sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TREM BALA

UMA BALA NO TREM INSANO DO BAIRRISMO.

Essa história do trem bala carrega ares de retrocesso no ar. Todos sabem do meu amor por Barra Mansa e do meu reconhecimento ao banho de organização que Volta Redonda tem dado na cidade mãe e vizinha. Sempre fui e sempre serei contra as rivalidades absurdas que foram implantadas entre as duas cidades. Os problemas sociais das vizinhas são iguais e precisam ser tratados com uma visão global e não mesquinha. Eu adoro o prefeito Neto, que é meu amigo e de quem tenho orgulho de visitar semanalmente nos horários de folga para jogarmos nosso baralhinho. È um exemplo de político e gente de bem. Na minha avaliação, o seu único erro histórico, que me forçou a tecer diversas críticas na época, foi o preconceito contra moradores das cidades vizinhas na admissão de pessoal para as obras de expansão do Alto Forno da CSN. Mas isto faz parte do passado e devemos enterrar este assunto. Por isso, não quero que a história do trem bala reacenda uma concorrência insana entre as duas cidades. Não adianta morar numa mansão e ser vizinho de uma favela sem condições sociais. A felicidade e a segurança da mansão nunca serão possíveis. Portanto, creio que por uma questão técnica e logística, Barra Mansa oferece condições territoriais mais adequadas para receber a parada do trem bala, no bairro São Judas Tadeu, pertinho do Centro de VR, que pelo local proposto pela cidade, atenderia até com mais comodidade os moradores de Volta Redonda, ao passo que se a parada for no bairro Roma, na Cidade do Aço, o desconforto será igual para ambas as cidades. Neto está fazendo a sua parte como prefeito de Volta Redonda, mas a coisa tem que ser analisada sobre uma ótica mais consciente do que bairrista. Temo que a Prefeitura de Volta Redonda esteja mais preparada política e tecnicamente para lutar pela conquista, por isso é necessário sermos solidários ao prefeito Zé Renato nesta empreitada, dando-lhe condições de apresentar um projeto de igual, ou melhor, porte que a concorrente. Creio que assim ganharemos todos, mesmo porque a Cidade do Aço já vai ser contemplada com o aeroporto e o hospital regional. È é justo que isso aconteça, mas a parada do trem bala tem que ser no Barrão, por questões técnicas que devem se sobrepor à política.

9 comentários:

  1. Entendí... mas não concordo com a ilustração de que não adianta morar em uma mansão ao lado da favela... afinal, Volta Redonda não é favela!
    rodrigodrable.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É preciso frisar que os critérios de escolha da estação são LOGÍSTICOS e intransponíveis, segundo explicou-me um engenheiro envolvido no projeto. Trata-se da distância ideal para o TREM BALA vencer a inércia e atingir a velocidade de cruzeiro ideal. Vale frisar que nem todos os horários vão parar na estação de Barra Mansa, mas somente um ou dois, o que CONFIRMA OS CRITÉRIOS LOGÍSTICOS. è hora de remarem todos para o mesmo lado, sem ressentimentos dos nosso vizinhos. RICARDO MACIEL.

    ResponderExcluir
  3. Volta Redonda é uma cidade que se acha...
    Grande(mas pensa pequena!)moderna(mas é cafona!)tem tudo de ruim das grandes cidades(violência,poluição,trânsito ruim...)esquece que a Cicuta é de BM, Santa Rita é de B M, mulheres bonitas(é de BM)craques de futebol(é de BM)...Portanto recolham-se e venham embarcar em B M pelo trem bala...Não adianta chororô!!!!!!!!rs rs rs

    ResponderExcluir
  4. Já viu pobre que fica rico, mas não perde o complexo de inferioridade. Pois é Zé, assim é Volta Redonda, nasceu de Barra Mansa, ficou rica, mas se acha sempre injustiçada e por baixo. Tem todos os pecados capitais. É orgulhosa, vaidosa, gulosa, invejosa, avarenta, luxuriosa e irada quando não consegue o que quer.Nem Freud explica !

    ResponderExcluir
  5. O Neto é um bom prefeito, mas o que atrapalha é a permanência exagerada no poder , fato que torna as pessoas arrogantes e prepotentes, achando que a popularidade que levou ao Poder é eterna e imperecível. NÃO O É ! Muitos, até mais populares se foram, cairam no ostracismo, na mesmice, principalmente por se acharem donos das verdades absolutas - coisas que inexistem - Ser honesto e competente não é propaganda, é obrigação. Ser humilde e amigável com os vizinhos pode ajudar, e muito, em grandes projetos que beneficiem a todos, gerando gentileza (gera gentileza - grande poeta, harmonia e progresso. Parabéns pela análise Júlinho Esteves.

    ResponderExcluir
  6. Quero parabenizar esse ANÔNIMO, pelas belas declarações, mostrando conhecimento e sensatez.
    Se for politico, já teria o meu voto.

    Ao amigo Julio, parabéns pelo belo Blog, vamos em breve fazer um concurso quem tem o melhor, blog, voce , o Paulinho ou o Rodrigo, mas todos com o mesmo objetivo, incentivando a cidade de Barra Mansa a crescer , melhorando a qualidade de vida dos barramansenses.
    Parabéns aos 3 !

    ResponderExcluir
  7. Ao Rodrigo, Ao Ricardo, ao Manoel, e aos anônimos, meus sinceros agradecimentos pelos comentários e pelas válidas informações adicionadas. Reitero meu carinho por Volta Redonda e meu amor por Barra Mansa, mas acima de tudo, reafirmo que só ações conjuntas trarão soluções para problemas comuns. Se Neto voltou ao poder, voltou pelos braços incontestáveis do povo que tem o direito de definir o que é melhor para si, desde que não induzido a erros por produstas sedutoras e chantagens eleitorais. Pela fragilidade dos últimos mandatários do executivo de Barra Mansa e pela inconsistência propositiva da oposição de Volta Redonda, Neto continua sobrando em qualquer comparação regional.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que na sexta-feira haverá audiência pública sobre o trem-bala na Câmara Municipal de Volta Redonda. Seria bom todos comparecerem. A reunião será conduzida pelo Secretário de Transportes, Julio Lopes e terá na mesa de debates uma pessoa de Volta Redonda que está no governo: Mauricio Pessoa.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde Julinho, convido você e todos os colegas acima para a audiência pública sobre o TAV ( Trem de alta velocidade), que acontecerá na Câmara Municipal de Volta Redonda, as 17:00hs desta sexta-feira dia 06/11/2009. A audência será conduzida pelo secretário de transportes Julio Lopes, com a minha participação. Acredito ser uma boa oportunidade para debatermos o assunto e esclarecermos as dúvidas.
    um abraço

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.