segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A ETERNA FANTASIA DO ZÉ.

AS CINZAS DE UMA ADMINISTRAÇÃO INFELIZ.
Conforme noticiado na edição dominical do Diário do Vale, apesar de existir em Barra Mansa dezenove agremiações carnavalescas cadastradas na Liga oficial do município, apenas seis estariam dispostas a desfilar este ano, sendo três blocos e apenas três escolas de samba. A prefeitura da cidade disponibilizou para cada entidade carnavalesca a verba ínfima de R$8 mil reais, sendo que somente metade desse valor é pago em espécie (e a poucos dias antes da festa) e a outra metade em créditos em pontos específicos e pré-determinados do comércio, que em função do monopólio, aplicam preços acima do mercado. Com esse valor, não se confecciona nem sequer uma fantasia de luxo no carnaval carioca, imaginem carros alegóricos, estandartes, instrumentos, alas, etc..

A prefeitura de Cabo Frio está disponibilizando R$1,1 milhão para as entidades momescas e mesmo assim a oposição ao prefeito Marquinhos Mendes reclama do abandono do carnaval de bairros.

Já faz mais de uma década que o carnaval de Barra Mansa é tratado com desprezo e desleixo pela municipalidade. Com a transferência dos desfiles para o Parque das Torturas, em frente ao cemitério, o sepultamento da festa foi proclamado por decreto, na mesma linha dos desfiles de 03 de outubro, 07 de setembro, réveillon, festas que faziam parte das tradições de uma cidade na época em que o barramansense possuía auto-estima ao invés da estampada vergonha que nossos cidadãos sentem quando se reportam a sua cidade. O próprio jornal Diário do Vale, veículo preferido da administração municipal para reproduzir os seus “releases” recheados de factóides maquiados, reporta que há falta de estrutura, falta de integrantes e desinteresse da população em relação ao carnaval da cidade. Já é evidente que mais uma vez a cidade sofrerá grande êxodo populacional nos dias de carnaval, assim como acontece no "reveillon" e nos meses de férias escolares. Nessas mesmas páginas jornalísticas das edições “pós-cinzas”, certamente leremos depoimentos do prefeito e do secretário de cultura, dizendo que a festa foi um sucesso e mobilizou milhares de populares. É assim todos os anos: mentiras mórbidas para encobrir fracassos inquestionáveis e desorganização.

A cada ano que passa, menos agremiações aventuram-se a pagar esse “mico” e preferem esperar o dia que a cidade recupere os seus valores e o poder público trabalhe em prol da cidade. A cada ano que passa, mais famílias liquidam suas economias para dirigirem-se para outros lugares em busca de alegria e prazer. A cada ano que passa, nosso comércio paga caro para abrir suas portas, ou desiste de fazê-lo durante o carnaval, certo do prejuízo anunciado.

Mas a despeito de todo desrespeito, já há uma fantasia previamente vencedora do carnaval de Barra Mansa. Ela vai com méritos para um homem que após três anos de eleito, ainda se fantasia de prefeito da cidade e preside um bloco de “sujo” na administração municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.