segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A DITADURA DO SILÊNCIO ABSOLUTO EM UMA NOVA VERSÃO.

AS PAUTAS PROIBIDAS.
Como já mencionamos no final da semana passada, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul-Fluminense, Renato Soares, concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa informando de ações do grupo Votorantim que remetem para a iminente suspeita de que a Siderúrgica Barra Mansa já tem os seus dias de atividades contados, já sendo constatadas diversas demissões e transferências de equipamentos para outra unidade do grupo, em Resende. Num determinado site de jornal da região, a matéria foi veiculada, porém foi cerceada na parte impressa que fica disponibilizada nas bancas e encaminhada aos assinantes. No mesmo site, leitores comentaram a entrevista com sentimentos antagônicos. A maioria, responsabiliza a inoperância e omissão do poder público na cidade, outros questionam a credibilidade de presidente e outros tentam ridiculamente isentar a prefeitura de qualquer responsabilidade na vida econômica da cidade. Fato é que seria de bom alvitre que independentemente da linha de reciocínio de Renato Soares, a questão fosse levantada e apurada com isenção, pois o que está em jogo é a sobrevida econômica e social de uma cidade que já perdeu a Lanlimp, a White Martins, a Du Pont, a Litográfica, a Nestlé, e caminha em passos claros para a desativação parcial da Saint Gobain e da Siderúrgica Barra Mansa, acarretando mais desemprego e menos receita pública. Mas ao que tudo indica, o poder público roga que tais assuntos não sejam questionados para não colocar mais luz na já notória incompetência e incapacidade dos gestores atuais. Lamento que segmentos da imprensa regional (graças a Deus, não todos), por razões que suspeitamos, omita uma matéria desse porte de importância e seja "obrigada" a publicar releases efetuados pela assessoria de comunicação da prefeitura que chegam a dar pena, tanto de quem o faz como de quem o publica. Na semana passada, a "criativa" assessoria encaminhou com êxito para os veículos informativos regionais a seguinte MANCHETE em formato de "release": "PREFEITURA DE BARRA MANSA REALIZA A RETIRADA DOS ENFEITES DE NATAL". Tal notícia ao ser lida por quem tenha o mínimo de visão crítica, comprova que a prefeitura de Barra Mansa, na total ausência de realizações e projetos contundentes e sérios, visa tornar como grande feito ou evento social, a retirada dos enfeites natalinos que ela mesmo colocou. E o pior, sem respeitar as tradições culturais e religiosas que recomendam a retirada no dia de Reis, 6 de janeiro. Além de atrasados, como sempre, atestam a própria incompetência. Bem ao estilo já utilizado de querer "vender" retirada de entulhos e capina como obra civil, até dando nome para o serviço: "Projeto Cuidando da Cidade, cuidando de você".

É bom que os responsáveis pela imprensa reflitam um pouco e entendam que não é pudente ficar sistematicamente jogando a sujeira para baixo do tapete evitando as necessárias discussões e debates prévios, pois o dia que Barra Mansa chegar aonde o governo tende a colocá-la, nem verbas publicitárias serão mais possíveis e todos chorarão no mesmo velório. Eu particularmente, compreendo que as empresas jornalísticas tem seus custos e que o Poder Público é um cliente em potencial e indispensável em certos casos, sendo que afrontá-lo não torna-se uma opção muito comercial, mas daí a ceder por valores que nem são tão expressivos, a liberdade de suas linhas editoriais e suas credibilidades perante os clientes finais, que são os leitores, pode sacramentar o início de um grande risco e um prejuízo generalizado. Nossa guerra não é contra a imprensa nem contra os jornalistas ou empresários do ramo que precisam e merecem subsistir com dignidade e conforto. Nosso embate é contra quem usa do erário para tentar doutrinar a informação e levar o cidadão ao engano e ao erro. Existem diversas formas de ditadura, e abominamos a todas, mas talvez a mais cruel e dissimulada é aquela que usa os recursos públicos para enganar a população e cercear liberdades, e o direito à informação é um dos maiores valores de um regime democrático.

7 comentários:

  1. SR. ANTÔNIO DE SAUDADE, disse...

    Sr. Julinho, boa noite.

    Parabenizo-o pelo blog, que leio frequentemente, mas não comento, por absoluta falta de tempo e, muita vez, para não ter envolvimento em discussões banais, com anônimos que, como eu, não se sabe se existem, não é verdade?

    Mas agora é diferente, pois alguém, sem qualquer conhecimento fático, tenta criar um temor no seio da sociedade, cujo intuito principal é angariar um liderança que não possui. Refiro-me a Renato soares, do Sindicato.

    Acompanho, com vivo interesse, as idas e vindas de nossa cidade, onde hoje há mais "idas" do que vindas.

    São dezenas de empregos que se foram, perdidos nas isenções fiscais, criminosas, dadas a outros municípios, que roubam indústrias com a cumplicidade de nosso políticos e com a desinformações de outros.

    O caso mais célebre, pelo menos aqui em Barra Mansa, foi a NESTLÉ, que foi embora, atraída para Três Rios - gastou lá R$450 milhões - e o Roosevelt Brasil não sabia e a Inês Pandeló, deputada omissa, ficou calada vendo a fábrica ir embora, guiada por Cabral, com sua nefasta política de incentivo fiscal.

    Todavia, este moço, o Renato Soares, esta totalmente enganado e, como um lider sindical sofrível, de poucos recursos de liderança e com fraca bandeira social e classista, procura alarmar um futuro caos que não existe, notadamente, na Siderúrgica Barra Mansa.

    Aquela siderúrgica - o museu-, do tempo do "Xicão" não existe mais! Ela se foi, banida pela globalização e pela necessidade de investimentos para torná-la competitiva num mercado cada dia mais exigente.

    Esta moderna siderúrgica, nada tem haver, em termos de planta de usina e produção, com a planta de Resende, instalando-se naquela cidade, porque não havia espaço para expansão em Barra mansa.

    A planta siderúrgica de Barra Mansa, produz hoje, comercializada no mercado, cerca de 1.3 milhões de toneladas de vergalhões e treliças por anos, sendo sua capacidade instalada de 2 milhões de toneladas anuais, o que significa dizer que produz cerca de 70% de sua capacidade.

    Então, diante da forte entrada de aços da China e da concorrência interna, economicamente, e com o intuito de preservar a competitividade no mercado de seu produto, bem como o emprego de seus funcionários, alguns de dezenas de anos, a Siderúrgica Barra Mansa, de forma inteligente, desativou, tão somente, uma aciaria, local onde é fabricado seu produto, totalmente eletrônica, que pode ser reativada, de imediato, havendo demanda comercial no mercado.

    Ademais, a Usina de Barra Mansa recebeu, a partir de 2006 até 2011, para total modernização, R$700 milhões de reais em investimentos.

    Estas informações podem ser facilmente disponibilizadas no site das empresas Votorantim ou, com a diretoria de São Paulo, uma vez que os diretores daqui, por questões de política da empresa, não vão entrar em contenda com o sindicato, que é o pretendido pelas falsas e descabidas assacadilhas do Sr. Renato Soares.

    Obrigado pelo Espaço.

    Atenciosamente.

    SR ANTÔNIO DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  2. Julinho como fã de seu blog já publiquei vários link's no meu a respeito de vários conteúdos que você aborda!Até que resolvi fazer uma enquente parecida com a sua e da Revista Por Aqui a respeito da Administração do prefeito de BM Zé!A minha envolve mais a juventude,se puder fazer uma visita ou quem sabe divulgar aê Agradeço!Abraços
    www.juventudebm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isto, noticia no Jornal Diário do Vale - on line -

    RETAIL’S BIG SHOW
    Empresários de Barra Mansa participam de feiras nos Estados Unidos

    Publicado em 16/1/2012, às 19h25

    Cerca de 30 empresários do município, de outras cidades da região e do estado estão participando de uma feira de negócios que acontece em Nova York. Eles embarcaram no dia 11 e só voltam na sexta-feira.

    O conselheiro da Fecomércio de Barra Mansa e secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris, preparou alguns documentos sobre o município para levar na viagem.

    Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,51500,Empresarios-de-Barra-Mansa-participam-de-feiras-nos-Estados-Unidos.html#ixzz1jjA1D7XN

    Tudo bem que estejam indo com seus recursos, mas sem sair da cadeira o Pezão conseguiu muito mais para Piraí.
    Espero que tragam investimentos para o Município, pois a Flumisul até hoje, só coquetéis e brindes. Nada mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Fábio Costa comenta...

    Eu gostaria que a minha entidade, a ACIAP, através da Carla, que demorou muito para tomar uma posição contra esta vergonha das calçadas, mas antes tarde do que nunca, buscasse um conhecimento real do que esta acontecendo em relação à Siderúrgica Barra Manas, pois se ela for desativada esta cidade vai acabar.
    Gostaria de ver o prefito josé Reanto, este mosca morta, se pronunciar sobre o assunto também.

    FÁBIO COSTA

    ResponderExcluir
  5. Fábio Costa é mais fácil a galinha nascer dente do que uma resposta das autoridades do nosso mnicípio, principalmente da prefeitura...

    É lamentável.

    ResponderExcluir
  6. DONA LOURDES DE SAUDADE ...


    Eu conheço muitas pessoas da SBM e sei que houve uma grande expansão naquela usina siderúrgica, hoje considerada uma das mais modernas do mundo, inclusive ecologicamente correta, motivo pelo qual, países como o Japão e a comunidade européia importam seus produtos.

    A SBM inclusive possui parceiros importantes em Barra Mansa, onde destaca-se o grande empresário Cláudio Manes, que com msuas empresas gera centenas de empregos, sendo a maioria de seus colaboradores gente de Barra Mansa.

    Cláudio Manes hoje é um dos maiores transportadores e parceiros da Siderúrgica Barra Mansa e, com certeza, esta atento para qualquer notícia que levasse ao fechamento da usina, FATO QUE NÃO EXISTE e é atribuído ao alarmismo político e de GENTE QUE NÃO TEM O QUE FAZER E FICA FAZENDO FOFOCA ENVOLVENDO NOME DE EMPRESA TÃO IMPORTANTE.

    O que causa maior aborrecimento é a total falta de atitude do Prefeito José Renato , que omisso e medroso, NÃO VEM A PÚBLICO VEEMENTEMENTE DESMENTIR E MANDAR O SEU CHARÁ DO SINDICATO CALAR A BOCA!

    É por estes motivos que Barra mansa precisa de gente diferente, nova, dinâmica, empreendedorar, de sucesso, que possa trazer o progresso para a cidade, garantindo um futuro melhor para a comunidade, com geração de renda e emprego, com administração eficiente e com qualidade.

    Chega da mesmice, chega de famílias tradicionais, chega de políticos carreiristas, chega de incompetência.

    Viva Barra Mansa ! Viva a Siderúrgica Barra Mansa ! E viva Cláudio Manes de Barra Mansa!

    DONA LOURDES DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  7. Cala booooca dona Lourdes....

    Dr. MÁRIO.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.