quarta-feira, 27 de junho de 2012

IMPRESSÕES ATUALIZADAS DO QUADRO POLÍTICO EM BARRA MANSA.

OS ÚLTIMOS E FUNDAMENTAIS MOVIMENTOS DO PRÉ-JOGO ELEITORAL.
Nas próximas horas, muitas coisas serão decididas na história das eleições de 2012 em Barra Mansa. Considero este período (a semana  do final de prazo para registro de candidaturas), o mais delicado e o mais perigoso do processo eleitoral. Reversões de tendências tornam-se possíveis graças a erros estratégicos primários, geralmente movidos por vaidades e ambições pessoais, nas alianças e costuras políticas, especialmente no tocante a escolha do candidato a vice-prefeito. O cargo, que é mero acessório de governo, contraditoriamente tem um peso fundamental na escolha do eleitorado, especialmente no item rejeição. Repito sempre que em cidades de médio porte, o eleitor não tende a definir o seu voto por causa do prestígio do vice, mas é muito comum a escolha do nome definido para a disputa do cargo desagradar o eleitor e influenciar uma mudança de tendência de voto. Eleições "ganhas" se tornaram perdidas graças a isso, e a última (2008) foi um exemplo clássico desta premissa em Barra Mansa.
Neste momento altamente passional dos bastidores das campanhas, assim como nas vésperas da convocação da Seleção Brasileira para uma Copa do Mundo, pessoas alheias ao processo vestem-se de "experts" e técnicos "entendidos" no assunto e querem fazer valer a sua opinião até mesmo na base da ameaça. Pessoas que esperaram meses para definir seu caminho, após perceber a tendência das ruas, aproximam-se de determinados candidatos e dão "pitacos" muitas das vezes sem sentido ou lógica prática, que quando ouvidos pelos candidatos desavisados, os fazem rotineiramente jogar uma pródiga campanha no limbo. Nesse momento, o candidato a prefeito, o ponto alto do pleito, precisa ter personalidade, sapiência, humildade e bom senso, qualidades que vão se esvaindo na medida que os mesmos deixam-se picar pelas "moscas azuis" contagiantes tão comuns no universo eleitoral em ano de urna.
Nos últimos dias, um fato novo anunciado pode provocar uma reviravolta nas tendências, que é a possibilidade da candidatura do ex-prefeito Luiz Amaral como vice-prefeito de Paulo Cosenza (PSDB). Segundo as pesquisas atuais, a rejeição que supunha-se que Luiz Amaral carregava sob seu nome já faz parte de um passado não comprovado. É bom lembrar que ele venceu as três eleições para prefeito de Barra Mansa que disputou, e mesmo após estar 20 anos fora das urnas, seu nome ainda é recomendado por vários segmentos do eleitorado. Esse anúncio pode dar o empurrão necessário para que o nome do ex-juiz Paulo Cosenza tome corpo perante o eleitor e seja uma quarta via bastante interessante, já que seria a única novidade nominal do pleito. Observando-se o índice generalizado de insatisfação política do barramansense, certamente seu nome tenderia a um crescimento inevitável. Se suficiente para a vitória nas urnas, só o tempo poderá dizer. É bom frisar, que mesmo sem coligações, o PSDB terá, se mantiver a candidatura de Paulo, mais de nove minutos no horário eleitoral gratuito diário no rádio e na televisão, perfazendo quase 15% de tempo total destinado as propagandas partidárias (sem contar os "foguetes"), o que ao nosso ver, é tempo mais do que suficiente para ele tentar vender as suas propostas, que por sinal, são inovadoras e bem elaboradas. O anúncio do nome do ex-prefeito na disputa animou o ninho tucano que voltou a receber propostas de financiamento político para as despesas de campanha. Com tempo de TV, um vice bem projetado e altamente reconhecido, adversários com supostos desgastes profundos e municiado de propostas interessantes e factíveis, Paulo poderá correr por fora e surpreender os rumos do processo.
Certamente dirão que uma suposta rejeição ao PSDB, ao Luizinho, ao Ricardo Maciel, até mesmo a mim, que nem político sou, poderão prejudicar a candidatura, mas pergunto: Qual candidatura em Barra Mansa já não carrega uma rejeição infinitamente maior? Inês carrregará o peso de uma campanha concomitante ao julgamento do mensalão, que certamente durante os 30 dias de agosto, tomará as páginas dos jornais de toda a imprensa nacional e causará estragos incalculáveis para o PT. Além disso ela carrega a rejeição de Rutinha, do PP, do 400% do IPTU, da demissão de professores e do "rachide" na Assembléia que certamente será relembrado ostensivamente nos embates eleitorais. Zé Renato, então, é uma sumidade quando o assunto é rejeição, já avaliada pelos institutos MIND e IBOPE como alarmantes. Some-se a isso, seu secretariado impopular e desgastado, Albertassi, os Nader, a venda do SAAE, os aumentos de água e ônibus, os desvios das verbas da educação, os vereadores que naturalmente carregam forte rejeição e perfilam em absoluta maioria ao lado do prefeito, a operação fantasma do Recanto, as terceirizações, a falta de aumento de salários, os gastos abusivos e faraônicos com publicidade, as inesgotáveis ações na justiça contra o governo, o sucateamento da saúde, e muito, muito, muito mais. Jonas, por sua vez, tem que aparar os desgastes da sua própria bandeira partidária que defende o retrógrado comunismo, assim como os desvios do PC do B no Ministério dos Esportes, a situação financeira da Asbam e da Casmadin, um suposta fraude nos seguros dos funcionários, e a rejeição do grande leque de alianças firmadas em seu redor, como Ismael, Abílio, PR, Pastor, Universal, Elmirinho, etc., etc., etc.. Rejeição por rejeição, a candidatura de Paulo está leve e solta, mesmo porque sem partidos coligados, o compromisso dele passaria a ser exclusivamente com o povo, que afinal, decide a eleição.
Já falei aqui que Luiz Amaral não aceitaria disputar o cargo de vice-prefeito, aliás, não aceitaria disputar mais nenhum pleito. A razão primordial dessa afirmação é a sua família, que quer vê-lo livre das torpes acusações que ele foi vítima durante a sua vivência política. Esse é o grande desafio de Luizinho, mas se conseguir superá-lo, Paulo terá um reforço altamente considerável na sua pretensão.
Jonas Marins é o franco favorito neste momento de campanha, mas se mexer peças erradas no tabuleiro, pode jogar fora uma suposição de vitória reconhecida até pelos adversários mais ferrenhos. As cartas estão nas mãos dele. É nesse momento da história da política que separam-se os meninos dos homens. A oposição no último pleito se portou como um menino inocente e covarde. Espero que esse menino tenha aprendido a dura lição e virado um homem sábio e ousado.

27 comentários:

  1. Gostaria muito que o Srº Paulo Consenza fosse vice de Jonas Marins. Luiz Amaral já passou o tempo! Quem sabé né? Vamos torcer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara Vilma,
      Não desperdice a sua torcida, pois o seu desejo é impossível de ser realizado.

      Excluir
  2. Se Barra Mansa estava esperando um nome forte, capaz de colocar a cidade no eixo, este nome é Paulo Cosenza....

    Agora sim temos em quem VOTAR!!!!

    Além do mais depois de 16 anos sem reajustes salarial(04 do PT/Inês + 08 do PMDB/Roosevelt + 04 do PMDB/Zé Ré), os Servidores, aposentados sempre lembram do "Luizinho' que será bastante útil ao Dr.Paulo Cosenza...

    Parabéns Julio pela sua colocação.


    Profa.Amanda

    ResponderExcluir
  3. Julio

    Os servidores estão revoltados com a história do seguro do Jonas e algumas perguntas:

    -Desde quando os Servidores estão sem cobertura do seguro?

    -Como estão descobertos, se todos os meses o desconto do salário dos mesmos é sagrado e repassado pela PMBM a Asbam?

    -O Jonas precisa esclarecer por que somente agora que veio a tona, ele criou um informativo extra e tratou de colocar uma seguradora há 80 metros da Asbam, para emitirem novo seguro e como nada informam..."não temos nenhuma informação da seguradora anterior"

    -Vamos solicitar ao RH que divulgue o total repassado mensalmente para a Asbam(Alô Carlos Magno, alô Miúdo, alô Anderson-me ajudem ai)
    -Onde está este valores repassados, período sem cobertura)?

    -Nome e valor dos Servidores que receberam sinistros...


    Caso contrário, vamos incentivar os Servidores a cobrarem na justiça...

    Célio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu estou sabendo, o seguro até melhorou, é claro que a seguradora atual não tem nada a dizer sobre a outra, óbvio né? Se queres informações o que é de direito, pq não procura a outra seguradora? Alguém ficou sem receber seguro quando precisou? Se ficou, quem foi??? To achando que tem muito oba oba, e pouca certeza, ou seja, acusações levianas!!! Eu sou daquela idéia: Que prove primeiro e depois acusa, o contrário disto é procedência maldosa, coisa que uma turminha que se diz ser do "bem" é expert no assunto agora quando é pra governar bem a cidade o que é o mais importanto são DESQUALIFICADOS E O PREFEITO DESPREPARADO!!!!

      Jr

      Excluir
  4. Este comentário é armação, pois Jonas é o cara. Ele é o melhor e mais preparado, embora teja mal acompanhado e orientado.

    Este negócio de Jorge da Universal é uma besteira que ele esta fazendom para agradar os evangélicos. Engano, pois o mewio evangélico não reconhece a universal como igreja evangélica e sim com o seita e muito menos o Jorge pastor.

    O melhor vice para o Jonas é o Abílio do PV, um empresário que não quer boquinha, saiu da desadministração do José Renato, é um jovem bem sucedido de projeção nacional e até internacional, pois é conhecido em Portugal, onde seu pai deixou grandes negócios.

    Jonas tenha juízo e coloque Abílio de vice. É sopa no mel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com gravador no bolso ou sem gravador?

      Excluir
    2. "Ele é o melhor e mais preparado, embora teja mal acompanhado e orientado."

      Foi por más companhias e má orientação que o Governo Pandeló naufragou. E eu não quero ver uma reedição daqueles lamentáveis quatro anos com o Jonas. Por mais que o Jonas possa ser honesto e sincero, não coloco um centavo no grupinho que está se formando em volta dele.

      Excluir
    3. O Abílio não quer boquinha? Hahahahahaha, 2 Secretarias são o que?

      Excluir
  5. Uéeee !!! O Luizinho tá sempre dizendo que o Cosenza é pesado demais pra carregar !!!!!!!!
    Votem nulo contra tudo isso !!!!!
    Brandão do Getúlio Vargas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suposto Brandão do Getúlio,
      Se eu não tivesse ouvido a sua conversa, acho até que você existiria.
      Faz isso não, sou seu brother.

      Excluir
  6. Fica cada vez mais difícil acreditar em política! A última que ouvi é que o pai do Jonas usou a água do SAAE sem pagar por muitos anos. Será verdade? Oh dúvida cruel!. Alguém sabe a verddade?

    ResponderExcluir
  7. DA AGUA QUE O PAI DO JONAS USOU E VERIDICA PODE PERGUNTAR PARA QUEM QUIZER NA PREFEITURA SE NAO ME ENGANO TEVE ATE UM PROCESSO INTERNO QUANTO ISSO

    ResponderExcluir
  8. NÃO RESPEITAM NEM QUEM JÁ MORREU, OUVIR DIZER É UMA COISA, SER VERDADE É OUTRA, O TURMINHA COVARDE HEIN, TUDO ISSO É MEDO DE PERDER A BOQUINHA! PILANTRAS!

    ResponderExcluir
  9. Bomba Julio

    Desde ontem TODOS Servidores da PMBM que tinham seguro estão recebendo uma carta convocando para uma reunião amanhã na Apae;
    Assunto- Seguro descoberto, há 05 anos, provaveís ações na Justiça e MP(artigo 171)os Professores e demais Servidores estão revoltados, perderam a confiança no Jonas.
    Segundo cometam aqui no Campla a Asbam surrupiou dos Servidores algo em torno de R$ 600.000, pois recebia da PMBM e não repassava para seguradoras e quando acontecia um sinistro pagavam 20% do valor para os incautos em até 5 vezes....O Pior é que o Jonas ficou quietinho até a turma do Zé denunciar ai elle quis consertar porém ficou pior.
    Segundo Juristas é caso de prisão(art.171 CP)

    Já era Jonas!


    Marcos

    ResponderExcluir
  10. Júlio, com muita sinceridade, acho pouco provável que o Cosenza tenha condições de se eleger nessas eleições, mas como um bom trabalho pode conseguir uma participação positiva, assim como o Jonas fez em 2008 e hoje desponta, como você mesmo dia, como favorito. Acho que com um bom trabalho Cosenza poderia chegar a uns 10% de votos, o que o Jonas teve nas últimas eleições. Se vocês tiverem condições financeiras de fazer uma campanha razoável dá pra chegar nesse patamar mesmo sem coligação. É uma conta que vale a pena ser feita para projetar o Juiz para 2016.

    Um amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cosenza, sério e competente, com certeza não vai ficar com o Jonas, diante da avalanche de denúncias fundamentadas, que podem levá-lo até a ser réu em processo criminal.
      Apropriação indébita é crime capitulado no ordenamento penal brasileiro, sendo que no caso, pode haver até estelionato.
      O MP, da Tutela Coletiva da 2ª Promotoria de volta Redonda, não esta investigando o Jonas, mas diante dos fortes indícios de irregularidade, pediu informações ao mesmo e a ASBAM, através do ofício MP2ªTC/VR 372/2012-A, que esta sendo mantido em segredo a sete chaves, ou melhor, a 65 chaves, pois o teor do ofício é bombástico e pode complicar muito o barbudão gente boa do PC DO B, que anda meio desesperado e perdido diante de tantos incompetentes ao seu lado.
      Dizem que agora, o PR esta ameaçando abandonar o barco se o Tuca for candidato e estariam se bandeando pros lados do Juiz, que não tem qualquer estrutura financeira pra ser candidato e nunca se ligará ao Jonas, até por que não acredita nele e por causas destes sérios e graves problemas legais que começam a pipocar sobre o Ex-presidente da ASBAM.

      ALICE

      Excluir
  11. Muita tempestade no copo d'agua...muito falácia sobre esse assunto do seguro, pq a turminha do bem não fala das obras que o zé realizou? não falam pq não tem!

    ResponderExcluir
  12. O povo de barra mansa também vai querer saber sobre o venda do terreno do Saae a preço de banana e os excessivos gastos com publicidades dentre outras falcatruas! Aguardem pessoal do "bem".....

    ResponderExcluir
  13. 24 horas após o recebimento de correspondência convocando 2456 Servidores lesados pela Asbam, o nome do candidato do PC do B, ta bombando seja no Fundamp, no Campla, na reunião dos Professores, nos Colégios, nas repartições públicas, nos bares, cafés, flumisul...

    Jonas...a vaca tá indo pro brejo...
    Arranje um bom advogado...

    Servidor da SMF

    ResponderExcluir
  14. A candidata do PT está condenada em 1a.instância...
    O Zé Renato é muito ruinzinho, sem a min´´ima chance...
    O Jonas começou a a ser desmascarado e corre sério risco de prisão e automaticamente perder a condição de ser candidato...

    Portanto só resta para o Eleitor e Povo de Barra Mansa...

    DR PAULO COSENZA
    Realmente precisamos de um Juiz...é muita roubalheira e pilantragem...

    Professora da rede super-indignada por pagar há 16 anos um seguro de R$ 20,50/Mês e não estar com cobertura.

    Amanhã TODOS na Apae
    Meu dinheiro de volta e Jonas, vc perdeu meu voto!!!!

    ResponderExcluir
  15. O povo não é otário, e sabe que essas denuncias contra o Jonas não passam de desespero por causa da perda da boquinha, a verdade sempre prevalecerá, não esse jogo sujo que essa turminha do "bem" anda fazendo! Jonas estamos com vc rumo a vitória!!!

    ResponderExcluir
  16. O Jonas foi engolido pela baleia e virou um timjonas com pastor da universal. O Elmiro Chiesse o apoiado, o pastor do Edir Macedo, e ainda o Ismael de Souza. O que o Jonas tem de NOVO? Nada !!!

    ResponderExcluir
  17. Coitado do Jonas nem boa saúde ele tem, esteve internado no CTI agora mais essa.

    ResponderExcluir
  18. A turma do Bem pira. A convenção do Jonas foi um sucesso, o Ilha estava lotado. Enquanto isso, a arapuca que tentaram armar contra ele na APAE micou. Estive nas duas. Que papel ridículo que está fazendo o Marinho, Secretário de administração. Quanto ira para manter a boquinha. Jonas se mantiver a humildade leva essa.

    ResponderExcluir
  19. O Jonas não chama Jonas é verdade? Este é seu nome de guerra?

    JONA da Piteiras N.C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do Jonas é Jonastonian, do do Zé é José Renato, o da Inês á Maria Inês, o do Garotinho é Anthony Willian, o do Lula é Luis Inácio, o do Luizinho é Luiz Carlos, o do Moacyr era Moacyr Arthur, mas e aí, o que a hora do Brasil muda com isso?
      Bem, espero ter respondido a sua pergunta. Abraços.

      Excluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.