segunda-feira, 17 de junho de 2013

IMPRESSÕES NO ALTO DAS MONTANHAS.

O FRIO AQUECE O CORAÇÃO.
1. Parada de bom gosto obrigatória para quem sobe a Serra de Mauá é o 'Gosto com Gosto', restaurante de comida mineira contemporânea repetidamente premiado pelo Guia 4 Rodas. Nessa sexta, experimentamos pela primeira vez o 'Feijão Tropeiro'. Maravilhoso. Mônica Rangel, apesar da marra, é merecidamente considerada uma das melhores 'chefs' do Brasil.
2. O Aldebaran, em Maringá (Bocaina de Minas) é uma das mais sofisticadas e onerosas pousadas da Serra, e merecerá uma crítica mais apropriada em postagem própria. Ficamos na suíte 3 (Achenar) que tem inclusive uma sala de banhos própria (foto). Charme puro.
3. Como sempre, batemos nosso cartão no Mauro Jr., na Alameda Gastronômica, que é para mim, o melhor restaurante da serra. Como clientes especiais e tradicionais da casa, merecemos a atenção da confecção exclusiva de um prato para a patroa que não consta no cardápio, pois é muito delicado e trabalhoso, mas a Truta recheada com palmito foi novamente saboreada pela Gi.
4. Sem as promoções de Click On, Groupon, Peixe Urbano, etc..., Maringá voltou a ser o que era, recheada de pessoas de bem com a vida e agradáveis.
5. O asfaltamento da estrada que liga Mauá a Maringá está em ritmo acelerado e brevemente poderemos chegar no paraíso em apenas 1 hora, saindo de Barra Mansa. Ainda morro disso.
6. Maringá do Rio promoveu o 'Magia na Montanha' com apoio da prefeitura de Itatiaia. Já os restaurantes da Alameda Gastronômica de Maringá de Minas promoveram o 'Romance na Montanha'. Ganhamos nós pela concorrência saudável e criativa.
7. Tomar taças de vinho na porta do Casebre, lendo jornal e vendo o passear das pessoas, antes do almoço no sábado, é um dos prazeres mais agradáveis e relaxantes que cultivo.
8. Como foi bom notar e cumprimentar dezenas de casais de Barra Mansa em Maringá. Nossa gente está aprendendo o que é bom.
9. Na dúvida onde almoçar no sábado, a escolha ficou por conta da voz suave da barramansense Jane, que se apresentava no anexo do restaurante 'Champignon', uma cervejaria especializada em culinária alemã. Gi escolheu um dos raros pratos concebidos com arroz integral da região e eu saboreei um filé mignon grelhado temperado à base de páprica. Perfeito.
10. Meio sem perceber, notei que gritei em alto som os gols do Brasil. Espero recuperar a devoção pela seleção canarinho.
11. João, proprietário da 'Maison de la fondue' é um 'boa praça' típico e seu restaurante é realmente uma excelência nos mais diversos tipos de 'fondue'. Optamos pelo tradicional de carne e não nos arrependemos.
12. Pela madrugada, percorremos a maioria dos bares onde tinha música ao vivo, distribuindo com prazer nossos aplausos e nosso 'couvert' para tantos talentos regionais que tem por missão, fazer o fundo musical da nossa trilha de vida e geralmente são muito mal remunerados. Esses anjos da noite e os proprietários de estabelecimentos que investem na arte e no lazer, merecem o nosso apoio sempre e é muito bom ser recebido e reconhecido por todos eles como se nativos fossemos. Na verdade tem sentido, pois meu coração, em parte, também reside lá.
13. De serra para serra, saímos de Maringá e fomos no domingo para o Alto Penedo, onde se encontra um dos mais aconchegantes, perfeitos, agradáveis e charmosos restaurantes do Brasil, o 'Vernisságe'. A truta defumada gratinada aos quatro queijos continua divina e o atendimento continua impecável. O mais interessante é toda vez perceber o quanto é injusta a afirmação que seus pratos e preços são caros. Mentira. O preço é justo e muito menor que outros que não oferecem qualidade similar.
14. Acompanhei, com pesar, o levante de estudantes sem noção, provavelmente manuseados por políticos e mídias tendenciosas e hipócritas, transformando-se em vândalos e dilapidadores. Como tem 'Maria vai com as outras neste país'! Em postagem própria abordaremos o tema.
15. Nosso país está recebendo a Copa das Confederações, exibida para todo o Universo. Ao invés de mostrarmos nossas riquezas e amabilidade para atrair turismo e investimentos, uma meia dúzia de babacas está querendo manchar ainda mais a nossa imagem. O que o Brasil ganhará com isso? Roupa suja se lava em casa.
16. Ideologia política no Brasil? Me façam rir. Só conheço dois segmentos adversários na política: os que estão no poder e os que querem estar. O resto é balela. Mas nem por isso podemos deixar de intervir no momento certo (as eleições). É justamente nessa hora que pseudo líderes se anulam e depois querem ter o direito de reivindicar e incitar as massas.
17. Câmara de Vereadores não vota aumento de preço de passagem. É preciso que a sociedade tome ciência disso e não acredite e idiotas beócios fantasiados de intelectuais.
18. Estamos negociando com os 'Titãs'. Namoro que pode virar casamento.
19. Não morro de amores pela Presidente Dilma, mas achei a vaia uníssona indelicada e imprópria para a ocasião. A reprimenda do presidente da FIFA, Joseph Blatter, também foi sem noção. Uma coisa não justifica a outra e cada um se expressa como convém. A presidente Dilma precisa investir mais na educação de nosso povo para não ser vítima do próprio assistencialismo inócuo.
20. Voltar para Barra Mansa é sempre um prazer, e dirigir no meio das nuvens é um prazer inenarrável e fantástico, mas despedir-se da serra deixa o coração partido. Até breve, meu amor!

Um comentário:

  1. Titãs tomara que vcs fechem com eles vai ser MARAVILHA TOTAL !!

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.