terça-feira, 19 de novembro de 2013

HOMENAGEM OU PRECONCEITO?

CONCEITO NEGRO.
Parece implicância, e de fato, acaba sendo. A culpa é dos fatos e não me esquivo deles.
A Fundação de Cultura de Barra Mansa está divulgando atividades que estão previstas para ocorrer amanhã, no dia da Consciência Negra. Estão sendo anunciadas, a partir das 10 horas, apresentações de capoeira, maculelê, dança de rua, umbanda e roda de samba. Só que os 'competentes' organizadores não informaram o local. Após consulta formulada por uma amiga de Facebook, descobriu-se que as atividades serão realizadas no 'corredor cultural'. Dava para imaginar, mas ficam em aberto perguntas que não querem calar: quarta-feira, dia do evento, não é o dia da semana destinado para o local abrigar a 'Feira Livre'? Será que os intrépidos membros da Fundação de Cultura e o seu líder superintendente se esqueceram dessa agenda? Será que os feirantes foram previamente comunicados de uma suposta provisória transferência ou cancelamento de atividades? E os clientes habituais da feira, que se danem? Como farão os barraqueiros ambulantes autorizados e contribuintes da prefeitura que foram obrigados a sair da calçada da Rua Duque de Caxias? Também terão que dividir espaço com os feirantes e os capoeiristas, sambistas, macumbeiros e etc.? 
Independente dessa desorganização, que já se tornou contumaz, acho que assim como o programa "Esquenta" da Regina Casé, a Fundação de Cultura peca por preconceito contra a comunidade negra. Acho um absurdo querer estereotipar todo negro de capoeirista, funkeiro, pagodeiro ou macumbeiro. Para quem interessar possa, existem milhões de negros que cultuam a música clássica, são veneráveis leitores de boas edições, são obreiros fiéis nas mais diversificadas religiões e credos, e apreciam ou praticam diversas outras artes marciais ou gêneros de dança. Acho importante louvar a origem da descendência negra no Brasil e registrar o seu histórico e tradições, mas não podemos correr o risco de projetarmos o futuro da comunidade negra de forma desigual, mesmo que seja para beneficiá-los, em iniciativas estritamente preconceituosas e hipócritas tal como as 'cotas para negros' nas universidades. Quem faz muita questão de distinguir a cor de uma pessoa é quem realmente nutre um velado preconceito contra ela. Negros e negras que se garantem, e existem milhões, graças a Deus, não precisam de exceções, precisam é de respeito e tratamento igualitário, assim como todo ser humano, independente de seu credo, cor, ideal, condição sócio-econômica, idade, sexo ou orientação sexual. O caminho para se apostar no respeito pela diversidade, não é, nem jamais será, eficaz quando ressalta demasiadamente as diferenças. Isso se chama demagogia e humilhação inconsciente, e disso já estamos fartos.
Lamento muito que eu tenha lutado tanto para mudar algumas óticas torpes e hipócritas na minha cidade, especialmente no segmento cultural, e hoje seja obrigado a constatar que o que parecia impossível de se piorar, acabou acontecendo.

4 comentários:

  1. O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, REPRESENTA O DIA EM QUE LHES TIRARAM AS AMARRAS E OS GRILHÕES E OS SOLTARAM, AO LÉO POR SUAS PRÓPRIAS EXPENSAS, AGORA LHES RENDEM HOMENAGENS COM COTAS E FERIADOS,COMO QUE FOSSEM SE DESCULPAR DO QUE LHES FIZERAM EM CONDIÇÕES SUBHUMANAS, COMO TENTARAM E NÃO CONSEGUIRAM COM OS INDIOS QUE SÃO OS VERDADEIROS DONOS DESTAS TERRAS E ESTÃO SENDO ELIMINADOS COMO NOSSAS FLORESTAS E ANIMAIS. OS MADEIREIROS AO EXTRAIREM MADEIRAS PARA TRASFORMÁ-LAS EM MÓVEIS E PALITOS DE FÓSFOROS DESCONHECEM A GRANDE RIQUEZA QUE TEMOS EM REMÉDIOS E CONHECIMENTOS DA MATA QUE OS QUE AS HABITAM POSSUEM, MÁS MATÁ-LOS REPRESENTA LUCRO RÁPIDO E IMEDIATO, SENDO ASSIM A MINHA GANDE HOMENAGEM AO DIA DE HOJE É AO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, QUE DAS AMARRAS DE SEUS ANTEPASSADOS ESTÁ FAZENDO JUSTIÇA NUM PAÍS QUE NÃO À RESPEITA.

    ResponderExcluir
  2. Por mim era feriado ...... os patroes que querem que trabalhem embora estejam viajando...

    ResponderExcluir
  3. Festa festa para ninguém.

    É um absurdo um feriado desses, tinha que ter também para os indios, brancos , amarelos, etc...

    É um absurdo o comercio funcionar, desrespeitando um Feriado Estadual, se os politicos não tem responsabilidade para vetar um feriado desses, mas o restante da população tem que respeitar.

    ResponderExcluir
  4. Esse dia da consciência negra e mais uma forma de preconceito. Não passa de um reforço ao preconceito. Nesse país de tantas diversidades por que apenas feriado ao povo negro?

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.