sexta-feira, 20 de abril de 2012

FINS DE LINHAS.



MORTES ANUNCIADAS.

Está marcada para amanhã, a decisão final sobre a aliança amplamente divulgada entre três pré-candidatos a prefeito e seus respectivos partidos políticos: Jonas Marins (PC do B), Inês Pandeló (PT) e Ruth Coutinho (PP). Não faço parte direta de nenhuma dessas três correntes mas tenho um palpite sobre o resultado: ÁGUA. Desde o início manifestei minha incredulidade em relação a esse suposto casamento e sempre entendi que Jonas e o PT não tem como voltar atrás em suas candidaturas majoritárias. Quanto ao PP e a Ruthinha, nada sei, mas continuo acreditando que ela será candidata à vereadora. Bem, mas quem esperou até agora pode esperar mais um pouquinho não é mesmo? Amanhã ficaremos sabendo, ou será que nem com isso podemos contar?

Aproveitamos essa postagem para lamentar o falecimento de um comentarista muito radical em nosso Blog, o Professor Sampaio. Segundo consta, ele teria se suicidado ao se jogar no Rio Paraíba na terça-feira passada. Não o conhecia pessoalmente, mas ele demonstrava em seus textos ser uma pessoa extremamente amargurada e decepcionada com o serviço público. Que descanse e encontre a almejada paz em outros reinos que certamente existem.

17 comentários:

  1. Se dependesse unica e exclusivamente do Jonas e da Inês, daria muito certo.

    Mas aí existem muitos interesses dos vários partidos envolvidos. Interesses esses que são difíceis de serem conciliados. Só tomara que o excesso de divisão na oposição não favoreça a situação.

    ResponderExcluir
  2. A Inês foi a pior prefeita que o funcionalismo viu, porque além de não dar aumento ela demitiu e perseguiu, instituindo um verdadeiro DOOPS na prefeitura onde se fazia inquéritos e mais inquéritos contra funcionários, além de aumentar o IPTU EM 400%.
    A sua união como Jonas só trouxe desgraça pra o Jonas que despencou nas pesquisas e ficou fragilizado.
    A Rutinha e sua irmã incompetente são as responsáveis diretas pelo caos na educação, pela omissão e covardia, além de atitudes absurdas.
    O meu colega Sampaio, que Deus o tenha. sua morte foi fruto de decepções na família, com os colegas e pela profunda tristeza que se abatia em um idealista. Ele ficou doente e, infelizmente, tirou a própria vida, um mês após a morte de sua mãe.

    ELIETE

    ResponderExcluir
  3. Acho , que se isso acontecer, o zé da ré leva fácil.!

    ResponderExcluir
  4. É por isso que digo, O Paulo Cosenza leva vantagem sobre todos os candidatos...vai levar essa!!!!




    Aloisio

    ResponderExcluir
  5. desespero?????
    Eliete, creio que isso tenha acontecido so no seu mundo encantado, o melhor termometro é a rua, e vc so houve, Jonas!!!!
    Guto Nunes

    ResponderExcluir
  6. A tendência é Jonas, e o vice apontado pelo PT. Fora isso, é entregar de bandeja a eleição para o Zé Pachorra. Se a Inês bater o pezinho querendo ser candidata e o fim da picada. A eleição em Barra Mansa só comporta três candidaturas: Jonas, Conseza e o Pachorra. O Crescimento do Conseza e consolidação do Jonas podem fazer que a eleição se polarize entre os dois. O resto é conversa fiada e pura vaidade.

    ResponderExcluir
  7. O Claudio abandonou a pré candidatura e vai apoiar Dr.Paulo...
    O Jonas juntou a MAIOR INIMIGA dos Servidores , Pandeló...

    Paulo é o NOVO e com certeza será o próximo prefeito de Barra Mansa


    J Bustamante

    ResponderExcluir
  8. Com a saida do Claudio Manes da corrida, o unico que tem um perfil tecnico é o Tuca ! Espero que náo desista... Trata-se de um bom candidato !

    ResponderExcluir
  9. Lamentável o ocorrido com o Professor.
    Esses distúrbios ocorrem com mais frequencia com pessoas que se flagelam, principalmente as que dependentes de manifestarem militancias de forma sem lógica, sem nexo e sem compromisso com a verdade e a democracia. Evidente que muitas se manifestam por ideologia ou por pensarem na cidade por exemplo, mas essas manifestam com bom senso e respeito, respeitando inclusive a própria imagem.

    Que o Professor descanse em paz, como todas as almas benditas.

    Romeiro.

    ResponderExcluir
  10. Guto , não lhe conheço mas concordo com vc . A rua diz tudo e o gordinho Jonas realmente esta na rua , não precisa da Ines . Tem gente até do PT que irá votar no Jonas... Precisa mais!

    ResponderExcluir
  11. Haverá mudanças no cenário, com a saida do Claudio o Jonas tende a crescer, essa é minha opinião.

    Paulo Cesar - Centro

    ResponderExcluir
  12. DANA LOURDES DE SAUDADE disse...

    Não tenho palavras par agradecer a manifestação emocionada das pessoas que durante vários meses sonharam um sonho!

    Por motivos de força maior, nosso magnânimo e querido Cláudio Manes não será candidato.

    Sua trajetória que seria vitoriosa, sem dúvidas, foi interrompida por problemas acima de sua vontade, uma vez que seus colaboradores e amigos leias, não os fingidos, sabem o quanto ele é preparado e importante para o crescimento de Barra Mansa e de seu grupo, hoje uma das maiores hodings em arrecadação de impostos do Estado do Rio.

    Cláudio Manes não se furta a continuar trabalhando em prol da cidade que o acolheu de braços e corações abertos, trazendo novos empreendimentos para gerar centenas e centenas de empregos diretos e indiretos.

    Cláudio Manes não é um político tradicional e nem quer se aliar a eles, pois entende que a podridão e corrupção são os males que destroem a cidade, onde os políticos, todos, desde os vereadores até o prefeito, estão mais preocupados com cargos e vantagens pessoais do que com as pessoas.

    São os paradoxos da vida, de uma lado uma cidade arrasada, com um prefeito que é rejeitado pela população e emprega métodos do toma lá, dá cá, para melhorar a vida dos secretários e parentes, incorporando subsídios e vantagens inimagináveis, deixando o povo relegado; de outro lado, um empresário bom, dinâmico, com qualidades de gestão superior ao prefeito, amado pelo povo e pelos seus colaboradores, e sem paternalismos, consegue melhorias de vida para todos que estão ao seu redor.

    Este empresário é Cláudio Manes, que deixa uma carreira política promissora par dedicar-se aos seus, à família de milhares de pessoas que vivem em seus negócios, este prefeito é o DR. José Renato, que continua na política praticando as velhas e surradas maneiras de enriquecer alguns, com vantagens e benefícios, em detrimento de muitos que pagam seus suados e pesados impostos.

    E a barca vai, pelas águas tranquilas do Paraíba do Sul, rio abaixo, assim como a nossa querida Barra Mansa.

    Cláudio Manes, você é o nosso vencedor, hoje e sempre!

    Eu me despeço e prometo nunca mais incomodar vocês com minhas pobre palavras e mal escritas linhas.

    DONA LOURDES DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  13. Dona Lourdes vai com Deus, e não apareça jamais. Rsss


    Carlos Augusto

    ResponderExcluir
  14. Júlio, também acho que essa aliança vai fazer água, porque o que parece é que cada um dos pré-candidatos é entusiasta da coligação desde que não tenha que abrir mão da cabeça de chapa.

    Porém, do ponto de vista estratégico, para o Dr. Paulo Cosenza (candidato que você apoia), seria melhor que Jonas-Inês-Ruth caminhassem juntos ou separados? Há um certo senso comum (que nem sempre está correto) de que a pulverização de candidaturas sempre favorece quem está no poder, no caso o atual prefeito José Renato.

    Abs,

    ResponderExcluir
  15. Caro Campbell,
    É uma honra recebermos a visita de blogueiro tão respeitado.
    Respondendo ao seu questionamento, primeiramente repito, mais uma vez, que o meu candidato (aquele no qual votarei), será aquele que nas vésperas do pleito estiver em melhores condições de vencer a administração atual, seja quem for.
    Independentemente da suposta aliança, que nunca fiz fé, vejo com certa clareza que tereemos na reta final quatro postulantes: Zé, Inês, Jonas e Paulo. Creio que Zé e Inês, que provavelmente hoje estariam na liderança das pesquisas, já carregam uma ampla rejeião, cristalinizada e irreversível, que impedirão o êxito maior. Desta forma, restariam Paulo e Jonas. A favor de Jonas, está o "recall" eleitoral, visto que na qualidade de candidato nos dois últimos exercícios eleitorais, seu nome tem maior projeção, mas por outro lado, pelo mesmo motivo, maior rejeição. A favor de Paulo está o fato de representar o "novo" nessa eleição, e ter um nome livre de agruras pretéritas, mas, pelo mesmo motivo, é pouco conhecido do eleitorado. Caberá a Jonas recuperar o estrago em suas bases que a suposição da aliança com Inês causou ao seu nome. Caberá ao Paulo, tornar-se conhecido, difundir ideias e formar alianças em prol da sua divulgação positiva. Qual a tarefa mais fácil? Devolvo-lhe a pergunta, ciente que você possui qualificação para nos responder.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  16. Júlio,

    Deixo claro que minha opinião não significa preferência política.

    Eu penso o seguinte: em eleições majoritárias em que o titular disputa a reeleição quase sempre ela se torna um plebiscito. Ou seja, quem aprova o governo vota no candidato que está no poder e quem está insatisfeito vota contra. Como em Barra Mansa não há a possibilidade de segundo turno, o prefeito pode vir a ser reeleito mesmo que tenha uma rejeição de mais de 60%, bastando que os outros 40% (ou até menos votem nele).
    Claro que se a rejeição for muito grande, como era o caso da Inês em 2000, mesmo com dois outros candidatos fortes dividindo a votação (Roosevelt e Ismael), ela não conseguiu passar dos 30% e não foi reeleita. E a máquina trabalhava a seu favor.
    Eu acredito que nessas próximas eleições o prefeito deva ser eleito em Barra Mansa com algo em torno de 35% (ou até menos), o que faz com que os quatro candidatos tenham chance.
    Sobre a sua pergunta, em relação ao Jonas e ao Dr. Paulo Cosenza, eu penso o seguinte:
    O Jonas vem numa trajetória ascendente: foi uma surpresa nas eleições de 2008, ampliou sua votação na disputa para deputado federal, em 2010, e, como você disse, traz um bom recall. Vejo nele uma curva ascendente. Sobre o desgaste da suposta aliança com Inês, isso vai depender muito de como os adversários vão explorar essa questão quando a campanha começar pra valer. Porque apesar de ampla cobertura da mídia regional, a maioria das pessoas, o povo que decide mesmo, ainda não está prestando atenção na política e (acredito) desconhece essa aliança.
    Sob o Dr. Paulo Cosenza, acho que uma coisa que vai ser determinante para que ele tenha sucesso ou não será a sua capacidade de aglutinar apoio no meio político e na sociedade organizada de uma forma geral. Boas coligações que lhe deem tempo de televisão e que faça com que tenha candidatos a vereador divulgando seus nomes nos bairros, estrutura financeira para bancar a campanha, respaldo da sociedade, etc...
    Outra preocupação que os candidatos da oposição terão que ter é o voto útil. Assim como você disse que vai votar no candidato que tiver mais chances outras pessoas farão o mesmo (ou por estratégia, como é seu caso, ou pelo efeito maria vai com as outras) e, portanto, não basta ter muita força, será preciso demonstrar essa força.
    Pode ser que, no final das contas, haja uma polarização entre o prefeito José Renato e um dos nomes da oposição. Portanto, para os oposicionistas há duas disputas simultâneas: uma entre eles mesmos para ver quem é o mais “forte” para vencer o atual prefeito e outra, mais direta, para ter mais votos que o atual prefeito.

    Abs,

    ResponderExcluir
  17. E o que todo mundo sabia aconteceu... Nem Jonas nem Ines abriram mão... Conseguiram apenas um grande desgaste com essa conversa, principalmente o Jonas.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.