terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CAMINHADA ALCOOLÓGICA!

A VERDADE QUE ELES NÃO QUEREM OU NÃO CONSEGUEM ENXERGAR!
Ouvi dizer que têm programas de rádio, da mesma rádio por sinal, que não escuto, que todos os dias fica conspirando contra a realização da "Caminhada Alcoológica" de Barra Mansa, supondo que o ato é um ataque frontal do prefeito Jonas Marins contra a ordem e aos bons costumes.
Assim como um determinado jornal que também sobrevive de verbas públicas, a Rádio e seus proprietários querem insinuar que o prefeito estaria fazendo apologia ao uso de drogas e promovendo um atentado contra as famílias.
Um partido da cidade, cujo redator é homem de confiança do deputado Albertassi, também soltou manifesto contra a diversão. Vale lembrar que  o provável autor do texto é o mesmo que afirmou que o desabamento de prédios do Ano Bom era castigo "divino" pelo fato do prefeito anterior ter admitido a união estável homossexual para efeitos de pensão no Fundo de Previdência Municipal. Ainda bem que os três vereadores do partido não pensam assim. 
Sob o falso manto da religiosidade e da segurança pública, esses derrotados falsos profetas querem gerar pânico e revolta na população. A estratégia me provoca ojeriza, mas não vou ignorá-la. Meu medo é me extender demais no assunto, mas isso já é uma rotina.
A Caminhada "Alcoológica" é uma criação de BARRAMANSENSES. Isso mesmo, cidadãos da nata da cidade de BARRA MANSA criaram saudavelmente o hábito carnavalesco no então distrito de Quatis, em 1991. Hoje, fazem 22 anos que vários cidadãos honrados e agradáveis de nossa cidade, de forma jocosa, como o carnaval deve ser, fizeram uma despretenciosa caminhada pelos bares de Quatis. O simpático contador chamado carinhosamente de "Funil", uma das pessoas mais elegantes que conheço, na ampla concepção da palavra; meu amigo Zé de Abreu, ex-funcionário do BB; o contador Julinho Cambraia, outro exemplo de caráter inquestionável; o empresário Marquinho Fajardo, meu conterrâneo; Fábio Leite, hoteleiro e também oriundo do BB; e demais amigos, entre eles, diversos empresários bem sucedidos e de famílias exemplares e altamente estáveis e honradas de nossa cidade, criaram a tradição que com o passar dos anos foi agregando gente até chegar ao ápice de 30 mil pessoas num evento de uma cidade que tem 12 mil habitantes. Esse fenômeno em nada remete ao consumo exagerado de bebidas, além do mais, pela suor provocado pela caminhada e pelas duchas estrategicamente estabelecidas no trajeto que com o passar dos anos foram agregadas com os caminhões-pipa dos bombeiros, amorteciam sobremaneira os efeitos do álcool no organismo. A esposa de Funil, uma das mais animadas participantes e uma das fundadoras do movimento, jamais colocou uma gota de álcool na boca.
O preconceito e o revanchismo odioso de certos "jornalistas" extrapola os limites do ridículo e da mentira. A caminhada "alcoológica" é mais um patrimômio cultural de Barra Mansa que foi largado a esmo pelas últimas adminstrações municipais, a quem os críticos da caminhada "alcoológica" se associaram sem êxito nas urnas das últimas eleições. Porém, mesmo assim, desde 2007, essa caminhada acontece na Vila Maria, e só agora, a "imprensa" quer colocar a culpa no novo prefeito, Jonas Marins, que não tem absolutamente nada a ver com isso, mas age certo em tentar incentivá-la e promovê-la.
A "caminhada alcoológica", orgulhosamente criada por barramansenses e difundida no então distrito de Quatis (em sátira às caminhadas ecológicas, como prega o bom espírito carnavalesco), é um orgulho de nossa sociedade. Hoje, pelo Brasil, centenas de caminhadas similares engrandecem as festas de carnaval e virada de ano, e são realizadas país afora. Só em Minas Gerais, sabemos que ela acontece em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Malacacheta, Caratinga, Pompeu, Inhaúma, Cipotânea, Mariana, Montes Claros, Raul Soares, Carandaí, Brás Pires, Dores do Campo, Caraí, Recreio, Itutinga, Sabará, Contagem, Peçanha, Buenópolis, entre outros municípios que comemoram o carnaval com sucesso e segurança. Na Bahia, já existe em Camaçari e Conceição da Feira. No Espírito Santo, existe em Vitória e Marataízes. Em Pernambuco, Recife e Cabo de Santo Agostinho já aderiram. Até no Tocantins, o município de Dianópolis já faz a sua. Angra dos Reis, aqui no estado do Rio, também faz. E no estado de São Paulo, e tinha que ter um dedo do Julinho nisso também, fui eu o primeiro a realizar uma caminhada alcoológica. Foi em 2005, no município de Bananal, onde a atual prefeita Miriam, que na época exercia o mesmo cargo, acreditou na minha proposta e mesmo com restritos recursos financeiros, promovemos o resnascimento do carnaval de Bananal,  tendo a "caminhada alcoológica" como nosso carro chefe, transformando-se em estrondoso sucesso e se mantendo viva e solicitada até os dias de hoje. Há alguns anos, em Itanhaém, outros paulistas também curtem esse forma de prazer carnavalesco.
Voltando ao ano de 2005, em Bananal, vou confessar uma coisa: estávamos, eu e minha mulher, no meio de nossa maior desavença nesses trinta anos de namoro e fiz a "caminhada alcoológica" em homenagem a ela. Só ela sabia disso, mas isso me bastava. Num trio elétrico galante, Jô, Samuel e banda, além de DJs, fizeram a alegria da cidade, e para espanto de todos, a caminhada alcoológica foi perfeita e memorável. Assim ficou eternizada no meu coração, a caminhada "alcoológica" que muito acima do nome, é uma festa de confraternização e alegria familiar, como foi pacificamente concebida por Abreu, Funil, Marquinho, Fabinho, Cambraia e Cia., que ao criarem o movimento, não pretendiam estimular alcoolismos, mas apenas brindar a vida, a festa, ao amor, a amizade, a alegria, ao lazer, e a vida,  como ela deveria ser, enfim,  todos os nossos dias. Isso é carnaval. Isso é benção Divina!
É natural que certos radialistas e "jornalistas" não entendam o que é isso. Ninguém os vê em bares, restaurantes, festas, ruas, teatros, boates, shows, cinemas, ou nada que provoque bem estar coletivo. Se encastelam em suas residências, ilhas ou chácaras que o dinheiro público os agraciou. Não convivem o dia-a-dia das ruas e não têm amigos, apenas eventuais parceiros de "negócios". Vivem "para" e "pelo" dinheiro e assim se consomem. Não conhecem os riscos dos romances pela vida nem as venturas do amor em abundância. São tristes, taciturnos e invariavelmente, infelizes. É direito deles ser assim? É. Desde que não tenham a abominável pretensão de extrair o nosso: de ser feliz.
Para concluir, encerro com uma promessa e um desafio: como esse ano já havia planejado uma viagem no carnaval, ano que vem, realizarei uma "caminhada alcoológica" no Ano Bom e no Centro da cidade. Desde já convido meus diletos amigos fundadores da caminhada de Quatis, ou melhor, da primeira do Brasil, para a empreitada. Para animar, desde já convido a Banda "Be Happy", na qualidade de seu padrinho de batismo. Quero ver se vai ter jornal ou rádio que nos impedirá.
A caminhada "alcoológica" é nossa! E com a  gente, não há quem possa!
"Be Happy"!!!

14 comentários:

  1. ESSE PENINHA DEVIA SAIR DA RADIO E DAR UM PASSEIO NO KM 4 PRA VER COMO ESTÃO AS RUAS QUE ELE E O TAL DO ZÉ PROMETERAM ASFALTAR E CHEGARAM ATÉ DIZER O NOME DA FIRMA QUE GANHOU A LICITAÇÃO DO TAL ASFALTO....SEU MENTIROSO

    ResponderExcluir
  2. É por isto que tanta gente acha nojento o ambiente da política. Oposição ou patrulhamento? Aqueles que argumentam que a idéia da caminhada alcoológica pode aliciar jovens ao álcool, guarda suas garrafas de Uisque no cofre de casa? Acaso temem que seus filhos virem viciados? Educação não vem de berço. Nossos filhos respeitam nossos direitos de pais (e mães) de usar álcool, porque os educamos para saberem que apenas adultos podem beber. Todos sabem que isto é uma brincadeira. Beber é um hábito socialmente aceitável. Excessos existem e ficam chatos até em virtudes.
    Carlos Carvalho

    ResponderExcluir
  3. EU ja convidei uns amigos de lorena e Quelus que viram com muito prazer pra participar da nossa caminhada que com certeza vai ser um sucesso..............

    ResponderExcluir
  4. PENINHA É PÉ DE CANA E BEBE WISQUE PRA CACETE. FALA SÉRIO! JÁ O ZÉ RE NATO SE DIZ RELIGIOSO, MAS, ... ENTORNA FEITO FUNIL. SÃO DOIS CANALHAS FALANDO DE UM NADA. ELES ESTIVERAM 12 ANOS NO PODER E AGORA PERDEDORES FICAM ENCHENDO O SACO E A PACIÊNCIA DO POVÃO QUE BUSCA APENAS A ALEGRIA E DIVERSÃO. TÔ COM PENA DE PENINHA E ZÉ! DOIS DERROTADOS PELAS URNAS.

    ResponderExcluir
  5. Peninha Pai e Peninha Filho, todos os dias durante seus respectivos programas na Rádio do Comércio estão falando mal da caminhada alcoologica de Barra Mansa, associando-a ao prefeito Jonas Marins, como se ele fosse o responsável pela criação da mesma. Ouçam a rádio todas as manhãs e vocês ouvirão o que aqui relato. O objetivo da família PENINHA é jogar o povo contra o prefeito. Mas o povo sabe a razão do ataque cujo objetivo é politico.

    Esse Peninha vai dar trabalho pro Jonas Marins.

    ResponderExcluir
  6. Julinho, boa noite.

    Mas é a primeira vez que a mesma consta de realease da prefeitura, que divulga o fato e choca as famílias, e isto ninguém pode negar.

    Eu mesma ví o Pastor Jorge fazendo um verdadeiro culto contra a caminhada dizendo que não admitiria isto. Ele é o vice do Jonas.

    Também ví o Jonas falar que isto é demagogia lá na Camara e fez uma infeliz comparacão com o bloco das piranhas, que não deu pra entender se ele acha que no bloco só tem piranha ou não tem ninguém que bebe na caminhada.

    É uma pena que na cidade acabada, cheia de buracos, nas últimas duas semanas se fique perdendo tempo com uma discussão imbecil como esta. Quero o meu PCCS .

    PROFESSORA REVOLTADA

    ResponderExcluir
  7. vamos fazer uma caminhada para tapar os buracos de Barra Mansa do Ano Bom ao Centro

    R16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontade em enchê-los com os doláres que vocês acumularam em paraísos fiscais. Não se tapa buraco em época de chuva, ainda mais este ano que não pára de chover. Vocês deveriam saber disso depois de 12 anos, mas só pensam naquilo... Queria saber se fui censurado e porquê?

      Excluir
  8. imagina a cena dos secretários de BM terem que ficar na avenida JL assistindo o carnaval.

    já tem secretário puto com isto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cris tá puto da vida e anda dizendo aí que vai viajar de qualquer jeito.

      Excluir
    2. CRIS TÁ PUTO? KACILDS... DEIXA PRA VIAJAR DEPOIS DO CARNÁ.....

      Excluir
  9. Essa caminhada vai ser show................. e tomara que tenha mulher na parada........

    ResponderExcluir
  10. PENINHA DISSE HOJE EM SEU PROGRAMA MICROFONE NA RUA NA RÁDIO DO COMÉRCIO AM - QUE EX-PREFEITO ROOSEVELT BRASIL ABDICOU DA VAGA DE DEPUTADO ESTADUAL EM BENEFÍCIO DO DEPUTADO NELSON GONÇALVES. SEGUNDO PENINHA, ROOSEVELT BRASIL ACHOU MELHOR PERMANECER NO CARGO QUE O GOVERNADOR CABRAL LHE CONCEDERA, SENDO MAIS IMPORTANTE QUE OCUPAR A VAGA CONQUISTADA POR DIREITO COM VOTO NAS URNAS. TODO MUNDO DO 'BEM' SEMPRE FALA NESSE TAL CARGO DO RB - ROOSEVELT BRASIL, O QUE INCLUSIVE O IMPEDIU DE PEDIR VOTOS PARA O SEU PRÓPRIO CANDIDATO ZÉ RENATO. QUANTO MISTÉRIO! PENSO QUE ESSE TAL CARGO DO RB ESTEJA ACIMA ATÉ DO GOVERNADOR OU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, POIS CABRAL E DILMA FIZERAM CAMPANHA PARA ZÉ RENATO E INÊS, RESPECTIVAMENTE.

    SERÁ QUE HAVERIA ALGUM LEITOR DESTE BLOG QUE PODERIA ESCLARECER ESTE MISTÉRIO QUE ENVOLVE RB - ROOSEVELT BRASIL, A PONTO DO RB ABRIR MÃO DE ASSUMIR A VAGA DE DEPUTADO ESTADUAL?

    VAMOS AGUARDAR AS RESPOSTAS.

    MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.