quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PRECISAMOS DE MULHERES NA VIDA PÚBLICA.

S.O.S. MULHER.
Na postagem anterior, retratamos a nova formação da Câmara Municipal de Barra Mansa. Apesar de estar muito satisfeito com o futuro time, onde percebo que fora apenas uma exceção, a esmagadora maioria pretende colocar os interesses da cidade acima de seus interesses pessoais, ressalto com profundo pesar que não haverá sequer uma mulher no novo quadro de edis.
Já registrei neste espaço o quão ineficiente e demagógica é a Lei que estabelece a cota mínima de 30% de candidatos de um determinado sexo nas listas de candidatos dos partidos ou coligações. Essa lei vem sendo burlada através de estratagemas pueris com a conivência da Justiça Eleitoral, que é muito rigorosa em aspectos particulares, mas faz vista grossa para o espírito legislativo que norteou algumas ações, assim com essa. Via de regra, a lei, ao invés de valorizar as mulheres, acaba tornando-as cúmplices de falsidades ideológicas quando faz com que muitas emprestem e maculem seus nomes para agrado a pessoas ou legendas partidárias.
Em Barra Mansa, especificamente, fazendo os cálculos eleitorais, concluo que mesmo se nenhuma mulher tivesse participado do pleito, o resultado seria o mesmo, com o mesmo número de eleitos por partido/coligação e os mesmos nomes de vitoriosos, com apenas uma exceção (inversão), que já se daria por apenas 38 votos (PV x PRTB), independentemente da participação feminina.
Assim como acredito que para ser Juiz da Vara de Família, por mais douto que seja o magistrado, a experiência de vida e o passar dos anos sejam fundamentais para o correto arbítrio do destino de outrem, creio que em determinados segmentos da vida pública, somente quem tem instinto maternal pode enxergar determinadas nuances dos serviços sociais. Fará muita falta uma visão feminina e materna na Câmara legislativa de Barra Mansa, assim como diversos segmentos da vida pública não podem prescindir da participação feminina em suas decisões.
Se um dia tiver tempo e oportunidade, quero colaborar com um movimento de capacitação e qualificação de mulheres para o exercício da vida pública e do efetivo exercício político eleitoral em nossa cidade e quiçá, sirva de parâmetro para todo Brasil. Sonhar não custa nada e sonhar com mulher é bem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.