segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PENSAMENTOS POLITICAMENTE INCORRETOS DESTE INÍCIO DE SEMANA (1).

Acho que perdi a noção do tempo e do senso coletivo. Não coaduno com a falsa corrente do "bom-mocismo" que ataca as estruturas do cotidiano e  invade as redes sociais. A meu ver há uma contundente inversão de valores apregoada no ar com o apoio venal de parte da mídia nacional e mundial. Porém, tenho um espaço para as minhas verdades e sendo assim, goste quem quiser e em face disto darei os meus "pitacos" sobre algumas questões ao nosso redor, provavelmente totalmente contrárias ao pensamento da maioria, mas me dou esse direito.
A MORTE DO TORCEDOR BOLIVIANO E AS PENAS IMPOSTAS PELA COMENBOL.
Antes de tudo, é preciso enfatizar que a entidade que cuida do futebol nas Américas, com exceção dos países filiados à CONCACAF, é uma organização arbitrária, venal, ultrapassada, covarde, leviana e corrupta. Autoriza jogos de seu maior campeonato, a Libertadores, em gramados catastróficos ou em altitudes desumanas para a prática do esporte. Isso por si só sempre a desqualificou. Agora, após a morte lamentável e trágica de um menor boliviano, provocada por lançamento de sinalizador naval por um torcedor corintiano, a entidade pune a agremiação esportiva escolhida pelo torcedor assassino de forma a prejudicar sensivelmente a sua renda e penalizando, concomitantemente, seus milhões de torcedores, que em sua ampla maioria, são pacíficos e ordeiros, como a grande maioria dos apreciadores de esporte em todo o mundo. Essas punições, que não encontrarão jamais eco nas esteras das justiças comuns, são arbitrárias e demagógicas e não concorrem para a solução dos problemas. Que culpa tem uma sociedade esportiva pelos atos pessoais de seus simpatizantes? Quer dizer que se eu estuprar uma menor é meu time que deverá ser penalizado?
Não sou corintiano, aliás, nunca tive simpatia por esse time e como qualquer cidadão do Rio, tenho uma velada aversão aos times paulistas, mas isso não me justifica injustiças e pré-julgamentos. O cerne da questão está sendo totalmente deixado à margem da discussão, e a meu ver, são os seguintes:
a) Se tal artefato (sinalizador) é proibido, por que a segurança do estádio foi omissa? Não deveria ser o promotor do evento o seu maior responsável? Por que não houve revista rigorosa na entrada do estádio?
b) Se tal "arma" é proibida e letal, por que um menor consegue adquiri-la facilmente na Rua 25 de março, no Centro de São Paulo?
Querer penalizar um time, seus diretores, seus sócios e seus patrocinadores para sensibilizar torcedores a não cometerem mais ilicitudes é tão eficaz quanto ensinar peixe a falar dentro de aquário. O bichinho pode parecer prestar uma enorme atenção, mas jamais seu "mestre" será bem sucedido.
Uma pessoa desequilibrada ou drogada tende a não observar leis e limites e isso não afetará em nada o seu comportamento. Isso me remete a outra balela da proibição legal do porte e venda de armas. Ora, se bandido respeitasse a Lei, não seria bandido, simples assim. A Lei só cria limites para as pessoas normais e socializadas. Psicopatas e drogados por alucinógenos cagam e andam para a Lei, e assim continuarão a agir. Não se pode punir toda uma coletividade pelo erro de um indivíduo, além do mais, o que impede uma pessoa se infiltrar numa torcida alheia, promover barbárie e responsabilizar o clube desafeto?  Uma torcida, por mais organizada que seja, não tem personalidade jurídica, e mesmo que tivesse, não seria responsável pelos atos de seus simpatizantes.
Em tempo: Antes que me esfolem, quero deixar bem claro que acho uma tremenda idiotice essa história de torcida organizada, onde, com respeitáveis exceções, existem centenas de vagabundos, irresponsáveis e covardes que só se sentem seguros para seus desatinos, agressões, xingamentos e ameaças quando cercados por débeis similares, porém fato é um clube e sua direção não têm como coibir a sua existência, a não ser quando a patrocinam ou incentivam delitos e transgressões, e em sã consciência, não consigo conceber qual seria a vantagem para tal procedimento. Sei que muitos líderes de torcidas organizadas recebem regalias de alguns clubes, mas daí a incentivar vandalismos e assassinatos é outra conversa.
Agora, nas redes sociais, circula mais uma "teoria da conspiração" tão a gosto dos brasileiros: a de que a Rede Globo, preocupada com a perda da audiência televisiva que uma suposta eliminação precoce da equipe corintiana do certame continental poderia produzir, arrumou um menor de "bode expiatório" para assumir a autoria do crime. Com certeza, a "teoria" será compartilhada por milhares. Não faltam idiotas no Universo. Enquanto isso, as revistas nas portas dos estádios continuarão sendo hipócritas: proíbem uma cervejinha, mas são tolerantes com toneladas de maconha, crack e cocaína, além de armas, fogos, ferros e outros objetos que colocam seres humanos sob alto risco.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.