terça-feira, 15 de maio de 2012

O DRAMA DE CAMILA.








DOIS ANOS RECEBENDO O "BEM".

Caro leitor, sem querer estragar o seu dia, imagine que exista uma criança de apenas dois anos que tenha uma doença degenerativa chamada distrofia muscular. Imagine que os pais dessa criança já tenham perdido um menininho com a mesma doença. Agora imagine que devidamente essa menina tenha sido internada na UTI Neonatal, através do SUS, por vários meses, até ter condições de se instalar no seu lar. Isso de fato aconteceu. O nome dessa criança é Camila e mora em Barra Mansa. Apesar do triste quadro acima, isso é possível de se imaginar.

No entanto, Camila, no mês de março, foi encaminhada para sua residência pela Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa com o suporte de uma "homecare" de responsabilidade da empresa DKRAEF HOMECARE (Dra. Katia Reusch Assistência Emergencial Familiar Ltda.), sediada no Centro do Rio de Janeiro, com uma filial na Tijuca. Acontece que essa empresa, que ganhou a licitação promovida pela prefeitura de Barra Mansa, não tem estrutura alguma para prestar esse tipo de serviços, pois há falta de oxigênio, falta de respirador, falta de fraldas, falta de alimentação, falta até mesmo um local adequado para higienização. Vários funcionários dessa empresa, deslocados para o serviço emergencial de Camila, abandonaram seus postos devido a notória falta de estrutura. A (ir)responsável pela empresa dizia sempre que "estava providenciando os reparos mas que não havia necessidade de pressa, visto que a criança estava "BEM"". Outra desculpa dessa pessoa inqualificável é que "era preciso guardar dinheiro para uma emergência e que não era prudente o gasto com "besteiras"". O resultado dessa irresponsabilidade inominável, nas barbas dos órgãos de saúde municipais é que semana passada Camila passou muito mal, o que já era previsto, visto que sofre de problemas respiratórios, neurológicos, musculares, respira por traqueostomia e sua alimentação é feita através de sonda. Devido ao abandono a que foi largada, Camila teve seu quadro agravado sendo acometida por uma pneumonia chegando a ficar com a pele roxa, necessitando de forma ainda mais urgente de respiradores, oxigênio e medicamentos, que lhe foram covardemente negligenciados. Devido ao quadro de Camila, ela foi conduzida para a UPA, pois NÃO HÁ VAGAS NA UTI NEONATAL. Camila já está a quatro dias "largada" na UPA, necessitando urgentemente de ser internada em uma UTI adequada. A família de Camila, humilde e desesperada, que acreditou na vida, acreditou na Dra. Katia, acreditou no SUS, acreditou na Secretaria de Saúde de Barra Mansa, acreditou na Prefeitura de Barra Mansa, agora acredita apenas que Camila possa morrer sem o atendimento necessário, jogada na UPA como está.

Eu sei que se você leu essa matéria até agora deve se encontrar revoltado como eu. Porém na Secretaria de Saúde de Barra Mansa, as preocupações mais constantes são: quem será beneficiado com mais um contrato temporário, quem renovará seu contrato com a PMBM, quem irá para o nababesco Congresso de Maceió pago pela prefeitura, quem receberá vantagens sobre "parcerias" firmadas ou quem será o próximo a levar "porra"da.

Essa triste história de Camila infelizmente é real, e está acontecendo agora, nesse exato momento, nesse dia frio e chuvoso que nos faz refletir o quanto somos impotentes perante a realidade de uma cidade administrada por uma escória de gente.

Sábado, certamente, a mãe de Camila não recebeu rosas das mãos do prefeito, nem esperança, nem respeito, nem amor, nem compaixão. E se depender do tratamento oferecido a sua filha, não se habilitará a recebê-las jamais.

Nas fotos o que foi oferecido para Camila em sua "homecare": Ambu, respirador e bala de oxigênio defeituosos, aspirador de péssima qualidade, lixeira improvisada, pia sem toalha de papel, sabonete ou álcool.

9 comentários:

  1. VOU REPETIR O MEU COMENTÁRIO DE ALGUNS DIAS ATRÁS: PELA PRIMEIRA DISCORDO COM O NOBRE BLOGUEIRO, POIS OS NAZISTAS QUE MANDAVAM PESSOAS PARA OS CAMPOS DE EXTERMÍNIO, ERAM OS MESMOS QUE TOMAVAM VINHO NAS CALÇADAS DE PARIS, OU SEJA, OS OUTROS IAM PARA O INFERNO, ENQUANTO ELES GOZAVAM NO PARAÍSO. OS NAZISTAS NÃO RECUSAVAM NEM UMA COISA NEM OUTRA; DURANTE O TRIBUNAL DE NUREMBERG, ELES DISSERAM QUE ESTAVAM CUMPRINDO ORDENS!
    AQUI MESMO NESTE ESPAÇO, JÁ LEMOS VÁRIAS VEZES SOBRE O CAOS NA SAÚDE QUE LEVAM PESSOAS HUMILDES AO INFERNO! O MAL TEM CARA E CPF
    NÃO É UMA COISA ABSTRATA E, PORTANTO, NOME!

    ResponderExcluir
  2. Que isso, conheço uma Camila... !!
    É no bairro São Francisco de Assis !??!?!
    Que absurdo, logo logo estarão em nossas portas pedindo votos !!

    ResponderExcluir
  3. nota se que voce sabe muito pouco sobre uma prestação de serviço de home care, condições do banheiro? Sabonete? Mas é isso, cada um fala o que quer, e acredita quem quiser

    ResponderExcluir
  4. Caro blogueiro. Penso q antes de vc postar certas coisas em seu blog.Vc deveria constate averiguar tais informações.Vá vc mesmo na casa da camila e veja que pela estrutura em q vive ela esta sim bem acessorada.Procure familiares e jamais amigo, post coisas sem q vc tenha provas e certeza do q esta postando. #fica a dica

    ResponderExcluir
  5. Tenho absoluta certeza do que postei, assim como tenho absoluta certeza de quem defende essa aberração tem interesses em esconder o drama que aflige outras crianças em nossa cidade em estado similar e com as mesmas dependências da saúde pública, focada unicamente em fazer politicagem e rendas suspeitas.

    ResponderExcluir
  6. O anônimo aí de cima (17/de maio), não sabe nem escrever, quanto mais dar dicas...as fotos são claras e o fato é claro..é só ir na residência e comprovar, agora não..que por incompetência a Camila está na UPA.

    ResponderExcluir
  7. Espero que vcs tenham conciencia que terão q provas tais afirmações.
    è por essas e outras q Barra Mansa será sempre essa cidadezinha de interior. Um monte de pessoas querendo falar sobre coisas q como meu caro amigo do post acima de 17 maio 18:43 ja citou. è lamentável e comico.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoraria ter que provar tais afirmações na justiça. Eu adorararia colaborar para acabar com a máfia que corrói as verbas da saúde e covardemente assassina crianças indefesas. Eu adoraria poder entrar a fundo nos desvios de verbas que inescrupulosamente constroem fortunas e sentenciam inocentes a morte por negligência, prevaricação e ganância. Por gentileza, me deêm esse inestimável prazer. Serei eternamente grato. Já que vocês matam tanto, façam ao menos uma pessoa ser eterna.

    ResponderExcluir
  9. Esta mesma Camila encontra-se agora na UTI. Milagrosamente surgiu uma vaga pra ela neste fim de semana! Que vergonha a saúde nesta cidade!

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.