segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A ELEIÇÃO DE VOLTA REDONDA.

BALANÇO ELEITORAL.
Com a vitória do prefeito Neto, em Volta Redonda, uma turminha de meia duzia de uma ou duas viúvas de Zé Renato tentam para si mesmos, sentirem-se vitoriosos por uma conquista que não teve sequer um dedo deles. No campo deles, perderam feio. No Facebook, então, tem um dependente químico que por reiteradas vezes escreveu textos empolgados de elogios à minha pessoa e ataques a administração municipal, da qual nunca fez parte mas apoiou de uma hora para outra graças a resposta financeira, que vem, agora, querer imputar-me a derrota da qual não participei. É a mesma pessoa que provável e anonimamente, de forma mal escrita e ininteligível, perde seu tempo em confeccionar comentários para nosso Blog que não merecem sequer tempo de leitura, e são deletados imediatamente.
Durante a campanha em VR, não fui um dia sequer na cidade vizinha. No segundo turno, declarei minha torcida para Zoinho, visto que mais não poderia fazer pois nem eleitor sou. Torci abertamente e em meus textos defendi a sua candidatura e não me arrependo. Não fui vencedor na eleição de Jonas e muito menos fui perdedor na derrota de Zoinho. As vitórias e as derrotas são únicas e exclusivas de seus protagonistas. Nem eu, nem este pobre doente a quem me referi tem qualquer responsabilidade fundamental sobre elas. Tenho certeza de que esse desqualificado pretende que eu o propague e o declare como inimigo. Modéstia a parte, ele não tem cacife para ser meu inimigo. Cresça e entre na fila. Não vou divulgar seu nome pois não faço apologia para as drogas.
Mas vamos ao que interessa: o resultado das eleições de Volta Redonda.
Neto foi reeleito. Esse ó fato. Tem assegurado um ciclo initerrupto de 20 anos a frente da prefeitura de Volta Redonda. Teve méritos para isso? Indubitavelmente. Avanços sociais importantes, obras impactantes, participação efetiva na vida esportiva do município, uma extensa agenda cultural e um bairrismo exacerbado são marcas de sua gestão e caem no gosto popular. A saúde e a educação, se não são um primor, pelo menos destacam-se no cenário regional. Mas nada será como antes.
Neto, pela primeira vez, enfrentará uma oposição vigilante e estruturada graças a confiança adquirida com a votação respeitável obtida nas urnas contra uma máquina pública eleitoral jamais vista em nossa região. Presidente, vice-presidente, ex-presidente, governador, vice, prefeito do Rio, ministros, constituíram uma tropa de choque portentosa e assustadora. Do outro lado, havia apenas um homem simplório, com notórias dificuldades de verbalização e a força de sua ousadia. Quase deu.
Neto não ganhou no primeiro turno pois ao invés de dedicar as suas horas vagas para se aproximar de seu povo, dando contas e ouvindo seus eleitores, partiu para outras cidades carregando sua auto-suficiência e egocentrismo no colo. Saiu arranhado e teve que suar dobrado para refazer as suas bases. Só isso já valeu muito a pena. O fato lamentável do embate foi a postura de Neto insandecido. Nunca imaginei que aquele simpático e pacato orador, esbravejasse e criminalmente acusasse seu opositor em rede de televisão. Infelizmente, Zoinho não soube defender-se de forma inteligente.
No primeiro debate na BAND, onde os dois foram irreconhecíveis (o pior debate de todos os tempos), não houve grande influência no resultado, mas o segundo, na RIO SUL, foi determinante para a vitória de Neto. Mudando o tom do dia anterior, provavelmente amparado por técnicos avaliadores, Neto foi mais propositivo e demonstrou, o que não era surpresa para ninguém, que estava pessoalmente mais qualificado. Reitero que uma administração não se sucede bem ou mal somente pela qualificação do prefeito. A condução e escolha dos seus colaboradores mais importantes é que definem o extrato de uma gestão. Neto está atrelado a vários nomes que perderam o ciclo da renovação enquanto Zoinho poderia dar novos ares e delegar responsabilidades para novas pessoas, e especialmente por isso, acreditei que poderia fazer um governo ainda melhor do que Neto, sempre o tendo como parâmetro a ser superado.
Outro fator determinante no pleito, embora a meu ver, imoral, foi o sucesso no emprego do MEDO nos eleitores de Volta Redonda. O cidadão comum, que foi o autor da vitória, não esbraveja, não vai as ruas, não entra em discussões acaloradas, mas percebe tudo em seu entorno. E esse eleitor, mesmo ciente de que a administração poderia e deveria produzir mais, em seu consciente qualificou Zoinho como um risco para a segurança da cidade e sua rotina ordeira. Neto e sua equipe conseguiram, com sucesso, aliada a inocência e fragilidade da  equipe adversária, rotular Zoinho como um candidato extremamente perigoso. Os apoiadores de Nilópolis, acostumados a uma forma mais incisiva de abordagem, também inocentemente contribuíram para a criação dessse dogma. A Igreja Católica, também embarcou nessa onda e também teve fundamental papel na decisão.
Zoinho sai com um capital de mais de 70 mil votos e isso é altamente relevante, porém, para vislumbrar maior êxito no futuro, precisa de um auto "recall" e de muito estudo. Zoinho precisa ficar mais independente de marketings e papéis decoráveis e implantar na sua própria linha de raciocínio, modelos de gestão e conhecimento administrativo. Carisma ele tem, vontade e raça idem, mas ainda é pouco. Um líder tem que se qualificar e adotar uma agenda propositiva e sustentável para poder galgar ainda maior êxito.
O bom disso tudo, é que Neto deve ter aprendido que precisa retomar a sua humildade e precisa estar mais atento as vozes periféricas e não somente ater-se a ouvir aqueles que falam o que lhe é conveniente e agradável.
Neto terá na CMVR, uma oposição experiente que provavelmente terá como artífice-mor seu antigo aliado, Paulo Baltazar, que optou por retomar as origens de seus primeiros passos políticos, só que agora, com muito mais experiência. Isso por si só, fará Neto sair de seu marasmo e de sua redoma de conforto para revigorar-se e tentar perpeturar seu home na história.
Párabéns, Zoinho e Rogério Loureiro, a luta de vocês trará enormes benefícios para o povo de Volta Redonda. Se vocês não chegassem ao segundo turno, Volta Redonda não teria a promessa de bilhete único, de hospital pediátrico, de revisão do PCCS, de troca de secretários, entre outras promessas que Neto foi obrigado a fazer para derrotá-los.
Boa sorte, Neto, e recomendo que cuide da sua cidade e deixe seus vizinhos resolverem os seus problemas. Volta Redonda te escolheu e precisa de você. Nós, não.

27 comentários:

  1. Bom comentário Julinho, mas isto não tira a certeza de que cada eleição é uma eleição. Assim como acredito que jonas não se reelegerá,também creio que o Zoinho não conseguirá, sequer, reeleger-se deputado federal.
    O povo da região quer mudança. Esta mudança não atende pelo nome de políticos existentes, consagrados ou não nas urnas.
    além de tudo, o ficha limpa veio para ficar e muitos não conseguem mostrar que são ficha limpa, mesmo sem ter processos, não é verdade?

    Um abraço.

    AUGUSTO

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte aos prefeitos eleitos, que Neto se reinvente e ouse nesse mandato e que Jonas mostre MUDANÇA de fato e não ressucite raposas velhas que com muito custo foram eximadas da politica. Agora são 4 anos pra eles mostrarem seu potencial, e cumprir as promessas de campanha. Que eles tenham sorte e sobre tudo muita competencia pois a região agradece!

    ResponderExcluir
  3. Augusto concordo com você, o Jonas já uma grande decepção. Votei nele e estou arrependido pois ele não entende de nada nem de escolha de secretários e está batendo em portas sujas. Tenho um informante quente de confiança do Jonas, o cara é fraco para umas paradas e por isso abre o bico e dá o serviço. A parada é mais sinistra q vc pode imaginar.

    ResponderExcluir
  4. Julio, é verdade que o Zé Renato enviou o PCCV para Câmara? só acredito vendo. Se for mentira ou verdade, vc irá nos manter informado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não chegou, não tem sentido, nem ética, nem lógica, nem legalidade chegar, mas se chegar, IMEDIATAMENTE manterei informado.

      Excluir
    2. Eu soube q o Jonas não tem mulher é verdade Julinho. Ele é igual ao Neto? kkkkkkkkkkkkkkkk Passa umas fotinhas daquelas de sexta feira para ele.

      Excluir
    3. Engano. Jonas tem uma senhora mulher, em todos os aspectos. Guerreira, parceira, bonita e lutadora.

      Excluir
    4. se não tiver mulher, posso ser? quero ser a primeira dama!
      eu quero, quero sim

      Excluir
    5. JULINHO, O ZÉ RENATO VAI MANDAR O PCCS PARA A CÂMARA. EXISTE UM MOVIMENTO NOS PORÕES DO PODER, QUE CONTA COM A SIMPATIA DO JONAS, E O APOIO EXPLÍCITO DE NILTON DO SINDICATO, QUE PRETENDE APROVAR ESTE PLANO.
      PERGUNTA-SE:

      1 - POR QUE O ZÉ RENATO QUER A APROVAÇÃO DO PLANO?
      R: VAIDADES, DO RONALDO BARBOSA E DO PRÓRPIO ZÉ, CUMULADO COM O INTERESSE DOS MAIORES SALÁRIOS DA PMBM, SEUS SECRETÁRIOS QUE VÃO ABOCANHAR SIGNIFICATIVA PARCELA EM SEUS VENCIMENTOS.
      2 - POR QUE JONAS VAI APOIAR VELADAMENTE?
      R: PORQUE ASSIM FICA LIVRE DA MAIOR E MAIS PERIGOSA PROMESSA, QUAL SEJA FAZER UM PCCS. ELE, JONAS, VAI DIZER QUE O PCCS JÁ FOI VOTADO, COM O APOIO DO SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS, E DEIXARÁ O ASSUNTO SER DISCUTIDO DURANTE ANOS E ANOS DE SEU CURTO E ÚNICO MANDATO.

      PARECE A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO, MAS É VERDADE.

      WESLEI DO SIDERLÂNDIA

      Excluir
  5. Julio,

    Me confirma, mesmo se for apenas boato, ok?
    É verdade que o tal do Mirinho será o novo secretário de Fazenda, ou algo desta importancia no governo do Jonas?
    Já estou ficando arrependido, só com esse boato...

    Um servidor

    ResponderExcluir
  6. Não vejo sentido nisso, mas não sei informar.Espero que todos tenham paciencia e confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mirinho é o homem da Refinaria de Manguinhos. Oh povinho, ele não vai abandonar aquela mina. O Elmirinho Chiesse Coutinho Junior quer vingar os inimigos do pai dele se sobrar tempo. Ele fez um investimento colocar umas paradas ai para ganhar na PMBM. Vai desbancar o Pezão e o Sérgio Cabral em Barra Mansa, ruim p povo. Aguardem

      Excluir
  7. O mudar para ser feliz foi inspiração sua Jholinho? "POLÊMICO, MAS SEM MEDO DE SER FELIZ"? Muita gente está pensando seriamente deixar a cidade com medo do que tal felicidade significa.

    ResponderExcluir
  8. JULIO,AGRADEÇO A DEUS POR TER JORNALISTAS COMO VC EM NOSSO PAIS,PRECISAMOS DESSE TIPO DE JORNALISTA,SERIO,QUE NAO TEM MEDO DE FALAR A VERDADE E INFORMAR A POPULAÇAO AS NOTICIAS VERIDICAS OBRIGADA MESMO.CONFESSO Q DESCOBRI SEU BLOG POR CURIOSIDADE,MAS ADOREI E A UMA SEMANA ACESSO ELE TODOS OS DIAS PARA LER AS MATERIAS Q VC POSTA,A GENTE COMEÇA A LER E NAO CONSEGUE MAIS PARAR E IMPRESSIONANTE.APRENDI MUITO SOBRE POLITICA E VI Q NAO PODEMOS CONFIAR EM QUALQUER POLITICO,EU DIRIA Q SAI DA IGNORANCIA SOBRE POLITICA,E DAQUI PARA FRENTE VOU VALORIZAR AINDA MAIS MEU VOTO.OBRIGADA,CLAUDIA

    ResponderExcluir
  9. julio sou de volta redonda, fui eu q pedi pra vc fazer uma analise profunda do pleito em curso. parabens, nao conhecia seu blog e nem a vc, mas passei admira-lo. estarei atento ao seu comentarios. acho que vc foi alfinetado numa radio de bm hj pela manham de aliado ao preito reeleito nao citou seu nome mas entendi pois chamou seu blog de bloguinho. mas te faço um pedido se vc tem experiencia e pode ajudar muito o zoinho e o jonas orientando-os o lonas vc conhece e o zoinho se nao tem amizade chama pra um papo vc ja deu a luz neste cmentario agora amigo vai a campo ninguem sabe tudo e qm sabe passa adiante eu sentei com um acessor do zoinho e dei sugestao q nao foi aplicada que poderia render alguns votos a ambos nao fui ouvido ambos perderam entao va ao zoinho diretamente.

    obrigado

    ass, simples cidadao

    ResponderExcluir
  10. PRÓ - BARRA MANSA E ZOINHO29 de outubro de 2012 às 17:13

    Vixê, Ave-maria, que cidade provinciana. Eu não votei no Jonas para ficar discutindo a sua vida particular! Se ele não tem mulher, ele é o quê? Se ele tem e daí? Isso muda a cotação do feijão com arroz? O quase ex-prefeito tem esposa e é uma bruaca, eu preferia não ter.
    Agora a turma do “bem” quer escalar o secretariado do Jonas, segundo os critérios que mais lhes convém. O secretariado do Jonas só existe na cabeça do prefeito eleito, ele tem tempo para incubá-lo e pronto. Não tem zinho nem zinha. Certo mesmo só o prefeito Jonas e o vice Jorge. O resto é especulação furada.

    ResponderExcluir
  11. Em tempo: Julio não é Jornalista.
    Dário Costa

    ResponderExcluir
  12. Julio,seu comentario a respeito do Neto e de sua administraçao é prfeito e a respeito do Zoinho também,mas me preocupa Barra Mansa,pois se for verdade o que se vem falando a respeito do secretariado do Jonas,como Mirinho na secretaria de fazenda,vai ficar dificil ter confiança e paciencia,e começaremos a ver nossas esperanças ruirem.Eu MUDEI PARA REALMENTE SER FELIZ e não PARA TENTAR SER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei só existem dois secretários convidados até o momento. Jonas tem mais dois meses para analisar sem pressão de lado algum. Deixem-no exercer o direito que o povo lhe concedeu e parem de especulações, por gentileza.

      Excluir
    2. Julio,

      Poderia compartilhar conosco esses dois nomes que realmente foram convidados?

      Excluir
    3. Douglas,
      Pelo que me consta: Tuca no Desenvolvimento Econômico e Ismael na Saúde, porém reitero que não ouvi isso da boca de Jonas, portanto, é sujeito à confirmação.

      Excluir
  13. Parabéns pelo seu blog, Julinho!
    Tenha certeza que você tem contribuído para formar opinião. Óbvio, que boa parte das pessoas que acessam o seu blog, não seguem suas opiniões às cegas, mas as tomam para reflexão. Consequência disso é que mentes são aperfeiçoadas.
    Se tiver interesse acesse www.educbarramansa.blogspot.com. Gostaria de ouvir sua opinião.
    Alexander (um pai preocupado com a educação).

    ResponderExcluir
  14. Julinho, acabei de lhe enviar um comentário.
    Nele existe um pequeno erro.
    Tendo interesse em acessar o endereço que lhe enviei, o correto é: educbarramansa.blogspot.com

    Alexander (um pai preocupado com a educação)

    ResponderExcluir
  15. VOLTA REDONDA PERDEU A OPORTUNIDADE DE MUDANÇA DE VERDADE PARA SER FELIZ, EM VIRTUDE DO MEDO DE HOJE E DO AMANHÃ EM DECORRÊNCIA DOS ÚLTIMOS 16 ANOS. REALMENTE ESPERO QUE À MÉDIO E LONGO PRAZO ESTA CONTA NÃO VENHA A SAIR CARA PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES DA CIDADE DO AÇO.

    ResponderExcluir
  16. Acho que vocês que ficam falando da vida da esposa de Jonas, deveriam conhecê-la, pra depois criticá-la. Pois é uma falta de respeito com sua pessoa, é trabalhadora, decente, honesta. Antes mesmo que seu marido fosse eleito. Acompanhou-o independente de entrar na política e que eu saiba é uma mãe de família, que deveria ser mais respeitada. Procurem conhecer antes de falar bobagem das pessoas. Apesar de que qualquer que seja o motivo ela é um ser humano que não fez mal a ninguem para ser destradada levianamente aqui.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.