sexta-feira, 15 de abril de 2011

COPA 2014 - A QUEM INTERESSAM OS ATRASOS?.

Por Sérgio Soares
Peço licença aos meus "sócios" do estação BM, para reproduzir um lúcido texto do sempre lúcido promotor de justiça em Minas Gerais, Sérgio Soares. Com clareza de argumentos e antecedentes óbvios, Dr. Sérgio pisa na ferida da Copa 2014. Merece uma reflexão e acompanhamento publico.

Tenho acompanhado pela mídia as notícias envolvendo as obras de preparação da infraestrutura brasileira para a Copa do Mundo de 2014. Até a FIFA, que adora se intrometer em assuntos internos dos países, especialmente do denominado terceiro mundo, já se manifestou, cobrando maior agilidade nas obras de estádios. Faltando pouco mais de três anos para o evento, já percebo o início de um processo que fatalmente acabará ocorrendo e que muito me preocupa, enquanto cidadão. Por absoluta falta de competência administrativa, já é noticiado, por exemplo, que ao menos nove aeroportos não ficarão prontos no prazo previsto: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/nove-aeroportos-nao-devem-ficar-prontos-para-copa-aponta-ipea.html.

Não tenho dúvidas de que no final das contas tentarão nos empurrar uma fabricada urgência, pulando etapas, ignorando a necessidade de elaboração de projetos, liberação de licenças ambientais e realização de processos licitatórios. E ai daqueles que ousarem adotar posicionamentos contrários à realização/finalização das obras a toque de caixa, aí incluídos invariavelmente os órgãos ambientais, os Tribunais de Contas, o Ministério Público e o Judiciário. Serão chamados de retrógrados e apontados como contrários à afirmação nacional, à realização de um evento de índole internacional que traria incremento na imagem do Brasil por todo o mundo.

Ainda há tempo hábil para a realização dos empreendimentos sem atropelos, seguindo a estrita legalidade. Torço, sinceramente, para que esteja faltando apenas competência e esses atrasos não sejam já o primeiro indicativo de esquemas de desvio de dinheiro engendrados e devidamente estruturados, que apenas aguardam o momento exato da implementação. Por tudo que vivenciamos diariamente nos meandros da administração pública brasileira, em todas as esferas, acreditar nesta última hipótese infelizmente está longe de ser paranóia.

* Sérgio Soares é Promotor de Justiça com atuação na área de defesa do patrimônio público.

Um comentário:

  1. PARABÉNS SENADOR ÁLVARO DIAS! O SENHOR FOI A 1ª AUTORIDADE PÚBLICA A ENXERGAR O ÓBVIO: O BRASIL NÃO ESTARÁ PRONTO HÁ TEMPO, PARA O MUNDIAL DE 2014.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.