segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PENSAMENTOS POLITICAMENTE INCORRETOS DESTE INÍCIO DE SEMANA (3).

Continuação...
YOANI. QUANDO PEQUENAS LINHAS DE VERDADE ABALAM OS PODRES PODERES.
Minha juventude foi vivida ainda sob o rescaldo do medo imposto pela ditadura militar. Milhares de jovens,  como eu, eram torturados, física ou psicologicamente, para aceitarem passivamente as rédeas impostas pela opressão. Muitos morreram para que eu desfrutasse do sagrado direito de escolher os meus representantes. Por isso, tenho respeito ao voto e jamais me anulei ou me omiti. Na carona dessas gerações lutadoras, grupos políticos se especializaram em promover manifestos pela liberdade e contra os preconceitos. Por isso, 'morri' de vergonha ao ver idiotas ensandecidos, orquestrados por apologistas de regimes autoritários da América Latina repulsarem com tanto ódio, a blogueira cubana Yoani Sánchez em solo brasileiro. Chegaram a impedir que ela autografasse seus livros para seus admiradores e leitores. Plantaram em redes sociais, manipulados como marionetes sem alma, teorias levianas de conchavo da blogueira com grupos opressores. Como existe idiota nesse mundo, meu Deus!
Quem quiser bater palma para os irmãos Castro, Che Guevara, Hugo Chavez, Pinochet, Allende, Perón, Evita, ou tantos outros extremistas que são muito mais lendários nas biografias planejadas do que pelos atos praticados, que batam, mas respeitem o nosso direito de rejeitar todo e qualquer absolutismo e admirar quem se insurge contra isso.
Não quero fazer de meu Blog um espaço de discussão intelectual das mazelas do continente, pois o assunto é demais complexo e infrutífero. Lendas foram assimiladas por grandes maiorias e não vou perder meu tempo de tentar desmistificá-las e muito menos tenho pretensão para tal, mas seria bom que as pessoas lessem versões distintas pra a formação de suas impressões. Há no mercado, milhares de livros consubstanciados em farto manancial de provas e depoimentos que jogam por terra centenas de ilusões sobre antepassados do continente que na verdade, usaram das mais torpes, covardes e criminosas práticas para obtenção ou manutenção de poder. Quem quiser economizar bastante tempo, recomendo a leitura do "GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA AMÉRICA LATINA", de Leandro Narloch e Duda Teixeira, que desnuda em linguagem bastante assimilável, vários mitos da história sul-americana.
Porém, atendo-se particularmente à Cuba, dominada por décadas intermináveis por Fidel, vale a pena registrar que este País, que hoje vive na miséria e na decadência social, antes dele era um centro de deslumbramento e progresso. Havana era um dos maiores pólos culturais do mundo e o país viveu dias de glória e desenvoltura invejáveis até para os maiores centros da Europa. Americanos eram bem-vindos jorrando dinheiro na economia do país e a arte e os lugares paradisíacos da ilha formavam tendência em todo o Universo.
Da Argentina veio "Che", do Inferno veio Fidel, do ócio veio a preguiça, dos programas supostamente sociais veio a inércia, do comodismo veio a burrice, do pseudo-intelectualismo veio o marxismo, da Rússia veio a esmola, e deu no que deu.
Salve, Yoani!
Continua...

2 comentários:

  1. PRÓ - BARRA MANSA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO25 de fevereiro de 2013 às 19:45

    Neto, Corinthians, Yoani.
    Neto usou o poder como arma de intimidação para conservá-lo. O Corinthians cresceu à custa de um torcedor ilustre que se achava dono do poder e do governo. E jovens no Brasil hostilizam e atacam outra jovem, defendendo uma ditadura furibunda a permanecer no poder.
    Já disse aqui e vou repetir: o Brasil mudou, mas nem tanto!
    Saúde, Amigo! E ditadura nunca mais!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem que é ridículo virem vaiar a moça aqui no Brasil mas também não é correto ela vir dar pitaco na vida da gente seja na área politica (nacional ou internacional) ou outra área, como a educacional... Ela que procure, como faz muito bem, brigar pelos seus compatriotas, deixe a gente se resolver sozinhos, (bem ou mal!)

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.