Eleitores: 33.099.
Votos apurados: 27.419 (82,84%).
Abstenção: 17,16%.
Brancos: 2,35%.
Nulos 5,25%.
PREFEITO ELEITO: MARCINHO (DEM) 16.002 VOTOS (63,16%).
Vice: MARIÂNGELA SANTOS (PSDB).
Concorrentes:
CANELINHA (PTB) 7.539 VOTOS (29,76%).
GRAÇA MARCO (PMDB) 1.795 (7,08%).
PREFEITO ATUAL: GIL LEAL (PMDB), eleito com 15.037 votos.
Concorrentes:
RUBINHO (PDT) 6.237
MARIÂNGELA SANTOS (PSDB) 3.937
Vereadores eleitos em 2008: 9, sendo 4 do PMDB, e 1 do PR.
Vereadores eleitos em 2012:1, sendo 1 do PMDB, 2 do PR.
Comentário: Essa foi uma das eleições mais emblemáticas e auspiciosas do estado do Rio. Três vereadores atuais disputaram o pleito. O prefeito atual, do PMDB, ficou dividido entre a candidata de seu partido, que teve apoio dos caciques Eduardo Cunha e Jorge Picciani, levando uma surra leitoral e ficando na lanterna; e o candidato do PTB, filho de seu vice-prefeito. Venceu o terceiro nome, do DEM, apoiado pelo PR, numa manifestação de mudança e consciência, com um percentual de mais de 63% de votos, e com a maior votação já registrada na história da cidade. O prefeito eleito, é jovem, blogueiro atuante, e fiscal intrépido do caos da saúde no município e é comum vê-lo nas madrugadas fiscalizando filas nos postos de Saúde. Nomeu um secretariado totalmente novo e jovem, por princípios curriculares, que aparenta ser descomprometido e sem vícios políticos. O PT, que não apoiou ninguém ao executivo, continua praticamente inoperante na cidade e seu candidato a vereador mais votado, teve apenas 153 votos.
PONTUAÇÃO:
LINDBERG: 0 ponto.
CABRAL: - 19 pontos.
GAROTINHO: + 6 pontos.
Folha do Interior hoje: conforme explicou a presidente do pt de BM, o Prefeito eleito afirmou que tanto a Secretaria de Habitação e Coordenadoria de Agricultura serão ampliadas e os " colaboradores das equipes serão escolhidos pelos novos titulares. "
ResponderExcluirOu seja: criar mais cargos que com certeza não incluem os lotados na Secretaria e Coordenadoria ,para fazerem o que?
Além disso volta Orçamento Participativo (com mais cargos) para agregar a administração. E a PMBM sem dinheiro e aumento aos funcionários.
Várias reuniões para nada, vide administração pt. Muito barulho para nada.