terça-feira, 21 de dezembro de 2010

AQUI JAZ CHICO. SEM JAZZ, SEM BOSSA, SEM POESIA.


AS DUAS CARAS DE CHICO.
Acho que já comentei aqui que a participação de Chico Buarque na eleição presidencial me fez decidir jamais comparar um CD, DVD, ou qualquer coisa que venha mencionar seu nome artístico. Naquele momento, Chico jogou por terra todo o apreço que nutria por ele.
Nessa semana, foi publicado que sua irmã, Ana Buarque de Holanda, será Ministra da Cultura.
Com esta sucessão de fatos, Chico Buarque se iguala de forma covarde e pequena a todos aqueles fisiologistas e oportunistas que supostamente ele lutou contra. Prova-se em tais fatos que Chico jamais teve ideologia política altruísta, mas tão somente o sentimento que aparentemente ele abominava de sede de poder e vantagens pessoais.
Morre para um mim um poeta musical.
Redescobre-se um vilão travestido de bom moço.
Para os petistas mais exaltados, quero lembrar que em 1985, na eleição para a prefeitura de São Paulo, quando Eduardo Suplicy era candidato do PT, Chico apoiou abertamente o FHC tão vilipendiado no momento atual, inclusive cedendo sua música "VAI PASSAR" para uma versão do jingle da campanha, que foi inclusive, gravado por ele mesmo, e feita a quatro mãos com J. Petrolino.
É bom também ressaltar que Chico acabou é sendo beneficiado pela ditadura militar pois numa época de grandes cantores, sua vozinha fraca não encontraria grande eco no mercado se não fosse o teor das letras próprias. Impressionante é que ele sempre foi fã declarado de Fidel e se diz defensor da democracia. No mínimo, um contracenso.
Mas como ele estava desaparecido da mídia e seus shows tinham despencado de preço de cachê, sua irmã Ministra poderá ser muito útil.
Chico, apesar de você, amanhã há de ser, outro dia.

2 comentários:

  1. Amigo Julinho, as eleições acabaram, porém, nem por isso deixei de frequentar o seu blog, que se tornou uma leitura diária obrigatória para mim, até mesmo para saber dos bastidores da prefeitura comandada pela turma do bem (?), posto que a imprensa (?) local é um zero a esquerda, totalmente vendida! Porém, ao ler este texto, não resisti, pois poucos, neste blog, reuniram uma quantidade tão grande de bobagens! Dizer que Chico apoiou a Dilma em troca do cargo para sua irmã é de uma infelicidade tamanha que acho que nem os deploráveis Reinaldo Azevedo ou Merval Pereira chegariam a tanto! Meu caro, goste vc ou não, afinal gosto é uma coisa personalissima, o Chico é um mito vivo da música brasileira, está acima do bem e do mal e longe de precisar de cachezinhos para sobreviver! Ele, ao lado de outros monstros sagrados como João Gilberto, Maria Bethania, João Donato, pode se dar ao luxo de fazer poucos e selecionados shows por ano e vc, como promissor e competente produtor de shows e eventos bem sabe disso! Não deixe a política contaminar seu gosto e visão de arte, ok? Nesse ponto, eu não misturo minhas posições políticas, com a admiração pelo artista em si. Por exemplo, deplorei as manifestações políticas extremamente infelizes, no meu ponto de vista, do poeta Ferreira Gullar e do cantor Caetano Veloso e nem por isso deixo de considerá-los outros dois grandes gênios de nossa arte! Não me leve a mal, respeito sua opinião, mas não consegui deixar de expressar a minha, pois discordei de tudo o que li! No mais, bom Natal, e muita saúde e sorte no ano que vem, pra vc e seus familiares!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Renan,
    Opinião é como bunda, cada um tem a sua. Dá quem quer.
    Estou há muito tempo no ramo paa saber que essas coincidencias não existem. Ana Buarque seria convidada para ser ministra se Chico tivesse apoiado abertamente Serra? Evidente que não.
    Quanto a questão financeira de Chico, creio que a bobagem foi dita por voce mesmo. Em que mundo que voce vive que acha que existem pessoas satisfeitas com o que tem e que não vislumbram algo mais. Quem mais tem mais quer, meu caro, e se Chico pudesse, faria um show por dia, evidentemente pelo cachê que ele pensa merecer. Independentemente de sua posição política, Chico sempre foi um exímio compositor (oportunista, é verdade), mas péssimo cantor. Sua voz, assim como a de João Gilberto, não tem grandes recursos. Isso são fatos, se o desagradam, lamento.
    Um bom Natal, tenho muito respeito por ti e te desejo um 2011 muito auspicioso, assim para todos os seus.
    Obrigado por continuar acessando nosso Blog.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.