segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O CARNAVAL DE BARRA MANSA EM 2013.

foto: FOLHA DO INTERIOR.
A ALEGRIA VENCEU O MEDO!
MUDAMOS PRA SER FELIZ!
Passei o carnaval fora da cidade, como anunciei, mas via Internet, e especialmente pelo Facebook, acompanhei e torci pelo sucesso do carnaval em Barra Mansa. Foi gratificante saber que mesmo na Avenida Joaquim Leite, que não considero o local ideal para os desfiles de blocos e escolas, embora ache completamente acertado o retorno do carnaval para o Centro da cidade, tudo tenha transcorrido em paz, harmonia, alegria e interação popular.
Foi uma decisão arrojada do prefeito Jonas Marins ceder ao aclame da entidades carnavalescas e fazer a festa ser protagonizada na principal avenida da cidade. Conversando com amigos que aqui ficaram, todos corroboraram com as notícias captadas nas redes sociais e testemunharam o carisma do prefeito que se jogou literalmente nos braços do povo.
Evidentemente,  as aves agourentas dos aliados do governo anterior torceram ávidamente pelo fracasso e se deram mal, porém isso é compreensível no infame meio político. O que não é compreensível e torna-se constrangedoramente lastimável é perceber e constatar a macabra existência de pessoas que perderam o seu tempo e o seu carnaval para "secarem" o evento e torcerem para acontecerem tragédias que justificassem o prévio repulso que elas manifestaram pela festa na avenida e seus arredores. Pessoas notoriamente doentes que se auto-rotulam como intelectuais e paradigmas da moral e dos "bons costumes" assolaram as redes sociais com seus comentários preconceituosos e eivados de ódio e agonia procurando "desesperadamente" notícias que comprovassem ter ocorrido algum mau estar ou desentendimento que tivesse colocado sob risco a integridade física das pessoas para dar crédito aos seus auspícios de mau agouro. Fantasiados de urubus esfomeados regozijavam quando divulgavam algum boato de destempero ou briga supostamente ocorrida.
Essas pessoas, convivem pacificamente, há décadas, com o barulho dos malfadados trens que cortam a nossa cidade no meio. Frágeis e indefesos, esses sanguessugas da alegria alheia se conformam em ouvir os estridentes apitos e ranger de máquinas ferroviárias, como também aceitam de forma omissa e passiva a poluição ambiental que a FCA e a MRS nos presenteiam ao passar em nossa avenida com seus vagões desenlonados espalhando minério pelo ar. Isso não as incomoda. O que incomoda essas pessoas pouco amadas é o barulho de músicas e cantorias.
Na verdade, lá no fundo, bem no fundo, o que envenena o coração frio dessas pessoas infelizes não é o barulho musical, mas o barulho da alegria, da vida, da amizade e da confraternização popular. São seres tristes, doentios, arrogantes ao ponto de não perceberem o quanto necessitam de tratamento profissional qualificado para combater suas neuroses e frustrações. Não admitem essa hipótese pois são arrogantes demais para isso, e costumeiramente encontram "eco" em suas aflições em almas igualmente deturpadas pelo mesmo mal neurastênico.
Durante muitos anos os prefeitos da cidade governaram para esse bando de psicóticos, eis que, embora minoria, fazem muito mais barulho do que os que os incomodam, porém Jonas Marins, de forma altiva e soberana, optou pelo povo e pela vida, largando ao relento os arautos da "Ditadura do Silêncio Absoluto", que formam a fotografia viva do marasmo que nossa cidade viveu durante os últimos anos de recesso de desenvolvimento econômico e social em detrimento de oportunidades para as nossas novas gerações.
Estou orgulhoso do nosso carnaval embora não tenha participado ou contribuído, porém, conforme prometi, ano que vem estaremos desencadeando uma série de eventos e jornadas em nossa cidade para colocar ainda mais tempero nessa festa deliciosa que faz parte da tradição e da cultura do povo brasileiro.
Viva o carnaval! Viva o prefeito e sua equipe de colaboradores que cumpriram a missão arriscada com denodo e altivez! Viva a coragem e a ousadia! Viva a felicidade! Viva Barra Mansa!

14 comentários:

  1. Amigo, falou tudo. Só faltou falar que não teve roubo ou assalto no carnaval, porque a turma do "bem" foi pra outras paragens, deixando aqui os seus lacaios mais impotentes! Feliz retorno, o blog do Julinho é quase uma necessidade para política de BM, assim como comer é uma necessidade para o estômago!
    Começou o ano!

    ResponderExcluir
  2. PERGUNTAS AO BLOGUEIRO JÚLIO ESTEVES.
    1-A atividade de Blog, de uma forma geral, foi criada para ser uma página pessoal, quase um diário, até que o seu blog começou assim: com a referência no pessoal. O que mudou? Por que o blog do Julinho se tornou quase que inteiramente político, abrindo espaços às vezes para outras peculiaridades da sociedade?
    2-Como você explica o sucesso do blog?
    3-Cite três políticos que você conviveu e que mais o impressionou positivamente ou os que fazem falta ao cenário político de Barra Mansa?
    4-É possível também os mais negativos?
    5-O carnaval na avenida foi para mim um ato político no qual eu endosso, mas para o ano que vêm não se poderia discutir democraticamente o carnaval em outro lugar?
    6-O que você acha que deveria mudar imediatamente em Barra Mansa? Qualquer área serve.
    7-Você ainda acredita em Barra Mansa, eu pergunto em termos políticos e econômicos, ou você acha que a vaca foi pro brejo com pátio de manobra e tudo?
    8-Por fim: qual o seu balanço do primeiro mês do governo Jonas Marins? E o que ele pode esperar depois da abertura dos trabalhos no legislativo em 2013?
    Saúde, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo ao questionário, dentro do possível:
      1. Realmente o que era para ser um Blog pessoal tomou outro rumo. Muitas pessoas entendiam os meus casos como ostentação e não era o meu objetivo. Por outro lado, parcelas da sociedade ansiosas por informações idôneas e descomprometidas desejavam saber o que havia por trás do desgoverno de Barra Mansa. Cedi a vontade da maioria e moldei o Blog a feição dos comentários construtivos, como via de regra, são os seus.
      2. Em parte pelas justificativas acima e em parte pela minha "loucura" em muito pouco temer, mas acima de tudo, pela autenticidade, questionada, é fato, mas só eu sei como é real e desprovida.
      3. Denisar Arneiro, pela lisura, honestidade e caráter.
      Moacyr Chiesse, pela simplicidade, graça e carisma.
      Joaquim Pitombeira, pelo coração, amor a política e fidelidade. Evidentemente que a nível municipal. A nível nacional, dos que conheci pessoalmente, alguns me marcaram pela força da personalidade e brilho nos olhos, como Leonel Brizola, Eduardo Paes e Mário Covas.
      4. Hum....omitirei os municipais por respeito, mas minhas maiores decepções regionais foram com Neto, Zé Laerte e Deley. A nível nacional conheci tanta gente que não presta que se citar alguns farei enorme "injustiça com os demais", deixa pra lá.
      5. Certamente, sou apologista do carnaval no Centro, mas acho pouco inteligente fazer carnaval na área de maior reduto comercial e residencial por metro quadrado da cidade. A Beira Rio (lado centro) para mim, seria muito mais interessante, mas entendo o desejo trancado no peito de nossos carnavalescos em voltar para o seu nascedouro e compreendi o prefeito ter se solidarizado com o afã mesmo exposto a toda sorte de riscos.
      6. O COC (já foi extirpado). Os repasses milionários e inexplicáveis para a tal Ong Construindo Sonhos, que agora atende pelo nome de Centro de Valorização não sei de quê. Só em dezembro, ao apagar das luzes e dar calote em inúmeros fornecedores, Zé Renato desviou mais de R$1 MILHÃO para esse troço. Eu preciso saber para onde foi ese dinheiro. Acho que todos nós temos este direito.
      7. Acredito. Creio num modelo de gestão profissional. Creio em ousadia. Creio na nossa privilegiada localização geográfica. Creio na força de nosso povo. Creio na hospitalidade de nossa gente. Creio na nossa juventude. Creio na luta. Creio na criatividade e no arregaçar de mangas em busca de recursos e investimentos.
      8. Jonas está centrado, isso é bom. O que não é bom é manter o discurso contra o antecessor e concomitatemente guardar tantos cúmplices em pontos chaves do governo. Isso não é compatível. É preciso afinar o discurso com a prática. Jonas está bem intencionado mas não pode se deslumbrar nem deixar-se seduzir. O poder é altamente sedutor e é preciso personalidade e coerência para conviver com as tentações. Ainda assim, acredito muito nele e na maioria dos membros do primeiro escalão.
      Quanto ao legislativo, hoje ele tem uma suposta unanimidade, perigosíssima. Quem tenta agradar a todos não agrada a ninguém. Será necessário separar o joio do trigo e se ele espérar que isso aconteça naturalmente, poderá perder bom tempo e pagar alto preço.
      Muita saúde, meu caríssimo e principal colaborador de nosso Blog. Sou muito grato pela sua existência apesar de não conhece-lo. Um dia, quero ter esta honra.

      Excluir
  3. Um Eleitor de olhos bem abertos18 de fevereiro de 2013 às 13:49

    Blogueiro, você defensor ferrenho do Prefeito me diga uma coisa: É verdade que houve licitação e que o jornal A Voz da Cidade perdeu, juntamente com os seus amigos do Diário do Vale e que o João Pançardes choramingou e ameaçou o mesmo, fazendo com que ele realizasse outra licitação, já que na licitação anterior o jornal Extra tinha ganhado? Porque isso? É correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta eu respondo pra vc: Veja os editais 001 e 002/2013. é verdade, mas o caso já foi enviado para o MP, eles mudaram o EDITAL acrescentando a palavra circulação diária + RESTRITA NO SUL FLUMINENSE (GRIFO NOSSO).

      E TEM MAIS, A vale sul CONTINUA SEM CONTRATO.


      MDF

      Excluir
    2. Mas que beleza!!! Continuamos sem contrato, graças a DEUS, com com LISURA E INDEPENDÊNCIA JORNALÍSTICA, incluvise, PARA ACESSAR O BLOG e responder à altura. Estamos na fila e na certeza de DIAS INFINITAMENTE MELHORES.
      Somos PROFISSIONAIS E ESSE MÉRITO, não depende do critério de TERCEIROS nem de supostos invejosos, que usam o glorioso espaço PARA UMA DIVULGAÇÃO TÃO LEGAL.
      Continue, Julinho. Parabéns. Parabéns Jonas. Parabéns TIM. Chegaremos aos finalmente com muita luta e orgulho. Vamos, que vamos!!!!

      Excluir
    3. confio mais no Extra e a licitação nao pode ser dirigida.

      Defensores de Plantão

      Excluir
  4. Julinho, boa tarde! Corro de carnaval, mas respeito todos os que apreciam e se alegram no mesmo. Vários amigos que participaram do carnaval de rua de Barra Mansa me mantiveram informados do sucesso do mesmo e o principal: a alegria das pessoas. Hoje o radialista retornou no ar, estava de férias, segundo disse, mas de forma sutil criticou várias vezes o investimento feito no carnaval. Inclusive disse no ar que a água dos caminhões pipa usada para lavar as ruas e calçadas, seriam custeadas por todos nós. Pelo que sei, há uma verba para a festa do carnaval prevista no orçamento. Se puder nos esclareça por favor. Obrigado.

    Parabéns PMBM! Promessa cumprida.

    ResponderExcluir
  5. Caro Julinho ... Depois de muito tempo vi a alegria estampada no rosto de muita gente em Barra Mansa. Sempre que ficava por aqui, saia timidamente no bloco do boi... por gostar de carnaval e para levar meus filhos... ao sair via o olhar e os narizes empinados de algumas pessoas quando passavamos pela rua ( ou parte do que era reservao para nós). Mas este ano o carnaval teve um gostinho diferente e especial... O BOI vejam só... ganhou nova alegoria e com ele muitos foliões. Foliões que esperavam há tempos, com um desejo louco sair pela a rua à fora, brincar e cantar.. . Famílias inteiras, inclusive minha, senhores e senhoras, crianças e jovens se uniram em uma só intensão : SE DIVERTIR . E o melhor da festa ainda estava por vir, aqueles olhares de despreso dos anos anteriores...os falsos burgueses que nossa cidade ainda mantem, aos poucos foram se amontoando no meio da folia e pelo menos por pouco tempo vi o preconceito ir por água a baixo... muito bom isso! Foi prazero ver crianças fantasiadas passando em frente ao meu prédio com mães orgulhosas de ver seus pequenos produzidos para a festa... foi prazeroso ver o povo que não tem diversão nesta cidade arrastar o pé pela a avenida e cantar com felicidade... foi prazeroso fazer parte das matinês com marchinhas que trouxeram de volta os belos tempos do carnaval, foi prazeroso ver que o povo não sujou e nem depedrou as lojas, mostrando que Barra Mansa é terra de gente civilizada... ao contrário do que muitos pensam... Mas caro, o mehor de tudo foi ver o povo do contra ter que dar o braço a torcer e se render a popularidade e a FOLIA ESPLENDOROSA que o carnaval deste ano nos rendeu!!!!!!!!! E que venha 2014 ...eu e minha família estaremos lá!

    ResponderExcluir
  6. Maravilha o carnaval na avenida ver a alegria no rosto da populaçao dava gosto, tudo na calma e sem vilencia...... apesar de muitos torcerem contra !!!!!!! bola dentro Jonas..... muito obrigado....pela alegria que nos proporcionou....

    ResponderExcluir
  7. Ainda não está fechada a contratação de veículos de comunicação (todos que sejam).
    Julinho, por favor, divulgue e esclareça a todos os interessados. Teremos contratação de mídia, inclusive, somente online. Vamos, que vamos. Tudo lindo e ótimo. Parabéns Jonas. Parabéns TIM.

    ResponderExcluir
  8. O carnaval foi um sucesso em Barra Mansa. Os velhos de espírito, os antipáticos, os neurastênicos, os amargos e derrotados terão que conviver com outra realidade: um prefeito pró-ativo, amável, bonachão e ao mesmo tempo guerreiro. Quem é que não se inspira ao ver um líder à frente dos seus comandados. Há uma diferença muito grande em alguém que fala: “vá lá e faça isso”, com outro que diz “ei, rapazes me sigam”!

    ResponderExcluir
  9. Rsss..Pró Barra Mansa que pérola " um prefeito pró ativo", "amável, bonachão e ao mesmo tempo guerreiro". No mínimo já recebeu seu contra cheque este mês gordo. "Ei rapazes me sigam". Texto bem gay.

    ResponderExcluir
  10. GRAÇAS A DEUS O CARNAVAL FOI OTIMO..
    NÃO TIVEMOS ROUBO NENHUM POIS OS LADRÕES DA CIDADE VIAJARAM PRA OUTRAS CIDADES...COITADOS RECEBERAM TODOS OS GATOS...
    RESENDE QUE SE PREPARA O ZÉ TA LÁ AGORA ..

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.