segunda-feira, 19 de abril de 2010

É DILMATÁ!


MENTIRAS DILMAIS..

Neste final de semana, o Datafolha divulgou mais uma pesquisa de intenção de votos para presidente da República. Serra continua liderando a corrida, com 38%. Ele tem dez pontos percentuais a mais do que a candidata do PT. Até meados de março, as apostas mais frequentes entre os “analistas” concentravam-se em quando a candidata do PT ultrapassaria Serra na preferência do eleitorado brasileiro. Era o tal “x”, em que as curvas de um e outro se cruzariam, em prejuízo do tucano. Isso não apenas não aconteceu até agora, como parece algo cada vez mais distante, embora riscos sempre haja – é do jogo da democracia, que deve sempre ser respeitado.
Serra mantém sólida e persistente margem de votos, praticamente inalterada desde o fim de 2009. Para quem só se lançou de fato há dez dias é um feito e tanto. Dilmaluca também teve, sim, uma ascensão considerável, mas precisou de três anos de persistente exposição para chegar aí. Este é o tempo em que ela esteve à frente do PAC e sua estratégia marqueteira. A martelação diária rendeu à candidata o que já se previa em qualquer esquina: os cerca de 30% que representam uma espécie de eleitorado cativo do PT no Brasil de hoje. Fosse Dilmaritaca, Suplicy, Jaques Wagner, Mazzaroppi da Carroça ou Zé das Couves, o candidato, o percentual seria o mesmo.
Desde o lançamento do mal executado PAC, em início de 2007, Dilmocréia está em campanha, em frontal desrespeito à lei. Na barra da saia de Lula, fez comícios por todo o Brasil para “inaugurar” editais de licitação, maquetes, pedras fundamentais e até mesmo portos que ruiriam poucas semanas depois de abertos. Tudo isso com a óbvia pretensão de levá-la aos tais 30% de votos. Com um detalhe: o petismo previa que isso ocorreria no fim de 2009 e, já em março deste ano, ela ultrapassaria Serra nas pesquisas. Por enquanto, só ilusão barbuda.
O candidato tucano não só manteve, como aumentou sua vantagem. No fim de fevereiro, de acordo com o mesmo Datafolha, Serra tinha 32% das intenções e Dilmatraca, 28%. Estacionada ela, o tucano saltou aos 38% medidos agora. Quem, então, saiu-se melhor neste início de temporada pré-eleitoral: a sempre-candidata da máquina ou o recém-anunciado nome da oposição?
Na divisão por região, o ex-governador lidera no Norte/Centro-Oeste (39% x 30%), Sudeste (42% x 24%) e Sul (45% x 25%). No Nordeste, onde as esmolas do bolsa-família são mais indispensáveis, Dilmetralha alcança 33% contra 27% do candidato tucano. Serra também vence em todas as faixas etárias e todos os níveis de escolaridade. Entre as mulheres, a vantagem do tucano é ainda maior: Dilmachadão só tem 22% do voto feminino. Sábias mulheres!
O que pode ter ocorrido para que Serra, nessa altura do campeonato, mantivesse números tão expressivos? Nos últimos meses, enquanto os comícios da dupla Lula e Dilmaracujá chupado tornavam-se uma rotina diária, obrigatória e monótona pelo país afora, o candidato tucano praticamente não saía do estado que governava (São Paulo). Para desespero até de alguns aliados, concentrava-se em concluir de forma bem feita a missão que o povo paulista lhe havia atribuído nas eleições de 2006. Em contrapartida, no comando do PAC, passados três anos, Dilmanipuladora só conseguiu entregar 11% das obras prometidas. Ou seja, se formos julgar o governo Lula apenas por aquilo que foi administrado pela candidata petista, pode-se dizer, com segurança, que foi um fiasco. Os avanços dos últimos anos ocorreram, principalmente, nos quesitos renda, consumo e ascensão social – frutos, em última e fria análise, da estabilidade econômica conquistada pela gestão anterior e consolidada com a manutenção das políticas macroeconômicas.
Atualmente, na área de infraestrutura, a suposta seara de Dilmanobra, estradas estão esburacadas, portos obsoletos, metrôs parados e grandes obras estruturantes, como a Transnordestina e a transposição do rio São Francisco, bastante atrasadas. Os avanços na educação fundamental e na saúde se estagnaram. Nem toda propaganda do mundo consegue disfarçar essa realidade. Aqui jaz o eleitor bobo, assim espero.
Mas a campanha ainda está apenas começando. Tudo indica que o PT irá utilizar todo tipo de armas para vencer, inclusive as não permitidas pela legislação. É uma guerra suja. Dilmarmota vem alternando ataques violentos à oposição e bizarros tropeços verbais e bravatas que acabam voltando para o próprio pé. Fica cada dia mais claro que o eleitor está convencido de que o Brasil quer mais do que isso. Muito mais. Temos que olhar para o futuro pois o passado dela é Dilmatá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.