terça-feira, 24 de janeiro de 2012

AVALIAÇÃO DOS LEGISLADORES DE BARRA MANSA.

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO E NEM TUDO QUE BALANÇA CAI.
Na nossa última enquete sobre os vereadores atuais de Barra Mansa, perguntamos aos nossos leitores eleitores da cidade, independentemente das suas intenções de voto, quais teriam as torcidas favoráveis ou desfavoráveis na expectativa de reeleição dos edis, e obtivemos os seguintes resultados:
MAURÍCIO +38% -37% = SALDO +1%
MARCELO CABELEIREIRO +33% -40% = SALDO -7%
ELIAS DA CORBAMA +27% -43% = SALDO -16%
ZÉ ABEL +17% -47% = SALDO -30%
UÉSLEI DA FARMÁCIA +13% -53% = SALDO -40%
LEITEIRO +15% - 63% = SALDO -48%
VICENTINHO +11% -59% = SALDO -48%
LUIS ANTÔNIO CARDOSO +13% -65% = SALDO -52%
SÔNIA COUTINHO +11% -64% = SALDO -53%
GUTO NADER +15% - 73% = SALDO -58%
BAIANIHO +12% -72% = SALDO -60%
LULA +8% - 73% = SALDO -65%.
A princípio constata-se que o prestígio dos vereadores não anda lá muito bem. Isso é muito comum nas cidades onde o povo avalia mal o governo, e nunca se viu na história dessa cidade, um governo tão mal avaliado. Percebemos também que os melhores desempenhos são dos vereadores que atuam francamente na oposição ao governo e que os vereadores da base aliada sofrem desgaste maior. Tudo também absolutamente compreensível. Mas o real objetivo de nossa enquete é demonstrar ao nosso leitor o quão é efêmera a rejeição a esse ou aquele vereador. Percebam que o vereador mais mal avaliado obteve 73% de torcida contrária e apenas 8% de torcida favorável. Isso é preocupante? Claro que não. O vereador para ser eleito precisa de apenas pouco mais de 1% de votos, ou seja, não é o clamor popular que elege ou derrota o vereador, mas uma pequena parcela da comunidade que se assistida pelo edil, tende a ofertá-lo sucessivas vitórias eleitorais.
Isto posto, conclamo aos nossos leitores insatisfeitos com os rumos da cidade que concentrem os seus esforços na eleição mais importante e decisiva para o futuro de um município, que é a eleição ao executivo. Nessa eleição, sim, de fato, se observa a maioria popular. É nesse caso que devem se concentrar os nossos esforços, e o resto é apenas consequência. Campanha do tipo: “NÃO REELEJA NENHUM VEREADOR”, como costumeiramente brotam nas redes sociais e na web, geralmente são infrutíferas, visto que não jamais atingirão 80% do eleitorado, e, por conseguinte, tornam-se inócuas. É um desperdício de esforço que tende a nos tirar do foco principal, que é a eleição de quem terá a caneta real e a chave do cofre. O resto é bobagem.
Já que estamos abordando o tema da vereança em Barra Mansa, aproveito o azo para responder aos e-mails e comentários que nos requerem palpites sobre as chances reais de cada um para o próximo pleito. Afirmo que ainda é muito cedo para tais previsões, visto que não se sabe ainda, de fato, quais serão as composições de cada partido ou coligações, e quais serão realizadas, mas a princípio, como haverá o aumento do número de cadeiras de 12 para 19, todos os atuais tem sensíveis chances de reeleição, mas têm que enfrentar alguns problemas internos como observamos a seguir:
CASOS LUIS ANTÔNIO, LULA E ZÉ ABEL- Apesar de serem campeões contumazes de votos, os três encontram-se na mesma legenda (PMDB), que ainda conta com o ingresso do ex-vereador Rodrigo Drable. Se não houver uma forte coligação, a tendência de que apenas dois, no máximo três, consigam êxito, ficando pelo menos, um desses “figurões” de fora. Num caso assim, os demais candidatos do partido tendem a esmorecer, o que dificulta ainda mais um bom somatório de votos que permita se vislumbrar um número de cadeiras a contento.
CASOS VICENTINHO E SÔNIA COUTINHO – Ambos estão no PSB, e pelo que consta, a nominata do partido não é muito auspiciosa o que leva o risco de não se estabelecer legenda para nenhum vereador. Caso faça um, o segundo fica mais viável e os dois tornam-se aptos à reeleição, mas é inegável que ainda é uma situação de risco.
CASOS BAIANINHO E ELIAS DA CORBAMA – Ambos estão filiados no PV, que conta com uma nominata de considerável chance de êxito para a eleição de dois edis, mas aí é que mora o perigo, visto que nomes de expressão estão no cartel como os casos de Mário Branco e Newton Soares, entre outros. Mais chances reais para Baianinho pela visibilidade alcançada e pelo reduto numeroso. Já Elias terá a frustrada expectativa de solução do valão da Vila Elmira, como grande adversário.
CASO LEITEIRO – Filiado ao PSDB, Leiteiro tem um contingente de votos grandioso, mas que precisa ser somado ao desempenho de seus correligionários e caso alguns pré-candidatos desistam do pleito, como Yuri Melo e Meio Quilo, a legenda terá grande dificuldade para alcançar o quórum mínimo necessário.
CASO MARCELO BORGES E MAURÍCIO – Como membros do PT, os dois sabem que o partido elege no mínimo dois vereadores, porém sem obras atuais no currículo, visto que são oposicionistas, ambos têm que se preocupar com o desempenho de outros militantes da legenda, tais como Pissula e Alexandre do Banco, entre outros.
CASO GUTO NADER – O PR é uma incógnita e o futuro desempenho de Guto idem. Precisamos analisar a nominata final para melhor avaliação.
CASO UÉSLEI DA FARMÁCIA – Filiado no PRTB, Uéslei tem enfrentado resistência nas próprias bases partidárias e em antigos aliados, mas a expectativa de uma grande coligação com sua legenda o colocam em chances de êxito.
Pelo momento é só o que se pode falar, ressaltando que analisamos tão somente os casos dos partidos dos vereadores atuais. Fora disso, existem nomes como Cris, José Marques, Tainha, Daniel Volpe, Ruthinha (se não for candidata à prefeita), Luzia Melchiades, Walcy Magno, Teixeirinha, Beleza, entre outros, que concorrerão com chances de vitória neste páreo. No futuro, certamente faremos análises mais consubstanciadas em pesquisas e desempenhos. É só aguardar.

4 comentários:

  1. Sr. Julinho, boa noite...

    Há uma estória antiga em Barra Mansa que diz ser mais fácil "comprar" um vereador na cidade, que um "burro" em Bananal.
    Eu não sei se ela existiu, mas sei que vereador em Barra mansa e burro é a mesma coisa, pois nuca vi uma Câmara tão fraca, omissa, venal e covarde como esta.
    por isto estou na campanha NÃO REELEJA NINGUÉM !
    Sua enquete é uma oportunidade ótima para que todos vejam como são execrados estes senhores que nada representam, nada legislam e só comem e dormem.

    FÁBIO COSTA.

    ResponderExcluir
  2. Tô nesta campanha, embora voce ache que não vai dar certo e vai desviar o foco.
    Eu creio que se ninguém votar nos políticos que tem mandato em Barra Mansa, ela vai melhorar sim. Gente nova e sangue novo é a melhor saida para a crise e o esvasiamento que estamos vendo com este governo safado e mixuruca que se diz do bem. Bem fdp, bem cínico, bem elitista, bem safado...

    ELIETE

    ResponderExcluir
  3. julinho quem te disse que a rutinha pode vir comop vereadora?

    ResponderExcluir
  4. Ninguém me disse, mesmo porque essa é uma decisão pessoal dela e como não nos falamos, qualquer pessoa que me dissesse isso não teria crédito a não ser a própria, porém, meu "feeling" me induz a pensar assim. Aguardemos.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.