quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ANTECIPEI A FOLHA EM OITO MINUTOS.

16/09/2010 - 12h24
Após denúncias, Erenice Guerra deixa Casa Civil; Miriam Belchior assume vaga
DE SÃO PAULO
Depois da publicação pela
Folha de um novo caso de lobby na Casa Civil, a ministra Erenice Guerra deixou o cargo nesta quinta-feira. A coordenadora-geral do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Miriam Belchior, vai assumir o posto.
FOLHA DE SÃO PAULO

2 comentários:

  1. BRASÍLIA - O Palácio do Planalto confirmou na tarde desta quinta-feira que Míriam Belchior , coordenadora-geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai substituir Erenice Guerra.

    Erenice já estava consciente de que a partir de agora sua permanência no Planalto significaria sangrar não só o governo, mas também a própria candidatura de Dilma.

    Mais cedo, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, pediu, o afastamento imediato de Erenice.

    Filho de Erenice pediu 5% por crédito no BNDES, diz jornal
    De acordo com a reportagem da "Folha", uma empresa de Campinas acusa Israel de cobrar 5% de comissão para obter a liberação de um empréstimo de R$ 9 bilhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    Saldo de governo Lula até agora: dos seus três ministros da Casa Civil, dois saíram por denúncias de corrupção; e uma é a favorita para virar presidente da República…
    ***********************************

    Erenice ficou conhecida durante o escândalo do cartão corporativo e virou ministra em abril após candidatura de Dilma
    Publicada em 16/09/2010 às 14h16m O Globo

    BRASÍLIA - Assessora da então ministra e hoje candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, entre novembro e dezembro de 2002, a secretária-executiva do Ministério da Casa Civil, Erenice Guerra, só ficou conhecida do grande público e até mesmo do mundo político durante o escândalo do cartão corporativo, em 2008. Ela foi apontada como a responsável pelo dossiê de gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso.

    No ano passado, Erenice foi personagem de outro episódio polêmico que envolveu Dilma: o da demissão de Lina Vieira do comando da Receita Federal.

    Em agosto, em entrevista à "Folha de S.Paulo", Lina Vieira afirmou que, em um encontro com Dilma no final de 2008, a ministra pediu a ela que a investigação realizada pelo órgão nas empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fosse concluída rapidamente. Sarney estava prestes a ser eleito presidente do Senado, o que aconteceria em fevereiro de 2009.

    No governo Lula, Erenice seguiu todos os passos de Dilma, tornando de sua mais estrita confiança.
    De 2003 a 2005, foi consultora jurídica do Ministério das Minas e Energia, quando Dilma era ministra da pasta. Em junho de 2005, foi para a Casa Civil com a nova ministra, que substituiu José Dirceu.

    Assumiu a secretaria executiva e é responsável pela administração da Casa Civil, além de substituir oficialmente a ministra.

    Em abril, Erenice assumiu o ministério da Casa Civil quando Dilma se lançou candidata à Presidência. Na semana passada, Israel Guerra, filho de Erenice, foi acusado de tráfico de influência. Segundo a revista "Veja", ele teria intermediado negócios entre o governo e a empresa privada Capital.

    Neste quinta-feira, reportagem da "Folha de S.Paulo", mostrou que uma empresa de Campinas acusou o filho de Erenice de cobrar 5% de comissão para obter a liberação de um empréstimo de R$ 9 bilhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
    O novo escândalo acabou causando a queda da ministra.

    Erenice chegou a ser cotada para o TCU.
    Braço direito de Dilma, Erenice foi cotada. Mas o presidente Lula foi alertado que o nome dela sofreria grande resistência na aprovação pelo Congresso. Temendo uma derrota do governo, o nomeado pelo presidente foi o ex-ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, ex-deputado com trânsito no Legislativo.

    Erenice é filiada ao PT-DF desde 1981.

    ***********************************

    (palavras tiradas do fórum da Comfogo, de um participante brasiliense):
    ...essa começou como secretária na Eletronorte...chegou à assessoria da presidência na base do boquete (estou falando sério)...depois daí foi pulando de cargo comissionado em cargo comissionado em vários lugares, sendo demitida de todos...


    Como diria o Milton Leite do SporTV: "QUE BELEZA!"

    SA
    .

    ResponderExcluir
  2. papo entreouvido hoje a tarde em Brasília:

    Erenice Guerra:
    -ô Dilma!

    nossa Candidata:
    -fala porra...

    Erenice Guerra:
    -acho que voce "subiu no telhado".

    SA
    .

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.