segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PENSAMENTOS POLITICAMENTE INCORRETOS DESTE INÍCIO DE SEMANA (2).

Continuação...
A NETO O QUE É DE NETO.
As redes sociais estão repletas de comentários achando branda a punição imposta ao S.C. CORINTHIAS PAULISTA, pela morte de um menor boliviano provocada pelo lançamento de um sinalizador marítimo por um torcedor corinthiano. Paradoxalmente, quando imputei ao prefeito Neto parte substancial da responsabilidade sobre os alarmantes índices de criminalidade em Volta Redonda, muitos apologistas dele se insurgiram contra mim alegando que o prefeito Neto é absolutamente inocente no assunto e que a segurança da cidade é de exclusiva gestão do Estado. São em situações como essas que me fazem perceber quanto as pessoas são manipuladoras de seus próprios pensamentos e se deixam levar pelas conveniências, omitindo, até de si mesmo, verdades cristalinas. Ora, se um Clube tem que ser severamente responsabilizado pela atitude de um mero torcedor, sem vínculo nenhum  oficial ou legal, não teria um prefeito, após dezesseis anos de domínio em sua cidade, responsabilidade direta por suas mazelas?
No meu comentário a respeito, deixei translúcido que jamais pressupus que Neto fez ou faria acordo com a criminalidade, porém foi ele próprio que levou a questão da violência urbana para o debate político na última campanha. Foi ele que acusou seu adversário de estar associado a milícias. Foi ele que bateu orgulhosamente no peito dizendo que seu investimento na CIOSP teria ofertado segurança plena ao cidadão voltarredondense.
A segurança pública, nas suas ações de combate drástico e punitivo, é de fato, responsabilidade direta do Governo do Estado através das Polícias Civil e Militar, mas na prevenção e na origem, muito ou quase em tudo, o Poder Público Municipal tem responsabilidade. Neto, ao fazer um governo segregador, onde somente seus comparsas tem privilégios, provoca distorção social, e isso se reflete na ruas. Neto, por pura vaidade, ao distanciar-se do maior empregador da cidade, as CSN, inibe inclusão de políticas públicas consorciadas eficientes de conscientização, prevenção e inclusão social. Neto, ao tentar sucatear as cidades vizinhas para obtenção de acordos supostamente favoráveis a sua, promove desequilíbrio social e atrai para a sua cidade a marginalidade. Neto, ao priorizar ostensivamente o combate a mesinhas de bares em calçada, e estacionamento em vagas irregulares, desfoca o centro das atenções do seu maior problema, que é a proliferação do tráfico, traficantes e usuários. Neto, ao usar das câmeras patrocinadas pelo contribuinte para suas políticas pessoais, desvirtua o sentido maior da observação pública. Neto, ao perder o pulso de sua administração, corroída pelo desgaste e continuísmo, em prejuízo ao estado democrático de direito que tem na mais pura essência a alternância de poder, possibilita que Volta Redonda de torne um oásis para a criminalidade.
Neto não é bandido, pelo menos na sua mais ampla acepção da palavra, mas por sua atuação política personalíssima e direcionada para seus mais íntimos sentimentos egoístas, acaba permitindo que a Cidade do Aço seja foco de violência e desordem social.
Quando as coisas iam bem, sejam na Saúde, na Educação ou na Segurança Pública, Neto não transferiu o mérito para nenhum professor, médico ou policial, tomando as glórias totalmente para si, portanto agora, na flagrante sucumbência de sua gestão, não adianta fugir do embate ou se fazer de vítima, pois a responsabilidade de sua cidade está há quase duas décadas em suas exclusivas mãos.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.