terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A REALIDADE DA HISTÓRIA DO LIXÃO NO QUE TANGE AO PODER LEGISLATIVO.



AS ENTRELINHAS DO LIXÃO.

Alguns comentários no nosso Blog insinuaram que eu estava omitindo informações a respeito da participaçao do Poder Legislativo de Barra Mansa no caso do lixo de outras cidades ser depositado em Barra Mansa. Primeiramente esclareço que não acompanhei as sessões legislativas em 2011, visto que minha função é meramente técnica e para falar sobre o assunto precisava estudar o caso e municiar-me de documentos para não ser leviano nem injusto com ninguém. Isto posto, a partir deste relato, resumo o que de fato aconteceu:

Em 23 de dezembro de 1998 a prefeita Maria Inês Pandeló Cerqueira sancionou a Lei 3.049, que dispunha sobre a política municipal do meio ambiente, do município de Barra Mansa. Essa Lei continha um artigo, o de número 16, com o seguinte teor:

"...Art.16- Não serão permitidos osa tratamentos e disposiçao final, no município, de resíduos de qualquer natureza que não tenham, sido gerados por atividades do próprio território municipal...."

Em 11 de janeiro de 2.011, há quase um ano atrás, o prefeito José Renato Bruno de Carvalho encaminhou para o Poder Legislativo o Ofício 001/2011, convocando os vereadores de Barra Mansa para uma SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, visto que no mês de janeiro a CMBM encontrava-se em recesso legislativo. A motivação da convocação era a apreciação, em REGIME DE URGÊNCIA, da MENSAGEM 001/2011, revogando o art. 16 da Lei 3049. Em sua justificativa, o prefeito afirmou que necessitava dar início ao processo de licitação da concessão dos serviços de disposição final e tratamento de resíduos sólidos, tendo a Administração optado por fazê-lo através de uma Parceria-Público-Privada (PPP), como permite a Lei nº3.866, de 23 de dezembro de 2009, de autoria do vereador Lula. Em seu ofício o prefeito informou que uma vez concluídos os estudos de viabilidade econômica e técnica, deparou-se com a proibição contida na Lei 3049, fato que inviabilizaria a solução do problema, havendo a necessidade de se iniciar a implantação de um aterro sanitário no município com a máxima urgência, posto que o "lixão" então existente não tinha mais condições de funcionar, sob pena de se causar enorme dano ambiental.

De ante da prerrogativa do prefeito, em conformidade com a Lei Orgânica Municpal, foi realizada uma sessão extraordinária na CMBM, no dia 17 de janeiro de 2.011, onde compareceram os vereadores José Vaneli, Luiz de Barros, Vicente Carneiro, Marcelo Borges, Sônia Coutinho, Elias Romeiro, José Abel, José Maurício e Claudio Cruz. Não compareceram a sessão os vereadores Guto Nader, Luis Antônio e Ueslei Brito.

A Comissão de Justiça através de voto da relatora Sônia Coutinho não vislumbrou insconstitucionalidade na matéria, e da fato não havia, dando parecer favorável a sua apreciação em plenário, e assim, todos os vereadores presentes aprovaram a mensagem do prefeito.

Esse é o fato, e cada um tire a conclusão que quiser, porém quero informar que durante toda a minha vida pública, raríssimas vezes vi um poder legislativo votar contra mensagens do executivo em qualquer lugar deste enorme País, graças ao círculo vicioso das aspirações do eleitorado que não vota em vereador para legislar ou fiscalizar, mas prefere aqueles que se dispõem a atender as demandas pessoais e de suas comunidades, conseguindo benfeitorias e serviços sociais para seus redutos, e para conseguir tais préstimos, só com bom relacionamento com executivo. Fiscalizar e votar contrário não condiz com este pressuposto. Quero um dia encontrar um eleitor neste País que vota no vereador mais qualificado. A grande maioria espera que os outros assim o façam, mas na hora de votar, optam por aqueles de sua maior conveniência ou convivio social, principalmente em cidades do interior.

A meu ver, o ônus ou o bônus do negócio (LIXÃO) é todo devido ao poder executivo.

15 comentários:

  1. Bla, blá blá !

    A culpa é do Zenérico sim, mas da Câmara de vendedores que aprovu esta merda e durante o recesso parlamentar, QUE VERGONHA!!

    Vamos aumentar a campanha de NÃO VOTAR EM POLÍTICO EM REELEIÇÃO. DIGA NÃO À REELEIÇÃO DO PREFEITO E DOS VEREADORES! FAÇA UM POLÍTICO TRABALHAR, NÃO VOTE NELE!

    AMIGOS DA ESCOLA

    ResponderExcluir
  2. Ninguém dúvida que o Chefe do executivo é o responsável pelo projeto do lixo, na realidade a turma do bem apela e quiseram colocar a culpa nos vereadores, eu ate concordo num ponto, Não existe inocentes nesta situação, no mínimo os vereadores também são cumplices...


    Peninha

    ResponderExcluir
  3. DONA LOURDES DE SAUDADE, disse...


    É lamentável que a Câmara de Vereadores esteja omissa em relação a este fato: BARRA MANSA É A LIXEIRA REGIONAL.

    Melhor dizendo, a Câmara é copartícipe neste malfadado ato, que demonstra a falta de gestão pública e o despreparo de pessoas ligadas ao governo.

    O ato também demonstra a falta de compromisso dos vereadores com a cidade, tanto aqueles que votaram favoráveis, quanto aqueles que faltaram a sessão. Só falta terem recebido!

    Lidar com meio ambiente, de forma moderna e segura, representa estar preparado para administrar pelnamente uma cidade, com gente parceira de conhecimentos técnicos, sem conchavos políticos.

    Enviroment - significa o moderno, meio ambiente respeitado, com ação moderna buscando inclusive a excelência nos serviços de coleta e destinação ao lixo urbano, que assola todo o mundo.

    Nada contra Volta Redonda, que tem ligações carinhosas com Barra Mansa e sua gente trabalha lá e aqui.

    Mas cada qual deve cuidar de seu lixo e sua gente e o Prefeito Neto deu um baile em José Renato, ao resolver o problema de lixo da Cidade do Aço e deixá-lo com Barra Mansa, onde vinte caminhões por dia, da VEGA-SOPAVE, a partir de 02 de fevereiro às 01:30 hs estarão chegando para despejar lixo em Barra Mansa.

    Com CLÁUDIO MANES isto jamais aconteceria.

    Empresário ligado em técnicas modernas, conhecedor do mundo dos negócios, de empresas gigantescas, faria parcerias e ajudaria até mesmo Volta Redonda, sem prejudicar Barra Mansa.

    CLÁUDIO MANES já começou a viajar pelo mundo, aperfeiçoando seus conhecimentos, tanto em tecnologia, como em ações para lidar com os graves problemas das cidades modernas.

    Com a excelência em adminisgtração, com qualidade de colaboradores, nossa empresas não deixariam a cidade, como a NESTLÉ, e obras grandiosas como o aeroporto regional, o hospital e empresas automobilísticas teriam um homem público competente a brigar por Barra Mansa, ao invés de falidos e fracos, e de pessoas que vivem de passado de famílias decadentes que dominaram a politica por anos e anos se julgando no direito de continuarem, o que não pode ser aceito.

    Reverter este quadro caótico e fazer a cidade crescer de novo é a meta e o compromisso do querido e amigo CLÁUDIO MANES.

    DONA LOURDES DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  4. A bem da verdade...


    O CTR é o que há de mais moderno em matéria de destinação de resíduos sólidos, lixo para os de pequena intelectualidade.

    Barra Mansa esta na vanguarda da ecologia e os opositores, não tendo o que falar, nem bandeira, ficam falando asneiras para ninguém.

    Em 2012, sera o ano do bem, e agora vai ficar constatado que a turma do bem veio para mudar os destinos de Barra Mansa.

    Serão vinte e quatro anos, no mínimo de bem e honestidade, sem que o mal consiga enganar o povo de novo.

    O bem é a prefeitura trabalhando, cuidando da cidade, cuidando de voce!

    CM

    ResponderExcluir
  5. Dona Lourdes.....???
    Há mais de uma década não existe pagamento para participação em sessões extraordinárias, nem para vereadores presentes e evidentemente muito menos para os ausentes. O TCE já extirpou isso há muito. Para quem julga conhecer tudo de tudo, seria bom dominar informações básicas sobre questões corriqueiras e cotidianas da vida pública antes de criticar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  6. DONA LOURDES DE SAUDADE responde ao julinho Esteves...

    Quando eu disse : só falta terem recebido... não quis dizer as sessões extraordinárias, porque eu sei que o subsídio agora é integral e único.

    O que eu disse e reafirmo é receberem mesmo... aqueles valores que todos sabem que os vendedores recebem quando vendem alguma coisa, no caso o povo, e aceitam uma matéria pol~emica se discutir.

    Tem história até de 20 mil aceitos e devolvidos, né Julinho?

    E olha que é de evangélico e do bem...TA NA BOCA DO POVO!

    DONA LOURDES DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  7. Caro Julio, sou leitor assíduo do seu blog e não possuo vínculo com nenhum partido político. Portanto sou quase um peixe fora d'água nesta seção de comentários.
    Não costumo comentar em posts, e minha posição sobre fatos e dados expostos aqui é sempre a mesma: se está errado sou contra.Não importa de onde veio o erro.
    Em agosto de 2010, após mais de 20 anos tramitando pelo Congresso Nacional, foi sancionada a Lei 12305, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.Dentre inúmeros pontos importantes, a destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos talvez seja a mais importante.
    Todas as cidades do país têm prazos para se adequar e o não cumprimento pode gerar sanções às administrações públicas. Volta Redonda, mesmo antes da sanção da PNRS, já tentava iniciar a construção de uma Central de Tratamento de Resíduos - que engloba vários serviços ambientais além do simples recebimento e acondicionamento dos resíduos-, mas não conseguiu no bairro de Santa Cruz ( a população foi contra em audiências públicas).
    Posto isso, argumento que não vejo problema algum, a CTR de uma cidade, que pode ser Nova Iguaçu, Seropédica ou Barra Mansa receber e tratar o RSU gerado em cidades vizinhas, porque o meio ambiente não possui limites ou fronteiras.
    É lógico, que deve haver compensações a quem está investindo e que é impossível e inviável economicamente se construir 92 CTR's no Estado do Rio de Janeiro.Ou seja, provavelmente Barra Mansa receberá resíduo de outras cidades também.
    Não entro no mérito de valores, se é justo o que a cidade receberá porque não tenho conhecimento. Minha opinião é tão somente sobre o fato de se receber RSU de cidades próximas.

    Um grande abraço.
    Sergio.

    ResponderExcluir
  8. Dona Lourdes,
    Tem tanta história NA BOCA DO POVO a respeito do seu ídolo e meu compadre Claudio Manes, que seu eu fose dar crédito, ficaria estupefato. Porém, aprendi que histórias de ruas, comentários da boca do povo, e afirmações feitas por anônimos ou pessoas que utilizam pseudônimos, não podem ser levadas muito a sério. As covardias mais torpes se escondem no anonimatos e nas fofocas.

    ResponderExcluir
  9. Sergio,
    Primeiramente grato pelo apreço e prstígio ao nosso Blog.
    Em linhas gerais concordo com sua tese, porém não podemos desviar do lado emblemático da coisa em si, visto que a baixo-estima de nosso povo ao se comparar com as realizações das cidades vizinhas, não cria um ambiente favorável para reconhecimentos e loas à iniciativa de nossa cidade vir a se tornar o receptáculo de lixo de municípios da região.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  10. FABIO COSTA pergunta...


    Sr. julinho, eu gostaria de saber o que Barra Mansa ganha quando novas empresas instalam-se nas redondezas?

    O sr. poderia me dizer: ganha empregos, pois alguém de Barra Mansa certamente vai trabalhar nela!

    Tudo bem, boa resposta.

    Mas e de Volta Redonda?

    O Sr. Poderia me dizer?

    Eu não tenho resposta, pois ainda ecoa na minha cabeça a pressão exercida pelo Prefeito Neto, que proibiu que empresas novas em Volta Redonda, principalmente as que trabalhavam para a CSN contratassem pessoas que residissem em Barra Mansa, lembra-se?

    Deu o maior problema, pois NETO estavva exigindo que as empresas pedissem o TÍTULO DE ELEITOR dos candidatos a emprego.

    Então podemos afirmar que volta Redonda fica com as empresas, empregos e nós, com o lixo produzido por eles.

    FRANCAMENTE ZÉ ! FRANCAMENTE VOCE NÃO TÁ COM NADA MEU FILHO!

    FÁBIO COSTA

    ResponderExcluir
  11. Esclarecendo,
    Há uma admiradora e eventual fiel eleitora de Claudio Manes, que postou algum comentário nesse blog.
    Porém, continuam se utilizando desse pseudo para postarem o que desejam, de forma a transparecer ligação com Claudio Manes. Feio !

    Conhecemos Claudio Manes, tem conhecimento sim, domina o que se pretende, agregando pessoas com conhecimentos técnicos para cada assunto.

    Por favor, feio !

    Vamos desconsiderar comentários assinado como D. Lourdes de Saudade.

    Eleitor, barramansense e justo.

    ResponderExcluir
  12. DONA LOURDES DE SAUDADE esclarece...

    eu admiro muito o Claudinho, que conheço desde menino, como conheço sua mãe, o Tarcizinho, o Oto, enfim a família toda.
    Não sou maluca coisa nenhuma e não admito que um anônimo que se diz eleitor barramansense e justo diga para não considerar o que eu escrevo, porque eu posso escrever om que quiser com muito mais gabarito que qualquer outro, porque eu sou amiga da família e convivo dia a dia com todos eles.
    Não vai ser um eleitor jsto que vai me intimidar e nem pedir para desconsiderar o que eu escrevo, porque ele deve ser um revoltado e que não deu nada na vida e por isto tem inveja do Claúdio e dos amigos dele.

    DONA LOUDES DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  13. O Sr. Julio !
    Quanto a boatos, com certeza a respeito de muitos e inclusive seu propriamente, são bem maiores.
    E olha que não têm os Senhores nem de longe a evidencia de Claudio Manes.

    Estela.

    ResponderExcluir
  14. Estela,
    Podem até serem, não duvido. Uma pessoa que faz os desafios que faço está sujeita a boatos e invejas, mas há uma grande diferença: Não sou candidato à prefeito, aliás, não sou candidato a nada.

    ResponderExcluir
  15. Sr. Júlio,
    aliás, quase nada .
    Estela.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.