terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ZÉ DEN'DÁGUA

Entrega: Morador recebe do prefeito Zé Renato e do superintendente regional da Caixa, Paulo Leonel, chaves de casa no empreendimento que MPF quer ver demolido.
BEM...
O ano de 2.011 ainda nem começou direito mas a prefeitura de Barra Mansa, intrépida como ela só, já paga o grande primeiro micaço de 2.011. Conforme matéria do jornal Diário do Vale, colocada no site ontem e publicada hoje, assim como a foto acima, reproduzida do mesmo veículo, o Ministério Público Federal exige a demolição das casas tão alardedas pela administração e construídas pela iniciativa privada com a benção e festa da prefeitura, que não perde a oportunidade de posar de papagaio de pirata em tudo que acontece para minimizar o marasmo administrativo instalado desde a chegada da dinastia do "Bem".

Segundo o DV, O Ministério Público Federal enviou recomendação à S2 Construtora e Incorporadora para que a construtora realize a demolição de todos os prédios na área de preservação e que suspenda todas as obras próximas ao rio até que seja demarcada a faixa de proteção pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A recomendação, segundo o MPF, foi feita porque os dois condomínios estão na Faixa Marginal de Proteção do Rio Bananal em Barra Mansa. A empresa, no entanto, já entregou os dois empreendimentos - de acordo com informações obtidas pelo DIÁRIO DO VALE, um dos conjuntos habitacionais foi entregue no fim de 2009 e outro, no fim do ano passado. Fontes ligadas à S2 informaram que amanhã será realizada uma reunião com representantes da empresa, do MPF e da prefeitura, para discutir a situação criada pela recomendação, já que as casas já estão na posse dos compradores. Uma vistoria encomendada ao INEA pelo procurador Rodrigo da Costa Lines, autor da recomendação, constatou em setembro de 2010 que parte dos condomínios Vila Real I e Nova Colônia estão na área de preservação ambiental do Rio Bananal na Estrada Governador Chagas Freitas. De acordo com o procurador, a situação é agravada pela prefeitura que concedeu a licença ambiental de instalação a um empreendimento que foi construído parcialmente na faixa de proteção do rio.
Vejam o depoimento perolizado do procurador federal: "O Governo Municipal de Barra Mansa não apenas se omite no seu dever de fiscalização como vem fomentando de forma irresponsável a ocupação irregular das margens do Rio Bananal, o que provoca danos ao meio ambiente, coloca em risco a vida da população e agrava o problema das enchentes em toda a Bacia do Rio Paraíba do Sul, e requer a intervenção do MPF seja por meio de termo de ajustamento ou ação civil pública".
O MPF também expediu recomendações para o INEA, a Caixa Econômica Federal e a prefeitura, que terão 20 dias para atenderem ao procurador. O INEA foi recomendado a providenciar a demarcação da faixa marginal de proteção de toda a extensão do Rio Bananal a partir de plantas que deverão ser apresentadas pela Prefeitura de Barra Mansa. À Caixa caberá não financiar imóveis junto a leitos de rios até que o INEA realize a demarcação da faixa. Já a prefeitura deverá fiscalizar a Estrada Governador Chagas Freitas coibindo construções irregulares e sem conceder autorizações para novas construções até que seja realizada a demarcação da faixa de proteção. A prefeitura de Barra Mansa informou, ontem, que cumprirá a recomendação do Ministério Público de fiscalizar a Estrada Governador Chagas Freitas, não concedendo autorizações para novas construções até que seja realizada a demarcação da faixa de proteção, como tem feito com todas as recomendações que recebe do mesmo.
O mico provocou alguns comentários pertinentes dos leitores do DV:
JOSÉ 18-1-2011 - 00:19h
Seria cõmico se não fosse trágico. Depois de um alto investimento vem o MPF e recomenda a destruição das casas. É muita incompetência, porque não viram isso antes? E agora, quem vai pagar essa conta? quem vai ser preso pelo crime ambiental? Vamos acompanhar.

JANE 17-1-2011 - 23:47h
Diz o procurador: O Governo Municipal de Barra Mansa não apenas se omite no seu dever de fiscalização como vem fomentando de forma irresponsável a ocupação irregular das margens do Rio Bananal, o que provoca danos ao meio ambiente, coloca em risco a vida da população. Com a palavra, o prefeito.

CIDADÃO DE BM 17-1-2011 - 23:23h
Que fiasco heim Sr prefeito!! Raridade o Sr aparecer, seja em qualquer lugar...e quando aparece so faz merda!! Vê se trabalha direito a população de BM ta mal de prefeito e de administração...Cadê os puxa sacos que não aparecem nesta hora pra falar alguma coisa tbm !! bando de sangue sugas...Barra mansa ta ferrada mesmo!!

SUGESTÃO 17-1-2011 - 23:21h
Poderia entrevistar o senhor que recebe a chave direto das mãos do prefeito. O que será que ele acha disso tudo. Mas levem junto um calmante para não ter risco dele infartar. Absurdo!!!

VIRGULINO 17-1-2011 - 23:17h
Por tudo que vemos aqui, os moradores foram os mais prejudicados. A licença nem poderia ter sido dada. Tem de ver isso direito, pois as palavras do procurador são duríssimas. Se for tudo verdade é mais que crime ambiental. é de responsabilidade...

CLARICE 17-1-2011 - 23:13h
De todas que eu já li, esta é a mais surreal. A foto diz tudo...

VIVIANE 17-1-2011 - 23:05h
Como assim a PMBM deu licenças para um local impróprio? O que está acontecendo? Todos serão afetados por esta asneira? Quantos moradores estão na tal faixa?Ai meu Pai!

JAMAR 17-1-2011 - 21:49h
Esta é sem dúvida a pior administração de B Mansa. Não fazem, não fiscalizam é só marketing e bagunça. Ainda bem que o MPF agiu a tempo. Francamente zé...

CIDADAO 17-1-2011 - 21:48h
Agora fedeu

CLAUDIO CROVATTO 17-1-2011 - 21:48h
porque so agora depois da tragedio na região serrana do Rio de Janeiro e que foram ver que a colonia inteira e area de risco. pois já morei no cond. Aymore e as casas sempre são invadidas pelo Rio Bananal todos os verões. e lamentavel....

LUIZ ALBERTO 17-1-2011 - 21:30h
Sou morador do condominio Villa Real e agora como vamos ficar???? Que palhaçada agora que construiram e entregaram todas as casas querem derrubar e as familias que moram aki ?

EVANGELISTA 17-1-2011 - 20:45h
Tem que ser checado com vericidade o que a ponta a reportagem, amanha estas pessoas estaram sofrendo, perdendo tudo e contribuindo para os desatres futuro. Temos que ajudar, construir, favorecer contudo precisamos ter principio de fazer o que 'e certo. Nao adianta dar hoje para perder amanha...
São ações como essas, pela irresponsabilidade e falta de planejamento, que em futuro breve poderão provocar tragédias como a que estamos assistindo dramaticamente na região serrana. Fazer politica é muito mais do que criar um arsenal de marketing, profissionalizasr cabos eleitorais, falar mal da vida alheia e monitorar a opinião pública com o dinheiro público. Fazer política é estar preparado para governar para todos, e não somente para seu grupete, com competencia, responsabilidade, criatividade e ética.
Será que um dia a população de Barra Mansa vai se dar conta disso?
Será que um dia o povo vai perceber que ser do "Bem" é muito mais do que falar que é do "Bem"?

4 comentários:

  1. Julio

    VC está sendo humilde chamando isto de mico...Isto é um KING KONG, é uma vergonha para nossa Cidade. Nesta foto com o zenerico e seu secretário zito deveria colocar também a foto do roosevelt que iniciou esta bagunça e ainda lançou esta figura sem sal como prefeito...As férias dos professores não saiu, o terreno do saae foi vendido para um micro empresário de apiacá ES....etc


    MDL

    ResponderExcluir
  2. Ricardo Maciel comenta ...

    Depois quando eu falo, as pessoas criticam.
    Se houvesse seriedade e o Prefeito tivesse um mínimo de responsabilização, deveria pagar, do próprio bols, este imenso prejuízo que as pessoas terão.
    Com certeza vem chumbo grosso contra a PMBM, o que significa dizer que o meu IPTU vai pra latrina.
    TÁ EXPLICADO PORQUE O LUIZ AMARAL DEMITIU ESTE INCOMPETENTE DO SAAE EM 1993.

    RICARDO MACIEL.

    ResponderExcluir
  3. pior ainda...
    O empresario não é Apiacá, mas sim do ES e ele não tem qualquer parentesco com o ex-Líder Maior. Ele é parente sim do Zé Renato ou Zénerico e são mesmo do ES.
    ...mas o pior não é isso. É que o SAAE ainda vai pagar um aluguel de R$25.000,00 pela ocupação do terreno do Ano bom.
    Excelente negócio para quem comprou!!!

    ...e nós de BM, que vá reclamar com o Bispo, ou Pastor!!!

    MDF

    ResponderExcluir
  4. Essa MPF não tem cabimento... A lei federal que rege a distância de margens de rios para as construções é de 30 metros e essa MPF está cobrando 100 metros. Existe no congresso uma proposta para um novo código florestal do deputado Aldo Rabelo que diminuirá essa distância para 15 metros.

    A Prefeitura está correta e aceitou as construções com base na lei.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.