terça-feira, 27 de novembro de 2012

MAIS QUE UMA IDEIA, UM IDEAL.

CRIATIVIDADE CONTRA A MÁ FÉ.
Entre tantos escândalos e suspeitas de ilicitudes envolvendo os doze anos ininterruptos de adminstração do PMDB em Barra Mansa, apesar de não serem poucos, um dos que mais chocou a população da cidade foram as suspeitas de contabilidades paralelas e desvios financeiros no tocante a realização de festas populares na cidade, enfatizando-se a locação de barracas e cessão de espaço de comercialização de comestíveis e bebidas, aliadas a supostas práticas correlatas, também suspeitas, como a exploração de estacionamentos em áreas públicas e contratação de artistas, "seguranças", locação de equipamentos, tendas, palcos, sonorizações, iluminações, sanitários químicos, etc., para realização de festividades sem as devidas e públicas prestações de contas e comprovantes de pagamentos.
Creio que o próximo governo, além de fazer uma varredura nesse segmento, com a desejada ajuda da Câmara Municipal através de criação de Comissão Especial de Inquérito para tal fim, precisa urgentemente criar mecanismos para evitar que tais manobras ilegais, se realmente aconteceram, jamais se repitam.
Primeiramente, manifesto que sou totalmente avesso a cessão das respectivas áreas para comerciantes ou "barraqueiros" de fora da cidade, que em nada contribuem para nosso desenvolvimento, dirigindo-se para cá somente em momentos convenientes de exploração comercial. Barra Mansa já tem uma economia muito debilitada para que nossos munícipes gastem os rendimentos de seus trabalhos em prol de "empresários" forasteiros e oportunistas, supostamente macomunados com membros da adminsitração municipal, que nos oferecem produtos de origem duvidosa colocando em risco a saúde de nossos munícipes. Não trata-se de bairrismo, mas de lógica tributária, lisura adminstrativa e prevenção salutar.
Por outro lado, temos diversas instituições que clamam por apoio financeiro da prefeitura para sua manutenção, como creches públicas, entidades benemerentes, asilos, instituições de filantropia, escolas de samba, blocos carnavalescos e associações de moradores.
Partindo do princípio bíblico que é mais saudável ensinar a pescar do que doar o peixe, creio que nas festas populares da prefeitura, a secretaria de cultura, em conluio com a secretaria de desenvolvimento econômico, a secretaria de desenvolvimento rural, a secretaria de ordem pública e os serviço de vigilância sanitária, deveria traçar roteiros de suporte técnico para que essas entidades venham a obter os lucros advindos da exploração comercial nos eventos públicos ou patrocinados pela prefeitura de Barra Mansa em conformidade com o calendário anual de eventos da cidade, resguardando-se as melhores condições de higiene e armazenamento de produtos.
Quem trabalhar mais e melhor, terá melhores resultados financeiros e por conseguinte, poderá devolver à comunidade melhor trabalho social ou cultural. Por exemplo, ao invés da prefeitura de Barra Mansa doar anualmente uma mixórdia para compra de fantasias, instrumentos e alegorias para as agremiações carnavalescas, a partir daí tornar-se-ia independente de tal enfado orçamentário, posto que ao oferecer condições de trabalho e geração de renda para essas instituições, cada qual teria o êxito merecido de acordo com sua labuta e criatividade, tendo como benefício suplementar a imediata propagação dos eventos pelas partes diretamente interessadas na sua divulgação e sucesso, que tornar-se-iam mais amplas e democratizadas.
Tais balanços financeiros seriam acompanhados e cobrados pelas comunidades atendidas, que por sua vez, fiscalizariam e zelariam para a adequada aplicação de lucros e vantagens.
Evidentemente que há de se excetuar da restrição sugerida os comerciantes lotados na própria cidade que também passariam a ter preferência de domínio e veiculação de produtos, através de locações remuneradas a preços justos e aplicáveis para que a população também tenha direito a preços exequíveis para o consumo final. 
Tudo isso com apoio técnico e aparato de manutenção centralizado pela prefeitura, que deveria sugerir cardápios, preços e apoio logístico, talvez até em parceira com serviços de qualificação profissional técnica ou secundária. Além de se gerar renda, precisamos formar valores e trabalhadores aptos para ingressarem na iniciativa privada, absolutamente carente de mão de obra para tal segmento.
Basta trabalho em sociedade.
Basta respeito pela comunidade.
Basta boa vontade e criatividade.
Basta amor pela nossa cidade.
Basta vergonha na cara e honestidade.

10 comentários:

  1. julio muito se fala de vc algumas verdades outras mentiras, começamos pelas mentiras vc nao e viado, nao e traíra,nao e mau chefe de familha, nao e oportunista, nao e mau caráter em fim vc e uma cara bacana.e as verdades, falta de modéstia, e inteligente dai a falta de modéstia, e metido, arrogante.este meu raciocínio me leva a crer que apesar de vc nao reivindicar cargos na prefeitura na media vc estaria credenciado para exercer qualquer cargo no secretariado do jonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK. Viado? Realmente não sou nem nunca fui nem serei mas nada contra quem tem essa opção. Traíra? Jamais. Cansei de perder oportunidades por não desonrar a confiança que amigos que a depositaram. A gratidão é um bem do qual jamais me desgarrarei, custe o que custar. Mau chefe de família? Creio que não pois sou casado há 29 anos com a mesma mulher e nos amamos declaradamente, assim como os meus filhos e neta. Oportunista? Também não pelas mesmas razões expostas no tópico "traíra". Quanto a ser bacana, isso não é avaliação que eu possa fazer de mim mesmo. Falta de modéstia? Em parte. Metido? Talvez. Arrogante? Talvez, para alguns que julgo merecer. Inteligente? Creio que o suficiente para despertar algumas invejas e maledicências. Apto a exercer qualquer cargo? Nem todos, mas alguns, certamente, embora não os pleiteie.
      De qualquer forma, obrigado.

      Excluir
  2. BOMBA, ESTA SENDO GESTADO NA CAMARA UM ESTELIONATO ELEITORAL, DEPOIS DO PRESIDENTE TER IDO AS RADIOS E JORNAIS DIZENDO QUE NAO IA ALMENTAR OS SALARIOS DOS VEREADORES, SECRETARIOS E PREFEITO E COM ESSA MEDIDA FOI MUITO ELOGIADO PELA POPULAÇAO E CONSEQUENTEMENTE GANHOU MUITOS VOTOS.AGORA PASSA A ELEIÇAO A SURPRESA VAO ALMENTAR OS SALARIOS.ZE ALBEL ENTRE NA JUSTIÇA E CASSE O MANDADO DESTE PRESIDENTE,POR ESTELIONATO ELEITORAL.ISTO E UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma mentira absurda. É evidente e justo que alguns vereadores pleiteiem um aumento pois o salário de vereador em Barra Mansa está muito defasado em relação a região e ao resto do país em cidades do mesmo porte, mas o presidente Luis Antônio jamais capitanearia tal movimento.

      Excluir
  3. “Creio que o próximo governo, além de fazer uma varredura nesse segmento, com a desejada ajuda da Câmara Municipal através de criação de Comissão Especial de Inquérito para tal fim, precisa urgentemente criar mecanismos para evitar que tais manobras ilegais, se realmente aconteceram, jamais se repitam”. Mais uma frase que entra para as melhores do ano, em um artigo bem escrito, usando a técnica da pirâmide invertida, diga-se de passagem. Apesar de eu achar que faltou um ponto final na segunda linha que só aumentaria o suspense que todo o artigo carrega. Isso não diminuiu em nada o que o artigo é: uma peça de criatividade, com um final inventivo. Todo o post beira o ensaio. Só mais uma coisa que faltou: qual a diferença entre comissão especial de inquérito e comissão parlamentar de inquérito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a menção e esclareço:
      No Regimento da Câmara Municipal de Barra Mansa não existe a figura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), mas duas alternativas de averiguação e investigação:
      1. C.E.I. (Comissão Especial de Inquérito), para averiguação e coleta de depoimentos e informações sobre suspeita fundada, e
      2. C.I.P. (Comissão de Investigação e Processantes, para tomar decisão sobre fato constatado e solidificado em irregulridade.
      Um abraço.

      Excluir
    2. nos bastidores da politica dizem que quem mais esta pressionando o presidente da camará para aumentar os salários dos vereadores secretários e prefeito e os futuros secretários,inclusive com mais apetite o de governo,que podia acrescentar em seu valoroso currículo (esperteza financeira). Julinho junte-se a nos em defesa de uma politica seria.obs.realmente os salários são baixos,mas foi dado a palavra que não ia ser aumentado nos próximos 4 anos.

      Excluir
    3. A VERDADE VAI APARECER SOBRE O AUMENTO PARA OS VEREADORES QUEM ESTA ARTICULANDO E O VEREADOR BAIANINHO.PORQUE NO GOVERNO DO JONAS ELE ESTA FORA.

      Excluir
    4. Não há porque esconder nada, o tribunal de contas não entende o aumento de vereadores após o pleito, mas como sou apologista da verdade e sou desafeto a hipocrisia reinante na política brasileira, quero deixar bem claro que poder misturado com baixo salário é o maior convite a corrupção que existe. Precisamos reconhecer que tem responsabilidade pública precisa ser bem remunerada, não somente para que os cargos sejam convidativos à pessoas capacitadas como para evitar sedução por dinheiro ilícito. Enquanto o Brasil não reconhecer isso, continuaremos nadando na demagogia e na fraude.

      Excluir
    5. Quem não serve para defender os seus direitos não serve para defender os direitos do povo, o resto é hipocrisia.

      Excluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.