sexta-feira, 23 de setembro de 2011

COMEÇOU O SHOW.

AS PEDRAS SE MEXEM NO TABULEIRO.
Neste final de semana as esquinas políticas de Barra Mansa vão ter muito o que falar. Dois pré-lançamentos de candidatura à prefeito vieram recheados de deslizes e dissabores.

Rutinha Coutinho, a atual vice-prefeita, lançou o seu nome pelo PP falando que vai passar a fazer oposição. Ora, depois de dois anos e nove meses de apoio ao governo que ela ajudou a eleger e tendo a sua irmã sustentada no cargo de secretária de Educação mesmo contra o desejo de muitos (dentro e fora do governo), parece ser oportunista e falsa demais uma declaração deste porte a apenas uma semana do prazo para filiações partidárias que possibilitem participação do próximo pleito. Na verdade, ao visitar comunidades recolhendo solicitações e voltando de mãos abanando dizendo que o prefeito não a atendeu, Rutinha já fazia oposição ao governo, de uma forma altamente destrutiva, no estilo “dormindo como inimigo”. Estranho também é ela se esquivar de responsabilidades no governo dizendo-se desprestigiada. Estranho também é ver o prefeito declarar que com essa decisão “fica uma situação difícil”. Difícil para quem? Para a Vitória, certamente, tanto a pessoa física (secretária) e a pretensão política (dele). Não acredito que o prefeito Zé Renato seja inocente ao ponto de não ter percebido há muito, que Rutinha queria a sua cadeira, como também não acredito que o prefeito não soubesse que todo mundo já havia percebido seu mal estar com a sua vice e que na tentativa de reeleição ela pretendia outr(a) parceir(a) de chapa. Para ele, muito mais conveniente era a candidatura à vereança da Rutinha com o PP engrossando o seu quadro partidário de apoio.
Outro lançamento recheado de enigmas decifráveis foi o do Claudio Manes pelo PDT. Claudio alega que o PDT lhe dará liberdade e que apesar de sondado pelo PSDB, não gostaria de “comprometimentos com vice, ex-deputados e ex-cacique” , numa alusão direta, salvo improvável engano, à Ademir Melo e Luiz Amaral. Quanto ao Ademir, creio que Claudio está seguro que por razões alheias ao processo ele poderá “contorná-lo”, mas creio que quanto à Luiz Amaral, Claudio fecha desnecessariamente uma bela porta. A verdade é que o PSDB tem um compromisso firmado pelo presidente do diretório estadual em aguardar até dezembro a decisão do Juiz Paulo Cosenza em candidatar-se ou não, e naturalmente Claudio procurou outro caminho, muito embora, esse outro caminho, o PDT, a meu ver, e até mais interessante que o próprio PSDB. O que não foi interessante foi a forma de Claudio anunciar isso, o que prova que apesar de muito inteligente e empreendedor, Claudio ainda tem muito a aprender para navegar o meio político com a mesma calmaria e êxito que na sua vitoriosa carreira empresarial.
Do saldo geral, fica no ar a impressão que Barra Mansa deseja uma mudança de conceitos no poder executivo e itens primordiais desses paradigmas são o respeito à verdade e a transparência de atos, e o que estamos vendo, por ora, não remete a esses princípios.

8 comentários:

  1. SR. JULIO

    O JOGO NEM COMEÇOU, MAS AS "PEÇAS" JÁ COMEÇAM A SE MOVIMENTAR PELO TABULEIRO.
    CLAUDIO MANES, UM EMPRESÁRIO DO RAMO DE TRANSPORTES, COM INTERESSES COMERCIAIS PELO BRASIL A FORA, O QUE PODE DESEJAR COMO PREFEITO DE UMA PEQUENA CIDADE DE INTERIOR? O QUE ESSE CARGO PASSAGEIRO TRARÁ DE AJUDA NA PUJANTE VIDA EMPRESARIAL DELE ? NADA. O QUE ELE QUER MESMO É SER DEPUTADO FEDERAL. POR QUE ? PORQUE AI ELE TERÁ MAIS CONTATOS E INFLUÊNCIA BRASIL A FORA, O QUE É MUITO BOM PARA OS NEGÓCIOS DELE. E, CASO ELE NÃO FIZESSE ESSE BARULHO,O QUE ALIÁS, EM TODA ELEIÇÃO ELE FAZ, NINGUÉM O APOIARIA PARA DEPUTADO. ATÉ PARA OBTER APOIOS DE VERDADEIROS CANDIDATOS DA DISPUTA MAJORITÁRIA, EM TROCA DE SUA RETIRADA ADREDEMENTE MAQUINADA. CLAUDIO, COM CERTEZA, USARIA ESSA ESTRATÉGIA. ELE PRECISA APARECER E CONSEGUIR ALIADOS PARA SUA PRINCIPAL META. É O QUE EU PENSO. AGORA, POR OUTRO LADO, ESSA MANIFESTAÇÃO É MUITO POSITIVA PARA O CANDIDATO DA SITUAÇÃO, PORQUE CORRESPONDERÁ A MAIS UMA DIVISÃO NO PEQUENO BOLO ELEITORAL.
    O ZÉ DEVE ESTAR ESTAR ADORANDO E, QUEM SABE, ATÉ O INCENTIVANDO?
    COM RELAÇÃO A NOSSA VICE-PREFEITA, VEJO A DECLARAÇÃO DELA COMO UM MOVIMENTO ESTABANADO, VISANDO GARANTIR UMA NOMINATA DE VEREADORES, PARA NO FUTURO, ELA MESMA ENCABEÇAR A LISTA E TROCAR SEU APOIO COM ALGUMA CANDIDATURA MAJORITÁRIA MAIS VIÁVEL, DO PONTO DE VISTA ELEITORAL.
    O SILÊNCIO DOS DEMAIS É MUITO SALUTAR E INTELIGENTE.
    PARABÉNS PELA LUCIDEZ DO COMENTÁRIO E SUCESSO AO BLOG

    NICOLAU MAQUIAVEL

    ResponderExcluir
  2. A bem da verdade...

    Não se faz política com o fígado. Isto é fato, pois não se fecham portas, nem se distrata um possível aliado.

    Rutinha usa o fígado, agora, pois esta criticando tudo e todos, mas até o momento não devolveu os vinte cargos que possuiu na Prefeitura, que estão além da Secretaria de Educação.

    Cláudio, apesar de afagar o Dr. José Renato, mostra-se pouco hábil nas lides políticas, pois se convidou, mesmo com desfaçatez, LUIZ AMARAL para ir em seu sítio "comer um pato", onde depois foi para os jornais dizer que haviam lançado sua candidatura, agora mostra-se o pato, pois despreza LUIZ AMARAL, CHAMANDO-O DE "VELHO CACIQUE".

    Que pena ! Ao invés de pre-candidato, ele esta mais para trapalhão.

    Também pudera, orientado e bajulado por Ademir de Mello, com Paulo Sandro, Maguinho, Jairo e outros, já dá pra antever onde vai parar este grande empresário, que faz questão de dizer que não vai gastar nada em campanha. Com esta gente melhor é não gastar nada mesmo!

    Esta oposição é muito fraquinha, ou então é do mau.

    AB

    ResponderExcluir
  3. Julinho,

    É muito difícil colocar na cabeça do eleitor que uma pessoa que passa todos esse tempo ao lado do Governo, acompanhando de perto todos os atos da Administração, calando-se, inclusive (pois, do contrário, teria ido aos jornais e denunciado), mantendo sua irmã como (péssima!) Secretária, venha, agora, dizer que será candadidata.
    Não terá a menor chance e levará "porrada" de todos os lados: do (des)Governo e da oposição!!!!!!!!!
    É uma candidatura que não decola.
    Outra candidatura equivocada é a do Cláudio Manes. Empresário que reapareceu na cidade, após anos sumido, comprando tudo e a todos. Não tem carisma, muito menos "aplon". Acho que o bom senso prevalecerá e acabará retirando sua pré-candidatura a tempo.
    Outra candidatura que não decola.
    É o que se tem dito: baixa qualidade entre os pretensos candidatos!
    Prevalecerá a vontade popular de mudar; de renovar o cenário político!
    Abs.

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  4. O Prefeito Zé Renato confiou na Rutinha e dançou. Se agente apostar na Rutinha não vamos ser traidos também?.. -e melhor deixar ela quietinha pra lá.. quem trai um, trai outro também.
    É melhor ela se candidatar a vereadora ou síndico de prédio.
    Me deu até vontade de comer o Prato do dia: Traíra.

    ResponderExcluir
  5. Podem registrar:

    A cada dia a candidatura de Paulo Cosenza, consolida do centro para os bairros, é sem dúvida o mais preparado, até porque o Zé Ré, a Pandeca do pé grande, a Meleca não deram certo, tiveram oportunidade e falharam e um cavalo não passa arreado 2 vezes...

    CMT

    ResponderExcluir
  6. Acho que BArra Mansa tá fu... com estes candidatos.
    Uma cidade decadente, de topografia sofrível e de administrações incompetentes e omissas, é fada à desaceleração e retrocesso.
    Todos os candidatos são egressos de alguma corrente que já pasou na PMBM.
    Rutinha vem da dinastia Chiesse Coutinho - um desastre - venderam até Volta REdonda para o Sávio Gama - João Chiesse -.
    Zé REnato um desastrado - Roosevelt Brasil -
    Inês Pandeló - mentirosa e demagoga, péssima deputada - vejam o sito da transparência brasil.
    Cláudio empresário que quebrou, deu prejuízo pra um monte de gente e depois que virou laranja da família Ermírio de Morais, ganhou dinheiro fácil, de origem duvidosa e quer brincar de ser prefeito por pura vaidade.
    Outros candidatos melhor nem comentar.
    Restam Jonas , Tuca e Paulo Consenza, mas todos são fracos e não tem experiência pública de administração.

    Esta é a verdade, não do AB um sanguessuga que com outros esta destruíndo a cidade.

    UM LEITOR.

    ResponderExcluir
  7. O ideal seria ,jonas e paulos ambos charmosos ao estremo!! Alem de competentes e claro.bj CINTIA PENEDO

    ResponderExcluir
  8. Claudio Manes jamais " quebrou " e sequer deixou de honrar seus compromissos sempre rigorosamente em dia.
    Por isso e muito mais sua credibilidade e reconhecimento em todo território nacional.
    Justo.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.