terça-feira, 1 de junho de 2010

FLUMISUL

BANANAS NA FEIRA.
Barra Mansa vai promover este ano a 12ª edição da FLUMISUL – Feira “INTERNACIONAL” de Negócios. Há dias vemos nos órgãos oficiais de imprensa “patrocinados” pela prefeitura, que “85%” dos stands já foram comercializados. Já fazem dias que a propaganda oficial não sai desses 85%. E é um número, no mínimo, duvidoso. Duvidoso porque consta em todos os materiais promocionais da festa, as logomarcas, na qualidade de co-patrocinadores, dos CORREIOS, do SAAE, e da CÃMARA MUNICIPAL DE BARRA MANSA. Quanto aos CORREIOS, a informação que temos, é que não haverá sequer a participação na Feira, nem como expositor. E pasmem, nem o SAAE, autarquia da própria prefeitura, terá stand na feira, segundo nossas fontes. A explicação é que os visitantes da feira, ao invés de enaltecerem uma suposta ação eficaz da autarquia, usam do espaço para fazer queixas e reclamações de contas enviadas com atraso ou com erro de aferição de uso. Mas o que posso garantir é que a CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA MANSA, poder que eles colocaram como co-patrocinadores em todos os prospectos, não se fará presente pela primeira vez. Nenhuma razão política, pois o relacionamento dos vereadores e do presidente da casa com o prefeito é muito bom, mas por razões logísticas, visto quer a despesa que a Câmara tem com a participação na “festa”, não é compreendida pelo Tribunal de Contas do Estado. A prefeitura, todo ano, desde a época em que o pachá era prefeito, cobra, através de terceirização de despesas de promoção da feira, a participação do poder legislativo, e se isso não bastasse, é evidente que para a montagem e efetiva presença, outros gastos são incluídos. Entende o tribunal e entendemos nós, que o dinheiro do contribuinte não tem essa finalidade e que a Câmara Municipal de Barra Mansa nada tem a ganhar com a presença na feira com um stand comercial, pois nada temos para vender. Só menciono tais fatos, para comprovar que as propagandas efetuadas pela organização da Flumisul, são enganosas, e que a tendência é de mais um esvaziamento da feira, coisa que percebemos a cada ano.
Quando foi concebida, na administração Inês Pandeló, a Flumisul teve momentos áureos no Ilha Clube, e além do encontro de lideranças empresariais, percebia-se, de fato, negócios de alguma expressão, sendo efetivamente realizados. Muito menos do que os almejados, é verdade, mas enfim, realizados. Com a chegada da administração do pachá, a Feira, muito embora definida para áreas de operacionalização e gosto duvidoso, tomou ares reais de Feira Internacional, visto que um colaborador paquistanês, de nome SHANE ALAN KHANE, conseguiu seduzir delegações de outros países, principalmente da Ásia e leste da Europa. Mas Shane, também engrossou a extensa fila dos que receberam do pachá a sua tradicional e permanente ingratidão, e dizem que morreu com essas mágoas no peito. De lá pra cá, a Feira passou a ter uma conotação totalmente político-partidária e segregadora, colocando no mesmo balaio, somente aqueles que se afinam com o estilo e os propósitos da turma do “bem”, principalmente as entidades tão questionadas da cidade, leia-se ACIAP, CDL, SICOMÉRCIO, etc...
A Flumisul vem perdendo a cada ano, seus propósitos iniciais, transformando-se num evento social de pequeno porte e cometendo os mesmos vícios éticos das poucas e frígidas festas realizadas na cidade, tal como a tradicional “parceria” com barraqueiros, sempre muito obscura e questionável.
Quem for, verá os mesmos stands, as mesmas pessoas, os mesmos ternos, as mesmas recepcionistas, as mesmas roupas e botas de couro dos expositores que efetivamente realizam negócios e as mesmas barraquinhas insossas e altamente inflacionadas e com qualidade fraca. Não existe mais empresário bobo, e somente alguns que precisam da parceria com o poder executivo para se locupletarem, estarão batendo “ponto" na feira. Ou seria “dando pinta”? Tanto faz. Mas o que se sabe é que teremos novamente apresentações musicais da turma do “Música nas Escolas”, pois trata-se da única coisa louvável e diferenciada que essa administração nestes últimos nove anos realizou na cidade. Mas é pouco, muito pouco, e demasiadamente, também enche o saco.
Não é mais de negócios. Não é mais Internacional. É somente feira. E em feira compra-se bananas. E bananas não faltam na administração municipal. Principalmente as baratas, podres e sem gosto, que normalmente fazem muito “mal” para todos nós.

14 comentários:

  1. A Flumisul tornou-se feira de bugingangas, para estes comerciantes que se "acham" é uma grande oportunidade de usarem seus ternos com cheiro de naftalinas e crachá...
    estes comerciante há muito trocaram os interesses da categoria por interesses próprios, ora se oferecem para vice(próprio do sicomercio)outra hora fazem rodízio na secretaria de desenvolvimento econômico(nada desenvolvem!!!)Esta feira já deveria ser extinta pois vende apenas sobras de lojas...Alias os comerciantes de B Mansa estão apavorados com a chegada de lojas e redes de outras cidades profissionais do ramo, com forte concorrência em preço/atendimento o que está levando alguns a arranjarem uma boquinha na federação, na prefeitura, no sesc, no senac, em fim é o FIM!!!
    Precisamos agora é uma completa renovação nas diretorias do CDL-sicomercio e na própria federação,as eleições estão ai e ninguém aguenta mais esta "galera que se acham"..

    ABM

    ResponderExcluir
  2. Sugestão:

    Depois de FRACASSADOS DO COMERCIO na secretaria de desenvolvimento de nada de B M, que tal uma dobradinha para a eleição, vejam o exemplo:
    presidente do CDL para Presidente da República
    presidente do sicomercio para Governador
    Secretário de Desenvolvimento de nada para Ministério da fazenda...
    Pachá de apiacá para ONU
    El Taradon para gerente de colegio de freira
    marinho cabeção para ministro da saúde
    vitória para o ministério da educação

    Corujão da mata

    ResponderExcluir
  3. Feira de bananas para bananas.Conseguem acabar com tudo d bom q temos na cidade. E depois, ainda terão coragem de pagar a mídia pra dizer q foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  4. A receita do fracasso e incompetência é simples:

    Junte cdl+sicomercio+pmbm+pachá de apiacá=
    Coisa Nenhuma....

    Gostei flumisul-feira de bugigangas, naftalina e cabelos pintados...

    Monique

    ResponderExcluir
  5. ah ah ah ah ah ah

    com esta seleção comandando o Brasil e a ONU, "2012" chega antes.

    SA
    .

    ResponderExcluir
  6. Sr. julinho, boa tarde.

    sou comerciante há anos e nunca participei da feira, uma vez que não acredito no sucesso de vendas de pessoas daqui da cidade. A feira serve para os profissionais de feira que são como gafanhotos, seguem as plantações/feiras, e devoram todo o dinheiro que seria gasto no comércio local com produtos de qualidade duvidosa. vou lhe fazer uma pergunta - Para que eu vou expor aqui se meu comércio é daqui e eu já tenho um custo para tal. qual razão vai me fazer aumentar meu custo se vou vender o que já vendo e sem custo adicional. em verdade, estas feiras são boas para os organizadores que dizem que trbalham para a realização destas festas onde jacu não come alpiste.
    CDL, SICOMÉRCIO, SESC e outros deitam e rolam sem falar nos homens da prefeitura que ficam todos serelepes com estas festas. Tem carne debaixo deste angu.
    Fica o meu protesto, como comerciante, que sofre uma concorrência desleal com estas feiras que vendem produtos de baixa qualidade e abaixo do preço para concorrer com os meu, que geram emprego aqui, pagam impostos aqui e ainda voto aqui.
    Depois destas feiras meu comércio de couros e sapatos cai muito.
    É uma vergonha!

    Mas vou sobrevivendo.
    Abraço pro senhor e bom feriado, mas péssima feira para todos.

    FÁBIO COSTA.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Sr Julio!
    De tudo isso, concordo com todos os comentários, mas apenas gostaria de saber como é a fiscalização de toda organização(serviços prestados)?
    É realizada alguma licitação para as prestadoras de serviço? quem controla? quem toma conta?
    Abraços e Bom feriado
    Ju

    ResponderExcluir
  8. É uma pena, mas apenas em Barra mansa que estes vexames acontecem!!!!
    Mas com tantos profissionais capacitados nesta Prefeitura, não poderiam ser de outra forma.
    Zézinho vamos tomar conta, afinal este ano os políticos devem mostrar quem é quem e a cidade que se representa!!!!!!!!!
    Mostre as contas da FLUMISUL e sua organização!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Vocês estão esquecendo duma coisa...
    e o dinheiro arrecadado com a venda dos stands?
    Será que entrará no caixa da PMBM???
    ou irá pro bolso de algum secretário???

    ResponderExcluir
  10. Gente, eu só queria uma explicação:
    Qual é o objetivo da Flumisul?
    Seria obter novas indústrias,gerando empregos? Promover o comercio da nossa cidade? Ou apenas uma oportunidade para o desfile do pajé e seus súditos?

    ResponderExcluir
  11. E se o dinheiro arrecadado for para o caixa da Prefeitura, qual será o seu destino? O que foi feito com as arrecadações dos anos anteriores. Nunca ouvi falar sobre o que se faz com esse dinheiro.Será que não seria necessário uma prestação de contas a população? Não caberia aos vereadores essa investigação? Sou eu que estou mal informada ou na realidade essa prestação de contas nunca existiu?

    ResponderExcluir
  12. Pelo que sei, o dinheiro da venda de estandes, entra no caixa 2 e por isso a PMBM está na mão do CDL(cargo de secretário de desenvolvimento economico BM)a conta é a seguinte...

    o bolo é dividido CDL+Sicomercio+Prefeito+caixa 2 PMBM) ...

    È só conferir, a feira é boa para 6 pessoas!!!!


    Andrea N

    ResponderExcluir
  13. ONDE ESTÃO OS INVESTIMENTOS ANUNCIADOS PELO SR ZEZINHO E CIA DURANTE A FEIRA NO ANO PASSADO QUE ERAM DE CENTO CINQUENTA MILHOES PARA A CIDADE, E NOS OUTROS ANOS? CADÊ OS INVESTIMENTOS E ONDE ESTÂO OS EMPREGOS?
    CADÊ ZEZINHO ????
    ONDE ESTA O ZEZINHO???
    TRABLHANDO ONDE ZEZINHO???
    ZEZINHO SUMIU..
    ABRAÇOS A TODOS
    SE AGUEM VER O ZEZINHO PEDE ELE PRA IR TRABALHAR NA FEIRA

    SOU UM ETERNO APAIXONADO PELA MINHA CIDADE

    ResponderExcluir
  14. Um Leitor disse ;

    Para o Zénerico uma homenagem de Chico Buarque:

    Vai trabalhar criatura,
    Vai trabalhar vagabundo,
    Deus permite a todo mundo
    Uma loucura!

    Vai trabalhar... vagabuunnnndo !

    A loucura permitida foi ao povo que votou neste Zénerico.
    O Vai trabalhar vagabundo é pra ele mesmo !

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.