quarta-feira, 28 de abril de 2010

LIDERANÇA


O QUE SÃO LÍDERES? QUEM SÃO?

No dicionário está bem claro: LÍDER é a pessoa de maior evidência em um partido político, numa coletividade ou comunidade; comandante; dirigente...
LIDERADO é aquele que obedece a uma liderança, a um líder.

Portanto, lideres políticos são aqueles que agregam em volta ou em baixo de si, outras pessoas que seguem as suas diretrizes e suas linhas de raciocínio.
Ontem Ciro Gomes foi rechaçado pelo seu partido na sua pretensão de ser candidato a presidente da República. Portanto, não de trata de um líder, visto que nem no PSB, seu partido mediano, ele conseguiu impor as suas idéias.
Nessa época de vésperas eleitorais, principalmente no tocante as candidaturas de deputados, onde se vê circular boa monta de dinheiro em troca de “apoios” políticos, é comum depararmo-nos com pessoas que se intitulam como “líderes comunitários”. Na maior parte são “cafetões de votos” que não os possuem nem para si próprio, quanto mais para transferi-los. Certamente, nesse exato momento tem um desses “líderes” em algum gabinete parlamentar ou eleitoral vendendo o “seu” voto, caro leitor, sem nenhuma procuração ou legitimidade para isso. Os políticos que se sujeitam a esse tipo de “acordo” também não são inocentes e a coisa funciona mais ou menos no esquema Vampeta: “Eu finjo que pago e você finge que me fornece”. Na verdade a maioria dos políticos quer é ser apresentado aos familiares e supostos amigos do “líder comunitário” para aí sim, tentar faturar sua simpatia e seu voto. Mas mesmo assim tem gente que sobrevive alguns meses usando esse expediente falido. De certa forma, contribui para a distribuição de renda entre as classes sociais.
Mas voltando a vaca fria, líder de verdade, temos poucos, cada um dentro de sua área de domínio intelectual, financeiro ou administrativo. Independente do cargo ou posição que ocupam, algumas pessoas tornam-se líderes naturais, enquanto outras, mesmo ocupando postos de destaque, são apenas lideradas. Em nossa região temos alguns exemplos. Zé Renato é prefeito, mas não é líder, é liderado (Roosevelt). Delei é deputado dederal, mas não é líder é liderado (Neto). Silvinho foi prefeito de Resende, mas não é líder, é liderado (Noel de Carvalho). Carlos Nader foi deputado federal, mas não é líder, é liderado (Féres), assim como outros exemplos tais como Gothardo, Nelsinho, Rutinha, e por aí afora. No estado também temos casos como Rosinha, que não é líder, é liderada (Garotinho); Eduardo Paes que não é líder, é liderado (Cabral); Marcello Crivella, que não é líder, é liderado (Edir Macedo); Pezão, que não é líder, é liderado (Cabral), entre outros. No país temos o exemplo clássico da Dilma, que jamais foi líder (a não ser terrorista), é liderada (Lula).
Alguns líderes não tem méritos éticos nem administrativos mas são líderes incontestáveis, como é o caso do.....vocês sabem quem.
Alguns são candidatos a líder ou foram líderes no passado, mas hoje não são contemplados com este rótulo político, porém também não são liderados, como temos na região Baltazar, Nelson Gonçalves, José Laerte, Zoinho, Bernardelli, Noel de Oliveira, Doutor Toninho, Luiz Amaral, etc...

Isto posto, nossas próximas enquetes se pautarão neste tema:
QUEM SÃO OS MAIORES LÍDERES POLÍTICOS DA REGIÃO SUL FLUMINENSE?
QUEM SÃO OS MAIORES LÍDERES POLÍTICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO?
QUEM SÃO OS MAIORES LÍDERES POLÍTICOS DO BRASIL?

E as opções que oferecemos são:

SUL – FLUMINENSE.
ADEMIR MELO
CIDA DIOGO
EDSON ALBERTASSI
FÉRES NADER
INÊS PANDELÓ
JORGE SERFIOTIS
NETO
NOEL DE CARVALHO
RECHUAN
ROOSEVELT BRASIL
VICENTE GUEDES

ESTADO DO RIO:
CÉSAR MAIA
EDUARDO CUNHA
FERNANDO GABEIRA
FRANCISCO DORNELLES
GAROTINHO
JORGE PICCIANI
JORGE ROBERTO DA SILVEIRA
LINDBERG
SÉRGIO CABRAL
ZITO

BRASIL:
AÉCIO NEVES
EDIR MACEDO
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
JOSÉ SARNEY
JOSÉ SERRA
LULA
MARINA SILVA
MICHEL TEMMER
ROBERTO FREIRE

VOTEM EM QUANTOS QUISER.
A escolha é múltipla.

2 comentários:

  1. Julinho, tem uma grande diferença entre ser um Líder, como vc descreveu, que hoje em dia, está com seu conceito um tanto ultrapassado, e ser um Líder pró-ativo, este sim, apreciado por 10 entre 10 gurus da administração contemporânea.

    Liderança pró-ativa é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ÉTICA e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
    Nem sempre os líderes q vc citou são éticos e positivos, muitos exercem suas lideranças através de ameaças e acordos espúrios.
    Muitos dos liderados, aceitam, pois podem ter sua vida bastante prejudicada, caso não "aceitem" certos tipo de liderança (ou lider).
    Esse tipo de Líder, pode funcionar por uns tempos, mas no longo prazo, tende os conflitos ficarem incontroláveis.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Willon,
    Creio ter deixado bem claro que a questão ética não se sobrepõe a análise de liderança que foi o foco de nossa enquete. Napoleão, Hitler, Bin Laden, Mussolini, Franco, Médici, Chavez, Lula, RB, Bush, Khomeyni, entre milheres de outros, foram líderes sem serem nada éticos. Não perguntamos quem são os melhores líderes, mas os maiores. Não perguntamos sobre líderes pró-ativos, mas simplesmente sobre líderes.
    Não posicionei conceitos ultrapassados nem admirados, apenas constatadores.
    Apesar de sua avaliação sobre o tópico ser proveitosa sobre uma ótica conceitual, no caso foi apenas um desfile de um conhecimento genérico não apropriado como crítica, mas cabível como tema acessório da discussão. Mas de qualquer forma, grato.
    Um abraço,

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.