quarta-feira, 20 de julho de 2011

UMA GOTA DE PERFUME.



HÁ ALGO NOVO NO AR DE BARRA MANSA.

Eu entendo muito pouco de previdência social. E como não costumo dar pitaco em assuntos que não domino, passo batido na discussão. Mas tem algumas coisinhas que entendo bem. Uma delas é a percepção do incômodo político, e isso eu captei facilmente na matéria postada sobre o assunto previdenciário de autoria do Dr. Paulo Cosenza. Ele, na qualidade de Magistrado e conhecedor profundo do Judiciário, dissertou sobre um tema que a princípio me levou a crer que não despertaria grande debate no Blog. Ledo engano. O povo do “BEM”, ressabiado, levou a conversa para a questão político-partidária-administrativa municipal.

Como diz o clichê: acusaram o golpe. Fora os comentários que não publiquei, de autoria anônima e gratuitamente ofensiva, percebe-se mesmo nos publicados, um receio enorme que Dr. Paulo venha a causar embaraços políticos para a dinastia que pretendia se perpetuar no poder em Barra Mansa. Até uma militante do PT, apensar de “ine”s”pressiva”, acusou a neura. Percebe-se que os comentários elogiosos foram, na maioria, facilmente identificáveis e as críticas, como sempre, realizadas sob a manta covarde de anonimatos ou pseudônimos aleatórios à personalidade real.

Sempre simpatizei com a possibilidade do Dr. Paulo vir à candidato à prefeito da cidade. Acho até que fui o primeiro a sugerir tal hipótese sem compromisso. Conheço-o bem e testemunho sua tenacidade, capacidade, autoridade e independência, inclusive financeira, requisitos consideráveis para um bom gestor público, mas nunca colocamos o seu nome como uma condição “sine-qua-non” eleitoral, e nem ele próprio foca com essa ótica. Não sabia e ainda não sei se ele terá sucesso neste ramo, mas nunca vitórias fáceis me moveram. As verdadeiras conquistas tem o sabor incomensurável dos grandes desafios e só assim o mundo evoluiu e eliminou diversos tiranos.

Paulo, às vésperas de sua aposentadoria, tem garantido vencimentos confortáveis para ele e sua família durante todo sempre, e na qualidade de seu amigo, preocupo-me com os dissabores que ele possa vivenciar sem a menor necessidade.

Mas uma coisa eu não posso deixar de admitir: Ninguém domina um homem de verdade quando ele tem sonhos e enxerga os anseios na palma da sua mão, e Paulo sempre foi assim em toda a sua trajetória profissional e pessoal.

Muitos desdenharam quando ele sonhou trazer um Fórum de primeiro mundo para Barra Mansa em detrimento de cidades de maior envergadura econômica e habitacional, mas ele, incansável na concepção do projeto, jamais desdenhou de nossas chances e contra as possibilidades e lógicas, realizou sua missão com triplo êxito, pois além dos benefícios para o Poder Judiciário, o Poder Legislativo ganhou uma nova e confortável sede, e a prefeitura, por sua vez, ganhou um espaço nobre para a transferência de sua biblioteca e o Museu da História municipal. A única coisa que não sabíamos era que os administradores locais teriam tanto desprezo e irresponsabilidade perante o Palácio Barão de Guapy, testemunha rica da nossa história, e o largassem às ruínas.

Por fim, parabenizo Paulo pelo despertar de uma esperança na vida dessa cidade. O temor do "BEM" é saber que as táticas usadas contra Ademir Melo na eleição passada, serão inócuas perante a sua vida e seu passado e que mesmo assim, caso teimem em denegri-lo, arcarão com as consequências constitucionais e legais de forma exemplar.

Não sei se a historia terá prosseguimento ou êxito, mas um fato já é consolidado: Há algo novo no ar de Barra Mansa.

11 comentários:

  1. Nada como as urnas não é mesmo Julinho?

    Vamos aguardar

    Dr Francisco

    ResponderExcluir
  2. Julio
    Sincera e honestamente, do jeito que Barra Mansa esta, qualquer pessoa poderia se habilitar ao cargo de Chefe do Executivo Municipal.
    Alias, parece ate que e isso que o grupo detentor do poder quer.
    Não há nada, ao menos que se saiba concretamente, que desabone a conduta pessoal do Sr. Paulo, mas, tambem não há nada que o posicione a condição de bom candidato. Não vejo excepcionalidade quanto a obra do Forum, pelo contrario, sua localização e no minimo questionavel, estando a margem do rio que deu nome a cidade e bem proximo ao rio Paraiba do Sul, tendo ficado mais distante do centro da cidade, o que dificulta ainda mais o acesso da população carente. Mas... realmente, e preciso repensar Barra Mansa.
    Voltando ao assunto politica, tem tanta coisa errada que nem sei ao certo quem seria o candidato mais indicado.
    Uma coisa e unânime: ninguem mais deseja esse grupo que esta la.
    So que se não houver consenso, bom senso ou outra coisa qualquer, com tantos possiveis candidatos, eles permanecerão por mais quatro anos. O problema e que todos os itens manifestados não prevalecem na politica. Então... infelizmente, vamos amargar mais uma "vitoria" deles.
    Abs.

    Marcelo Correa

    ResponderExcluir
  3. Vejo que vc é homofóbico por ter censurado meu texto.
    É assim que vc quer falar de política do futuro de Barra Mansa. A não ser que tenha algum problema sexual ainda por resolver. Nunca é tarde.

    ResponderExcluir
  4. Julinho, meu fiho, boa noite!

    Realmente há algo de novo no ar. e o mais importante: esta assustando muita gente. Veja que o PT e o BEM fizeram vários comentários, o que significa dizer que o tema apontado pelo Juiz Dr. Paulo Consenza é uma preocupação e suas ideias e opiniões tem um peso junto aos leitores e atingiram o seio d administração que, sem dúvidas, foi uma lástima para o funcionário como um todo, ai incluídos os aposentados e os pensionistas.
    Parabéns Julinho pelo blog e pela democracia.

    MDL

    ResponderExcluir
  5. Eduardo Wernech, diz, Está aí um camarada que respeito bastante, o Paulo Consenza pode ser realmente um bom nome, sobre o que o Marcelo Correa fala em relação a proximidade do fórum com o Rio Paraíba, vejo com ótica diferente, naquela época da instalação do Fórum não tinha nenhuma ação ou buxicho como há hoje por conta do MPF e SPU, se tivesse com certeza ele, Dr. Paulo, teria tomados providências necessárias em relação ao assunto. Em relação ao povo do Castelo Cor de Rosa, concordo com o Marcelo que se tiver muita divisão corremos o risco deles continuarem encastelados e afundar a cidade de vez, pois até parece que o plano é este mesmo....

    ResponderExcluir
  6. Piratingaúna não gosta do Rio.
    Sr Eduardo Vernec onde saí o esgoto do Forum?
    Como ecologista é mais um hipócrita.

    Go out

    ResponderExcluir
  7. Julinho,

    Inicialmente, gostaria muito de agradecer a inclusão de meu comentário sobre a previdência social, como um "post" de seu blog.
    Sinceramente, não esperava tamanha repercussão, embora não tivesse dúvida do interesse que a matéria provoca em todo o cidadão trabalhador.
    Gostaria de agradecer os comentários favoráveis e as críticas, porque o debate do tema é crucial na busca de uma solução definitiva para esse drama vivenciado, permanentemente, pelos aposentados, pensionistas e trabalhadores contribuintes.
    Não posso dizer o mesmo aos anônimos, que apenas manifestaram inveja, rancor e desesperança, sem qualquer contribuição para a compreensão de tema tão sensível a toda população. O desrespeito não foi apenas comigo mas, principalmente, com esse universo de pessoas, que para sobreviver, precisam se valer dos parcos benefícios recebidos da previdência social. Eles foram desrespeitados!
    Julinho, da leitura dos comentários pude perceber um desejo importante de se debater o regime próprio da previdência, especialmente no âmbito municipal, administrado pelos chamados fundos previdenciários.
    Se essa discussão for do seu interesse, ratificado pelo seu público, se poderia abrir um debate sério, não fulanizado, sobre a situação atuarial e financeira do fundo de previdência, ficando o convite, inclusive, para os gestores da previdência municipal apresentarem, se desejarem, para aos funcionários públicos municipais, um retrato da situação atual do fundo, especialmente, diante da ressalva, mencionada no seu blog, que teria sido feita pelo TCE.
    Tenho convicção, que com elevado espírito público e a participação organizada de todos os interessados, benefícios ao universo de servidores públicos serão, com toda a certeza, alcançados.

    A pronta informação é um dever do poder público e um direito de todos.

    Agradeço o espaço e desejo sucesso ao blog.

    PAULO COSENZA

    ResponderExcluir
  8. Dr Paulo Consenza o sr é um Gato

    Xodo de Loira

    ResponderExcluir
  9. Maguila da Vista Alegre21 de julho de 2011 às 20:19

    O que Barra Mansa precisa, Sr. Paulo, é de emprego, de lazer, de saneamento, que ainda falta em muitos bairros, inclusive o Vista Alegre.
    Esse papo de previdência, de fator previdenciário, é interessante sim, mas, lá no Congresso. Aqui, a conversa é outra!

    ResponderExcluir
  10. O Maguila,

    Ou o senhor é novinho e pensa que não vai ficar velhinho ; ou é bobinho e acha que vai ser sempre novinho.
    É lógico que o emprego, o lazer e o saneamento são importantes, até porque aqui em Barra Mansa só acontecem ANUNCIAÇÕES do Zé, mas sem uma aposentadoria decente, ninguém consegue sobreviver decentemente.
    Esse tema do Dr. Consenza é muito sério atual. Parabéns Dr. Juiz.

    Uma velhinha professora e aposentada de Barra Mansa.

    Claudina

    ResponderExcluir
  11. ELIETE disse ...

    Gostei da discussão sobre previdência, embora considere que ela deva ser tema nacional é empolgante vê-la discutida em Barra Mansa, no âmbito municipal, porque previdência interessa a milhares de pessoas aposentadas pelo Município e, ao que parece, a PREVIBAM tem a saude abalada, pois tudo é negado ao aposentado e pensionista da cidade. Lembrem-se que eles continuam comprando, consumindo e girando seu dinheiro na cidade, ao contrário da PMBM que prefere contratar empresas e serviços de fora de Barra Mansa.

    Dr. Paulo eu o conheço como Juiz, mas fiquei curiosa e gostaria de ouvir mais suas posições sobre temas da cidade.

    ELIETE

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.