segunda-feira, 29 de outubro de 2012

RAIO X DO SEGUNDO TURNO NO PAÍS (3).

VIRADAS NO SEGUNDO TURNO.
Nas cinquenta cidades brasileiras onde houveram eleições em 2º turno, em apenas 13 (26%) houve inversão de colocação do primeiro para o segundo colocado em relação ao primeiro turno: MACAPÁ (AP), FORTALEZA (CE), MONTES CLAROS (MG), BELÉM (PA), CURITIBA (PR), LONDRINA (PR), PORTO VELHO (RO), JOINVILLE (SC), SÃO PAULO (SP), DIADEMA (SP), SOROCABA (SP), PETRÓPOLIS (RJ) E SÃO GONÇALO (RJ).
As viradas mais impressionantes aconteceram em:
MACAPÁ (AP) - Clécio (PSOL) saltou de 27,89% para 50,50%, enquanto seu adversário foi de 40,18% para 49,41%.
CURITIBA (PR) - Gustavo Fruet (PDT) saltou de 27,22% para 60,65%, enquanto seu adversário foi de 34,09 para 39,35%.
LONDRINA (PR) - Alexandre Kireef (PSD) saltou de 25,27% para 50,53%, enquanto seu adversário oscilou de 45,39% para 49,37%.
PORTO VELHO (RO) - Dr. Mauro Nazif (PSB) saltou de míseros 18,99% para impressionantes 63,03%, enquanto seu adversário foi de 24,76% para 36,97%.
SÃO GONÇALO (RJ) - Neilton Mulin (PR) saltou de 25,22% para 56,78%, enquanto seu oponente variou de 41,65% para 43,22%.

Quatro candidatos tiveram menor proporção de votos no segundo turno do que conquistaram no primeiro. Esse fenômeno se deu em:
CARIACICA (ES) - Marcelo Santos (PMDB) caiu de 23,49% para 14,57%.
BLUMENAU (SC) - Jean Kuhlmann (PSD) caiu de 30,75% para 29,30%.
JUNDIAÍ (SP) - Luiz Fernando Machado (PSDB) caiu de 42,95% para 34,43%.
DIADEMA (SP) - Mario Reali (PT) caiu de 46,75% para 39,56%.

As eleições mais disputadas no país, nas cidades com mais de 200.000 eleitores, ocorreram em PONTA GROSSA (PR) e DUQUE DE CAXIAS (RJ), onde o equilíbrio ocorreu durante todo o transcorrer da eleição nos dois turnos.

Os opositores da eleição em segundo turno haverão de questionar o fato de somente em 13 cidades brasileiras o segundo turno ter alterado a vontade manifestada no primeiro, e o fato gera altíssima despesa pública para baixa densidade de municípios afetados (13/5.565 = 0,23%). Se por um lado o raciocínio é procedente, por outro, temos que observar que uma dessas 13 cidades é simplesmente a maior da América Latina (São Paulo-SP).

6 comentários:

  1. E ai camarada..
    Passou o pleito, agora vamos fazer uma reflexão para 2014, quem saiu ganhando nesta queda de braco Lindinho, garotinho ou cabral-pezão.
    na minha analise o real vencedor neste pleito foi o lindinho, e que vem forte para disputa ao governo do estado, onde ate se discutem uma dobradinha lindinho governado e garotinho senador, por outro lado ha indícios que o sonho de pezão sair do pleito de 2014 vencedor pode ser adiado, nos cenarios do pmdb ha um serio debate onde discutem ate PAES para governador, o certo mesmo e que cabral abre um espaço agora em janeiro, se licenciando do cargo de governador, virando ministro de minas e energia, deixando o caminho livre para o pezao mostrar sua competência, e ganhar um espaço na briga.
    porem na minha aposta vou de ....... difícil escolha eihmmm.
    Guto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guto,
      Tudo ainda é muito prematuro e creio que no estado do Rio de Janeiro ninguém pode bater no peito e julgar-se vencedor, com exceção de Eduardo Paes, quem eu garanto que não será candidato ao governo pois quer e deve, entregar a bandeira olímpica que recebeu em Londres. Essa visibilidade é fundamental para seu verdadeiro projeto pessoal que é ser presidente da República um dia, mas concordo com você que os ventos, não os resultados, fluem em relação a Lindberg.

      Excluir
    2. Julinho,

      Existe articulação para aproximação entre PT e PMDB para a eleição ao governo do Estado? Existe chance para isso ocorrer? Quem sabe vem Lindgberg Governador e Pezão Senador. Ou você acha mais facil o PT vim em conjunto com o grupo do Garotinho e dar a ele a chance de ser senador? O PSOL do Freixo mesmo não indo para o segundo turno se fortaleceu na capital, uma vez o partido avanço dentro do campo majoritario de forma nunca alcançada antes existe na sua opinião alguma chance dele também se tornar um protagonista dessa campanha que promete ter muitos protagonistas para uma eleição que tende a ter um enredo diferente do que vimos nos ultimos anos.

      Excluir
    3. Douglas,
      Na minha modesta visão, creio sim numa tentativa de articulação PMDB e PT no Estado do Rio, porém não creio que o PMDB abra mão da cabeça de chapa nem creio que Lindberg abra mão do senado apenas para ser vice de alguém. Mesmo o PT tendo se fortalecido através da vitória em São Paulo e do aumento do núemro de prefeituras conquistadas em 14%, o partido ainda é refém do apoio do PMDB para a governabilidade e reeleição da presidente Dilma, pois ainda é o partido de maior densidade eleitoral no país. Como o PMDB aceita o papel de coadjuvante em Minas e São Paulo, creio que não abra mão do Rio, onde inclusive, o pré-candidato, Pezão, tem a simpatia da presidente Dilma. Imagine o estrago que o apoio do PMDB fará ao governo se voltar-se para Eduardo Campos ou Aécio Neves. Creio que Lindberg é um problema a ser resolvido pelo Governo e penso até que Lindberg poderia ir par ao PSB, o que também seria perigoso para o PT. Mas uma coisa insisto: mesmo com um possível Ministério para Sérgio Cabral, o PMDB carioca e com apoio nacional, não venderá barato a sua manutenção no domínio fluminense, ainda mais depois da imponente vitória de Paes. Quanto a Freixo, o máximo que ele será daqui há dois anos é em eleitor de peso, nada mais. No futuro sim, caso a meteorologia favoreça, freixo poderá tomar corpo mais incisivo. Um abraço. Quanto a Garotinho, a regra é clara: se há Cabral, ele é contra.

      Excluir
    4. Julinho, voce sabe de minhas opiniões e posições, as quais, muitas vezes, não representam juízo de valor sobre partidos ou pessoas, mas constatações.

      Acho que o PT somente ganhou visibilidade onde se renovou, sendo o maior exemplo São Paulo. Lula não elegeu o segundo posto, mas elegeu o novo e teve a audácia para inovar e lançar um desconhecido, praticante inicial de política.

      No Nordeste, por exemplo, onde Lula e o PT eram reis e donos dos votos, o grande vencedor foi o PSDB, com sete capitais e grandes cidades e o DEM em Salvador, derrotando o petismo mais puro em sua origem.

      Agora, com a possibilidade do Eduardo Campos, outros grande vencedor e contra o PT, se juntar aos tucanos, acende a luz amarela no P e PMDB que vão, já agora, fazer reuniões e análises das eleições e ver medidas para evitar a derrocada de aliados e a perda da presidência em 2014, que já bate na porta de todos.

      As forças das oligarquias podem voltar a dominar o País! Até mesmo proque o PT tornou-se comum e faz igual a todos os demais partidos, perdendo o encanto e a bandeira da ética.

      AUGUSTO

      Excluir
  2. Augusto o Julinho não entendeu nadinha. Você esqueceu o PSDB com o Aécio e ainda a possíbilidade do Sérgio Cabral ser vice da Dilma limando o Temer aquele baratão asquento vai para o porão da história. Por outro lado o Pezão vai enfrentar o lindinho ou outro o Garotinho. O senado é do Picciane bobos, ele tá engordando boi para que? O secretário Beltrame é o nome forte pela sua credibilidade. Até lá serão muitas comunidades pacificadas. Não esqueça também do Rodrigo Neves com a corda toda e a Igreja Universal crescendo seu poderio. Dizem que o Neto vai de vice num acordo com PT de Volta Redonda para eles assumirem uma prefeitura e assim aumentar o poder da legenda. Este Blog é uma delícia parabéns Julinho

    Cristal


    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.