terça-feira, 6 de julho de 2010

Enviado por Ricardo Noblat 2.

Deu em O Globo
Ideb: Estado do Rio é o penúltimo do ranking
Dados do MEC levam em consideração as notas do ensino médio apenas das escolas da rede estadual
Rafael Galdo
O mau desempenho do Rio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, divulgado no último fim de semana pelo Ministério da Educação (MEC), apresenta resultados ainda mais preocupantes se forem levadas em conta apenas as escolas estaduais e desconsideradas as instituições de ensino privadas.
No caso do ensino médio, em que a situação é mais grave, o índice geral fluminense, de 3,3, cai para 2,8 na rede pública estadual.
Nota menor do que a meta definida para o estado (2,9), e que põe o Rio na penúltima posição entre os estados brasileiros nesse ranking, à frente apenas do Piauí e empatado com Alagoas, Amapá e Rio Grande do Norte.
Para os anos iniciais (do 1 ao 5) do ensino fundamental, a rede estadual fluminense obteve a 10 pior nota do país (4,0), contra a média geral no estado, de 4,7. E nos anos finais (do 6 ao 9), a sétima pior, alcançando índice 3,1, abaixo dos 3,8 se incluídas as escolas particulares.
Para Sérgio Paulo Filho, coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) do Rio, esse quadro pode ser atribuído principalmente a um déficit histórico de professores.
Na rede do estado, ele estima que hoje faltam 10 mil profissionais, sobretudo em disciplinas como matemática, química e física. Baixos salários, afirma, são um dos maiores obstáculos para preencher essas vagas.
Agora dá para entender tamanha afinidade do Pachá de Apiacá e do Zé Mala da Anunciação com o Governador Sérgio Cabral.
São farinhas do mesmo saco e inimigos dos professores e da educação. Portanto, inimigos do futuro, inimigos das crianças.

8 comentários:

  1. Julio, a situação da educação de B Mansa(Raio-x) de um grupo de 8 professores reunidos para informar ao seu Blog:
    -Professores mal remunerados
    -Sem um norte pedagógico
    -Sem Comando a nível/SME/Unidades
    -Serviços terceirizados desnecessários
    -Falta um Organograma moderno/funcional
    -Equipe da SME-obsoleta/sem comprometimento/sem comando
    -Anomalia de algumas funções
    -Corpo de Diretor com 1/3 "Ilegais" ou acumulando indevidamente
    -Designação de pessoas sem formação para Funções Vitais na SME e nas Unidades
    -Politização da educação
    -Falta Tecnologia e modernidade na educação de B Mansa
    -Secretária e Equipe SME/despreparada e sob forte influência política
    -Servidores antigos com experi~encia e formação sem função ou encostados
    -Desvalorização de Profissionais antigos
    -Escolas caindo aos pedaços/sem conforto para alunos
    -Falta de projetos inovadores(há muito o´s únicos projetos-meio ambiente-igualdade racial-Ninguém aguenta mais!!!)
    Falta de uma política clara das necessidades do educando/educador/comunidade.
    -Excesso de troca-troca de Secretários de Educação.
    -Falta de projetos Inovadores voltados para complementação dos alunos,
    Amigos da escola

    ResponderExcluir
  2. Parece que Barra Mansa, no contexto do Estado do Rio,ficou pessimamente colocada.
    Vcs teriam as notas do ensino municipal e a respectiva classificação?
    É informação importante para avaliação e futura correção de rumo da politica educacional de Barra Mansa.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Excelente a avalição feita pelos Professores acima. Realmente Nunca aconteceu coisa igual na educação de B Mansa. O Ex-Prefeito R Brasil, pasmem , trocou 5 Secretários em 8 anos(quanta irresponsabilidade-inclusive nomeando pessoas sem a miníma condição-uma por ser sua comadre/vizinha, outra por ser evangélica, outro por ser primo de sua mulher, outro por abrir mão de sua candidatura a deputado, a única competente ficou 5 meses pois não aceitou tantas falcatruas(Bendita Rodrigues)com recursos públicos.Depois terceirizou merenda, parte pedagógica e limpeza, sugando 55% das verbas da educação com estas terceirizadas.Ainda aceitou encavalamento de 2 matrículas das diretoras no mesmo colégio/horário(são 22 diretoras), nomeou Diretoras sem formação pedagógica(Superior em Pedagogia-conforme determina a Lei)através do viés político.
    Portanto o ex-prefeito que criou estas anomalias/o atual Prefeito que mantém estas coisas erradas.
    E faço um alerta, a coisa vai piorar, está um verdaeiro caós. vamos lembrar deste cidadão que virá candidato.
    (DIGA NÃO A QUEM NÃO GOSTA DA EDUCAÇÃO)

    CRJ

    ResponderExcluir
  4. É muito triste o que está acontecendo com a educação do nosso município,só espero que a população dê um basta a tudo isso nas próximas eleições

    ResponderExcluir
  5. Uma ex-professora aposentada ...

    Oi Julinho, estou chocada com os índices do Estado do Rio de Janeiro, resultado de anos de descaso com nosso professores e prejuízo irreversível para a gerações de crianças semi-analfabetas que estão sendo "formadas".

    É triste ver que em Barra Mansa, o CIEP Profº Luiz Vallejo, meu saudoso amigo e ex Diretor do Colégio Municipal do Ano Bom, foi o que teve o pior desempenho.

    Onde estão a Secretária Vitória e sua irmã a Rutinha ? Filhas de uma grande Professora e educadora Ruth coutinho, que não merece o demérito que suas filhas estão causando com esta politicagem chula na educação de Barra Mansa, onde o COC não representa o melhor método ditático/pedagógico e, tão somente, vende apostilhas para crianças semi-alfabetizadas que não conseguem entender a mensagem educacional passada pelas sofríveis apostilhas.

    Onde esta a Deputada Inês Pandeló, também muito responsável pelo caos, pois não esquecemos que foi ela e a Maria José Bruno que fizeram o desmanche da FEBAM com a demissão de duas centenas de professores gabaritados e preparados.

    E você Roosevelt, meu filho, que não conseguiu acertar nenhum Secretário de educação ? Perdi a conta de quantos foram no seu governo !

    E agora o Zé Renato, filho de minha amiga ! Que é isso Prefeito? Assuma seu posto de Chefe do Executivo, pois o que acontece na Cidade, de bom ou ruim é sua responsabilidade, afinal foi para isto que você foi eleito, ou não ?

    O resultado ? Este ! Uma vergonha que denigre a cidade, o estado e, infelizmente, o professorado, que atônito assiste calado a estes desmandos. Que saudades do Marcello Drable, do Moacir Chiesse, do Álvaro Carelli, da Sônia Cambraia, da Ana Lúcia e do Luiz Amaral.

    MDL.

    ResponderExcluir
  6. Nem do bem, nem do mal:

    Sou sua leitora assídua, mas não gosto muito de comentar e escrever. Todavia não me é permitido calar diante destes desmandos da educação/administração em nossa cidade, onde um grupo, se dizendo do bem, julga que os outros são do mal. Só esta divisão demonstra o erro de quem nos dirige, pois é uma postura arrogante e equivocada, pois do bem mesmo só "JESUS".
    O resultado é este e eu presencio meus filhos indo embora de Barra Mansa em busca de oportunidades, e na qualidade de cidadã me pergunto: como pode um povo votar tão mal e não ver que estamos sendo manipulados por gente que nem daqui é?
    A educação, infelizmente não é a "ponta do inceberg", mas é a base, que não é vista, mas é a maior, a ponta, visível, é esta caótica administração da turma do bem e dos apaniguados e puxa-sacos, que estão nos levando ao caos.

    Eny.

    ResponderExcluir
  7. Júlio,

    Como professora só tenho a lamentar a falta de carater de nossos dirigentes que, mesmo sabendo que estamos indo de mal a pior, ainda insistem em dizer que estamos em segundo lugar na região. Segundo lugar de que cara pálida? Na verdade estamos batendos todos os recordes : mentira, embuste, inoperância, incompetência, desídia, marasmo, falta de motivação. Primeiro mesmo só em gastos desnecessários - COC - NUTRI e arrogância, este sim imbatível !!!!!

    Eliete

    ResponderExcluir
  8. É muito fácil culpar Cabral, isso é resultado de anos de descaso, além do mais, vocês que elegem os prefeitos que administram as cidades.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.