quarta-feira, 20 de abril de 2011

GUARDA É O CACETE........TE.



QUANDO A FORÇA É FRACA.

O assunto volta à baila e promete muita polêmica, então, aqui é seu lugar.
O guarda Wendel, lotado na Guarda Municipal de Barra Mansa, agrediu à cacetadas um menor de 16 anos que trabalha num mercado no bairro Ano Bom. O pai do menor registrou queixa na delegacia de Polícia Civil. Segundo noticiou o site do DV, o menor informou que estava em horário de almoço e foi ao Parque das Preguiças para almoçar e resolveu deitar em um dos bancos da praça quando o guarda Wendel mandou ele se postar melhor e o menor o teria desacatado, razão pela qual ele teria desferido as pancadas de cacetete no rapaz.
Primeiramente, não queremos julgar ninguém sem direito a prévia e ampla defesa, mesmo porque, certamente esse jovem agredido, provavelmente provocou o guarda à essa atitude extrema, e infelizmente, muitos jovens apaniguados por pais irresponsáveis tem o péssimo hábito de se acharem acima do bem e do mal e do direito dos outros, mas isso não pode omitir o que já apontamos aqui por dezenas de vezes: Grande parte dos guardas municipais de Barra Mansa não estão preparados cultural e psicologicamente para exercerem o poder que querem sistematicamente lhes imputar. Há, inclusive, um anteparo legal para que guardas municipais andem armados, imaginem então, se esse Guarda estivesse com um 38 na cintura...talvez ao invés de cacetadas, tivesse efetuado disparos contra o rapaz.
Não estamos aqui para encobertar atos de vandalismo ou desacato de jovens que por falta de educação e orientação familiar violam as regras da sociedade e tornam-se parasitas nas vias públicas, mas também não podemos abençoar atos de violência promovidos por pessoas que recebem do povo para protegerem o cidadão e o patrimônio público.
Dizem que esse rapaz vítima da violência apontada, é contumaz perturbador da ordem e tem o hábito de achincalhar o papel dos guardas municipais. Se tal fato procede, o dever do guarda seria denunciar tal fato para as autoridades policiais competentes, essas sim com poder de polícia, e elas por sua vez, dirigirem-se para seus responsáveis para as devidas conseqüências cabíveis sob a ótica da justiça. Pode parecer chato e moroso e precisa ter sangue frio para tal, e é exatamente isso que se espera de um representante da ordem pública: paciência, equilíbrio psicológico, sangue frio e cumprimento à lei. Se o cidadão não tem esses predicados, não pode usar uma farda em nome do município, não pode portar armas ou instrumentos que causem ferimentos ou morte, não pode multar arbitrariamente sem conhecimento da lei e não pode a seu bel prazer ou destempero, sai dando pancadas de cacetete por aí.
Ontem abordamos o fato de um jovem de apenas 13 anos estar aterrorizando alunos, pais e professores de um colégio no Jardim América, fazendo inclusive, que os pais proíbam seus filhos de freqüentar aulas. Não seria ideal que a Guarda Municipal usasse da mesma valentia para resolver este problema?
Bater de cacetete em menor indefeso é mole, enfrentar bandido, mesmo que criança, são outros quinhentos.

7 comentários:

  1. É Julinho, a coisa não está fácil... outro dia, como postei no meu blog, um segurança do Supermercado Máximo teve atitude muito semelhante.
    Dois jovens foram realizar compras, pegaram dois iogurtes, abriram e os tomaram dentro do supermercado sem serem abordados por ninguém, mas os pagaram junto com as compras, de acordo com a nota fiscal que possuem. Mas o segurança que, segundo informações, é PM, os abordou de forma dura. Certos, como estavam, munidos da nota fiscal, ironizaram o segurança e acabaram levando uma surra de porrete...
    Enfrentar bandido que é bom eles não fazem, mas descer a porrada em criança é fácil...

    ResponderExcluir
  2. Inicialmente, é de se ressaltar que, com o episódio ocorrido recentemente em Realengo, tem-se dito por aí que há hoje uma deturpação do real papel da Guarda Municipal. Tenho que concordar. A Guarda Municipal tem o seu papel constitucional de proteger bens, serviços e instalações (Art. 144, §8°).
    Com o advento do “novo” Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Lei n° 9.503/97), criou-se uma rotina, cômoda e lucrativa, de fazer com que as GMs atuassem como Agentes da Autoridade de Trânsito, mediante convênios firmados com os Órgãos de Trânsito dos Estados.
    Ocorre que o Ministério das Cidades, a quem está vinculado o Órgão máximo de trânsito, através de sua Consultoria Jurídica, emitiu vários pareceres no sentido de que “falece à guarda municipal competência para atuar na fiscalização de trânsito, incluindo o procedimento relativo à aplicabilidade de multas, também não detendo legitimidade para firmar convênio com os órgãos de trânsito objetivando tal fim” (Pareceres Conjur/MCidades n° 1206/2006 e n° 1409/2006).
    Como dito acima, tornou-se cômodo aos Gestores destinar as GMs para esse fim, uma vez que são instituições fardadas e (aparentemente) treinadas, o que geraria - e de fato gerou - respeito junto à população. Com isso, tornaram-se, rapidamente, forte instrumento de arrecadação, como verdadeiras máquinas de multas pelo País afora. Em Barra Mansa, em especial, ainda têm a incumbência de fiscalizar a arrecadação do estacionamento rotativo, verdadeira caixa preta que ninguém sabe quanto é e para onde vai, realmente, a importância arrecadada. Mas, isso é outro assunto.
    Bem, num momento em que circulam no Congresso Propostas de Emendas à Constituição – PECs, visando dar novas atribuições às Guardas Municipais, inclusive com o poder de policiamento ostensivo, é preciso cuidar da base, de sua missão constitucional.
    Infelizmente, a Guarda Municipal de Barra Mansa, hoje, revela-se despreparada para o exercício de seu mister. Não há treinamento adequado e, muito importante, acompanhamento psicológico. O desgaste emocional a que é submetido o Guarda Municipal, no seu dia-a-dia, é massacrante! Com o papel de policial, sem ser policial, de militar, sem ser militar, é extremamente cobrado por seus superiores. E mais, mal remunerado, acaba por se submeter a horas extras, fazendo com que estenda seu serviço por horas a fio, uma vez que o efetivo, diante da complexidade topográfica e da má urbanização, acaba sendo insuficiente. É, assim, uma atividade muito estressante!
    Enfim, é preciso rever todo o processo a fim de que sejam evitados, não só fatos como o que ocorreu, envolvendo o Guarda Municipal citado e um menor, como outros ainda piores.
    Mas, não se pode culpar a Instituição, tampouco seus integrantes, uma vez que vítimas da ação incompetente e nefasta de seu Gestor maior, o Prefeito.

    ResponderExcluir
  3. Roberto,
    Grato pela aula. Esse é o barato do nosso Blog. A gente pensa que tem uma opinião formada a respeito aí aparece um comentário intenso e forte como o seu para a gente aprimorar nossas ideias.
    Reitero e duplico a gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Julio,
    Sabendo que a Prefeitura é o maior leitor do seu blog, algo precisa ser feito com o novo puteiro em BM, perto do Jardim das Preguiças, váris prostitutas ficam na luz do dia, assediando quem passa pela calçada nesses 2 bares, estão fazendo um hotelzinho no proprio estabelecimento com quase 8 quartos.
    Como BM não tem vereadores, mas pelo menos estamos vendo que tem Guarda Municipal, que elas trabalhem em prol das familias barramansenses, não falta mais nada para essa cidade.
    Agradeço pela oportunidade

    ResponderExcluir
  5. As meninas precisam sobreviver...
    E Barra Mansa já tem tanta sacanagem na Prefeitura, por que elas não podem...
    Parafraseando o Zé REnato na campanha: Deixa a mulherada trabalhar!

    ResponderExcluir
  6. Sr. julinho, boa noite.

    espero que, junto aos seus, tenha tido uma boa Páscoa. Bonita sua mensagem. obrigado!

    Já estou providenciando uma filmagem das prostitutas. Garanto ao Senhor que breve ela estará, sem cortes, no YOUTUBE, inclusive com a presença de um "nobre edil" no local, bem ao lado da Câmara.

    FÁBIO COSTA.

    ResponderExcluir
  7. pior gm da regiao é bm uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu sou gm tb, fiko no sol me fudendo sem farda humilhado

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.