quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NOSSA VISÃO DO MOMENTO



DE OLHO NO QUADRO.

O quadro eleitoral de Barra Mansa, à 11 meses do pleito já começa a se definir.

Temos duas CANDIDATURAS IRREVERSÍVEIS, a saber:

ZÉ RENATO - Mesmo com o desgaste de uma administração falha em vários aspectos fundamentais como educação e saúde, a máquina pública é um trunfo para a tentativa de reeleição do candidato. O sistema político do Brasil é tendencioso para as tentativas de reeleição e se estivesse fazendo um governo apenas razoável, seria considerado favorito. Zé Renato, agora sem a sombra de Rooosevelt (há muito já tinha enumerado vários aspectos que inviabilizariam a sua candidatura), acredita que coim as obras do governo federal e estadual na cidade poderão ajudar a reverter o quadro de rejeição e acreditar que o povo dará mais uma oportunidade para a fórmula do "Bem". Outro fator que os situciacionistas apostam é na divisão e incompetência das oposições, além do uso escrachado da máquina admnistrativa como instrumento de campanha.

JONAS MARINS - Aproveitando o "recall' das últimas eleições da cidade, Jonas tem feito um trabalho disciplinado visando 2012. Adesões bem realizadas e apoio maciço das lideranças de seu partido no estado e no Brasil, somados a uma militância ansiosa para atuar na vida pública, fazem o nome de Jonas se consolidar com uma candidatura de alta envergadura no cenário local. Terá como adversário o peso negativo da sigla comunista numa cidade conservadora e o questionamento sobre questões temáticas de sua legenda como o aborto e o ateísmo.

CANDIDATURAS SUJEITAS À AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS PRÓXIMOS MESES:

PT - INÊS PANDELÓ - Mesmo vítima de derrotas flagorosas nas últimas empreitadas, Inês poderá vir como candidata caso uma junção de fatores viabilize suas expectativas. Ao nosso ver, as lideranças nacionais do partido não permitirão que o PT abstenha-se de disputar a eleição majoritária tendo o Governo federal em mãos e em uma cidade onde já assumiu a prefeitura e é base política de uma deputada eleita. Nos minutos que os mandatários de Brasília dispensarem para discutir Barra Mansa, proavelmente uma determinação neste sentido será tomada.

PAULO COSENZA - Dotado de uma estratégia de pré-campanha bem organizada e disciplinada além do suporte do IBOPE INTELIGÊNCIA, Paulo vem visitando comunidades periféricas familiarizando seu nome e imagem como alternativa para o próximo pleito, porém, experiente e tendo um nome a zelar, Paulo só confirmará a sua candidatura no início do ano, caso os institutos de pesquisa e analisadores do ramo enxerguem a sua candidatura com reais chances de vitória.

CLAUDIO MANES - Outro que acreditamos que só dará prosseguimento á sua candidatura se amparado em bases sólidas de expectativa de êxito. Claudio, dono de um conglomerado financeiro bem sucedido, tem pecado por inexperiência política que resultam em declarações pouco felizes, mas que ainda não comprometem a viabilidade de sua candidatura. Tem como adversário pouca densidade partidária e a fiscalização eleitoral no que tange a utilização de poderio econômico no pleito.

RUTH COUTINHO - Com uma candidatura à vereança com excelentes expectativas de êxito, cremos que Rutinha só confirmará sua intenção ao Poder Executivo se o seu nome receber apoio consistente da sociedade e conseguir desvincular seu nome do desgaste do governo atual, fatos imponderáveis mas não impossíveis.

CANDIDATURAS POUCO PROVÁVEIS:

TUCA - Mesmo sendo o interlocutor do ex-governador Garotinho na cidade, o desempenho eleitoral de Tuca nas eleições passadas inviabiliza qualquer expectativa de grande sucesso. Provável é que o PR, Tuca e o próprio Governador Garotinho venham a apoiar e formar chapa com outra candidatura, sendo o caminho mais provável o do PC do B, visto o apoio irrestrito do partido ao Governo da prefeita Rosinha Garotinho em Campos, no norte fluminense.

ADEMIR MELO - Sofrendo o desgaste das duas últimas derrotas eleitorais, Ademir deve atuar nos bastidores desta eleição somando forças a uma candidatura oposicionista que venha a se consolidar no cenário em troca de um futuro apoio para seu retorno à ALERJ. Para não ficar totalmente fora do embate, Ademir provavelmente lançará seu filho, Yuri Melo, como candidato á vereança.

CANDIDATURAS PROVAVELMENTE JÁ DESCARTADAS:

MARCELO CABELEIREIRO - Sem o apoio interno de seu partido, o PT, clamorosamente rachado no município, Marcelo deve tentar à reeleição para o Legislativo e a projeção de seu nome, aguardando oportunidade futura para enfrentar o desafio para o Executivo.

JACKSON EMERICK - Deixa pra lá.

30 comentários:

  1. Uma pesquisa "estimulada" feita para o PT para consumo interno.

    Inês Pandeló - 24%
    Jonas Marins - 22%
    Zé Renato - 17%
    Ruthinha - 5%
    Claudio Manes - 1%
    Dr. Cosenza e Tuca - Menos de 1%

    Em outro cenário, sem a Inês, este é o resultado:

    Jonas Marins - 29%
    Zé Renato - 21%
    Marcelo Cabeleireiro 8%
    Ruthinha - 7%
    Claudio Manes - 2%
    Tuca - 1%
    Dr. Cosenza - Menos de 1%

    Universo pesquisado: 604 entrevistados.

    A presença da Inês, surpreendentemente a coloca como uma candidata competitiva, a despeito de todo o desgaste. Entretanto, em matéria de rejeição Inês fica atrás do Zé Renato, o mais rejeitado e do Claudio Manes, bastante rejeitado, para quem nunca ocupou cargo público, talvez em razão da imagem elitista que tem este empresário.

    Em 2004 e 2008, Inês largou na frente e o resultado em si, foi decepcionante.

    Existem aqueles que são induzidos pela Inês com mais uma candidatura, pelo fato de que a eleição municipal majoritária é vista apenas como degrau para a eleição proporcional estadual.

    Entretanto, cresce quase que espontaneamente dentro do PT um sentimento que a Inês deve afastar-se da candidatura de Prefeita, pelo excesso de exposição, muito prejudicial ao projeto e este movimento culmina entre outras atitudes na iniciativa do Zé do Carmo de assumir a Secretaria de Habitação, não que o iniciativa de apoio ao governo Zé Renato, seja preferida, mas as atitudes do Zé do Carmo, são vistas com muita simpatia dentro do PT, pois representam uma justa rebeldia para o postura autocrática com que Inês através da Maria da Penha (a Presidente de direito), e da Executiva Municipal, conduz o processo.

    A mais forte tendência do PT é uma aliança com Jonas e Ruthinha, constituindo uma frente de oposição ao governo municipal.
    Em segundo lugar uma candidatura própria e hoje diria sem medo de errar que também cresce e muito dentro do PT o desejo de aliança com o Zé Renato, através das gestões feitas pelo Pezão, principal interlocutor e emissário do governador, pelo NETO que precisa do PT em Volta Redonda e pelo Lindbergh, que inteligentemente opta por uma política ora de retaliação, ora de aproximação, mas ambas muito seletivas em relação ao PMDB no RJ, em virtude do projeto para 2014.

    Atenciosamente,
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Oi, Julinho, meu Filho, sou eu, de novo! Mas, não precisa publicar.

    Corrija a palavra "anciosa", que tem a seguinte grafia: ansiosa.

    Adoro seu blog!

    Bjos,

    Profª Rosângela

    ResponderExcluir
  3. Ato falho, professora.
    Grato mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Acho ate que a Ines tem votos.
    E só.
    Sua rejeição é enorme!
    Não dá mais.
    Robson

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito da DEPUTADA INÊS! Mas, não a quero no Executivo de volta. E, também acho que unir o PT DE BARRA MANSA COM O PMDB DE BARRA MANSA, é como misturar água e vinho. Nem que a vaca tussa!

    Luciano

    ResponderExcluir
  6. DONA LOURDES DE SAUDADE disse...

    Até parece que alguém acredita em pesquisa do PT. Inês Pandeló é uma arrogante deputada estadual, que nada fez para a cidade de Barra Mansa.

    Ela alardeia uma amizade com Dilma e Lula que não existe e o ministro que ela apoiava esta mais descartado do que tudo e ainda vai perder as eleições em Angras, que é o Luiz Sérgio.

    Eu sei que Cláudio Manes, o melhor candidato também tem uma pesquisa e nela os resultados são totalmente diversos dos apresentados pelo mentiroso Fernando, que deve ser um petista desempregado.

    Na pesquisa feita, comandada pelo excelente publicitário Beto Mattos, o resultado mostra Inês bem abaixo do patamar de 24%, ela tem menos de um terço disto, inclusive somente ela e José Renato apresentam uma rejeição maior que aceitação.

    Paulo Cosenza, que esta usando a máquina do poder judiciário aparece com 6% e Cláudio Manes desponta como favorito e muito acima de Paulo que é a outra novidade das eleições. Novo só o Claudio Manes, o melhor candidato e o juiz Paulo, que não sera candidato e seus votos migram para Cláudio Manes aumentando ainda mais suas chances de ganhar as eleições.

    O PT em Barra Mansa esta isolado pela arrogância de Inês, que não deixa surgir qualquer liderança e não tem a hegemonia do diretório partidário na cidade. Para unir ao Jonas só se ela for vice, o que duvido, porque o Jonas não vai aceitar unir o comunismo, o aborto, o ateísmo com a incompetência do PT e os 400% do IPTU de Inês.Jonas já tem problemas demais para contornar.

    Por isso não acreditem nestas pesquisas fajutas de facção política ligada ao PT.

    Cláudio é pré-candidatíssimo e vai ganhar as eleições porque tem um programa de gestão eficiente e vai reconstruir a administração sem barganhas políticas, sem boquinha, sem toma lá dá cá, apresentando um programa de governo moderno onde as metas sejam agendadas previamente e possam ser atingidas a curto, médio e longo prazo, com plano gerencial moderno e objetivos bem definidos.

    DONA LOURDES DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  7. PT pra quê?

    -Para aumentar IPTU
    -Para demitir servidores
    -Para bagunçar ainda mais a combalida Educação
    -Para perseguir
    -Para desviar merenda escolar para o MST de Japeri e região

    Faça me o favor....FORA PT!!!

    JAM

    ResponderExcluir
  8. DE UM PETISTA DA CORRENTE DO ZÉ DO CARMO...

    Leio seu blog, embora o ache diretista, nutro admiração pela sua caragem, mesmo sabendo que ela não representa, necessariamente, compromisso político com quer que seja.

    O PT esta rechado sim, este racha começou antes mesmo de todos estes fatos na cidade, falando francamente começou com a estúpida decisão da ala majoritária do partido em negar vaga para vereador ao Quequé, porque o mesmo foi trabalhar como árbitro de futebol e faltou a uma plenária do partido e se acentuou com a coptação do Amaral pelo Roosevelt.

    Amaral, na época, único capaz de fazer sombra a toda poderosa deputada Inês, ex-prefeita da cidade e dominadora do diretório, vendo que a corrente da deputada jamais lhe daria chance, preferiu, embalado pelas promiessas de Ademir, sua, de RB e outros, deixar a legenda, procurando voo próprio, causando um estrago nas hostes petista.

    Felizmente, o pedido de Roosevelt para que o mesmo ficasse no partido por mais tempo, mesmo no governo, esperando memso uma expulsão, fato que aumentaria o desgate partidário e o racha, não foi ouvido pelo amaral que pediu o desligamento.

    A partir dai o PT, sempre com Inês, colecionou derrotas históricas, e ela continuou a ignorar os apelos pelas mudanças necessárias ao fortalecimento do partido na cidade, e nenujma chance hoje temos de voltar à Prefeitura.

    Zé do Carmo detém quase 45% dos votos do diretório e sua turma foi abandonada por Inês que não teve o cuidado de afagar aqueles que lhe fazem sombra ou oposição. Inês distribuiu cargos somente para os que lhe são subservientes, pois sua facção é formada por gente muito simples de comunidades eclesiais de base, que não sabem nada de política partidária e veem na deputada a grande liderança, mesmo porqjue ela lhes garante uma vida mais tranquila com um empreguinho aqui, outro ali e assim vai.

    Falta generosidade ao grupo dominante do PT de Barra Mansa comandado por Inês que, do alto de sua arrogância, prefere punir erradamente que agir com justiça.

    Seu grupo político é inseguro e barulhento, ao invés de generoso e justo, o que demosntra a falta de confiança em sí próprios ou a antevisão de perdas inevitáveis no futuro, que caminha para a competência e mudança de perfil das lideranças.

    O PT de Barra Mansa sera cobrado pelo fato que termos a Presidenta do Brasil, o maior partido do País, termos deputada estadual, aliada de ministro de estado e há anos não conseguirmos o mais ambicionado cargo da cidade, o de prefeito, e agora, termos um partido rachado e a reboque do PMDB, que apresenta umm candidato fraco e preguiçoso, sem agenda para a cidade e com medo do povo e ainda o PT isolado na cidade, sem rumo ou caminho para seguir.

    UM MILITANTE QUE VAI CONTAR TUDO.

    ResponderExcluir
  9. Como o Claudio Manes, através do seu pseudônimo a Dona Lourdes de Saudade, escreve mal, ponto e virgula nem pensar!
    Quero dizer ao analfabeto politico e talvez até funcional do Claudio Manes, que é Angra e não Angras (sic), é no singular porque é somente uma e neste caso é Angra, que é uma baia menor.
    O nome correto seu analfabeto funcional é Angra dos Reis, alusão aos três reis magos e não Angras, como você em sua conhecida carência de redação quis fazer crer, imaginemos então Angras dos Rei, chega a doer os ouvidos a falta de talento do ignoto de plantão, Sr. Claudio Manes.

    Reinaldo Coutinho

    ResponderExcluir
  10. Verdades e mentiras.

    As pessoas sempre dão destaque para os vendedores de ilusão.
    Observamos sempre, em várias partes do País, a vitória de homens que espalham bravatas e propaganda ruidosa de sí próprios, que prometem maravilhas e milagres e a eles é dado grande crédito.

    Eles mentem, enganam, roubam, fraudam e a ignorância popular lhe garante o aplauso e a idolatria, ficando escondidos seus defeitos, suas fraquezas morais e suas maldades.

    Ao contrário, com os homens que falam a verdade e que são de bem, sem precisar dizer que são do bem, ato alias próprio dos canalhas, a sociedade sempre reserva os últimos lugares, porque gosta de ser enganada, pois enganada foge da angustiosa situação de penúria em que se encontra, exatamente por dar crédito a estes usurpadores da boa-fé das pessoas.

    As realidades duras do dia a dia, são disfarçadas pelos dourados das mentiras e promesas que nunca se materializam.

    O charlatão mais habilidoso na fabricação de factóides e mentiras brilhantes será o adorado pela plebe iludida.

    A técnica do elogio, o rasgar de seda, a presunção e a vontade de caminhar a frente dos outros, a qualquer custo e preço, traz ao canalha a sensação de prazer e de poder.

    Mas o prazer é efêmero, passa em poucos segundos e o poder reluz como ouro, mas pesa como chumbo.

    Dona Lourdes, Eduardo, Tim, Ronaldo, CM, AB, e outros, seus candidatos são ventrílogos falando pela boca de puxassacos ou, pior, são os mesmos, enganadores e falsários, falando pela boca de outros.

    ELIETE ( a única e verdadeira)

    ResponderExcluir
  11. Julio nem sempre concordo com seus comentários, mas neste acho que você está coberto de razão, concordo com tudo, ninguém teve está visão, está certissímo, parabéns! Agora me responda algumas dúvidas, o Dr. Paulo pode fazer pré-campanha? O Claudio Manes com este discurso de santo não parece o Collor de Melo? Esta Dona Lourdes não ta entendendo demais de politica e de Claudio Manes, para ser apenas uma Dona de casa?

    Abraços

    Carlos Augusto

    Já ia esquecendo Professora Rosangela, faz o favor de fazer a correção, pois está cheio de erros e faltando acentos, inclusive no seu nome, você está com tempo mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Pesquisa estimulada solicitada pelo PT, claro que ia ganhar a Sra Deputada, é estou achando que nesse natal papai noel vai aparecer em minha casa p dar presentes.... brincadeira !!!!!Luciano Melo.

    ResponderExcluir
  13. Julio,
    So gostaria de saber como um juiz esta se organizando para a proxima rodada eleitoral???? Isso e ilegal e imoral, o chamado conflito de interesse, se eu nao me engano ele aida e juiz eleitoral e nao poderia ter qualquer envolvimento com as previas eleitorais. Na mais remota das hipoteses do juizinho ganhar, cacaremos sua candidatura com o pe nas costas, a ilegalidade esta embaixo dos nossos narizes. Realmente, BM vai de mal a pior.
    Ate o juiz que adora uma boquina e que vive pendurando conta para os outro pagarem no Frliat agora eh candidato.
    Claudio Manes eh sacanagem KKKKK

    O Bem continuara reinando!!!!!!!

    Seja democratico e publique meu comentario, nao corra do debate.

    SD

    ResponderExcluir
  14. Claudio Manes, segundo suas declaracoes nao quer o apoio do PSDB, do DEM ou do novo PSD por se tratarem de figuras danosas ao seu modelo de gestao.
    Ademir Melo, figura conhecida em BM, mora no RJ, em uma apartamento na Barra da Tijuca, e adivinhem quem e o dono do apartamento?????? O proprio Claudio Manes!!!!!

    Pq sera q Ademir mora de graca num apartamento do Manes no Rio?????? Que relacao eles tiveram ou tem para tamanha bondade??????

    Realmente o Manes eh um bom samaritano, foi so o Ademir perder as eleicoes e ele arrumou um lugar para o pobre coitado morar. Quais sao as relacoes deles???? O Ademir, segundo o proprio Manes, representa todo o fisiologismo que o mesmo abomina, conforme materia em jornal.

    Mais um lobo em pele de cordeiro.

    Manes nao passa de um empresario sem escrupulos, com relacoes obscuras,
    vide esse apt relatado acima, e que agora quer ser o prefeito de BM. Sera que ele tb fara da prefeitura uma maquina de lavar $$$ assim como ele e?????

    Ass, Tata Bonfim

    ResponderExcluir
  15. DONA LOURDES DE SAUDADE...

    Como há discriminação das pessoas com gene simples e humilde. Chegam ao extremo de dizer que eu escrevo disfarçada de Cláudio Manes, que eu sou até mesma o Cláudio Manes.
    Quanta maldade no coração desta gente preconceituosa e que não faz nada por Barra Mansa , ao contrário do Claudinho que investe na cidade e no povo querido que precisa de um homem moderno e com alto poder de gestão, com uma equipe de qualidade.
    Conheço o Claudinho desde pequeno e não sou parente dele,embora gostaria muito de ser.
    Julinho, estes esclarecimentos são necessários para acabar com estes maldosos que querem atacar Cláudio Manes seu compadre, que muito o admira e tem um canal direto de ligação com você e não precisa de uma velha dona de casa para escrever sob nome falso. Você sabe, Julinho que o Cláudio é autêntico, sério, competente, amigo dos amigos e bem posicionado na vida, rico e empreendedor, que não seria covarde de se esconder em qualquer situação.

    DONA LOURDES DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia!

    Não precisa ser cientista político ou especialista em amostragem para perceber que faltando 11 meses para as eleições, muito tempo, é natural que a despeito das restrições por diversos motivos que cada um carrega, que haja neste momento um pelotão de frente.

    Inês Pandeló que é deputada em terceiro mandato, foi prefeita e disputou eleições majoritárias (1996, 2000, 2004 e 2008)a as eleições proporcionais (2002, 2006, 2010), tendo êxito nas mesmas.

    José Renato, que disputou e foi derrotado na eleição proporcional de 2006 e foi eleito Prefeito em 2008, e que a despeito de um momento muito mal avaliado, tem seus votos certos, principalmente levando-se em conta que boa parte do eleitorado ainda não sabe da eleição municipal de 2012.

    Jonas Marins, pelos bons resultados alcançados em 2008 e 2010 e hoje é o candidato que reúne as melhores possibilidades de ser o contraponto para o grupo político que domina a cena a 12 anos em nossa cidade.

    Convenhamos, não precisa ser muito inteligente para se dar conta que qualquer pesquisa, no atual cenário, não tem como oferecer resultado muito diferente do que este apresentado.

    No pelotão intermediário temos a vice prefeita Ruthinha, fato esperado pela alta exposição da moça e pelo fato de continuar no palanque em campanha.

    E é muito natural, neste momento que o pelotão de trás, traga o Tuca, o Dr. Cosenza e o Claudio Manes, pois são as novidades, embora nem sempre novidade possa ser corretamente aplicada ao conservadorismo de alguns e a expressão nítida do novo candidato que representa o arcaísmo e a velha política do coronelismo.

    Para quem sabe ler um pingo é letra!

    O mais surpreendente foi a elevada rejeição do Claudio Manes, que só perde para o Zé Renato e ganha da Inês no quesito. Pode-se pensar muitas coisas, o desconhecimento do eleitor em relação ao mesmo (Marina Silva, no começo das amostragens presidenciais aparecia com rejeição superior ao Serra e a Dilma), e a imagem pouco recomendada e as declarações imprecisas que o mesmo vem fazendo em público acerca da disputa eleitoral).

    Para alguns, que olham a exposição de motivos com emoção exagerada, peço mais razão, pois a essência de meu texto, não deve ter agradado a Deputada Inês Pandeló.

    Peço desculpas aos leitores e ao moderador do blog para dizer o seguinte. O preço da Alfafa deve estar muito convidativo ou embora estejamos saindo o período da estiagem, os campos de Saudade estão com a relva suculenta e verdinha.

    Atenciosamente,
    Fernando

    ResponderExcluir
  17. Júlio certa vez vc postou que teve acesso a uma pesquisa sobre as eleições 2012, os números apresentados pelo Fernando são parecidos com a quê vc viu? Há possibilidade desta pesquisa estar certa?

    ResponderExcluir
  18. Caro anônimo, para lhe responder preciso efetuar alguns esclarecimentos:
    1. Ainda não tive o prazer de MANUSEAR NENHUMA pesquisa efetuado por órgão sério a respeito das eleições 2012. O que ouvi, assim como você, sdão especulações de quem disse que viu, ou quem disse que fez, ou quem disse que leu.
    2. Não creio na veracidade dos dados apresentados pelo Fernando. Inês em primeiro lugar sem ter manifgestado até o momento o desejo real de se candidatar e com sua histórica rejeição após os 400% do IPTU, me parecem inverossímeis, mas não deixo de reconhecer que ela detém uma parcela de preferencia de segmentos do eleiutorado, mas nada tão significativo.
    3. Existiu realmente uma pesquisa encomendada pelo senador Lindberg e oferecida ao PT de Barra Mansa, prém outra fonte de alta expressão na cúpula petista me passou números muito diferentes dos declarados pelo suposto Fernando.
    4. É evidente que tais dados podem ter sido adulterados em sua origem, visto que o senador Lindberg, que anseia o Governo Estadual, deseja um palanque na cidade para o êxito de suas pretensões e cabe a ele manter a "militânica" motivada. Roosevelt , no início da campanha passada também fez assim e mascarava os reais números de Zé Renato, que por incometencia dos adversários, acabou virando um fato, mas muito pela motivação da militância adoçada pelos números apresentados por Roosevelt.
    5. Não posso admit admitir que Claudio Manes e Paulo Cosenza tenham apenas 1% ou menos numa pesqwuisa ESTIMULADA, isso evidentemente não procede e outro interlocutor do PT ne confidenciou números bem diferentes.
    6. Quanto ao Jonas e o Zé Renato creio que os números estejam bem próximos da realidade numa pesuisa estimulada, numa expontânea ninguém deve ter alcançado dois dígitos ainda.
    7. quanto as rejeições, acho procedente o raciocínio do Fernando.
    Um grande abraço, seja quem for,

    ResponderExcluir
  19. Duas pesquisas, se realizadas por Institutos sérios, com metodologias equivalentes de amostragem e quesitação, devem tender a um resultado semelhante.
    Agora, nesse momento as pesquisas tem funcionado mais como instrumento de propaganda do que de constatação de realidade. Tais pesquisas são como cabeça de bacalhau, todo mundo acha que exite, mas ninguém viu.
    Como essas pesquisas não podem ser publicadas, por força de contrato, os divulgadores lançam ao público o resultado mais conveniente, não necessariamente o real.
    Por outro lado, para validade dos números de uma pesquisa, outras subsequentes devem ser realizadas, com os mesmos paradigmas, porque ai sim, se constata a tendencia.
    Infelizmente, existem aqueles que desejam um resultado bom para divulgar, não um exame da realidade para trabalhar. Esses são como avestruzes.
    Nesse momento, nenhuma pesquisa isolada é capaz de aferir um resultado confiável, porquanto o número de eleitores que não se decidiu e sequer pensou em eleições é superior aos 75% do eleitorado, em outra palavras: Barra Mansa possui 121 mil eleitores, sendo que historicamente a abstenção é de aproximadamente 17%, resultado: as pesquisas demonstram as preferencias atuais de apenas ceca de 25 mil eleitores. Entre os 75 mil restantes: o voto é livre. A caminhada é longa.

    UM OBSERVADOR ISENTO

    ResponderExcluir
  20. Peço que me perdoem a insistência, meus números não podem ser inverossímeis na aceitação e verossímeis na rejeição, não bate, trata-se minimamente de uma ofensa a lógica, a matemática e ao bom senso.

    A ânsia de alguns em desqualificar meu raciocínio sem argumentos técnicos, é apenas um jogo de cena compreensível pelas paixões e emoções que a disputa política impõem.

    O fato, repito no 1º cenário pesquisado de Inês estar empatada tecnicamente com o Jonas, pela sucessão de argumentos que apresentei, me parece ponderável, embora em termos de rejeição a do Jonas seja muito pequena diante da rejeição conferida a Inês, que somente fica atrás do Zé Renato e do Claudio Manes.

    Nenhuma surpresa, em 2004 e 2008, com o recall de várias eleições, Inês também largou na frente, talvez até pelo voto muito cristalizado de parte do eleitorado no PT, tanto que no 2º cenário a transferência é maior na ordem para o Marcelo e para o Jonas, identificados como oposicionistas.

    Sou eleitor de quem se colocar com um programa e planejar estrategicamente a administração de Barra Mansa, rompendo com este ciclo de comodismo de 12 anos e da confusão ética entre público e privado.

    Afirmo que apriori, embora nada esteja decidido, vou votar no Jonas Marins, pois vejo nele, desde que reúna um aspecto mais amplo que seus apoiadores de origem, ele em aliança com o PT e o PP da Ruthinha, chega muitíssimo forte em 2012.

    Com todo o respeito que o Júlio merece, desafio ele ou quem quer que seja a contestar com números e argumentos sólidos os números apresentados em meu comentário inicial.

    Vamos aos números, amigos, quem tem os números que os apresente, este é o meu desafio.

    Cordialmente,
    Fernando

    ResponderExcluir
  21. Apenas um detalhe:
    Fernando, vc afirmou números, não os mostrou. Isso e muito diferente.
    Qual o instituto que realizou sua pesquisa?
    Quando ocorreram as entrevistas?
    Foram domiciliares ou de rua?
    Se vc responder esses quesitos poderemos começar a conversar com seriedade.
    Por ora, e muita propaganda e pouca realidade demonstrada.
    Um observador

    ResponderExcluir
  22. A bem da verdade...

    Pesquisa que se preze tem que ter credibilidade do instituto. Barra Mansa, pelo que sei, somente duas pesquisas foram feitas, uma a pedido do Roosevelt para o governador Cabral e outra pelo Juiz Cosenza e ambas pelo IBOPE. Pelo que vi e ouvi dizer, pois vi a de Cabral e ouvi dizer da do Juiz Cosenza, as duas trazem resultados parecidos, e nada do que o Fernando falou é verdade.
    Zé Renato vai ganhar as eleições e Inês apresenta a maior rejeição de todos. Candidaturas novas tendem a crescer e para informação dos apixonados e manipuladore de pesquisa o Jonas não é considerado novo e nem o Cláudio manes apresenta os índices necessários sequer a lançar-se candidatura o mesmo acontecendo com o Tuca. o Juiz cosenza esta em franca campanha e usando a máquina do Tribunal o que esta sendo motivo de denúncia já feita ao Órgão Corregedor que vai se manifestar logo em breve.

    CM

    ResponderExcluir
  23. Resposta ao Dr. Cosenza, ou melhor ato falho, a um observador.
    Esta pesquisa foi contratada pelo Diretório Estadual do PT RJ.
    Foram 604 entrevistados
    Período de 17 a 19 de Outubro
    Consulta na rua em áreas de grande circulação.

    Mais um contraditório aos dados apresentados, sem substância e sem apelo técnico, não posso estar fazendo propaganda da Deputada Inês Pandeló, pelo simples fato de quem leu meu texto desprovido de paixão partidária, pode perceber claramente que é um texto que além de não contemporizar com a Deputada, apresenta dados objetivos que comprometem o que ela junto a um circulo reduzido de pessoas ligadas a sua assessoria, considera, a possibilidade de mais uma vez e a despeito de muita oposição no interior do PT, lançar-se como candidata.

    Peço aos pré candidatos e seus cabos eleitorais que tenham calma e utilizem argumentos mais consubstanciados para o contraponto aos números que apresentamos.

    Continuo com o desafio, pois é absolutamente surreal imaginar qualquer pesquisa que demonstre que neste momento a 11 meses do pleito, o pelotão da frente das pesquisas possa ser outro, que não esta ordem: INÊS, JONAS MARINS E ZÉ RENATO.

    Até posso aceitar que outra pesquisa séria e com base cientifica possa mudar a ordem de apresentação, mas jamais a ordem do pelotão de frente.

    Evidentemente que os percentuais conferidos são entre aqueles que sustentam que já tem candidatura, mas o tempo que temos pela frente não cristaliza nada, entretanto o índice dos que estão indecisos é elevado, maior dos que dizem que já tem a sua escolha, mas nada comparavelmente alarmante, por um fato que qualquer analista politico pode atestar.
    Uma disputa municipal majoritária, embora menos politizada que uma disputa majoritária Estadual e principalmente muito menos politizada que uma disputa majoritária Federal, é uma disputa politica que antecipa-se no tempo, em razão da atuação dos atores políticos da cidade que são muito mais pró ativos que em uma disputa majoritária estadual ou federal.

    Tal pró atividade, força a uma apreciação do eleitorado de maneira mais antecipada do que em outros pleitos, onde subjetivamente na vida das pessoas comuns a polarização é algo mais distante.

    Ao senso comum menos politizado, a agenda municipal de transportes, urbanização, administração dos recursos conferidos ao município tem mais apelo que uma agenda nacional sobre por exemplo macro economia, politica externa, etc., etc.

    Respeitosamente mas insistentemente bato na mesma tecla, o desafio está lançado, que apresentem números e contestação técnica aos índices apresentados.

    Fernando.

    ResponderExcluir
  24. VERDADE X CALÚNIA

    “ Pesquisa que se preze tem que ter credibilidade do instituto. Barra Mansa, pelo que sei somente duas pesquisas foram feitas, uma a pedido do Roosevelt para o governador Cabral e outra pelo Juiz Cosenza e ambas pelo IBOPE. Pelo que vi e ouvi dizer, pois vi a de Cabral e ouvi dizer da do Juiz Cosenza, as duas trazem resultados parecidos, e nadado que o Fernando falou é verdade”.
    CM
    -------------
    Lamentavelmente vou comentar o texto acima: Com certeza foi escrito por alguém que sabe o que está falando...Tem acesso a informações privilegiadas ,do governo municipal . Portanto trata-se possivelmente de um secretário do município.Suas palavras merecem créditos afinal...
    “Em apenas seis linhas o texto está repleto de desvios de conduta “.
    Se não vejamos: “ Pesquisa pelo IBOPE, a pedido do Roosevelt para o Governador Cabral !
    1º Desvio : Roosevelt está atuando em uma AGENCIA REGULADORA DO ESTADO , portanto o mesmo não poderia atuar no cenário político de Barra Mansa. O mesmo inclusive , não pode ter Filiação partidária !
    2º Desvio : Com o agravante de o Sergio Cabral, atender o seu pedido... conforme afirmação do CM.
    3º Desvio , Vi e ouvi dizer de outra pesquisa do IBOPE, “ comprometendo se verdade” , o Juiz Paulo Cosenza , que por força de Lei, também não poderia estar envolvido em disputa política eleitoral .

    Sou a favor de mudanças ! Em minha opinião, Barra Mansa merece uma candidatura, com competência, ética... Tenho acompanhado o quadro a distância, Sou leitor eventual do seu Blog... Não poderia deixar de registrar minha opinião... Acho que por falta de alternativa Jonas Marins, parece uma opção... Apesar do Tuca , ser o mais preparado e qualificado , porém carece de estrutura...

    ResponderExcluir
  25. Prezado "Fernando",
    Como eu disse, infelizmente não existem números para se contestar ou aceitar, por que? o que foi apresentado? apenas uma lista com afirmações de percentuais, sem que se possa aferir o intervalo de confiança da amostragem, margem de erro, metodologia da pesquisa, etc...
    No entanto,ao solicitar algumas informações do comentarista, a única que de fato interessava do ponto de vista técnico era se a coleta fora de rua ou domiciliar. Sabe por que? nas coletas domiciliares as influencias externas são minimizadas,logo mais confiáveis os resultados.Enquanto que nas coletas em pontos de afluxo de público, são facilmente contaminados por militantes que por amor a camisa promovem uma distorção de público nas tais esquinas de coleta. A influência e o patrulhamento são facilitados e, dependendo da qualidade dos entrevistadores, a margem de erro fica maximizada, levando a resultados irreais, não correspondentes ao todo do universo populacional investigado.
    Em outras palavras, esse tipo de coleta possibilita, mesmo não sendo o desejo da empresa responsável pela pesquisa, a configuração das famosas pesquisas que enganam o próprio interessado.Como se os militantes trocassem o sangue para enganar o laboratório. Resultado: os enganados são os próprios militantes e o interessado na correta avaliação. Em outras palavras, esse tipo de coleta nas pesquisas eleitorais, está mais para peça de marketing do que para resultado científico.
    Evidentemente, sem maiores informações é impossível contestar ou aceitar os dados apresentados, porém o que acima foi por mim afirmado refere-se a sérias preocupações dos estatísticos, quanto ao grau de confiabilidade dos resultados de pesquisas eleitorais feitas no meio da rua, com as influências recíprocas dos transeuntes, possibilitando, inclusive, a convocação de militantes para os locais de pesquisas, normalmente conhecidos nas cidades do interior.
    Por todas essas razões, é impossível uma análise isenta desses resultados, e até porque também não se sabe o conteúdo dos quesitos submetidos ao público entrevistado.
    Apresente os dados, que apresentaremos a análise, sem qualquer paixão eleitoral.

    Um Observador

    ResponderExcluir
  26. Eu sei que este observador é o Beto mattos que esta monitorando tudo que diz respeito a eleição em Barra Mansa para o almofadinha do cláudio Manes, que sera desmascarado na hora certa. Este hipócrita já começou a mostrar suas ilegalidades distribuindo brinquedos e vacinas nos bvairros o que mostra a sua face populista e demagógica.

    Reinaldo Coutinho.

    ResponderExcluir
  27. Prezado "um observador", mas qual ?

    Distinções de levantamento e amostragem são comuns entre os institutos.
    Sensus, Ibope, Vox Populi e DataFolha tem formas diferenciadas na coleta dos dados.

    O que posso lhe assegurar é que nunca em momento algum, um instituto seja ele qual for e independente de qual coleta aplica, antecipará para o contratante da pesquisa, por exemplo, quais os locais de concentração e logradouros fará as entrevistas ou diferentemente em quais domicílios os dados serão levantados

    Quando se entrevista uma pessoa, nunca se entrevista quem por ventura esteja por perto e já saiba o tipo de abordagem que o entrevistador fará.

    A individualidade, a discrição e a subjetividade da escolha e da abordagem são sempre ponto de partida para a base estatística e científica que uma pesquisa deve fazer valer e demonstrar.

    Meu desafio continua no AR, aos números senhores e senhoras, aos números e sem mais falácia.

    Abraços!
    Fernando

    ResponderExcluir
  28. Da Série, o Claudo Manes faz tudo pela Cidade, depois da compra das 500 vacinas contra Meninguite.

    Não tem como esse senhor colocar uns veiculos com fumacê para passar pela cidade, ninguém mais aguenta tanto pernilongo e certamente ganhará mais eleitores do que as familia das 500 crianças beneficiadas com a vacina.
    Pernilongo também é caso de morte.

    ResponderExcluir
  29. Carlos Augusto,
    Para lhe responder é preciso saber: O que é pré-campanha? Quais são seus limites?O que a regulariza? Creio que o Paulo, experto em direito eleitoral, não seria inocente em cometer irregulridades que manchem a sua carreira idônea.
    Quanto a similaridade de Claudio com o Collor, não vejo traços, a não ser pelo fato dos dois em início de carreira política virem de situações financeira estáveis e promissoras.
    Concordo com você em não crer que a suposta D. Lourdes seja uma dona-se-casa. Claro que não é. Também não creio que seja o Claudio, pois seria de inocência bestial e de besta ele não tem nada. Creio ser de suposto "colaborador" em torno dele, e para ter "amigos' como esses, prefiriria estar cercado de inimigos.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  30. SD, Correr de debate com você é o mesmo que correr de mulher bonita.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.