sexta-feira, 15 de abril de 2011

ZÉ DO CAROÇO

CARTA ABERTA AO MEU PREFEITO ZÉ RENATO.

Meus amigos sabem que sou Controlador da Câmara Municipal de Barra Mansa, e sabem também que às sextas-feiras o expediente da casa termina às 14 horas. Depois que vai todo mundo embora, quando não viajo, fico sozinho no meu gabinete e aproveito para tentar colocar as coisas em ordem e refletir sobre a semana e planejar a seguinte. Minha única companhia geralmente, além dos telefonemas e e-mails que recebo, são os companheiros aqui do Blog, mas mesmo assim, essa paz que a solidão provoca, provoca também algumas melancolias.

Geralmente, fixando a imagem no Cristo à minha frente e nas imagens sacras que cultuo, aproveito para agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas e agradecer pela força que Ele me dá quando as bênçãos não vem. Confesso, para deleite daqueles que insistem em rotular-me como mal resolvido sexualmente, que é muito normal lágrimas saírem de meus olhos. Ora por alegria e gratidão, ora por lembrar dos sufocos do passado, ora por revolta com o descaso de governantes com nosso povo e ora por muitas vezes, ser tão incompreendido. Queria que os amigos entendessem que seria muito mais cômodo para mim, jogar a sujeira para baixo do tapete, não levantar suspeitas sobre condutas publicas de ninguém, gozar silenciosamente do cargo e rendimento que benevolentemente recebo. Não me é agradável saber que por defender ideais de justiça e publicar verdades para a população, atraio o ódio de muita gente que se sente prejudicada por isso, mas optei por esse caminho, por não me calar covardemente apenas para não me colocar em risco. Essa é a minha forma de contribuição para com a sociedade depois que vocês fecharam todas as outras portas para minha manifestação, seja no rádio ou na TV.

Não sou nem pretendo ser salvador da pátria nem puritano, mas não consigo dormir calado na omissão. É da minha natureza, mas sem jamais desejar o mal pessoal para outro irmão. Infelizmente, a verdade as vezes, dói, e sei que por conviver com ela, provoco dor.

Ontem, um amigo comum, me falou que voce fica muito chateado com as minhas colocações no Blog. Lamento Zé, minha intenção não é apenas chatea-lo. Minha intenção é sacudi-lo, desperta-lo, provocar em você as coisas que no fundo eu sei que você tem de bom. Você é um bom pai, um excelente marido, um fiel sócio e amigo, não tenho dúvidas quanto a isso. No tempo que trabalhamos juntos, apesar de curto, aprendemos a nos respeitar e como pessoa, eu mantenho esse respeito até hoje, mas infelizmente seu desempenho como prefeito, está muito aquém do que você pode produzir.

Eu compreendo que por fidelidade, você mantém muitas amarras que lhe impedem exercer um governo melhor, mas não posso concordar que a sua fidelidade esteja acima dos interesses de seus munícipes que confiaram tanto na sua pessoa.

Não nutro nenhuma raiva quanto à você, pelo contrário, acho você que você e sua esposa merecem toda a cordialidade possível, mas lamento muito não poder levar isso em conta perante o seu dever cívico.

A única coisa que pesa contra você no meu coração, foi o fato de você permitir, para ganhar a eleição, que transformassem perante a opinião publica, meu amigo Ademir Melo num monstro. Ademir tem incontáveis defeitos, como todos nós humanos, mas jamais fez apologia ou uso de drogas e jamais seduziu menores ou desvirtuou-as, e é uma das pessoas mais sensíveis e caridosas que conheci em toda a minha vida. A brutalidade covarde e pesada oferecida ao Ademir foi um ato imperdoável, muito embora eu saiba que você foi apenas instrumento e não o autor, porém não tente nos convencer que você era inocente, pois todos os atos tiveram o seu crivo, e talvez por isso, Deus esteja sendo tão impiedoso contigo. Não respeitaram o homem, nem o filho, nem o pai, nem o amigo, fazendo sofrer muito quem sabia da inocência dele.

Mas vida que segue e hoje você é o prefeito da minha cidade. Queria muito, muito mesmo, parabenizá-lo todo dia por seus atos, mas infelizmente com pureza d’alma, não vejo nenhum motivo para seguir este caminho.

Enfim, Zé, sei que as vezes, por jocosidade ou revolta, uso termos que podem lhe ofender como pessoa, e mesmo sem pedir perdão, creia que não é essa a intenção. Minha vontade tão somente é ser grato a uma cidade que me deu tudo do pouco que tenho, mas que acima de tudo, me deu dignidade e razão para viver, e tentar com coragem e risco, cobrar do meu prefeito um governo decente e voltado para o futuro e para nossas crianças e jovens.

Meu Blog não tem patrocínio, nem quero, pois minha independência é a base da nossa credibilidade, e dele, só ganho mesmo o sentimento de raiva e vingança que provoco nos ofendidos, mas enfim, alguém tem que fazer esse papel.

Se puder, me compreenda, mas mesmo sem me compreender, se puder, faça tudo para ter orgulho de você mesmo. Eu, nas minhas modestas limitações, tenho, e saiba, Zé, isso me faz muito feliz e me faz superar com denodo e consciência, todo o mal que vocês me desejam.

Seja feliz, Zé, e faça nossa Barra Mansa feliz. Nem tudo está perdido. Só depende de você.

Aproveito a carona desta carta aberta para desejar a todos um bom final de semana, com muita paz no coração e muito amor na cama. Inclusive para você, caro Zé.

Você é o Zé, e hoje sou caroço. Aproveitando a deixa, leia letra, ouça a música e se transforme no Zé do Caroço. Repito: Só depende de voce.

Zé Do Caroço Seu Jorge

Composição : Leci Brandão

No serviço de auto-falante

Do morro do Pau da Bandeira

Quem avisa é o Zé do Caroço

Que amanhã vai fazer alvoroço

Alertando a favela inteira

Aí como eu queria que fosse em mangueira

Que existisse outro Zé do Caroço

Pra falar de uma vez pra esse moço

Carnaval não é esse colosso

Nossa escola é raiz, é madeira

Mas é o Morro do Pau da Bandeira

De uma Vila Isabel verdadeira

E o Zé do Caroço trabalha

E o Zé do Caroço batalha

E que malha o preço da feira

E na hora que a televisão brasileira

Distrói toda gente com a sua novela

É que o Zé bota a boca no mundo

Ele faz um discurso profundo

Ele quer ver o bem da favela Está nascendo um novo líder

No morro do Pau da Bandeira

Está nascendo um novo líder

No morro do Pau da Bandeira

No morro do Pau da Bandeira

No morro do Pau da Bandeira

Lelelelê LelelelelelelelelêLelelelê Lelelelelelelelelê

6 comentários:

  1. Julinho, a bem da verdade, como eles gostam de dizer...

    Este é um governo medíocre, abaixo da média e a culpa é do roosevelt Brasil que, do alto de sua popularidade, deu um calote no povo de nossa cidade e deixou este ZÉro à esquerda na Prefeitura.

    Ao contrário de vc não vejo qualeur qualidade neste sujeito. um omisso e fraco, incompetente e sem ação, na verdade um paspalho, sem qualqeur juízo de valor, simplesmente um paspalho!

    José Roosevelt, como ja estão chamando este moçoilo é o único responsável pelo fracasso retumbante da administração.

    Não há método didático, o COCo é uma vergonha, a NUTRI um escárnio, as verbas para a ONG CONSTRUINDO SONHOS um caso de polícia e a saude um caos, com um Secretário banido de sua terra, onde foi prefeito com processos por por improbidade. Só podia dar no que deu.

    aliado a tudo isto,. ainda temos uma pleiade de puxassacos da pior qualidade , até parece que algum é bom, mostrando para a vaidosa emiliana que Barra mansa é um sucesso.Ah coitadinha !!!!! É outra deslumbrada incompetente que pensa estar abafando. Ela abafa mesmo é o marido, que não dá um peido sem ela permitir.

    Este é o nosso destino, triste mas é verdade, com tudo omitido graças as polpudas verbas que recebem as forças vivas, agora mortas, como ACIAP, Jornais, rádios, tvs e líderes, de pés de barros, de nossa outrora pujante Barra mansa a Rosa dos vergéis do Paraíba, hoje murcha, muto murcha!

    BELONGA.

    ResponderExcluir
  2. Julinho
    Palavras muito bem colocadas. Penso, senão igual, muito parecido com você em boa parte de suas considerações; principalmente nas referências ao nosso amigo Ademir. Apesar de não acreditar que o prefeito tenha envolvimento direto em tais agressões e leviandades, sem dúvida, foram de responsabilidade de pessoas diretamente ligadas a ele.
    Também como você, faço os mais sinceros votos de que o Zé Renato dê uma guinada positiva nos rumos de nossa cidade.
    Abs. e bom fim de semana!
    Rodrigo Drable

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Julio ! Saude !

    Como você e Rodrigo, eu penso parecido, todavia com um pouco mais de contundência, porque acho o Sr. Prefeito fraco e sem ação, dominado por gente que não consegue sucesso nos seus negócios e se aboleta na Prefeitura, agarrando seus cargos como a "tábua de salvação" de suas vidas e carreiras, frisando que existem exceções.

    Para você saber se um assessor direto é bom ou ruim pergunte a sí mesmo: - Eu levaria o fulano, com um salário de R$10 mil por mês para trabalhar na minha empresa ?
    - Se a resposta for positiva, ele é bom, caso contrário - negativa - fique longe dele !

    Infelizmente, na PMBM, contamos nos dedos de uma só mão, quais poderiam trabalhar em nossas empresas.

    Acabo de vir de uma CONVENÇÃO DO PSDB no Rio de Janeiro. Ademir estava lá e deve passar por um longo e doloroso processo de "reciclagem", muito em virtude das covardes, infames e mentirosas calúnias lançadas contra ele, que acbaram se propagando também em virtude do silêncio do mesmo. Mas ele é assim, e temos que respeitar sua maneira de ser.

    Quanto a Barra Mansa, acho que estamos caminhando mal.

    Precisamos de alguém com pulso firme, decisões precisas e corretas, compentente, que saiba lidar com situações de extremo limite e TENHA DECISÃO .

    RICARDO MACIEL

    ResponderExcluir
  4. Tá tudo muito bom.. tá tudo muito bem...Este prefeito, nunca vi pior, mas colocar Ademir Melo como o bonzinho injustiçado, francamente Julinho.E o sr Ricardo Maciel aí em cima também...Chega!! O Ademir ta mais sujo que pau de galinheiro, o sr Ricardo já deve ta se aposentando na sujeirada que a política em Barra Mansa se meteu. se fosse lá em Jandira, talvez estes canastrões em pele de ovelha se aposentassem rapidinho. Deve ter muito dinheirinho do povo que nem tem escola pra garantir filhos e netos!Chega de enganar o povo gente!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Julinho, saude!

    Como se diz na gíria, estou "cag@#¨*+ando e andando" para a opinião de anônimos. Pena que não pude ler antes para não demorar a mandar uma resposta a altura do babaca. Quero dizer a ele e outros frustrados que não me aoposentei da política, apenas me afastei, até mesmo porque encontrei coisas mais interessantes para fazr do que ficar aqui, num lugar cheio de gente fracassada, falida e metida a besta. Quanto a oposentadoria de verdade, esta nunca virá, pois quem trabalha a vida toda não consegue parar, nem sobreviver com a merreca que o "governo de merda" paga aos aposentados, principalmente do PT, da DILMA , DO LULA E DE OUTROS COMPONENTES DA "ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA". Salário mínimo a R$545 é uma sacanagem, preferia, em muito o do SERRA - R$600.
    Fuiiiiiiii!!!!!!!!!

    RVM - o verdadeiro.

    ResponderExcluir
  6. Meu estimado Julinho se o problema da política da cidade fosse a "Merreca" do salário ganho por eles, seria o paraíso.A "merreca" não é nem a centésima parte da roubalheira.Cortina de fumaça, os pobres e mal pagos políticos da cidade. Fora com este bando de ladrões.Sugaram tudo de Barra Mansa.Raça de víboras, precisamos mudar esses políticos de merda destes governos de merda, isto concordo com o sr Ricardoe, por falar nisso, ele trabalha onde mesmo?É igual cabeça de bacalhau. Ninguém nunca viu!Conta outra!!

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.