segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

NUM RECANTO DO BRASIL...


O FUTURO ESTÁ MORRENDO.
Nessa minha andança para a região dos lagos, passamos evidentemente por diversas cidades fluminenses. Apesar das tragédias ocorridas na região serrana de forma mais intensa e dos estragos realizados em mais de 30 municípios do estado, não há como não perceber que a cada ano, as cidades se desenvolvem de forma muito positiva e a geração de empregos e a qualidade de vida apresentam números vitoriosos. Enquanto isso, não há como registrar o marasmo de minha cidade Barra Mansa.

Passa ano e sai ano, a cidade vai se aprofundando numa letargia sem fim e se configura como uma cidade dormitório, e o que é pior, um dormitório triste, sem vida, sem futuro e sem orgulho.

Na grande maioria das cidades fluminenses, descontando pontuais e ocasionais mudanças de lado, basicamente existem dois grupos políticos fortes, um que está atualmente no governo, e outro que se opõe, fiscaliza e apresenta projetos alternativos de poder e quando chega lá apresenta mudanças que só fazem bem a cidade e a democracia. Em Barra Mansa não.

Por ingenuidade do povo e na falta de vida e identidade própria, o grupo que comanda a cidade há 10 anos e se auto intitula do “bem”, sempre que pode, de forma sorrateira, ao invés de apresentar conceitos administrativos, desvirtua o caráter dos oponentes, e o que é pior, o povo cai na armadilha e fortalece uma divisão de grupos que em nada favorece o futuro do município.

Aqui, quem se alia com Inês e o PT teme ser estigmatizado com o aumento de 400% do IPTU. Quem pensa em se aliar ao Ademir Melo teme sua rejeição plantada por fofocas pessoais inseminadas de forma desumana pelos do “Bem”. Luiz Amaral representa passado e corrupção nas vozes altas do “bem” que até apagou o seu nome do Centro Administrativo. Toda a família Nader também representa malefícios infernais, pois os do “bem” conseguiram apagar todos os avanços que a cidade recebeu graças a família. Os Chiesse também são rotulados pejorativamente, a não ser aqueles que se alinharam com o estilo venal do “bem”. O Jonas Marins já está sendo sistematicamente minado graças a sua administração na Asbam que conta com o repúdio político da administração. Os novos valores que poderiam surgir, como Paulo Cosenza, Claudio Manes etc.. também são vilipendiados, ora pelo desconhecimento popular, ora por fofoquinhas plantadas pelos espertos manipuladores. A mídia regional recebe oportunamente suas mesadas para manter esse “status quo” e deixar a cidade acéfala em novas lideranças, e o povo por sua vez, no vazio da vida oferecida em Barra Mansa, vai consumindo essas idéias nefastas e permitindo uma divisão de forças que possibilita uma eternização do “bem” no Poder.

Enfim, temos uma cidade morta, retrógrada, e sem a menor oposição.

A prefeitura usa laranjas para beneficiar parceiros, autoriza construções irregulares; esbanja dinheiro público com terceirizações extremamente mal-sucedidas; paga vantagens para seus apadrinhados em detrimento do funcionalismo e da justiça; a saúde é um inferno; a educação uma vergonha; o transito caótico e a guarda mal preparada, mas mesmo assim, o silencio reina e a cidade morre a cada dia.

Na Câmara, os vereadores dependem da administração para oferecer o mínimo de qualidade de vida para suas comunidades e nada se fala. Na imprensa a grande maioria se omite para não perder as verbas que se tornaram necessárias para manutenção, e nos partidos políticos, só existe omissão e perspectiva de cabide de emprego, e a justiça inopera por falta de denuncias consistentes e corajosas.

É triste em pleno verão, ver as cidades irradiarem alegria e lazer e aqui, nos poucos bares sobreviventes, só se fala em desalento e passado.
Em Barra Mansa, o futuro está morrendo.

6 comentários:

  1. Julinho,

    A politica é a arte de se parecer o que não se é, para se ganhar o que não se sabe fazer.
    O exercicio do poder politico , no regime democrático, passa pelo crivo do voto, de quem nem sempre, ou quase nunca, possui um voto esclarecido.
    Será que esse esclarecimento é desejado pelos profissionais da politica? a resposta é, sem chance de errar, um absolutamente não.
    Logo para se vencer: é preciso parecer o não se é.
    O problema é que isso vicia e nada se faz de sério para se buscar o bem comum. Se busca muitas vezes os "bens comuns a todos" para aquele que, enganando, assume o poder político.
    O que fazer para mudar?

    Mario F.

    ResponderExcluir
  2. Julio
    Coloco abaixo a apreensão de todos que atuam na EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BARRA MANSA,com o início das aulas na próxima semana e vou colocar abaixo algumas anomalias que demonstram que a educação está em planos inferiores como saúde, bem estar da população:

    -Desde o recesso de dezembro+férias de janeiro/11-Não colocaram um prego nos 74 Colégios e/ou creches do Município(Em nossos lares, temos que estar sempre trocando uma descarga, trocando uma lâmpada,lavando uma caixa dagua e também a limpeza da caixa de gordura, dedetizando...etc)portanto se os colégios já acumulavam em dezembro sérios problemas como:
    Teto caindo, goteiras, caixa dagua sujas, esgotos entupidos, vazamentos em caixa descarga, ratazanas,pombos, fogão entupido,freezer queimado, colégios escuros com lãmpadas queimadas, faltando pintura,mato alto, etc.IMAGINEM agora após 40 dias fechado e sem nehuma manutenção?
    Incluo neste bojo os Colégios "novos"recém inaugurados que já apresentam sérios problemas estruturais(Vista alegre-São Luiz-São Pedro)etc...

    Falta de material básico como: caderno,lápis,giz, caneta, pepel, massinha para crianças do pré,fita adesiva...etc...

    Falta de um norte pedagógico-O COC é comércio de apostilas não é referencial em didática-pedagógica nem na china;
    Merenda pouca e ruim da nutri e o pior HOJE a PMBM e nem a Nutri não sabe se continuarão parceiras pois a Nutri quer aumento no valor das refeições e quer que a SME assuma o compromisso de não atrasar as referidas faturas e o pior a NUTRI não depositou o PIS das merendeiras ano passado e a PMBM é co-responsável pelas Leis em Vigor;

    -Professores retornando revoltados pois não receberam 1/3 de férias_A lei determina este pagamento com 48 h/antecedencia das férias;

    -E as 26 Diretoras que recebem em 2 matrículas e só trabalham em uma???--Vai continuar esta anomalia?
    -E a falta de Professores vai continuar(já existe aprovados aguardando a chamada)
    -E a ONG "Destruindo os sonhos de Nós Professores e alunos de B Mansa"vai continuar a receber R$ 318.000,00 da Educação para manter a Orquestra formada por pessoas de fora de B Mansa?

    -E as creches vai fornecer material para higiene dos pequenos e limpeza das dependências ou as "pobres" mães vão continuar a bancar esta despesa? (Onde está os recursos do FUndeb???Será que o gato comeu???)


    Resumindo parece que vai continuar a educação do cuspe e giz.

    Coma palavra a turma que se diz do bem.

    Amigos da escola

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de reforçar a colocação acima dizendo que transferiram o CEI do antigo prédio do sabec no centro, para o CIEP BOM PASTOR, na calada da noite, isto é covardia e traição, além do mais chamo atenção para as precárias condições do Colégio Marcelo Drable, outrora O COLÉGIO...
    E o grupo de diretoras sem formação vão continuar, é ilegal, mas pode???Só porque são cabos eleitorais do Zé anunciação????

    LAM

    ResponderExcluir
  4. GABI disse...

    Oi Julinhoooo !

    Beijinhos, estou sumidinha, mas na ativa, para marretar somente o que é certo.

    La vai bommmmmmbaaaaa !

    que comprou o terreno do SAAE não é ninguém de apiacá ou sei lá ! é dqui mesmo, Apiacá foi pra despistar.

    O comprador, ao que parece é ligadíssimo ao Prefeito José Renato é tem uma empresa de tubos de aço no Bairro Boa Sorte . É isto mesmo e, segundo as más linguas a primeira letra do nome do real comprador é J.

    E tem mais, professores tremei !!!! Já se fala na PMBM a venda da terreno do ginásio Marcello Drable no Ano Bom.

    Quem viver verá .

    Fuiiiiii! Beiiiiijosssss.

    GABI

    ResponderExcluir
  5. Julinho,Boa tarde.

    Aqui na SME ta a maior confusão, pois há menos de 1 semana para início das aulas, ninguém sabe quem será fornecedora de merenda, a nutri ta caindo fora...As mães estão indo reclamar da transferencia do CEI do centro(Sabec)para o Ciepo no lazaredo, ninguém aceita, afinal a grande maioria dos alunos moram no centro(Morro do Cruzeiro, Eduardo Junqueira, etc).
    A notícia de seu blog sobre a falta de manutenção das escolas está dando o que falar e parece que a situação é pior do que foi colocado, por isso o nosso Prefeito ontem mandou informar a imprensa sobre a obra do Clécio Penedo, porém, os mesmos sabem que em condição de alunos estudarem é só dentro de 90 dias, a obra está lenta, tem fatura atrasada e a empresa de engenharia reduziu a mão de obra.
    Detalhe= Todos os Colégios construidos e inaugurados no governo anterior estão com sérios problemas estruturais, utilizaram material de 2a., refugo e não houve fiscalização correta da PMBM, além do mais o projeto deixa corredores escuros e estreitos...esqueceram dos alunos, da saúde dos alunos....



    bjs

    E.

    ResponderExcluir
  6. Caros Amigos, sou professora e estou retornando de viagens de férias e ao abrir o seu Blog para me inteirar das coisas, Choquei, está tudo igual na terra do caós. Sinceramente não sei o que será da educação, pois não tem uma direção, a equipe da sme é fraquissima, diretores nem ai, só se preocupam é com a verba do FNDE(Quando vai chegar???)além do mais é uma turma de enrolonas e baba ovo, poucos trabalham, muitas acumulam indevidamente e há muito sentimos uma grande falha no tocante a "manutenção" escolar que simplesmente não acontece. No estado de S Paulo, cada Escola tem um vigia-morador-encarregado do prédio e tudo funciona, AQUI...bye, bye...E agora tomo conhecimento que estão literalmente vendendo o patrimônio da PMBM e pergunto: Onde está a OAB? e a CMBM, e as associações de Classe?? eos sindicatos?? e a Asbam???e os ex-Prefeitos e a Deputada pandeló???Ninguém vai gritar é a omissão coletiva???
    A Secretária Vitória tem que assumir um caminho, o caminho da educação e defendÊ-LA, como sempre fez com competência na agência do Estado-SEE-RJ, porém não entendo o que está acontecendo, pois perdeu o apoio de professores e as suas assessoras diretas, a sua irmã vice agora é motivo de piada no meio e tornou-se politqueira e ninguém acredita mais nela e o Prefeito deveria ouvir mais a Secretária de Educação e atende-la, porém prefere ouvir a sua esposa-professora e seu Vice em almocinhos de fofocas aos domingos em sua casa.
    Os novos professores recem-admitidos pelo concurso já demonstram falta de paciência com tamanha desorganização, salários baixo e falta de pagamento das férias(Seria o cartão de boas vindas da SME????)falta de um norte pedagógico e o pior a maioria já atuam em outros municípios vizinhos e a comparação é inevitável e chegam a conclusão fácil...As perguntas que mais se ouve:
    -No Municipio X(que pode ser Pirai-V.Redonda, R Claro, angra, B Pirai, Queluz,Resende, Cruzeiro, Quatis, etc)a merenda é farta e boa e o Professor pode almoçar-AQUI NÃO!
    No Municipio X- O FUNDEB complenta o mau salário com mais R$ 330,00. AQUI NÃO!
    No Municipio X- O Conselho Municipal de Educação funciona- AQUI NÃO!
    No Município X-Somente Diretores com Formação assume os Colégios, AQUI NÃO!
    NO Municipio X tem um método próprio de ensino-AQUI NÃO! AQUI É O COC!!!!
    NO Municipio X- As assesoras da SME são aquelas Professoras e orientadoras que se destacam em suas comunidades escolares com inovações, AQUI NÃO!!!
    No Municipio X-A Prefeitura paga treinamentos, palestras e workshops em outras Cidades para melhorar o quadro de docentes. AQUI NÃO!!

    Lamento,
    pelos meus alunos,
    pelos meus colegas,
    pela educação de B Mansa.


    C.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.