quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CARTA ABERTA AO PREFEITO ELEITO JONAS MARINS.

SINCERAMENTE E SEMPRE.
Meu amigo e meu prefeito,
Para deixar tudo muito claro, antes que os oportunistas e covardes enlameiem as nossas vidas, ofereço-lhe esse sincero depoimento:
Até agora, ainda vez ou outra, surge comentário sobre o fato de meu nome não ter sido indicado para ocupar o cargo de Superitendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa. O tema, embora por vezes agradável por perceber que alguns têm apreço pelo meu nome, é assaz desgastante e vencido. Temos um secretário nomeado por você, Claudio Chiesse, com muita propriedade para exercer um belo trabalho e a quem estarei permanentemente disposto a colaborar graciosamente. Mais uma vez venho esclarecer, com absoluta sinceridade, que o único cargo que me seduziria na prefeitura seria esse, mas me traria enormes dissabores se me fosse oferecido. Se continuar no meu cargo do legislativo, provavelmente perceberei mais do que o subsídio de secretário e terei muito menos exposição e cobranças. Se você tivesse me pedido, a título de colaboração, não declinaria do desafio, porém ciente de que trabalharia muito mais, me colocaria numa enorme vidraça e honraria com a confiança depositada, o que prejudicaria sobremaneira meus finais de semana e momentos de lazer, assim como me afastaria de amigos e familiares. Por fidelidade a causa, a você e a cidade, não recusaria, mas ciente de que estaria me colocando numa jaula de leões vorazes e sanguinários. Para você, isso também seria prejudicial, em parte. Meu nome, desde garoto, atrai alguns mas incomoda muitos. Meu jeito de ser, franco e desprovido, não é simpático. Me expus demais durante esses últimos três anos e tinha plena ciência da conta que pagaria por optar em não economizar esforços para ajudar a população de Barra Mansa desvendar o mal travestido de "bem" que cegou a cidade por quase doze anos. Ninguém assume uma postura dessas impunemente, ainda mais numa cidade, que pelo seu momento econômico ruim associado ao declínio financeiro de diversas famílias tradicionais da cidade, adota na inveja um de seus procedimentos mais rudimentares. Nunca me iludi ou achei que viraria herói. Sabia que as inimizades cresceriam em disproporção a admiração captada. Pelo papel que exerci neste pleito, e não sou falso modesto para minimizá-lo, saberia que imediatamente após a divulgação do resultado final, não faltariam pessoas para cercá-lo  defenestrando meu nome. Não sabem o bem que acabaram me fazendo, mas certamente, a intenção não foi essa. Pessoas que assumem alguma projeção, em cidades de médio porte e com tendências reacionárias, são invariavelmente apedrejadas, e quase unanimemente, pelas costas. Sei que muitos nutrem opiniões contrárias a minha pessoa, pena que poucas tem a ousadia de fazer isso às claras. Sou acostumado com isso desde a mais tenra idade. Quis Deus que minha trajetória fosse assim. Desde garoto, quando fazia relativo sucesso com as meninas, sou alvo de despeitos e perjúrias. Depois, a vida me colocou em evidência nos meus postos de trabalho, seja no Banerj, na direção do SAAE, na Secretaria de Governo, na Secretaria de Gabinete, no Departamento de Fiscalização Tributária, na Câmara, na promoção de shows, nos cerimoniais, no rádio, nos jornais, na televisão ou neste Blog. Não poderia ser diferente e tenho isso tudo muito bem resolvido na minha cabeça. Por onde passei houve audiência, e onde há audiência há polêmica e inveja. Fui o primeiro a literalmente colocar a bunda na janela e dar a cara a tapa para tirar este governo municipal que aí está. Quem fica na sombra não é criticado, mas basta seu nome entrar em evidência para as pedras serem lançadas, principalmente pelos arautos da aristocracia fracassada que motivaram esse Blog em sua primeira publicação contra o que rotulei de A DITADURA DO SILÊNCIO ABSOLUTO.
Você deve estar percebendo que tal fenômeno não acontece somente comigo. Bastou você anunciar alguns nomes que comporão o seu secretariado que toda a sorte de críticas apareceram contra os escolhidos. É assim mesmo, caro prefeito e amigo. Todos que têm seus nomes agraciados são linchados pela inveja reinante em municípios pequenos em valores sociais e será assim até que um dia, quando novas culturas e maneiras de educar imperarem, o nosso povo conseguir recuperar a auto estima e concentrar seus esforços e preocupações em coisas mais produtivas e significativas para o esplendor da sua própria vida em detrimento da ocupação com a vida alheia.
Nossa sociedade faliu, mas ao invés de a cruscificarmos temos que resgatá-la e lapidá-la, porém sem lhe dar mais ouvidos do que os merecidos. Creio que você está preocupado em comprovar para a suposta elite da cidade que tem capacidade. Não se preocupe demais com isso, meu caro. As urnas do Verbo Divino, Amparo e bancos da cidade, onde vota a maioria da suposta "elite", não lhe deram o voto de confiança. Quem apostou em você foram os jovens e os residentes nas periferias da cidade que querem se desgarrar das fórmulas administrativas empregadas até então, e que foram visivelmente fracassadas. Não tenha medo de ousar nem de chamar pessoas polêmicas para seu governo. São elas, somente elas, que terão ousadia para lhe ajudar a mudar a cara dessa cidade e realmente torná-la feliz. Os reacionários não querem mudança. Os reacionários querem boquinhas na prefeitura e a manutanção do pobre e podre "status quo" de suas vidas modorrentas que tornam quinzenas em janeiro de Cabo Frio nas suas maiores expectativas de vida e "glamour".
Hoje, num determinado Blog de um político local, o mesmo que conduziu e manipulou as formas mais torpes de ataques contra a sua campanha e nossas pessoas e famílias, há falsos e fartos  elogios para seus supostos escolhidos. É irmão pra cá, primo pra lá, maravilhoso acolá e assim por diante, tentando cínicamente, induzi-lo a convocar alguns outros do seu agrado pessoal. Chegou até a querer induzir que retaliarei o nome da sua esposa, a quem você sabe que prezo e admiro tal como você. Sei que você não é bobo nem tolo, mas mesmo assim,  lhe recomendo muito cuidado. Quem vive no meio sabe a maldade e a ambição que assolam esse lobo encardido em pele de cordeiro. 
Para finalizar, quero registrar publicamente, que, no momento, não preciso de cargo no seu governo. Falei isso textualmente em microfone na pequena festa que proporcionei em seu nome mês antes da eleição. Não volto atrás na palavra proferida e não voltarei atrás no apoio ofertado. Estou a sua inteira disposição para colaborar no que me couber, e colaboração sincera, as vezes se faz através de críticas construtivas. Vários governos municipais em Barra Mansa foram mal sucedidos pois os Chefes do Executivo procuraram se cercar de afagos e carícias verbais que não condiziam com a verdade dos fatos. Não se encastele. Não dê ouvidos a bajuladores. Não se conforme com nada. Queira sempre mais e melhor. Por mais bem sucedido que seja seu governo, sempre haverá uma forma de melhorar ainda mais e isso só será percebido através de críticas e opiniões adversas.
No dia que você me ligou, emocionado, agradecendo a declaração formal de apoio que inseri no meu Blog, dizendo que nossos pais, no Céu, na qualidade de grandes amigos que eram, estariam abraçados confraternizando a  nossa aliança, você me disse que queria o meu apoio na campanha e no governo. Meu apoio na campanha lhe dei com todas as forças que tinha e que descobri ter, e no seu governo não será diferente. Mesmo sem fazer parte de sua equipe direta, estarei atento a todas as oportunidades de ajudar a cidade que me acolheu e conquistou o meu amor. Tudo que seu governo fizer de bom repercutirá diretamente na minha família, especialmente em meus filhos e neta. É só isso que lhe pedi e mantenho e reafirmo o pleito.
Não estranhe o fato de permitir publicar toda a sorte de críticas no meu Blog. Democracia assim se constrói, e as vezes, da mais sórdida crítica, também pode se extrair algo de reflexível e producente. Não estranhe também se lhe fizer críticas administrativas, pois será a minha forma mais pura de colaborar contigo, mesmo que esteja errado, pois não sou e não tenho nenhuma pretensão de ser dono de verdade alguma, mas não me furtarei de fazê-las por comodidade, conveniência ou leniência.
Para finalizar, me desculpo por não ter procurado manter contato consigo desde o dia da eleição. Não quero ser mais um a lhe cercear a liberdade e o espaço para suas conclusões e decisões. Mesmo assim, creio que você sabe que pode contar comigo e não faltará oportunidade para renovarmaos mais um abraço e trocarmos ideias para o bem da nossa Barra Mansa que tanto precisa do seu êxito e sorte e quem sabe, novamente, ao som de um violão amigo, compartilharemos as músicas que tanto gostamos e nos fazem tão bem.
Saudações a todos os seus escolhidos para colaborar na árdua missão de resgatar o nosso desenvolvimento e prosperidade. Saudações a sua mãe, minha querida D. Vera, que tanto me acompanha no Blog no Facebook. Saudações aos seus filhos, diretos ou não, que devem estar laureados de orgulho pelos feitos do pai, que oriundo de família humilde e periférica, com apenas pouco mais de 40 anos, tem a missão de conduzir a nossa história futura. Saudações a sua esposa, Zezé, que assim como a minha, enfeitam com suas belezas os caminhos de nossas vidas. Saudações a seu irmão Jonathan, a quem aprendi considerar como se meu também fosse. Saudações aos nossos pais, que de onde estiverem, certamente estão orgulhosos de nossa obstinação.
Hora de arregaçar as mangas. Vamos à luta. Conte comigo. Sinceramente e sempre.

11 comentários:

  1. Muito grande, nem li! Já enviou para ele?
    Ele respondeu?

    Fica a dica... Os textos na internet devem ser rápidos e de fácil leitura!

    A gente sabe q vc esta super bem por não ter sido escolhido secretário de cultura! Ok?
    Queremos polêmicas e não "xororô"!

    Abraços!
    Camarguinho

    ResponderExcluir
  2. Quem tem coragem de tirar uma foto destas, com um prefeito eleito recentemente, sem conhecer qual será sua trajetória, pois trata-se de desconhecido políticamente, fervoroso à religião, ligado à maçonaria que enobrece a igreja universal e os evangélicos e partidário do comunismo está se expondo demais, portanto não pode reclamar nem se fazer de vítima, as reações contrárias, não se esqueça que um dia já deste o mesmo apoio que dás a ele agora; a nada mais nada menos que: Roosevelt Brasil, e deu no que deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse prefeito tá igual o disco do Latino, "tudo junto e misturado" CATOLICISMO, MAÇONARIA, IGREJA UNIVERSAL, EVANGÉLICOS, COMUNISMO, CAPITALISMO e tudo mais de ruim que há na face da terra,em Barra Mansa ele junta e mistura; NADER E CHIESSE, ZÉ E ADEMIR, deveriamos mandá-lo para a faixa de gaza, quem sabe ele consiga a união entre Judeus e Arabes.

      Excluir
  3. Voce vestiu a carapuça do Rodrigo Drable ?

    Faça sua vida sem se preocupar com a dele, pois voce tem luz própria e trouxe um grande bem para a cidade, quanto a ele, vai com quem ganha.

    ResponderExcluir
  4. Tem que investigar essa absurda venda do terreno do SAAE, como foi dito aqui.

    A empresa que comprou é da cidade da esposa do Zé Renato, e os sócios são primos dela.

    Isso é caso de Polícia Federal !!!!!

    ResponderExcluir
  5. Julio,
    vc eh um cara polemico e de forte posicao, por isso a figura de amor e odio a sua pessoa.
    O Rodrigo nada mais eh que um respresentante da elite cancerigena q assola BM a mais de 100 anos e que foi estirpada do poder por um cara que veio da Siderlandia, qdo iriam imaginar q um cara vindo da Siderlandia iria acabar com a festa da elitizinha podre de BM.

    Sds,


    ResponderExcluir
  6. Julinho,esta é a única atitude que vc poderia ter tido depois de ter apoiado o Jonas de peito aberto como vc fez.Sou classe media,funcionario público,não moro na periferia,mas tb votei no Jonas,mas temos que admitir que alguns nomes anunciados para o secretariado revelam que o prefeito eleito não e´tão independente e descompromissado.São nomes ligados á politicos[tuca],nome que faz parte da secretaria de cultura de VR que esta sendo investigada pelo ministerio publico[claudio chiesse],certamente nome ligado a 12 anos de um governo que sucateou a saude de BM [dr bernardo],só para ilustrar.Portanto Julinho entendo que as criticas ao Jonas pela escolha de alguns nomes seja por que se acreditou que realmente existiria uma mudança de fato e até o momento tudo indica que as coisas não mudaram como se esperava;tomara eu estar plenamente enganado,poi tb sou apaixonado por BM e quero que minha familia tenha orgulho de dizer que aqui vive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Até agora, com os nomes revelados para composição do secretariado, só sendo muito ingenuo para achar que o slogan da campanha do Jonas era para valer: Mudar para ser feliz.
      Não vejo a menor possibilidade de mudança com esse elenco. Na verdade cheira a continuismo e a população novamente comprou gato por lebre!
      Para ser feliz em Barra Mansa, só mudando daqui.

      Excluir
  7. É isso ai camarguinho. Parabéns estamos na torcida.
    Julinho quanto vc quer para apagar esta foto de vez do Blog e de seus arquivos. Faço contrato em cartório para ela nunca mais aparecer na internet. Poe preço q tem muita gente disposta a pagar para apagar

    ResponderExcluir
  8. dias atras esplicitei a minha humilde opiniao sobre verdades e mentiras sobre vc,pela sua resposta acertei quase todas.agora vou deixar uma impresao sobre sua possivel nomeaçao para cultura, vc e preparado cairia como uma luva, ai vem o mas, acho que sua ligaçao com ademir melo, que e mais afetiva de que profissional atrapalhou.

    ResponderExcluir
  9. Todos farinha estragadas, e quem os carrega nas costas também.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.