quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CURIOSIDADES OPORTUNAS

PARA A TURMA DA BOQUINHA E DO CCC.

COMO SURGIU A EXPRESSÃO “LÁGRIMAS DE CROCODILO”?
A expressão é usada para se referir ao choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele “chora” enquanto devora uma vítima.

COMO NASCEU A EXPRESSÃO “DEIXAR AS BARBAS DE MOLHO”?
Na Antiguidade e na Idade Média, a barba significava honra e poder. Ter a barba cortada por alguém representava uma grande humilhação. Essa idéia chegou aos dias de hoje nessa expressão que significa ficar de sobreaviso, acautelar-se, prevenir-se. Um provérbio espanhol diz que “quando você vir as barbas de seu vizinho pegar fogo, ponha as suas de molho”.

POR QUE SE DIZ QUE ALGUÉM QUE ESTÁ COM MEDO VAI FAZER XIXI NAS CALÇAS?
Porque uma situação que nos causa medo pode desencadear uma reação do sistema nervoso que aumenta a pressão sobre a bexiga, levando à contração involuntária do órgão e ao descontrole urinário.

POR QUE ROEMOS AS UNHAS?
Segundo o psicólogo clínico Janos Andréas Geocze, roer as unhas funciona como um alívio para ansiedade, insegurança e até agressividade. Semelhante ao reflexo de sugar, o ato lembra o hábito infantil de colocar o dedão na boca.

QUAL A ORIGEM DA PALAVRA “PUXA-SACO”?
No livro A Casa da Mãe Joana, Reinaldo Pimenta conta que esta expressão surgiu a partir de uma gíria militar. “Puxa-sacos eram os ordenanças que, de modo submisso, carregavam os sacos de roupa dos oficiais em viagem”, conta.

QUAL É A ORIGEM DA EXPRESSÃO “SANTO DO PAU OCO”?
Durante o século XVII, as esculturas de santos que vinham de Portugal eram feitas de madeira. A expressão surgiu porque muitas delas chegavam ao Brasil recheadas de dinheiro falso. No ciclo do ouro, os contrabandistas costumavam enganar a fiscalização recheando os santos ocos com ouro em pó. No auge da mineração, os impostos cobrados pelo rei de Portugal, eram muito elevados. Para escapar do tributo, os donos de minas e os grandes senhores de terras da colônia colocavam parte das suas riquezas no interior de imagens de santos ocos.

O QUE SIGNIFICA O DITADO “O QUE É DO HOMEM O BICHO NÃO COME”?
A frase quer dizer que as características intrínsecas às pessoas não podem ser modificadas por fatores externos. O “bicho” representa a sociedade, as leis, regras ou até outras pessoas. Segundo o dito popular, não adianta nenhum destes “bichos” lutarem contra os sentimentos e características arraigados em alguém.

POR QUE EU ESTOU POSTANDO ESSAS COISAS SEM SENTIDO?

Para dar sentido ao seguinte recado:

“PUXA-SACOS DO SANTO DO PAU OCO DE BARRA MANSA, ROAM AS UNHAS, FAÇAS XIXI NAS CALÇAS, PONHAM AS BARBAS DE MOLHO E CHOREM LÁGRIMAS DE CROCODILO, PORQUE O QUE É DO HOMEM O BICHO NÃO COME”.

2 comentários:

  1. É iço memo seu mosso tem muito puchassaco qui vão perder a bokiha etão em dezespero de cauzo porque eles ção tão burros que nunca vai arrumar outra bokiha qui nen qui esta. falei e diçe. Um beiju pra dona Vitoria a Çecretária de Educassão qui mi incinou a le e iscreve e hum recado pra num feixar o culéjio do Ção Vissente.

    ResponderExcluir
  2. Agradesso o parpite.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.