segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

OS ABUTRES DO CAOS - PARTE 3.

Ainda sobre o festival de hiprocrisia que assolou o país, especialmente nas cidades dominadas por politiqueiros ansiosos pela demagogia,  instrumento preferido de ascenção social e política dos levianos, lemos um artigo do jornal "O Globo", escrito por Daniel Kolinski e Aureo Cesar Lima, donos da Casa Matriz, que provoca uma reflexão sobre os estragos que a tragédia gaúca têm provocado nas casa noturnas da capital carioca, que assim como em Volta Redonda e cidades da região, têm feito a "alegria" indisfarçável dos arautos infelizes e frustrados da ditadura do silêncio absoluto. Reproduzo:
SEM RISCO IMINENTE, POR QUE FECHAR?
A tragédia de Santa Maria chocou todos os brasileiros. Numa reação natural de indignação, opinião pública e imprensa se voltaram imediatamente aos empresários do setor de entretenimento noturno atrás da personificação do comerciante inescrupuloso que coloca em risco a vida dos seus clientes. Seguiu-se então a caça às bruxas.
No atropelo por respostas, mídia e autoridades não atentaram ao fato de estar empurrando para a ilegalidade um setor inteiro responsável pelo sustento de dezenas de milhares de famílias. Cessando o faturamento e colocando em iminente risco financeiro centenas de negócios legalmente constituídos. Que empresário constitui firma, assina carteiras, dá entrada em documentos, faz obras e quer ver seu negócio ilegal? Que batalhão de loucos é esse que não se importa com a segurança?
Como em qualquer segmento da sociedade, há os aventureiros, inescrupulosos e inconsequentes. Mas colocar todo o setor num mesmo saco torna ainda mais difícil separar o joio do trigo. Se tantas casas noturnas têm pormenores legais que permitem sua interdição, brota imediatamente a reflexão do porquê é tão difícil estar 100% legalizado. Mesmo com boa vontade dos órgãos públicos e esforço dos empresários, um alvará definitivo pode demorar 10 anos. Numa cidade que receberá a Copa e as Olimpíadas e cuja vida noturna é um dos maiores atrativos, não é cabível que o zoneamento urbano date de 1976.
Sociedade, mídia e poder público devem refletir que as ações desencadeadas em consequência da horrível tragédia do domingo. Quando o carnaval chegar e a mídia buscar novas manchetes, podem criar um terreno ainda mais fértil para escroques e aventureiros. Legalidade é o que almeja todo empresário sério. O que pedimos é que a questão seja analisada de maneira profunda e séria, evitando o caminho infértil da demagogia. É evidente que os procedimentos de segurança devem ser revistos e melhorados. Mas os empresários precisam que a saúde financeira seja mantida, e para isso é necessário um prazo de adaptação. Se não há risco iminente, o estabelecimento deve ser reaberto imediatamente.
A música é patrimônio cultural e econômico do Rio. Casas noturnas envolvem uma cadeia produtiva essencialmente ligada à música. Na Rua do Lavradio temos uma das 10 melhores casas noturnas do mundo, listada em guias internacionais. A Lapa revelou talentos como Teresa Cristina e Moyseis Marques. Em pequenos clubes de Botafogo e Copacabana, uma nova cultura mundial pulsa dando espaço a músicos, artistas, grafiteiros, atores, videomakers, DJs e tantos realizadores. Essa intensa produção atrai os olhos do mundo gerando emprego e movimentando o mercado. No passado, as casas noturnas cariocas foram o berço de talentos como Tom Jobim, Elis Regina, Baden Powell, entre tantos outros. É uma tradição e tanto.
Esse texto coloca uma pequena fagulha de luz nas trevas insandecidas propagadas pelos hipócritas. Só na nossa região, quase três mil profissionais do ramo cultural estão pagando caro por irrresponsabilidades que não são suas. Arbitrariedades promovidas pelas mesmas classes que mantiveram o alarmante "status" de corrupção em órgãos públicos viram-se contra seus extorquidos preferidos e travestem-se de paladinos da segurança pública, para deleite de neurastênicos frustrados que se deleiciam pela Internet na busca incessante de incidentes que corroborem com suas neuroses e doenças psíquicas que tentam ceifar a alegria da vida de terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.