quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NETO TEM MEDO DE QUÊ?

HÁ ALGO DE PODRE NO AR DE VOLTA REDONDA.
O prefeito Neto, de Volta Redonda, provavelmente amparado por pesquisas eleitorais, mudou a tônica de seu discurso e trocou radicalmente o curso da pauta de suas pregações. Neto está a duas décadas usufruindo das benesses do poder e agora, atônico pela oposição que enfrenta e o surpreende, acena com atitudes até então totalmente descartadas em sua conduta.
Neto promete, agora, se eleito for, fazer alterações em seu secretariado. Por que não fez nesses anos todos, governando cercado apenas pelos poucos que desfrutam da sua confiança e sigilo desde a mais tenra idade? Neto promete, agora, se eleito for, passar a ouvir mais a população. Por que não ouviu durante todo esse interminável período de poder absoluto?
Essas mudanças de comportamento e atitudes prometidas, das quais o povo tem todo o direito de duvidar, somente agora vem sendo proferidas pela sua boca. Além da minha desconfiança natural, outro sentimento me aflige e me perturba. Explico: Neto é notoriamente um homem abastado, oriundo de família rica e tecnicamente não precisaria estar tão apegado ao poder. Me indago então: De que Neto tem medo? Será que ele sabe que poderia ser feito muito mais e melhor e tem medo que a oposição o desmascare? Será que existem coisas tão obscuras nas entranhas do centro administrativo de Volta Redonda que Neto teme que sejam descobertas com outro grupo no poder?
Teoricamente, se Neto estivesse tão seguro de si, em nada lhe afligiria nova administração, que ele preconiza como provavelmente incompetente, pois, novo como é, poderia voltar quatro anos após conduzido pelos braços do povo. Mas percebe-se que ele, induzido por pesquisas contrárias as suas pretensões, mudou radicalmente sua oratória para tentar desesperadamente permanecer no poder.
Nunca imaginei o prefeito Neto tão apegado à máquina pública. Nunca pude supor que ele precisava do poder como do ar que respira.
Isso faz prevalecer a conclusão de que o povo de Volta Redonda tem o direito sagrado de desvendar o que houve nesses longos anos de poderio de um seleto grupo que se encastelou nos prédios públicos municipais da Cidade do Aço, e sendo assim, só há uma maneira das cortinas de fumaça serem desfraldadas e a transparência que ele tanto pregou mas não exerceu, ser efetivada de fato, e para isso, é fundamental a eleição de Zoinho.
Neto precisa entender que Volta Redonda não é um imóvel ou um clube de sua propriedade que só poder ser frequentado por aqueles que contam com sua simpatia ou conluio. A cidade tem 300 mil habitantes e todos os seus eleitores tem o direito de sonhar em administrar a sua cidade ou pelo menos participar das decisões mais importantes para seu destino. Pelos seus últimos depoimentos, Neto inconscientemente confessa que errou e que vem errando há vários anos. Por que então não darmos oportunidades para outros acertarem?
Neto propõe o medo pelo novo. Parafraseando Chico Buarque, eu tenho medo é de que as coisas nunca mudem.
E Neto, tem medo de quê?
O eleitor de Volta Redonda pode e deve pagar pra ver.

9 comentários:

  1. Julinho, responde uma pergunta: o que acontecerá às finanças do DIÁRIO DO VALE se os governos do PMDB forem SEPULTADOS NAS URNAS. O que acontecerá se o Neto sair do mandato ao DV?
    Antes de rir muito dessa indagação, responda da forma mais franca e clara, por favor. E agora?
    Continue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suponho que uma crise, que poderá servir para o jornal escolher outros rumos e quem sabe, descobrir seu verdadeiro talento e caminho. Potencial para isso tem. Não sei se haverá, caso a sua hipótese prevaleça, ânimo para tal, mas torço para isso.

      Excluir
  2. Julinho , anota aí...

    Neto variou negativamente em 3 pontos percentuais e Zoinho positivamente em 2 pontos, tudo relacionado ao fechamento do primeiro turno. As eleições estão indefinidas com empate técnico entre os candidatos, mas o Neto continua na frente, em percentual dentro da margem de erro uma vez que a margem de erro é de 4 pontos percentuais.

    O número de indecisos e vb/vn esta alto, em cerca de 16 pontos. Tanto Neto, quanto Zoinho tem que investir nos brancos e nulos e atrair os ausentes.

    Neto tem uma pesquisa qualitativa, coisa que Zoinho, ao que me consta, não fez, por isto Neto esta com um discurso diferente, porque esta falando o linguagem que o povo quer ouvir, inclusive o funcionalismo.

    Pode parecer inverossímil, mas é verdade, assim, como falei que Jonas nunca chegaria aos 50 mil votos e Zé Renato iria encostar, e você e outros riram e duvidaram, mas aconteceu, inclusive com eleitores faltantes e vb/vn em cerca de 29 mil pessoas.

    Estes dados são pessoais e foram coletados na segunda feira e terça, dias 15 e 16 de outubro com 380 telefonemas, com cruzamento de 100% e descarte de 20%, num total válido de 304 ligações válidas, abrangendo um universo de 52% mulheres e 48% homens, nas faixas etárias compreendidas entre 16/39 - 40/59 e 60 ou +. Foram abrangidos as regiões sul, norte, leste e oeste, da cidade, com peso relativo aos eleitores inscritos nas zonas eleitorais correspondentes, e ainda foi observada a base de dados econômicos de cada região.

    Este comentário não é um juízo de valor, que nem precisa ser publicado, mas um informativo para balizar seus bons posts.

    Eu não voto em Volta Redonda e a eleição lá não me diz respeito, mas atendo ao um pedido de um grupo empresarial, que inclusive bancou esta enquete e amostragem.

    Posso afirmar que se a eleição fosse hoje, o Neto ganharia com um número pequeno de votos, mas ganharia.

    Vou ver se o debate vai alterar este quadro, pois semana que vem, mando outro resultado da última, como fiz em Barra Mansa e outros locais, onde acertamos.

    Com admiração do

    FERNANDO

    ResponderExcluir
  3. Este Fernando deve ser um bem, isto é um bem fdp que anda puxando saco do Neto porque o Neto andou puxando saco do Zé Ré.

    neto é azarado mesmo, perdeu em Barra Mansa e agora o Jonmas tá dando o troco e foi lá no covil em VR, na ACIAP de lá e declarou apoio pro Zoinho.

    É 22 neles maluco! Cala a boca Fernando, ou outro fdp qualquer.

    VR vai mudar com Zoinho, assim como BM mudou com Jonas.

    NILTON.

    ResponderExcluir
  4. Julinho, voce não deveria postar ofensas pessoais contra leitores, até mesmo porque passei informações sólidas para voce.

    Eu não sou da turma do bem e nem votei no Zé Ré, como ele disse, mas votei no Jonas e tão somente fiz uma observação.

    Se este Nilton é da turma do jonas, confesso a voce que o novo prefeito vai ter problemas mais sérios do que podemos supor.

    FERNANDO.

    ResponderExcluir
  5. julinho esta ideia que o neto de iz que e dele e da candidata derrota ines pandelo para passe unico, ele plagiou e diz que e dele, porque ele nao fez em 12 anos, ele quer confundir a cabeça do pessoal de volta redonda, nao caiam nesta nao, o neto tem diversas lojas em volta redonda, alem de diversos postos de gazolina, e tambem casa em miami em usa, e o povo continua pagando por isto, nao isto e errado

    ResponderExcluir
  6. Para mim quem parece estar desesperado também é o seu canditado, com uma proposta de governo apelativa. E o dinheiro que vai ele vai ta colocando no bolso do povo todo mês poderia ser muito melhor aproveitado em educação, saúde ou infraestrutura. Se eu fosse você antes de falar que o atual prefeito é rico, pesquise o vice-prefeito de seu candidato ai você vai ver o que é riqueza, patrimonio de pelo menos 60 milhões. O que uma pessoa rica ta querendo com um prefeito que ganha menos de 20 mil? O resto voce já sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não falei que Neto é rico de forma pejorativa. Deixei bem claro que ele já era rico antes da política. Porém, pelo desespero e contradições de suas propostas, começa a pairar dúvidas sobre a sua idoneidade que até então, jamais tive. Ser rico não é demérito para ninguém, desde que o fruto da riqueza seja o trabalho honesto.

      Excluir
  7. O Diário do Vale é praticamente o único que vende nas bancas da região. Gosto muito do aQui e do Foco Regional também, e menos do AVDC, mas todos vendem menos, muitíssimo menos que o DV. A sessão de classificados do DV só encontra paralelo em grandes jornais de grandes capitais, pela quantidade e variedade de anúncios. Não conheço nenhum jornal interiorano, mesmo os de cidades pólo e tradicionais, que seja tão prestigiado... O DV é também o mais lido na Internet, e o que recebe mais comentários em suas páginas on line. Aliás, é quase o único que recebe comentários, mesmo que vários desses outros periódicos ofereçam tal recurso...

    Então, o DV caminha com as próprias pernas, mas como qualquer outro órgão de imprensa, não pode desprezar anúncios públicos... Não pensem que só pq mudou ou mudará o chefe de uma prefeitura que vão escolher outro jornal para publicar suas realizações, isso não funciona assim e nem é do interesse do governante ter seus feitos divulgados num meio de menor penetração nas massas... Não se iludam. O DV continuará sendo, mesmo com Zoinho no poder, o principal veículo de divulgação da PMVR e provavelmente também da PMBM...

    Af Fatah Onofre, o emir cicutiano

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.