terça-feira, 30 de outubro de 2012

RAIO X DO SEGUNDO TURNO NO PAÍS (4).

DESEMPENHO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA.
Após o resultado das eleições em Volta Redonda, muitos estão equivocadamente desleixando de Insitutos de pesquisa GERP e  ORBITAL, e por outro lado, enaltecendo o IBOPE. Sem querer desmerecer o IBOPE, que tem sua credibilidade afiançada em todo o território nacional, esclareço que a coisa não é bem assim. Nenhum Instituto de pesquisa tem como prever o desempenho de candidatos em debates na véspera da eleição nem pode prever o trabalho e contingência de "boca-de-urna" no dia do pleito. O próprio prefeito Neto sabia que a eleição estava acirradíssima e só seria decidida no dia, conforme ele próprio falou em sua última reunião de campanha com seus inúmeros colaboradores. O IBOPE teve méritos e sorte de cravar o resultado, mas em todo o país, também cometeu os seus deslizes, conforme relatamos abaixo, apesar da margem de acerto de todos os Institutos nacionais ter ficado muito acima do esperado.
1. Em Ponta Grossa (PR), o IBOPE realizou pesquisa entre 17 à 19 de outubro e seus números apontavam a vitória de Péricles (PT) com 55%, porém o vencedor foi Marcelo Rangel (PPS).
2. Em Porto Velho (RO), o IBOPE realizou pesquisa na véspera do pleito, entre 24 à 26 de agosto, e apesar de acertar o vencedor, Mauro Nazif (PSB), o índice obtido foi superior ao previsto e a soma da margem de erro.
3. Em Florianópolis (SC), o IBOPE realizou pesquisa entre 14 à 16 de agosto, e seus números apontavam a vitória de Gean Loureiro (PMDB), com 54%. No final Gean teve apenas 47% e a vitória ficou com Cezar Souza Jr. (PSD), com 53%, ao invés dos 46% previstos pelo IBOPE.
4. Em Joinvile (SC) aconteceu o erro mais gritante. O IBOPE realizou pesquisa entre 14 à 16 de agosto, e seus números apontavam a tranquila vitória de Kennedy Nunes (PSD) com 64%, contra 36% de Udo Dohler (PMDB). O resultado foi totalmente contrário: Udo Dohler 55% e Kennedy 45%.
No estado do Rio, o IBOPE também errou os percentuais acima da margem de erro em Niterói, o que aconteceu também com o GERP em Nova Iguaçu e Volta Redonda e com o Instituto Ulrich em São Gonçalo, mas nada que caracterize ma fé ou falta de profissionalismo.
A pesquisa eleitoral no Brasil atingiu um nível de excelência reconhecido internacionalmente, mas daí a prever  planejamentos amadores e estratégias bélicas no dia do pleito, há uma distância incalculável da qual nem a Mãe Dinah, no auge de seu embuste, conseguiria adivinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.