quarta-feira, 7 de novembro de 2012

VOTOS DE PARTIDOS NAS ELEIÇÕES DE VEREADORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2012.

GANGORRA PARTIDÁRIA E PROJEÇÃO DE FUTURO.
Com a lei de fidelidade partidária, hoje podemos vislumbrar, através de um exercíco de monitoramento de votos eleitorais, como andam as forças políticas em nosso estado. Já fizemos este exercício com as eleições de prefeito, ressaltando que as eleições majoritárias são muito mais movidas por passionalidades e personalismos do que por tendências partidárias. Já as eleições para vereador nos permitem fazer uma projeção mais precisa sobre como andam as forças políticas fluminenses. Somados e arredondados todos os votos concedidos para todos os candidatos a vereador nos 92 municípios fluminenses e adicionando-se os votos emitidos em favor das legendas, obtivemos os seguintes resultados (em milhares de votos):
1º PMDB 1.231 (14,82%).
2º PT 622 (7,49%).
3º PDT 556 (6,69%).
4º PP 464 (5,58%).
5º PR 418 (5,03%).
6º PSB 413 (4,97%).
7º PSDB 348 (4,19%).
8º PSC 341 (4,10%).
9º PSDC 331 (3,98%).
10º PSD 321 (3,86%).
11º PPS 306 (3,68%).
12º PTB 305 (3,67%).
13º PRB 303 (3,65%).
14º PSOL 302 (3,63%).
15º DEM 267 (3,21%).
16º PHS 219 (2,64%).
17º PT do B 216 (2,60%).
18º PTN 200 (2,41%).
19º PC do B 199 (2,40%).
20º PRTB 170 (2,05%).
21º PSL 167 (2,01%).
22º PV 158 (1,90%).
23º PRP 144 (1,73%).
24º PTC 139 (1,67%).
25º PMN 114 (1,37%).
26º PPL 39 (0,47%).
27º PSTU 11 (0,13%).
28º PCB 5 (0,06%).
29º PCO 0 (0%).
Assim, podemos redesenhar o estado com os seguintes blocos partidários:
PARTIDO MAJORITÁRIO: PMDB.
GRANDES PARTIDOS: PT, PDT, PP, PR E PSB.
PARTIDOS MÉDIOS: PSDB, PSC, PSDC, PSD, PPS, PTB, PRB, PSOL E DEM.
PARTIDOS PEQUENOS: PHS, PT do B, PTN, PC do B, PRTB, PSL, PV, PRP, PTC E PMN.
PARTIDOS NANICOS: PPL, PSTU, PCB E PCO.
Nessa nova leitura, percebam que o PSDB (Luiz Paulo), que já foi governo estadual; o DEM (César Maia), que recentemente foi poder executivo na capital; e o PV (Gabeira),  ex-emergente; perderam precioso espaço no estado, enquanto o PSD (Índio), o PSOL (Freixo) e o PC do B (Edmilson/Jandira), encontram-se em franca ascenção.
Percebe-se também que mesmo com toda a hegemonia do PMDB, a legenda não consegue deter sozinha nem 15% da força política, sendo um alvo atingível no próximo pleito.
Pezão deverá ter ao seu lado certamente o PMDB (Cabral), o PDT (Lupi), o PP (Dornelles), o PSC (Hugo Leal), o PSD (Índio da Costa), e o PRB (Crivella), e esse potencial representa 38% das forças políticas do estado. Sendo assim, se as oposições se unirem, encabeçada por um aliança PT (Lindberg) e PR (Garotinho), junto com as demais forças oposicionistas do estado, uma vitória é possível, ao passo que se teimarem em se dividir, o PMDB deverá manter por mais longos anos a hegemonia no estado.
Será que a Dilma deixa? Será que o PT rompe os laços e arrisca perder fatias federais? Será que o PSDB e o PV vão perceber a suas insignificâncias no cenário estadual e procurarão alianças mais produtivas? Garotinho jogará com a razão ou com a emoção? São as grandes questões do futuro.
Independente das respostas que o tempo nos dará, creio que assim como nas eleições presidenciais, o PSB será a noiva mais desejada do pleito 2014 tornando-se o fiel da balança política.

6 comentários:

  1. Julinho, fiquei sabendo q o nome do albertassi esta entre os nomes a ser vice . caso o candidato do PMDB NAO SEJA O PEZAO. SERA ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Albertassi é sempre um personagem que vive no entorno do poder, esperando uma desavença para que seu nome seja lembrado, como faz rotineiramente nas eleições da Mesa da Alerj. É um oportunista, no sentido político da palavra, ou seja, um estrategista ávido pelo poder. Mas qual político geralmente não é?

      Excluir
  2. Concordo com você Julinho. Além de oportunista este Albertassi é um contumaz tumultuador com sua desmedida ganância pelo poder e dinheiro. Usa de seu cargo para sua empresa e interesses particulares descaradamente. Em todas eleições chega de mansinho em Barra Mansa com a bandeira evangélica quando lhe convém, mas acende velas para qualquer santo quando assunto é voto. Vamos lembrar de suas alianças para levar votos da cidade para eleger-se deputado estadual. É por Albertassis e outros que Barra Mansa só tem a Pandeca como representante e pelo que estou sabendo deve aposentar-se no fim deste ano. Ela negocia mais uma vez um cargo para deixar a política e dar uma banana aos eleitores da cidade. E quem está articulando tudo, Albertassi. Ele mais uma vez para a cidade ficar sem nenhum representante na Alerj, em Brasília depois da família Nader o portão do Congresso os eleitores fecharam por falta de candidatos locais para reabri-lo. Viramos uma cidade dormitório com eleitores descartáveis. Foi o tempo onde havia deputados Estadual e Federal circulando constantemente pelas nossas avenidas pobre Barra Mansa, maldito Albertassi e estas igrejas fanáticas manipuladoras de consciências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo; creio que se enganou, não foi depois da familia Nader que o portão do Congresso se fechou para Barra Mansa, foram justamente eles que fecharam o portão, pois a bem da verdade nunca se elegeram, sempre ficaram como suplentes seja o pai ou filho, mas assim mesmo conseguiram macular o nome de nossa cidade, seja como anões do orçamento ou sanguessugas, portanto enquanto esta família usar o nome de nossa cidade, seremos sempre e cada vez mais decadentes.

      Excluir
  3. O pilantra emplacou muita gente de fora aqui dentro e em Órgãos públicos. Muitos políticos decadentes como RM, AM e outros foram até Volta Redonda implorar um carguinho.

    ResponderExcluir
  4. Julinho, ouso discordar em alguns pontos de voce.

    Albertassi oportunista sim! Sem reduto, vive da fe de seus obreiros e cargos que fartamente distribui nos orgaos estaduais e municipais.

    Tem uma fato novo, que pode mudar a historia: Dilma veta ou nao a nova distribuiçao dos royatilles do petroleo?

    Se deixar de vetar vai comprar uma briga com o rio de Janeiro e Lindberg vai nadar de braçada com Garotinho.

    PT e PMDB nao fazem nem pro cafezinho.

    Tem eleiçao de presidente. Dilma vem pra reeleiçao e o PSB, vai de tucano ou Pt?

    Aecio Neves tem o respeito de grandes lideranças nacionais e o PSDB ganhou disparado no Nordeste, fato novo no xadrez politico, embora perdeu em SP.

    AUGUSTO

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.