segunda-feira, 18 de abril de 2011

MAQUETE DE FASCÍNORA.


COMENTÁRIOS DE UM DRAMA ANUNCIADO.

Ainda comovidos com a chacina de Realengo, uma notícia publicada pelo jornal e pelo site do Diário do Vale causou comoção regional e recebeu no site a marca alta de 88 comentários.

Trata-se da notícia de que pais de alunos de um colégio municipal no bairro Jardim América, em Barra Mansa, proibiram seus filhos de freqüentar a escola em face das ameaças de morte que um garoto de apenas 13 anos, estaria fazendo contra seus colegas e funcionários da escola.

Segundo consta, o menino estaria estudando nesse colégio protegido por uma ordem da promotora da Vara da Infância e Juventude da cidade.

Muitos comentários abordaram o tema com ângulos diferentes e na maior parte dos casos os argumentos são respeitáveis.

Para que possamos formar uma opinião sobre o assunto polêmico e perigoso, precisamos nos ater a alguns componentes desse quadro dantesco.

Esse colégio tem apenas um vaso sanitário para 75 funcionários e 2 banheiros para atender a 700 alunos. E isso não é de hoje, pois essa anomalia já perdura por 6 anos. Tal fato mostra claramente a falta de importância que o Poder Executivo dedica a esse educandário, e num ambiente desse porte, a insegurança predomina e qualquer ameaça toma ares de tragédia.

Creio que a promotora dentro das suas funções, visa garantir o direito à educação para esse aluno, mas eu e várias pessoas no site gostaríamos muito de saber se tal promotora permitiria que seus filhos estudassem com esse rapaz e fossem ameaçados diariamente por ele. Como dizia minha vá: duvide-o-dó.

No Brasil virou moda defender minorias contra maiorias. O Conselho Tutelar e o MP visam oferecer estudo para esse pivete, mas quanto aos demais, que convivam com o medo e o risco às próprias vidas. Essa história de pastoral carcerária, direitos de bandidos, bolsas-presidiário, etc...são normalmente utilizadas para cabular votos para politiqueiros hipócritas e de fato só contribuem para o aumento da impunidade gerando, a cada dia, mais e mais violência.

Independentemente do erro do poder Judiciário neste caso, fica sempre notória a falta de pulso e capacidade dos comandantes da educação em Barra Mansa. Foi-se o tempo que a competência era o ingrediente mais necessário para a progressão profissional dentro dos colégios. Hoje, que dirige, além de precisar ser exímio baba-ovo, ainda tem que ler as cartilhas do COC e do BEM. E capacidade gerencial para administrar um pesadelo desses, passa longe da cabeça de seus escolhidos.

A legislação brasileira ainda é demasiadamente tolerante na questão da maioridade penal, e crianças ficam sujeitas ao assédio de traficantes, para transforma-las em mulas e soldados, graças a impunidade. Não importa-me a idade deste menino, se ele está apto e desejoso de matar seus semelhantes, ele deixa de ser menino e passa a ser bandido e é assim que deve ser tratado, mas mesmo assim, é preciso que as pessoas saibam que perante a luz da justiça brasileira, seus pais são seus responsáveis civis, portanto, passíveis de receberem processos face aos incômodos e prejuízos que seu filho vem causando.

Para finalizar, creio que a promotora se equivoca neste caso, pois o local para recuperação deste víbora em potencial é um reformatório e não uma sala de aula convivendo com crianças inocentes e puras, que tem direito à vida e a educação. O Estatuto da Criança também foi feito para elas e tem que ser respeitado.

7 comentários:

  1. Julinho
    Existe recurso, proveniente de uma emenda ao Orçamento da União de 2010, realizada pelo deputado federal Eduardo Cunha, no valor de R$350.000,00, para reforma do Colégio Joaquim Maria, no bairro Jardim América.
    Fiz o pedido ao deputado na esperança de que aquelas crianças tivessem direito à uma estrutura de estudo mais digna e confortável.
    Em momentos de crise como esta, gostaria que a prefeitura explicasse o porque de ainda não terem feito nem o projeto.
    Abs.
    Rodrigo Drable

    ResponderExcluir
  2. Julio

    Tentando esclarecer:

    Este menor já se encontra no reformatório da Colônia e já passou por vários Colégios(todos sem exceção, criou problemas sérios)porém entendo que a Sra.Secretária juntamente com o CT deveriam estudar um local melhor com mais estutura que o colégio em tela, já denunciado em várias ocasiões por não terum refeitório,salas nojentas e sem janelas ao lado da cozinha para a turma do PRÉ, goteiras em todas as salas,banheiros insuficientes para alunos e servidores, é simplesmente um depósito de crianças sem espaço sem um mínimo de conforto, inclusive com a frente dentro da rua com barulho de onibus, poeira preta de fumaça destes veículos e onde falta tudo: Profissionais de apoio, Direção forte e competente e principalmente RESPEITO com aquelas crianças e comunidades.
    Por ocasião das eleições passadas o então candidato Ademir Mello denunciou esta situação e a única atitude que tomaram foi exonerar o Diretor da época que não aceitava esta situação.
    Não tenho dúvida que se a Promotora for neste Colégio e no Colégio da Vila Independência , vai interditar o mesmo e pergunto para que serve os Conselhos da Criança e Adolescente???para que serve o Conselho de Educação??Para que serve o Conselho tutelar que permitem estas e outras coisas que afrontam nossas Crianças...

    L.
    Mãe de aluno

    ResponderExcluir
  3. Esta faltando na educação de Barra mansa:

    -Recursos, pois com a terceirização de merenda, apostilas e limpeza + Manutençaõ de Banda de Música, a SME não tem como fazer manutenção e melhorias nos prédios, ampliar e construir outros prédios, contratar e treinar pessoal,suprir os colégios com material, em nehuma Escola Municipal de Barra Mansa, voce encontra hoje uma folha de cartolina para fazer um cartaz,e vejam a situação do C M Marcello Drable desde o temporal de granizo que o Colégio está fechado pois não tem luz, os telhados quegrados, canos quebrados, sem condição de uso e HOJE começo um rodizío de turmas estadudam 305, 70 % ficam em casa(Sou da época de rodizio de churrascaria, agora é de alunos-Pasmem!!!!!!!!!)
    Este governo é só posi...dane-se eleitor, servidor, alunos e comunidade.

    jcs

    ResponderExcluir
  4. Esse é o Conde de Trybhall!!!! Continue com essa arma preciosa que tem em maos, pois este blog é um excelente meio de comunicação para abrir mentes alienadas que residem em nossa querida cidade!!!

    Pra dentroooo deleeeesss CONDE!!

    ResponderExcluir
  5. Júlio, a questão é realmente complexa.
    A questão da maioridade legal é sempre tratada de uma forma paternalista e pra muitos, hipócrita.

    E pra piorar, os reformatórios do país, estão mais para "deformatórios", infelizmente.

    E a questão colocada pelo Rodrigo, merece explicações urgentes.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns julio

    O seu blog pega lá dentro das víceras e deve doer pra caramba, inclusive da oportunidades a todos se manifestarem até mesmo aqueles que ficam no anonimato. Infelizmente há muito tempo este espaço tem levantado os problemas de B Mansa em todas as áreas e é tão forte e contundente que parece exageros, mas quem tá dentro sabe que é verdade pura!

    Abraços

    Jefferson

    ResponderExcluir
  7. Receita do Insucesso:

    Prefeito fraco/inoperante+Secretários fracos/incompetentes+terceirizações para reforço de caixa 2+corrupção em todos os níveis=Ongs de mulher de ex prefeito+Secretário com direitos cassados quando era prefeito de bananal+exprefeito que não trabalha e fica vigiando esquemas de arrecadação antigo=BARRA MANSA

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.