quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CARAMUJOS AFRICANOS.

IDENTIFICADO RISCO EM SAUDADE.
Através de e-mail, recebemos a seguinte colaboração e solicitação, devidamente e propriamente atendida:
Não querendo tomar o teu precioso tempo, o que você pode fazer por nós ao combate dos CARAMUJOS AFRICANOS, este que nos causa tanto temor, e que também fortifica a DENGUE? Parece uma brincadeira! Mas não é. Temo pelas crianças que sem maldade alguma ainda pegam para brincar no bairro Saudade, ainda não posso confirmar, mais sei que pelo bairro já estão avançando dia a dia.
Obs: QUE DOENÇAS O CARAMUJO AFRICANO PROVOCA?
· Pode transmitir dois vermes:
- Angiostrongylos cantonensis – causador da angiostrongilíase meningoencefálica humana, que tem comoi sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez da nuca e distúrbios do sistema nervoso.
- Angiostrongytus costaricensis – causador da abgiostrongilíase abdominal, doença grave que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal. Tem como sintomas dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômitos.
· A identificação do verme é difícil, pois os ovos do mesmo não aparecem nas fezes dos doentes e o próprio verme é desconhecido da maioria dos médicos sanitaristas e protologistas.
· A simples manipulação dos caramujos vivos pode causar contaminação, pois os vermes podem ser encontrados na secreção dos caramujos.
Ao se instalar em hortas e pomares, o caramujo pode contaminar verduras, frutas e disseminar doenças.
· Não abandone ao ar livre as conchas do caramujo gigante africano sem destruí-las, pois as mesmas servirão como criadouros naturais para o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela.
O QUE FAZER QUANDO ENCONTRAR UM CARAMUJO GIGANTE AFRICANO?
· Certifique-se que é mesmo o caramujo gigante africano. Em caso de dúvida, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou a Regional de Saúde.
· Recolha os caramujos manualmente, sempre com luvas descartáveis ou sacos plásticos.
· Para matá-los, deve-se queima-los dentro de latas ou tonéis. Depois quebrar as conchas e enterrá-las. Também pode-se simplesmente esmaga-los e enterra-los.
· Não coloque os caramujos no lixo, pois poderão estar transferindo a infestação.
ATENÇÃO
· Não use veneno, pois afeta o meio ambiente e não o molusco.
· Só pegue o molusco se estiver com luvas ou com saco plástico envolvendo as mãos. Assim, o caramujo não transmite doenças.
· Não deixe em seu terreno telhas, tijolos, sobras de construções ou excesso de plantas. Eles servem de criadouros.
Obrigada pela tua atenção e vamos a luta a força movente, antes que possa causar danos nos nossos familiares e amigos e a humanidade.
Um grande abraço de ATYNA.

11 comentários:

  1. ME DESCULPE USAR ESSE ESPAÇO PARA PERGUNTAR!

    É VERDADE QUE O CLAUDIO CHIESSE, QUE É CAPACHO DO PREFEITO NETO, SERÁ NOMEADO PARA ALGUMA SECRETARIA DO GOVERNO JONAS MARINS!?!?
    O CARA MORA EM BARRA MANSA, NUNCA FEZ NADA PELA CIDADE E FARA PARTE DO GOVERNO DE JONAS?
    SE FOR ISSO MESMO, ESTÁ COMEÇANDO MUITO, MUITO MAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio, mas Claudio, a meu ver, é uma boa pessoa e pode contribuir com qualquer cidade de nossa região.

      Excluir
    2. CONFIRMADO: BARRACKO OBAMA FARÁ PARTE DO SECRETARIADO DE JONAS MARINS!

      Excluir
    3. PÔ JULINHO, ELE PODE ATÉ SER BOA PESSOA, MAS DE QUE SERVE, PRECISAMOS DE GENTE MAIS QUALIFICADA, NÃO SE ESQUEÇA QUE NOSSA LETARGIA SE DEVE A VÁRIAS PESSOAS BOAS, PORÉM SEM QUALIFICAÇÃO PARA OS CARGOS QUE OCUPARAM.

      Excluir
    4. Achar essa gente mais qualificada para ganhar 6.000 líquidos por mês e ser alvo de toda a sorte de críticas e patrulhamentos para exercer o cargo com honestidade, não é tarefa fácil.

      Excluir
    5. Qual o profissional que recebe seis mil Reais "líquidos" (sem descontos de qualquer espécie) no mercado de trabalho da região?... Algum jornalista, radialista, apresentador de telejornal, funcionário de grandes empresas (mesmo com curso superior)... Quem?...

      Seu universo deve se restringir a grandes comerciantes, donos de empresas de transporte, supermercadistas e outros do gênero que formam uma pequena fração da sociedade, mas certamente há muita gente competente que aceita, sim senhor, trabalhar BEM por valor bem menor que os seis mil Reais propostos...

      Al Fatah Onofre, o emir cicutiano...

      Excluir
  2. Muito bom essas informações, só que a cidade toda está com caramujo. Só o prefeito e a SMS não vê.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. JA QUE TOCARAO NO NOME DO JONAS, SO TENHO UMA A DIZER.MINHA OPNIAO.
    VOTEI NO JONAS NO ULTIMO MINUTO, MAIS JA ESTOU ARREPENDIDO,SEU SECRETARIADO VAO FAZER COISAS PIORES QUE OS DO ZE.

    ResponderExcluir
  4. Será que conseguem essa façanha? O Zé só perdeu por IP pelas demissões e 400%. Ainda tenho esperança na mudança. Votei antes dele ser candidato. Queria saber sobre os secretários possíveis. Administração, Fazenda, Susesp, Planejamento, Procuradoria e Governo. Pelos menos os candidatos.

    ResponderExcluir
  5. estes caramujos, dá uma linda sopa!

    ResponderExcluir
  6. A REDAÇÃO DO ENEM FOI SOBRE A IMIGRAÇÃO NO SÉCULO XXI PARA O BRASIL, PORTANTO ESSES CARAMUJOS SÃO OS IMIGRANTES AFRICANOS QUE VIERAM PARA BARRA MANSA, DEIXA ELES TRABALHAREM!

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.