Fico preocupado o que sera da populção de Barra Mansa.
    Não teremos mais escolas, não termos mais empregos,pelo menos teremos pracinhas a vontade para o povo "sem cultura e desempregado" ficar.
    ACORDA BARRA MANSA!!!!! Vamos pegar carona nessa garotada e vamos para rua, lutar pelo o que é nosso!!!!!!
    Abraço Julinho!!!!!

    de Flávio (Guto)

    ResponderExcluir
  4. Acho sinceramente que a Educação deve começar com bons salários para professores e funcionários de apoio e secretaria, pra só então, podermos falar de outros assuntos.
    Merenda, transporte, material escolar, etc.. são coisas básicas que nem precisam de discussão. Isso não pode faltar jamais.
    Esse Blog do Julinho é realmente muito bom.. Gustavo Moura.

    ResponderExcluir
  5. Julinho, vc está de parabéns pela sua divulgação, eu vou pedir p/ vc fazer um comentário grande uma boa matéria da divida dos precatório que o prefeito Jose Renato tem que pagar até dezembro icluindo os professores da FEBAM. Meu caro amigo em nome de muitas família que esta acompanhado o seu blog nos vamos te agradecer por esta atitude tão nobre que vc vem fazendo. Faça uma máteria bem linda a favor dos demitidos da FEBAM a eleição esta próxima e o natal também foram demitidos no dia 26 de dezembro de 1998 dá uma alegria p/ estas família meu caro estamos na torcida ok.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.