quinta-feira, 20 de junho de 2013

A PASSEATA QUE EU VI.

 UM DIA DIFERENTE.
Ontem, excepcionalmente, saí do trabalho por volta das 16 horas e me instalei no "Fronteiras" do Ano Bom para assitir o jogo do Brasil. Bela vitória, com uma atuação do Neymar do jeito que a gente espera. Por volta das 17 horas recebi uma ligação informando que um dos supostos promotores do evento (passeata de protesto) teria sido expulso do movimento mesmo ladeado por quatro seguranças. Duas horas após recebei a informação que a passeta tomou caminho totalmente diferente do programado e divulgado, mas transcorria pacificamente. Num determinado momento, informaram que a passeta seguia rumo a nossa direção e aguardamos curiosamente. Quando ela chegou, finalmente a vi, e constatei o seguinte: 
1. A Comissão de frente era composta por marginais mascarados, visivelmente drogados, com palavras de ordem desconexcas e ao invés de convocarem a galera para participar, preferiram gritar: "Ei, Fronteiras, vai tomar no c*!", repetidamente.
2. Após passar essa insignificante minoria, vi cerca de duas mil pessoas em paz, orgulhosas do que estavam fazendo, vários com semblantes emocionados e esperançosos, e muitos, talvez, se sentindo realmente importantes pela primeira vez na vida. Isso, textualmente, valeu a pena. Embora eu creia que o movimento não resultará em nenhum produto real de benefício social, é bom constatar que as pessoas estão guardando um pouco de espaço em suas agendas para enxergar o nosso país e os nossos problemas. Não vi, num contexto geral, os oportunistas conseguirem se aproveitar da massa para fazer apologia sos seus sórdidos rancores contra o prefeito local. 
3. A polícia militar se posicionou num espaço muito longo do movimento e talvez isso tenha possibilitado a ação débil de alguns vândalos, ao final do movimento, que lançaram detritos e pequenos explosivos no pátio da prefeitura e tenham depredado alguns coletivos e fachadas de comércios. Infelizmente, isso era previsível, mas não tira o brilho e o mérito dos reais protagonistas do movimento que cumpriram seu compromisso com a ordem e a democracia.
Espero, de fato, que nossa gente tenha acordado, mas é bom lembrar que isso não basta. Gostaria de ver nosso povo participar das nossas reuniões na Câmara dos Vereadores, incentivar, fiscalizar, se informar, atuar com respeito, e acima de tudo, saber analisar as origens das oposições e o que realmente há por trás disso.
Parabéns, Barra Mansa, entre prós e contras, a cidade passou pelo teste democrático, com ressalvas. Mantenho as minhas criticas ao movimento acéfalo e sem pauta, mas reconheço, com humildade e respeito, o mérito da esmagadora maioria dos participantes, composta de muitos jovens, casais, cidadãos ativos e que merecem, como todos nós, respeito, dignidade e esperança.

20 comentários:

  1. Julinho, bom dia!

    Eu estive na passeata e constatei tudo que você asseverou, de forma, inclusive, quase que didática e cronologicamente perfeitas.

    Vi, também, o Senhor que você mencionou e que, por ética, compreendo, não mencionou o nome. Mas, eu, que não preciso me eximir, o faço: o Sr. Ricardo Maciel. Este, cercado por diversos capangas, o que igualmente fez seu filho.

    Por sorte, tais figuras foram "convidadas" a se retirar do movimento, através de uma melódica e sonora vaia. Ficaram visivelmente à margem do movimento, numa demonstração de que seu oportunismo foi frustrado, distribuindo panfletos contra a atual administração.

    Foi incrível ver a maturidade de tantos jovens, o que é quase um contrassenso.

    Foi igualmente incrível ver tantos adolescentes, pacificamente, manifestando seu desejo por um País melhor, mais ético e menos corrupto!

    É claro que os baderneiros de plantão tirariam proveito e algumas ocorrências foram constatadas.

    Embora concorde que a polícia militar tenha ficado um pouco distantes demais, não há como negar que sua presença foi importantíssima e que, talvez, essa aparente distância possa ter sido proposital, para não gerar qualquer tipo de animosidade. Aliás, foi extremamente importante a manifestação de seu oficial, tenente Guerreiro, se não me falha a memória, em conversar com algumas das "lideranças" do movimento ainda na praça da Matriz.

    Percebe-se que a aparente distância das forças de segurança, tanto da polícia militar quanto da guarda municipal, foram, ao que se percebe, sabiamente estudadas.

    Ponto para a democracia!!!

    Finalmente, concordo que nossa juventude pode e deve ter maior participação nos acontecimentos de nossa cidade, frequentando as reuniões da Câmara, das associações de moradores, entre outros, como exemplos de ações que os tornarão ainda mais habilitados e fortes enquanto cidadãos.

    Abs

    Roberto Lopes

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, eu também estive na passeata e vi o Ricardo e o filho dele sim, mas alegres, entusiasmados e distribuindo panfletos de bom conteúdo e bem apresentados. Não vi qualquer capanga com eles, com o menino ví uma grande rapaziada, jovens que se dedicavam a panfletar. Não vi ou ouvi qualquer vaia, como também não vi o Ricardo Maciel fazer qualquer coisa que fosse contra o movimento. Vi o cidadão Ricardo exercendo a democracia e distribuindo folhetos, muito bem aceitos por sinal, na frente do Café Capital, inclusive sendo muito assediado pelo jovens que participavam do movimento.
    O resto Julinho é inveja deste Roberto Lopes , rato anônimo, que certamente é pau mandado e puxa saco.
    Gente que pensa pequeno e invejosa hoje esta na berlinda, como os político desta cidade.
    Que bom que você que foi contra a manifestação voltou atrás e agora tenta justificar uma posição inaceitada atacando outras pessoas e ainda insinuando coisas inexistentes.

    NILTON

    ResponderExcluir
  3. Estou vendo muito bla, bla bla.

    O povo quer saber, as passagens de ônibus de BM baixarão ou não ????

    O SINDIPASS até agora está numa boa ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, foi falado de um aumento para julho. Isso, mas que estão recuando. Quem sabe, está blindado. Não passa informação. Soube por funcionário da PMBM.
      Talvez Julinho tenha noticias desta novidade.

      Excluir
  4. Até agora não entendi... O que eles estavam reivindicando?????
    Pelo que vi tinha muita gente querendo aparecer...
    A maioria estava pelo modismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não está no Brasil, pois por todo país o pedido é fim ao descaso com a Saúde, Educação, Segurança, Transporte Público, corrupção, Você deve ser petista roxo.
      Gastos milionários com Estádios, sendo que o povo não tem dinheiro nem pra comer o que dirá comprar ingresso para assistir jogos.
      Basta ir na Cremeb, postos de saúde e hospitais. Não temos vaga no SUS. Nem para consulta quanto para operaçao de catarata e outras.
      Não é modismo é indignação. Assista TV, pois no exterior já sabem o que reividicando.
      Ou vc mora em Marte ou está satisfeito com o desgoverno Atual. Pois até a Dilma já sabe o que pedimos. E demais autoridades.

      Excluir
  5. Prolixidade do blogueiro persiste. Menos, por favor!

    ResponderExcluir
  6. É isso ai Nilton também estive lá e não vi nada disso, mas digo se houve o povo continua sendo bobo, pois até agora nossos governantes não estão nem ai para nada, tem lugares que esta baixando a passagem VEJA BEM R$0,05 grandes coisas, e essa turma de almofadinhas ficam puxando o saco é porque eles não usam UPA, escolas municipais, estaduais, não andam de ônibus e pior não recebem esse salário mínimo de R$678,00, aos omissos continuem escondidos pois vocês devem ter nascido em berço de ouro.
    Triste o governo investir dinheiro para copa e nos que somos de renda baixa ficamos a ver navios pois os ingressos foram só para os privilegiados financeiramente.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Julio!
    Sou jovem e estudante, e estava ontem nas ruas de Barra Mansa dando minha pequena ajuda para que houvesse um movimento limpo e digno.
    Alguns AINDA se perguntam, POR QUE ISSO TUDO?, ou ate mesmo afirmam que nós, NAO sabemos O QUE ESTAMOS QUERENDO. Desculpe-me mas é tudo ignorância.
    NAO É SÓ POR 0,20! É por tudo! Corrupção DES-CA-RA-DA! São tantos absurdos,... PEC 37, MENSALAO, BAIXO SALARIOS DOS VERDADEIROS TRABALHADORES EM CONTRAPARTIDA COM OS ALTOS SALARIOS DOS INCOPETENTES E CORRUPTOS.... enfim, tudo. E ainda perguntam o POR QUÊ?
    Lamentavel.
    Nos jovens somos o futuro da nação, querendo ou não, entao temos e DEVEMOS o direito de PROTESTAR pela LASTIMAVEL maneira na qual o BRASIL se encontra.
    Abraços. Ana BM

    ResponderExcluir
  8. Julinho eu peguei o panfleto que o Ricardo distribuiu, muita gente estava distribuindo o mesmo panfleto. Eu li e não vi nada de mais, só tinha verdade e coisas que todo mundo vê no dia a dia. Não vi nenhum oportunismo, pois se não ha uma causa determinada para a manifestação, qualquer causa é válida. O Ricardo mandou bem

    ResponderExcluir
  9. Julio talvez vc não saiba, mas o movimento não está acéfalo e temos várias pautas sim.
    A fonte que lhe passou desta maneira o protesto, não é de confiança.
    Queremos um Brasil melhor, quem sabe vc pode nos ajudar, não banalizando o assunto sério que é a situação caótica que vivemos.
    Como vc diz, sem Plano de Saúde, Desemprego, Transporte Público, Facul cara demais.
    Vc disse passa por estes problemas, toda ajuda é bem vinda, principalmente de quem que já passou fome. E sabe como é triste e humilhante depender de ajuda, principalmente do Governo Federal - Bolsa Família. O certo seria Bolsa Emprego e Saúde e Educação com seriedade. Transporte digno, Facul Publica para tods.

    ResponderExcluir
  10. Sera que em BM A PASSAGEM VAI FICAR NO MESMO PREÇO !!!!!!! seremos eternos idiotas...

    ResponderExcluir
  11. ALMEIDA

    O movimento tem cabeça, não tem responsável, mas tem quem não deixe haver excessos.Somos estudantes do Barrão e não vamos desisitir, nem deixar que políticos, jornalistas, blogueiros ou qualque um tome a frente do movimento para manipular a manifestação em proveito próprio.
    Vim ler o seu blog por indicação de pessoas que não concordam com a sua posição de ser contra o movimento achando que vamos dexar ele ser contra o prefeito. Ele é contra todos os políticos e o prefeito de BM esta devendo uma explicação com referência ao preço da passagem que teve a desoneração do PIS/CONFINS e não abaixou na cidade.
    Um pouco de humildade fara bem a voce porque sua arrogância não vai ajudar em nada voce que disse que já passou até fome. Voce devia ter vergonha seu almofadinha.
    Cuidado com o Pissula ele pode te ferrar e voce perder a boquinha.

    ALMEIDA

    ResponderExcluir
  12. PEC 37: tirar o poder de investigação para beneficiar LULA, CORRUPTOS DO PT. A Dilma não pode sancionar a Lei, pois aí que vai ter quebra-quebra.
    Uma Inflação Alta, Falta de qualidade de Educação, Saúde, Segurança e Impunidade aos mensaleiros, Chega o Povo demorou para ir às Ruas.
    O Alvo é o Desgoverno do PT e seus comparsas.
    ### Fora Dilma, chega de manipular o povo. É hora de mudança. Tá na hora de renunciar. Chega de troca troca de PT.
    E BM ainda fica fazendo homenagem a ela. Qdo o povo não foi consultado. Oportunismo aki também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julinho os protestos são legítimos,a população esta cansada de tanto descaso e tanta corrupção que os políticos brasileiros de todos os níveis tem com a população que paga os impostos mais caros do mundo,tem a gasolina mais cara do mundo,tem os políticos mais corruptos do mundo,tem superfaturamento em tudo,chega cara! E vc não devia ir na contramão da história defendendo esta classe que esta acabando com o pais,pare de ser tão puxa-saco dos políticos.Sera que vc precisa realmente disso?

      Excluir
  13. Estou muito feliz que o povo tenha acordado e esteja lutando por um brasil melhor, só fico triste com esse bandidos querendo destruir a nossa cidade. Moro no rio de janeiro e fico triste com essa baderna toda, mas concerteza precisamos lutar por um brasil melhor.

    ResponderExcluir
  14. O PREFEITO DAQUI, SIMPLESMENTE ENCONDE ATRAS DE DE SEUS SECRETÁRIOS, MOSTRE A MUDANÇA PROMETIDA.
    MOSTRE AS MUDANÇAS NAS PASSAGENS DE ÕNIBUS MUNICIPAIS, E INTER-MUNICIPAIS.
    QUEM PEDE É A POPULAÇAO QUE TE ELEGEU, OS MAIS CARENTES QUE USAM ONIBUS SUCATEADOS E SEM COMPROMISSO COM HORÁRIO, PARECEM QUE ESTAO FAZENDO OPERAÇÃO TARTARUGA. DEMORAMOS HORAS NOS PONTOS E PAGAMOS CARO.
    NAO DEIXE O CALDO ENGROSSAR. ACABE LOGO COM ESTE ABUSO.
    POIS VC FOI ELEITO PARA ISTO E OS VERADORES TAMBÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reforçando, gostaria que o Prefeito divesse peito para abrir a caixa preta do Sindipass, Santa Casa ( toda loteada ), etc....

      Excluir
  15. Sindpass, santa casa é tudo da maçonaria.O prefieto é maçom. sabe quando ele vai abrir esta caixa preta? quando saci tiver duas pernas.hashashashas.

    JOSÉ LUIZ

    ResponderExcluir
  16. Barra Mansa e a prova clara que mudar nem sempre e para ser feliz quem votou por mudança deve estar bem triste.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.