segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS.


Lula dobra criação de cargos de confiança no 2º mandato.

A “Folha” de hoje (1.fev.2010) traz uma reveladora reportagem, sobre como o Estado funciona sob a administração de Luiz Inácio Lula da Silva.

Sob o PT, o governo federal dobrou o ritmo da criação de cargos comissionados – aqueles de livre provimento, quando o funcionário pode ocupar a função sem prestar concurso. Ou seja, são nomeações políticas.

O número médio mensal de postos criados aumentou de 23,8 nos quatro primeiros anos do governo para 54 a partir de 2007, quando começou o 2º mandato de Lula.

A Folha usou um levantamento feito em medidas provisórias e projetos de lei. Foram criados 4.225 cargos de confiança de 2007 a 2009. Considerando os cargos extintos no mesmo período, o saldo é de 1.946, contra 1.144 no período anterior.

Segundo um documento de 2007 do Ministério do Planejamento, Lula herdou do antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso (presidente de 1995 a 2002), 19.943 cargos de livre nomeação.

Depois de 4 anos no Planalto, Lula já contava com 21.087 cargos de confiança. Agora, são 23 mil. Esses cargos comissionados são conhecidos pelas siglas DAS (Direção e Assessoramento Superior) e NE (Natureza Especial) e destinados a funções de chefia ou postos estratégicos.

Segundo a “Folha”, o número de cargos de confiança no Brasil é um dos mais altos do planeta. Nos Estados Unidos, no início da gestão Barack Obama, em 2009, havia cerca de 9.000 dirigentes desse tipo e 600 deles precisavam de aprovação do Senado.

E o povo aplaude.

2 comentários:

  1. FÁBIO COSTA comenta:

    É a famosa boquinha Sr. julinho. Eu já vi este filme inclusive em Barra Mansa quando o PT assumiu a Prefeitura. E o pior é que a maioria deste pessoal além de incompetente é muito feia.
    É por estas e outras que o governo vive aumentando os impostos. eu li uma reportagem onde a carga tributária no Governo Lula aumentou cerca de 8%. Eu como pequeno comerciante sinto a retração do consumo, ainda mais numa cidade decaída como Barra Mansa. Lembro que este expediente foi usado pelo PT daqui, quando a Inês Pandelo aumentou o IPTUY em 400% e até hoje nós sofremos. Minha lojinha paga R$974,00 de IPTU por ano.

    ResponderExcluir
  2. Fábio Costa,
    Amigo, o que me impressiona e até assusta, é que mesmo com esses dados e tantos escândalos, com bravatas e gafes rotineiras, com uma série interminável de mentiras e com afrontas recorrentes a legislação, com o enriquecimento de seu filho e centenas de favorecidos, Lula é um verdadeiro fenômeno. Sua popularidade quando não aumenta, se mantém em patamares elevados. Fica muito difícil para o povo exigir uma conduta séria e honesta dos demais políticos se aceita a postura do presidente e aplaude incessantemente.
    É um exemplo que está sendo seguido por demais governantes e legisladdores, e o povo acaba incentivando esses procedimentos ao manter o apoio as práticas lulistas.
    Antigamente Ademar de Barros foi bem sucedido com o mote "Roube mas faça".
    Lula para mim é muito mais feliz com o "Roube mas minta".

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.