quarta-feira, 28 de abril de 2010

SAUDADE DO NOSSO AMOR-PRÓPRIO.


ADEUS, ORGULHO.

Tive orgulho de durante alguns poucos anos, ter dado minha modesta colaboração para nossas vitórias esportivas no Futsal, na qualidade de dirigente do Clube Municipal de Barra Mansa. Vencemos campeonatos épicos na Copa Tv Rio Sul, e tive a oportunidade de colocar Barra Mansa no campeonato estadual profissional, ao lado de Flamengo, Vasco, Botafogo, etc... Fizemos nesse certame, a segunda melhor campanha da primeira fase, só ficando atrás do Vasco da Gama, que na época era a base da seleção brasileira campeã do mundo. Nossa equipe foi mostrada ao vivo, para todo Brasil, pelo Sportv. Jamais uma equipe de Barra Mansa, em qualquer esporte, tinha conseguido este feito. Bons tempos que se foram e pelo visto, não voltarão.
Provavelmente hoje a noite, de forma melancólica, a equipe de Futsal de Barra Mansa vai ser eliminada, pela primeira vez na história, logo na primeira fase da Copa Tv Rio Sul de Futsal. Matematicamente, muito embora o site da TV Rio Sul desminta, existem chances. Para isso, Mendes tem que vencer Paracambi, e Barra Mansa golear Quatis de forma a tirar uma diferença de 20 gols de saldo, coisa que a organização do evento considera impossível.

É mais uma vergonha para uma cidade que tinha no esporte de salão, um de seus poucos orgulhos neste milênio. O local do enterro anunciado é o Ginásio do Ilha Clube, isto porque, conforme já postamos aqui, a prefeitura de Barra Mansa vetou a realização dos jogos no histórico Ginásio do Clube Municipal, onde nosso time ao lado de nossa aguerrida torcida, produzia um verdadeiro caldeirão, e foi palco de dez históricas conquistas, simplesmente pelo fato do Clube estar sendo presidido por adversário político, o deputado Ademir Melo.

Para eles, do “bem”, nossas tradições ficam relegadas a segundo plano. Em primeiro lugar, sempre, estão as mesquinharias, baixarias, vilanias, e outras atitudes que nós que os enfrentamos em campanha próxima passada, conhecemos bem.

E o mico toma proporções “gorilescas” e “kingkonguianas”, ao lembrarmos que a Prefeitura de Barra Mansa é a única das participantes que patrocina o evento, com verbas pra lá de polpudas que saem do suor dos nossos impostos.

Às vezes fico pensando que Barra Mansa acabou na virada do milênio, quando o Pachá de Apiacá fez daqui o seu reinado de maquiavelismos e táticas militares de guerra para destruir nosso passado, nossos líderes e nossas tradições.

Hoje, no seu lugar, está seu sucessor e sócio, um homem de feições tristes que se acomodou em ser arremedo de seu padrinho. Na história da cidade, Zé Renato já marcou seu lugar: Será eternamente o prefeito que pagou o mico esportivo do novo milênio e rasgou o nosso orgulho. Bola pra trás.

Bola nas costas do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.